Aleatoriedades

A mentira coletiva do dia em que um atentado terrorista interrompeu Dragon Ball Z na Globo

Hoje é o dia em que o mundo relembra o caos que foi o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Também é o dia em que toda a Internet se vê intimada a contar nas redes sociais o que estava fazendo naquele momento. Enquanto eu posso dizer que estava no ponto de ônibus voltando mais cedo da escola e vi a notícia numa loja de conserto de televisores, muita gente tem uma visão bem traumática: estava todo mundo em casa vendo Dragon Ball Z na TV Globinho quando tocou o fatídico Plantão da Globo. É uma história legal, PENA QUE É UMA MENTIRA.

O dia em que Dragon Ball Z foi cortado pelo Plantão da Globo do 11 de setembro é mais um exemplo das mentiras coletivas que muita passa a acreditar, assim como um suposto episódio de Chaves em que dentro do barril é uma mansão ou que o Nazismo é coisa da Esquerda. Essas mentiras são tão proliferadas que sua mente pode até te enganar e você ter certeza de ter visto a mansão do Chaves ou então a luta contra Majin Buu ter sido interrompida por um avião batendo no World Trade Center.

Em 2015, o site NaTelinha fez uma matéria questionando essa fanfic urbana que surgiu sabe-se-lá-de-onde, e chegou a conclusão que Dragon Ball Z nunca poderia ter sido interrompido para entrar o Plantão da Globo por causa do horário no qual o anime era exibido. O site ainda foi além e explicou que o episódio que todo mundo imaginou que foi interrompido, o que Goku vira SSJ3, na verdade viria a ser exibido só muitos dias depois, e não no dia do incidente.

Se não foi Goku o prejudicado pelo atentado, quem será que sofreu com a interrupção de sua história? Bem, descobriram um relatório do Ibope sobre o assunto e aparentemente o que estava sendo exibido no momento da TV Globinho era Garrafinha.

Sim, essa garota que sofria de bullying e tinha altos graus de miopia foi quem teve seu episódio cortado por um Plantão da Globo do atentado terrorista às Torres Gêmeas. Goku nem ao menos deu as caras na TV Globinho naquele dia!!! Alguns ainda resistirão, e vão falar que no estado deles estava sendo exibido o Dragon Ball Z por causa das diferenças de fuso, mas não acredite: a divisão da programação por fuso horário não era praticada ainda pela Globo na época.

Agora você já pode apagar da sua cabeça essa falsa memória de que Dragon Ball Z foi exibido naquele dia. Aproveite também e apague falsas memórias sobre a qualidade de muitos animes que você assistia naquela época. A maioria era uma bosta.

41 comentários em “A mentira coletiva do dia em que um atentado terrorista interrompeu Dragon Ball Z na Globo

  1. Não lembro direito o que fiz ontem, imagina a 16 anos atrás, kkkkkkkk. Mas só pra tirar uma dúvida: O fuso horário de Nova York foi considerado? Pois lá é uma hora a menos que no Brasil, e se realmente não foi considerado o fuso horário, era pra estar passando Dragon Ball Z naquela hora

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não era episódio do SSJ3 mas lembro que esse dia faltei da escola esperando passar DBZ sim e não passou. A programação desde o primeiro avião foi ao vivo só do atentado amigo!

    Curtir

  3. Na verdade interrompeu mesmo, mas não como descrito. A programação foi interrompida de manhã mesmo, provavelmente no horário da Garrafinha e desde essa hora não voltou e DBZ não foi exibido. O episódio só foi exibido no dia seguinte.

    Curtir

  4. Acreditar que o Goku se transformando em SSJ3 foi interrompido pelos ataques = acreditar que a terra é plana em pleno 2017.

