Aleatoriedades

Cancelamento do Blu-ray de Cavaleiros – Um caso em que todo mundo tem culpa

Por motivos de trabalho tenho ficado um pouco mais alheia às notícias desse mundinho otaku, tanto que fui pega meio de surpresa com revelação de mangá de virgens do Pipoca & Nanquim ou então a revelação da novel de Lodoss pela Newpop. Por sorte tenho ótimos leitores que me avisam de coisas importantes, como o Everton Brandão que me mandou mensagem em plena madrugada perguntando se eu tinha visto a respeito do cancelamento do Blu-ray de Cavaleiros do Zodíaco. Não tinha visto.

Resumindo a notícia, que foi dada com exclusividade pelo Site dos Cavs: a Playarte tem lançado Cavaleiros do Zodíaco em boxes tanto em blu-ray quando em DVD, usando como atrativo uma imagem de melhor qualidade e ~ilustrações exclusivas~ na capa feitas por pessoas que simulam não-tão-bem-assim o traço do falecido Shingo Araki. O lançamento em blu-ray não teve o retorno necessário, então foi cancelado. A empresa bota a culpa, entre outras coisas, na crise do mercado home-video (que, pra quem lê na notícia, acha que a Netflix chegou agora no mercado).

Pois bem, quando pego uma notícia dessas pra falar no Mais de Oito Mil, a primeira coisa que eu faço é escolher um culpado. Só que, nesse caso em especial, eu não consegui encontrar uma pessoa para apontar. Meio que todo mundo está errado.

Pra começar, a Playarte está errada por váários motivos. Primeiro por cancelar um produto que eles mesmos haviam dado a palavra que lançariam até o fim (tem até declaração dela nessa matéria de dezembro de 2017), se bem que até aí a pessoa precisa ser muito Poliana pra acreditar na empresa… ou vocês acham que Cavaleiros do Zodíaco – Alma de Ouro vai sair algum dia?

O público também tem sua parcela de culpa, até porque conhecemos bem fanbases e sabemos que elas costumam exigir coisas que não necessariamente vão comprar (cofcofDVDDESAILROMOONScofcof). Mas aí também podemos falar que a culpa volta para a Playarte, por cobrar 180 goldenshowers num box com uns episódios de Cavaleiros.

Por fim, não podemos tirar do bonde da culpa o próprio Site dos Cavs, que continua passando pano para a Playarte mesmo com a empresa cagando em todas as oportunidades possíveis com Cavaleiros do Zodíaco (algo que vem desde a imagem quadriculada do primeiro DVD lançado da série). O site, que presta consultoria à empresa em assuntos relacionados a guerreiros com armaduras e coloca sempre sua credibilidade como garantia dos produtos, quer tanto assim fazer parte dos processos de Cavs nos bastidores que vai lavar as mãos diante de vários fãs justamente incomodados?

Então é isso, escolha aí seu culpado favorito e siga com o baile.

26 comentários em “Cancelamento do Blu-ray de Cavaleiros – Um caso em que todo mundo tem culpa

  1. Queria entender a PlayArte tem cara de pau em alegado que não dá lucro um produto caro que está praticamente esgotado nas lojas?

    Vamos fazer uma rápida pesquisa caso alguém quisesse começar hoje a coleção:

    https://m.pontofrio.com.br/resultado-da-busca/?query=cavaleiros%20zod%C3%ADaco%20blu%20ray

    https://www.submarino.com.br/busca/cavaleiros-do-zodiaco-blu-ray?limite=24&offset=24

    https://www.livrariacultura.com.br/busca?N=0&Ntt=cavaeiros+zodiaco+blu-ray

    https://busca.saraiva.com.br/busca?q=cavaleiros-zodiaco-blu—ray

    https://www.videoperola.com.br/Cavaleiro%20Zod%C3%ADaco%20blu%20ray

    Pelo visto tá bem fácil achar online em Blu-ray diferente do DVD (só que não). Então qual era a expectativa dela? Fazer nova prensagem?

    O custo de produção é alto?! Sério mesmo que uma empresa que já está anos no mercado não fez planejamento de produção pro Blu-ray?!

