Mercado Nacional

Teaser do mangá Adolf, da Pipoca e Nanquim, é derrubado pelo Instagram

No fim os boatos estavam certos. O mangá Adolf, de Osamu Tezuka, será republicado no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim e os brasileiros poderão mais uma vez acompanhar a história sobre a vida de três pessoas chamadas Adolf: um japonês, um alemão e o próprio Hitler. Um mangá importante desses, que denuncia os males do fascismo, é um baita título para o catálogo da editora, e fazia sentido anuncia-lo em todas as redes sociais, certo? Bem, as coisas não aconteceram como o esperado.

A editora Pipoca e Nanquim decidiu aumentar o hype com seu próximo lançamento através de um teaser lançado em todas as redes sociais, uma única imagem icônica que serviria para as pessoas baterem o olho e pensarem “opa, o mangá Adolf será publicado no Brasil“.

Até aí tudo bem, porém a imagem escolhida foi essa:

Após postar o desenho de Adolf Hitler feito por Osamu Tezuka no Instagram, a rede social derrubou o post porque… bem… não se pode postar imagens de Adolf Hitler na plataforma.

Através da ferramenta stories, Bruno Zago (um dos editores da Pipoca e Nanquim) gravou uma sequência de vídeos em que explica a situação para os seguidores e pede ao Instagram para o perfil não ser bloqueado. “Pessoal, a gente postou uma foto aí revelando a nossa próxima pré-venda, (…) era só pra ser um teaser, era só pra ser um teaser“.

E o editor continuou: “o nosso próximo mangá é o Adolf, do Osamu Tezuka. Aí nós colocamos lá a cara do Adolf [Hitler]. E o Instagram tirou, mano. Pô, Instagram, é um mangá do Osamu Tezuka, é só um desenho do Osamu Tezuka. O Hitler no mangá não está sendo celebrado, pelo contrário, entendeu?“. Nesse momento, o editor faz um gesto em que bate com o indicador na testa, sinal que pode significar ele solicitando que o Instagram raciocine melhor sobre esse acontecimento. “Instagram, libera pra ‘nóis’ aí a imagem de volta, não bloqueia ‘nóis’ não.“, encerrou.

Seguindo a linha do posicionamento da editora, aparentemente faltou conhecimento ao Instagram (ou ao algorítimo responsável pela função) de saber que aquele desenho de Adolf Hitler é de Osamu Tezuka, um mangá clássico já publicado no Brasil quinze anos atrás, e que não se trata de uma imagem que celebra a figura histórica ou o Nazismo.

Mais um episódio curioso de divulgações de mangá que deram errado.