    LIDEM

    Curtido por 2 pessoas

  5. Tecnicamente não foi interrompido, mas nesse dia não teve Dragon Ball Z por causa disso (ficou, acho, até o video show só mostrando problemas dos EUA)
    Mas foi uma noticia que vibrei achando que ia começar a 3ª Guerra Mundial

    Curtir

  6. bom, uma coisa posso dizer, lembro bem que vi o goku virar ssj3 na globo, ainda lembro que tive que ir pra aula depois.

    Curtir

  7. Mara, sua blogueira que flerta diariamente com o risco de diabetes, isso é nada mais nada menos que o famoso Efeito Mandela em ação!

    As pessoas que lembram do Goku ter sido interrompido pelo Bin Laden estavam vivendo em uma dimensão paralela e mantiveram lembranças dela antes de adentrarem na nossa. É tipo as pessoas que lembram do Darth Vader dizendo “Luke, eu sou seu pai”.

    Curtir

  8. Diante de um assunto importante desses e sua sequela na mente ocidental que pensa que essa foi a pior catástrofe de todos os tempos só porque aconteceu nos EUA, é impossível deixar de comentar QUE PORRA DE TABELA É ESSA NÃO NÃO DÁ DROGA DE INFORMAÇÃO NENHUMA!

    Curtir

  9. Não é uma mentira, aqui em Recife a programação da Globo Nordeste tinha algumas diferenças, e me recordo de que realmente estava passando DBZ no momento. Eu tinha 9 anos e era o ano em que minha irmã havia nascido, minhas lembranças não são remotas, não força.

    Curtir

  10. Desculpa Mara, mas tava passando sim. Eu lembro claramente, foi na hora em que o Goku mostrava o processo de evolução dele.
    Mas agora vou falar um pouco além, o que aconteceu no dia foi que a cobertura não foi direta, mostrava alguns momentos, voltava pra programação normal e havia flashs intercalando o ocorrido. Pois bem, dito isso todos estão corretos (e errados). Interrompeu o dbz sim, mas antes já se sabia q o avião tinha acertado o WTC. O erro é crer q só o seu lado está 100% certo e o outro totalmente errado ;)

    Curtir

  11. Não esquente com isso não, Mara. Tem gente que acredita até hoje que o Lula é honesto, e vai tentar convencer do contrário: usam o mesmo álibi do goleiro Bruno para provar a inocência do homem…
    Essa Garrafinha era um seriado brasileiro, se não me engano, feito por uma moça chamada Mariana Caltabiano, que depois fez o documentário do golpista que se passou pelo filho do dono da Gol em uma festa.

    Curtir

  12. Pra mim, em 2001, DBZ ainda estava na Band sendo exibido a tarde a saga do Freeza

    Curtir

  13. Não faço ideia do que estava passando, eu estudava de manhã. Quando cheguei em casa já estava dando o Plantão da Globo. E maioria das pessoas que dizem que DBZ foi interrompido também estudavam de manhã ou eram novas demais para lembrar do que assistiam no dia.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Devo ser o único que não assistia a Globo naquele momento XD Tava assistindo o programa da Eliana na Record, esperando Sailor Moon (e Speed Racer, acho que também passava nessa época). Mas aí o Bin Laden entrou em ação antes…

    Curtir

  15. Lembro que na época gravava o programa e gravei a cobertura do atentado, mas não lembro de ter visto porque era uma enrolação tremenda por conta disso.

    Curtir

  16. Mano, eu tinha 3 anos. Nunca nem ouvi falar de Garrafinha. Certeza que quando começou a música do Plantão da Globo eu desliguei a televisão e corri com medo. Aquela música dava um medinho.

