Aleatoriedades

O box de Blu-Ray de Cavaleiros do Zodíaco está salvo (mas sua carteira não)

O mercado de home vídeo brasileiro sofreu uma baque impressionante quando a PlayArte anunciou o cancelamento do Blu-Ray de Cavaleiros do Zodíaco, deixando milhões de fãs de mão abanando. Na época, o site especializado em Cavaleiros do Zodíaco (o Site dos Cavs) anunciou que havia tentado ao máximo resolver o problema, sem sucesso. Porém, os intrépidos fãs do site conseguiram elevar o cosmo até o sétimo sentido, e convenceram a PlayArte a seguir o que qualquer outra empresa faria: se vocês querem, vou lançar com tiragem menor e custando mais caro.

Esse truque é até bem óbvio no nosso mercado, até porque ô mercado que adora lançar coisas sem fazer qualquer tipo de divulgação. Vamos lembrar o fracasso do Torikão da Panini, que agora é lançado de forma quadrimestral e com um aumento de 36% no preço de capa, tudo para manter vivo o mangá nas bancas (e mantendo viva as boas relações com a Shueisha também, óbvio). Mas, no geral, uma saída para não descontinuar um produto sempre é diminuir tiragens e aumentar um pouco o preço, e foi esse o método escolhido pela PlayArte. Com a exceção do aumentar um pouco o preço.

Isso porque, segundo o Site dos Cavs, o blu-ray contendo toda a saga de Hades teve um aumento de 100% do preço original. Ou seja, o preço dobrou de 150 para 300 reais!

Enquanto os fãs reclamavam do aumento excessivo no preço, a única declaração do site (que também de alguma forma está envolvido no lançamento, por fazer “consultoria” para a PlayArte) é foi “Muito obrigado a todos os fãs que acreditam e confiam na gente! Prometemos desde o início que lutaríamos até o fim nesta causa, independente do resultado“. Nenhum comentário sobre o preço foi feito.

É aquela coisa: não temos como saber os custos da empresa, a tiragem e a margem de lucro, porém, olhando apenas pelo lado do consumidor, está um preço muito elevado até para um box que os compradores acharam que teria um preço elevado. Será que a tiragem diminuiu tanto assim a ponto de cobrar 300 reais por vinte e poucos episódios? Produtos de Cavaleiros do Zodíaco, que sempre foram estouros de venda nas últimas décadas, não têm mais a mesma saída porque não há renovação de público? Muitas perguntas que ficarão sem resposta.

14 comentários em “O box de Blu-Ray de Cavaleiros do Zodíaco está salvo (mas sua carteira não)

  1. Apesar de dizerem que as vendas foram baixas, os blu-rays se esgotaram em quase todas as lojas (seja por falta de divulgação ou por erros de distribuição). Agora vendem por 300 reais (+ frete matador), valor de produto raro vendido no ML.
    Mas fica aí a reflexão, se nem o apelo de CdZ é suficiente pra elevar um lançamento desses, imagine outras séries menos populares no país.

    Curtido por 3 pessoas

  2. O mercado de home-vídeo está morrendo como um todo. Só de lançar já parece um milagre. Ou vocês acham que depois de CDZ vão lançar todos os blu-ray de Dragon Ball, Pokémon e Naruto algum dia?

    Esse produto é o último respiro de um mercado que logo vai acabar. E o nicho que sobrar vai ter que se contentar com DVD, que é mais barato e tem mais saída.

    O futuro é do streaming!

    Curtir

  3. É só rindo mesmo. Yahahahaha!!!
    Bem quem pediu n tem muito q reclamar, Blu-ray nunca foi uma parada barata e o custo n deve ser pouvo. Some isso a uma empresa escrota como a Play Arte é certo q o preço ia no teto.
    Mas é aquilo, oferta e procura. Pelo andar talvez fosse melhor deixar morrer mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fazer o que né? Bora comprar, porque depois estará uma fortuna mais ainda.

    Curtir

  5. Mara, sua boba!!! É óbvio: cortou a tiragem pela metade, dobra o preço!!

    -q

    Curtir

  6. Ai gente… essa primeira foto desvalorizou tanto a bundinha do Shun. Na boa, Mara, amiga, troque esta foto.

    Curtir

  7. Quem vai comprar essa bomba? Um produto (Blu-ray) que era pra ter sido lançado há uma década.

    Curtir

  8. Só eu nunca tive Blu-ray? Acho que nunca nem vi esse aparelho na vida real, pensei que era Efeito Mandela.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Eu ja comentei por aqui nas pautas de CDZ e as vezes sou amaldiçoado até a 13 geração de minha família, mas enfim…

    A culpa é da fanbase né. Venhamos e convenhamos, em pleno 2019 pedindo blu-ray de cdz, saga de asgard é pro pai chorar escondido no banheiro por 3 dias. Não dá.

    Curtir

Os comentários estão fechados.