    Pra mim continua sendo mau-caratismo e falta de respeito dessa empresa lixo. Além de eu também me sentir enganado pela ênfase do site dos Cavs que reforçaram diversas vezes que a coleção iria ser totalmente lançada em alta definição.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Fale por vc eu nao tenho culpa de nada. Sempre compro TODOS TODOS TODOS os itens dos Cavaleiros originais e duas copias pq uma pode se estragar. Infelizmente este é um momento que a gente precisa se unir e mostrar para o mundo o que estão fazendo com a gente. Estou desde ontem twitando sem parar sobre isso em várias linguas e com todas as #hashtags trend topics para que o mundo saiba desse descaso. Tbm acho que seria bom a gente mandar e-mail pros vereadores e senadores em que votamos para que alguma medida seja tomada.
    É isso. Pare de mimimi e faça sua parte.

    Curtir

  3. Isso só me faz lembrar quando a PlayArte fez um acordo de exclusividade de Home-vídeo com a BBC e até hoje lança os DVDs com imagem quadriculada, sem dublagem, e com 60% menos extras.

    Curtir

  4. Jurava que qualquer coisa envolvendo Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball vendesse como água aqui no Brasil. Esse cancelamento me surpreendeu. Aí eu solto aquela pergunta: Alguém compra Blu Ray de alguma coisa hoje em dia? O mercado de streaming está aí. A pirataria rola solta. A forma do público consumir certos produtos mudou. Os cinemas não sofrem tanto com esse problema. Agora uma Play Arte da vida sofre com essas mudanças. Principalmente se lançar um produto mal feito, com menos episódios se compararmos com os lançamentos realizados no Japão (um dos últimos lugares onde a pirataria não rola tanto).

    Curtido por 1 pessoa

  5. Comentário engraçadinho: A culpa é do Kurumada por ter criado Cavaleiros!!!

    Comentário de quem foi feito de trouxa: Eu fiquei feliz por ter conseguido a Cygnus Box com desconto no começo da semana e agora vou ficar com a coleção pela metade… Alegria de pobre dura pouco, mesmo.

    Curtir

  6. Vou escolher a Play Art. Pq essa empresa faz um puta trabalho porco e depois CDZ já foi lançado 300 vezes em dvd, mercado Blu-ray no Brasil n rende, logico q ia dar merda.
    Essa empresa de bosta q trás um material porco e ainda quer falar q a culpa é da crise. Irmão se tu n divulga, n oferece um preço justo ou n avalia a situação do mercado tem mais q se foder.
    Até hj sou bolado com o puta trabalho porco feito com os dvds de Dragon Ball e Dragon Ball Z onde o material vinha até com censura. N foi atoa q n vendeu.

    Curtido por 1 pessoa

  7. A culpa não é de fã nenhum, essa empresa que não tem boa fama e nunca terá… Pelo visto as pessoas que esperaram pra comprar quando todos os boxes fossem lançados acertaram em cheio… Vide o Ômega… Um golpe não funciona duas vezes num mesmo cavaleiro…

    Curtido por 1 pessoa

  8. Pior que se Alma de Ouro e Saintia Sho sair, vão colocar 2 episódios por DVD ou BD, cobrar os olhos da cara, sem extras. Tudo feito igual a cara e com o CavZodiaco passando pano.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Óbvio que foi uma junção de fatores, mas o amadorismo da Playarte surpreende sempre. O mercado de home vídeo está em crise há anos e só agora eles perceberam que não compensa lançar bluray?? Não começasse, não fizesse falsas promessas para os fãs. Se isso se confirmar, não compro mais nada da empresa.

    Curtido por 2 pessoas

  10. Que opinião sem base de fundamento, mas não surpreendente, vinda desta fonte de matérias de conteúdo duvidoso.

    Admito não estar surpreso com mais esta matéria deprimente, uma vez que seu autor é o Fábio Mara.

    Enfim, é normal e humano apontar culpados, mas ouso discordar do famigerado redator e dono deste site ao querer dividir a culpa exclusiva da empresa com os fãs e o site que presta consultoria para a primeira, na medida em que a nota que ele publicaram foi bem clara ao criticar a postura da empresa. A bem da verdade é que o fato deles prestarem consultoria à empresa não faz com que eles decidam sobre o departamento comercial da mesma ou suas estratégias de marketing. Referido site não tem gerência algumas sobre as estratégias de mercado daquela e, nesse caso específico, com a falta de respeito e prejuízos aos fãs atingidos (que também não têm culpa alguma), entre eles os próprios donos do site, os quais são igualmente fãs da série e prejudicados, na qualidade de consumidores…

    Um abraço e desejo para que este site melhore suas opiniões ou que pare de criticar outros pelo simples prazer de encher o saco!