    Curtir

  17. Nesse dia fui liberada da escola na hora do recreio. Assim que a moça abriu o portão, me mandei o mais depressa que podia pra ver Sakura Card Captors. Chego e tá minha irmã diz que todos os canais cortaram a programação. Isso era antes de 10:30 da manhã. Dragon Ball passava depois das 11:20, além de estar LONGE do episódio do Goku virando SS3. A Globo realmente exibiu esse episódio, dias depois e de forma cronológica. Aliás, um dos amigos aí de cima disseram que esse episódio foi exibido no Recife em 11/09. Desculpa, mas se não passou no Rio e em São Paulo nesse dia, aí não iria passar. Além disso, a Globo transmitiu a merda toda até o começo da tarde, direto. Não teve o resto da TV Globinho, jornais locais ou Globo Esporte. Depois que a programação voltou ao normal, a choveu Plantão da Globo e a maioria era só pra dar resumão do que aconteceu, sem novas notícias. Eu tenho um troço toda maldita vez que ouço aquela música.

    Aliás, se não me falha a memória, a TV por assinatura também virou um caos. Até canais de desenho, filmes e séries interromperam a programação. De qualquer forma.

    Curtir

  18. eu já trabalhava na época e estavamos na cafeteria do ITA quando alguém falou do ataque, antes do segundo avião. colocaram na globo e lá ficou por horas. não passou porra nenhuma.

    Cabe a você aceitar ou ser um idiota.

    Curtir

  19. Deviam era entrar logo em contato com a Globo para acabar com essa história de uma vez por todas

    Curtir

  20. O que eu fico mais surpreso é de alguém ter o trabalho de ficar anotando o que começou a passar em cada horário, tendo vista que TV aberta nunca obedece o horário das grades de programação… isso se a lista de horários também não ser uma farsa. ¯\_(ツ)_/¯

    Curtir

  21. Olha, já até comentei no facebook sobre isso. Eu lembro que no dia fui liberado mais cedo e estava todo feliz que ia poder ver o episódio “ao vivo” (aka: sem ter que gravar numa fita VHS como fazia todos os dias), mas a Globo ficou horas exibindo a notícia do atentato. Inclusive vi ao vivo (sem aspas dessa vez) o momento do choque do 2º avião. Fiquei até depois do meio-dia na esperança de que o episódio fosse ao ar e nada foi exibido. Talvez em outras regiões não tenha acontecido o mesmo, mas aqui (Belém-Pará), isso de fato aconteceu.

    O que eu não tenho memória para confirmar ou negar é qual episódio deixou de ser exibido, e de fato no dia seguinte foi exibido o episódio que devia ter ido ao ar no dia 11/09. Então se você afirma que o episódio não foi exibido por conta do atentado (no sentido que o episódio foi pulado), sim está certo. Mas afirmar que não houve quaisquer interrupções na programação naquele dia, sinto dizer que isso não é uma mentira (pelo menos não na minha região), pois vivi esse dia. Não é algo que me contam, algo que proliferam por aí e que deixei levar pela massa, é algo do qual me lembro e não é uma matéria de um site que vai me fazer desacreditar de algo que eu vivi.

    A divisão de horários por fuso não era usada mesmo, no entanto isso fazia com que na minha cidade (que não tem horário de verão) as coisas fossem exibidas uma hora mais cedo (ainda acontece com outros canais nos dias de hoje), ou seja, DBZ começava às 10 horas aqui durante o horário de verão.

    A galera mais nova de hoje (de 22 anos pra baixo), pode simplesmente acreditar no que melhor convir, mas isso não cola pra mim. Acho que é a primeira vez que venho discordar de um post da Mara.

    PS.: Eu gostava da Garrafinha, embora hoje em dia não me lembre mais de como era, assim como Bambuluá.

    Curtir

  22. Refutando o episódio do Goku SSJ3 vs Majin Boo:
    Dragon Ball Z começou a ser transmitido na Globo em 23/07/2001, a partir da saga Boo (episódio 200). Assumindo que os episódios passaram na íntegra, sem dar lugar a jogos da seleção de Vôlei ou coisa do tipo, o episódio que passaria no dia 11/09/2001 seria o 237 – Vegeta luta por seus entes queridos. O episódio em que Goku luta com Majin Boo e se transforma em SSJ3 é o 245 – O Super Saiyajin 3.

    Refutando a ideia da interrupção de Dragon Ball Z:
    O horário oficial de Dragon Ball Z no Bambuluá era 11:00, depois de Sakura Card Captors. Como Sakura acabava bem depois, Dragon Ball Z começava, de fato, entre 11:15 e 11:40.
    Guarde isso e venha comigo: a interrupção pelo Plantão da Globo iniciou entre 2-5 minutos do ataque à segunda torre. O voo 175 da United Airlines atingiu a Torre Sul do WTC às 09:03 EDT (horário de Nova Iorque).
    Tome nota: o Brasil tem quatro fuso horários, sendo a maior diferença de duas horas a menos para o horário de Brasília. O Plantão da Globo interrompeu o Bambuluá nas seguintes faixas de horário, mais ou menos: 10:05-10:10 (horário de Brasília), 11:05-11:10 (horário de Fernando de Noronha), 09:05-09:10 (horário do Amazonas) e 08:05-08:10 (horário do Acre).

    Refutando a ideia de que o Nordeste viu a interrupção da luta de Goku:
    Assumindo que a programação da Globo era de acordo com os fusos horários, o que não é verdade para a época, o Nordeste começou a ver a transmissão do atentado entre 11:05 e 11:10. A menos que um milagre tenha acontecido para que a Globo tivesse passado Dragon Ball Z no horário correto, somente nesse dia, o pessoal do Nordeste viu, no máximo, até dez minutos do episódio 237, mais especificamente por volta da cena em que Piccolo parte Babidi ao meio. Muito muito remotamente isso aconteceu.

    Referências:



    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_epis%C3%B3dios_de_Dragon_Ball_Z#Saga_Majin_Boo
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fusos_hor%C3%A1rios_no_Brasil
    https://www.timeanddate.com/time/zone/usa

    https://mega.nz/#!fh80iB4B!K74VzoOqVuQq70fmZ0uJ6c_KYOt8UcnBZznfx-KjG1U <- link para baixar a cobertura da globo, infelizmente, sem o momento da interrupção exata.

    Quem disser o contrário, ou ainda quiser alimentar seus devaneios, que apresente referências, senão é só conversa fiada.

    Curtir

  23. Aproveitando esse movimento retardado de rememorar o que estava fazendo no dia fatídico: eu estudava à tarde e assistia Flintstones no Cartoon Network, quando meu pai ligou e minha mãe trocou para o Plantão da Globo. A transmissão tomou até o Jornal do Almoço regional e o globo esporte, passando direto para o Jornal Hoje, com o Carlos Nascimento e Ana Paula Padrão. Eu estava na escola, mas vendo a memória da internet nas gravações do dia, o Jornal Hoje durou mais tempo, indo direto para o Vale a Pena Ver de Novo que era interrompido a todo momento com atualizações da situação dos EUA. E estava chovendo aqui na minha cidade.

    Curtir

  24. E uma coisa de que ninguém se lembra (eu lembro, mas sou Ninguém…) é que o SBT foi a única emissora que manteve sua programação normal naquele dia.

    Curtir

  25. Engraçado, apesar de todo mundo dizer que estava vendo Dragon ball, eu jurava que haviam interrompido Bob Esponja na globo para noticiar o atentado hahaha

    Curtir

  26. O episódio que não passou no dia não foi o que Goku se transformava em SSJ3 e sim o 236- vegeta luta por seus entes queridos (o que ele morre pro Boo), lembro disso pq acompanhava os episódios pelo guia da revista herói e no dia foi o assunto se minha roda de conversa no colégio.

    Nunca entendi essa desse povo falando que o ep foi o do SSJ3

    Curtir

  27. Eu era uma pirralha catarrenta de 4 anos, acordava pra almoçar e ir pra escolinha à tarde e nem sabia que existia outro país além do Brasil.

    Deixo a discussão pro povo mais velho.