    Curtir

  11. O Cavzodiaco é o culpado por dar a notícia?
    Então a Globo é culpada de tudo de ruim que acontece no Brasil. Boicote ao jornal Nacional…

    Curtir

  12. @Clemente Emerson

    Não, o Cavzodiaco não é culpado por dar a notícia, mas depois de saírem dizendo que os quadriculados nos primeiros DVDs eram “imperceptíveis”, só pra puxar o saco da empresa, eles perderam qualquer tipo de respeito que pudessem ter.

    Curtido por 2 pessoas

  13. Amigo, antes de fazer a matéria, você deu uma pesquisada no site da PlayArte? Os cavaleiros do zodíaco a culpa é do cavzodiaco, mas e The Walking Dead e todas as outras séries que eles aprontam a mesma lambança?
    A culpa é da empresa e não tem como negar.

    Curtido por 1 pessoa

  14. A culpa é minha por não saber que tinha blu-ray de Cavs sendo lançado no Brasil.
    E também é culpa de todo mundo que não me avisou.
    E culpa da PlayArte por não ter feito uma publicidade grande para atingir aluados como eu.

    Curtir

  15. Esse negócio de que o mercado de Home Video não está bem é conversa pra boi dormir!! Há queda nas vendas?? SIM!! O Streaming vende mais?? SIM!! Só que começa a ocorrer algo que as distribuidoras brasileiras ainda não sacaram. Me acompanhem, por favor…
    – Com o barateamento do DVD e do Blu – Ray, eles se tornaram mais acessíveis;com preços mais baixos, surgiu um mercado colecionista, que gosta de colecionar filmes, da mesma forma que livros, gibis ou discos de vinil. Mesmo com o Streaming a todo vapor, as distribuidoras investem pesado neste nicho colecionista, nos EUA, Europa e Ásia. Há até grandes distribuidoras como a CRITERION, que é a distribuidora que as distribuidoras brasileiras deveriam ser, que lança todos os meses um monte de filmes, em DVD e Blu – Ray, raros e fora de catálogo. E, até mesmo a gigante do streaming, Netflix, lança alguns de seus filmes e séries em DVD e Blu – Ray nos EUA, em tiragens limitadas e com exclusividade em algumas redes de lojas, como a Target. No Japão, séries de anime são lançadas em BD e DVD às toneladas.
    – O que ocorre no Brasil, é que a cobiça pelo lucro fácil do streaming vem atiçando boa parte das distribuidoras brasileiras. Tomemos por exemplo a Warner. Há tempos, NENHUMA das animações da DC Comics é lançada em DVD no Brasil. No entanto, eles são lançados nos EUA, na Ásia e, até mesmo no México! Já está na hora de todos aqueles que AMAM colecionar BDs e DVDs saírem das sombras e botarem a boca no trombone!! Nosso dinheiro vale tanto quanto o de qualquer um! Uma onda de mensagens de protesto às distribuidoras que negligenciam este público é uma boa saída…

    Curtir

  16. Malditos moo….não pera, post errado
    Hahaha, aposto uma caixa de cerveja que esse povinho que vestiu a carapuça nunca chegou nem perto de um VHS do CDZ, que dirá de um disco de blu-ray.
    Sem apontar culpados porque isso não adianta, só uma palavra resume isso: NEGLIGENCIA!
    De quem? De um ou de todos? Essa eu deixo para refletirem.

    Curtir

  17. Se ha interessados ainda em midia fisica, entao deveria haver uma nova estrategia para atender a esse público.

    Acredito que a Playarte poderia aprendrr muito com as editoras de mangá nesse quesito.

    Curtir

  18. Espero que a Cavzodiaco consiga reverter pra pelo menos terminar essa bagaça logo em BD.

    Curtir

  19. Essa novela não termina nunca?
    E gente defendendo o site, defendendo a distribuidora, meu deus, que decadência…

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão fechados.