    Curtir

  28. Uau! Mais uma patada sutil de esquerda ao falar do nazismo, que incrível que vc é!

    Curtir

  29. Eu lembro que nesse dia não tive aula, não sei porque.
    Eu estava bem no banheiro fapando quando meu irmão gritou pra eu correr pra sala que um avião tinha batido no WTC.
    Achei que era besteira, terminei o fap com minha revistinha pr0n em p&b e quando cheguei na sala vi o momento exato do segundo avião batendo.

    Dia normal. Almocei mais tarde e fui trabalhar.

    Curtir

  30. O plantão, pelo menos para SP, foi ininterrupto. Interrompeu a Garrafinha e ficou assim (só nisto) até o fim do Vídeo Show.

    Curtir

  31. Eu vou entrar nesse debate sim porque eu tenho falado desde sempre que isso se trata de um delírio coletivo. Eu me lembro perfeitamente do que estava assistindo no momento do ataque e era Sailor Moon no programa da Eliana. Eu com certeza não trocaria o episódio do SSJ3 por um filler de Sailor Moon R, então posso garantir que não era DBZ o que estava passando na Globo.

    Curtir

  32. Neste dia eu lembro que tinha voltado mais cedo da faculdade e estava passando DBZ sim quando foi interrompido por uma chamada da Globo, como o colega acima disse a programação ia sendo interrompida várias vezes pra mostrar cenas do atentado, então não foi uma ilusão coletiva, talvez diferenças na programação entre os estados.

    Curtir

  33. Sou do Rio de Janeiro e lembro muito bem desse dia! O Goku iria se transformar sim em ssj3 e a Globo interrompeu! E me lembro nitidamente desse dia! Agora em outros estados ja não sei!

    Curtir

  34. Bem, é tudo mentira mesmo. O primeiro avião se chocou as 09:45 (Brasília; 08:43 em New York) O plantão entrou as 9:50 informando sobre o primeiro avião. Lembro do horário, porque meu pai sai as 9:40 pra ir pro trampo, e eu ficava vendo tv. Bambuluá começava 9:30 e Tv Globinho as 10:00. O primeiro plantão parou a novelinha no meio, mas ela voltou a ser exibida. O segundo entrou 10:00 em ponto e a programação da globo ficou em suspenso até as 17:30. A Tv globinho só exibia três atrações na época: Começava com Digimon II, depois Power Rangers: Galáxia Perdida, e por ultimo Dragon Ball. Lembro de ter ficado puto porque vinha acompanhando Digimon II, e nesse dia ia ocorrer alguma revelação sobre as espirais negras. Mas o grande frisson com relação a Dragon Ball era que em 11/09 seria exibido o primeiro episódio da fase Z (sim, aquele do Raditz). Um punhado de gente que eu conhecia faltou na aula pra assistir (eu não tava nem aí, já tinha visto tudo na bande uns três anos antes). Mas a partir das 10, o programação foi interrompida pois foi confirmada a ligação da Alqaeda com o atentado – até então tratado como acidente. Eu fiquei zapeando os canais, mas todos eles mostravam a mesma coisa, e exatamente as 10:05 (Brasília; 09:03 em New York), houve o choque com segunda torre. O Único programa da grade da emissora exibida nesse dia depois do atentado foi Malhação. Já essa história de goku SSJ2 surgiu numa comunidade do orkut em 2007. Na época era só zueira mesmo, mas depois de um tempo, ficou aquela da novela pokemon da Record…

    Curtir

  35. O pior é você se utilizar de uma matéria “inocente” pra bostejar sua posição política

    Curtir

  36. Está certo ueh! O que todos lembramos é que naquela manhã a globo ficou cobrindo o atentado terrorista e não exibiu dragon ball / TV Globinho. E é verdade. Ou seja, a exibição de dragon ball foi interrompida naquela manhã. E o pior é que o episódio que deixaram de exibir não foi exibido no dia seguinte, mas sim o posterior. Aquele episódio de 11 de setembro nunca foi exibido, daí criou-se o mito e teorias de qual episódio que seria.

    Curtir

Os comentários estão fechados.