Aleatoriedades

Funimation chega ao Brasil e bloqueia anúncio para brasileiros

Há algum tempo já havia um burburinho sobre a chegada da Funimation ao Brasil, principalmente quando rolou a treta na troca de vozes da suposta dublagem do anime de My Hero Academia. Pois bem, nessa sexta-feira (3) a dúvida foi sanada e a Funimation anunciou oficialmente que chegou ao Brasil e ao México. Quer saber mais informações? Que pena, eu também gostaria de mais informações, mas a Funimation meio que impediu a nossa leitura do release. Calma que eu explico!

A chegada do serviço de streaming se deu nas redes sociais da Funimation, através de um tweet bilíngue como a cantora Anitta:

O problema é que, até a publicação desta matéria, a Funimation havia bloqueado o texto do seu blog para pessoas do Brasil. Ou seja, o anúncio da chegada do streaming ao Brasil está ignorando os brasileiros, permitindo uma segunda comparação com a cantora Anitta e sua preferência em emplacar uma carreira ignorando a fanbase brasileira.

Por sorte não ficamos apenas nas suposições, pois logo recebemos um aviso em nosso idioma através da publicação deste vídeo, feita na conta brasileira do serviço:

Mas tretas de dublagem e releases bloqueados à parte, o que é a Funimation? Bem, a empresa licencia e distribui diversos animes nos EUA (e em outros grandes territórios), e é bem conhecida por apostar muito na dublagem de suas produções. Resumindo, é mais um serviço de streaming parecido com uma Netflix ou uma Crunchyroll.

Antes da chegada da Funimation ao Brasil, as séries licenciadas por ela só apareciam no Brasil quando ela cedia. A própria Crunchyroll mantém em seu catálogo algumas das séries mais importantes do catálogo da Funimation, como Attack on Titan e My Hero Academia. Recentemente, a Sato Company conseguiu os direitos de dois animes da Funimation, Fire Force e Fruits Basket, e os licenciou (após muuuuito tempo esquecidos no churraco) para o Prime Video.

A chegada de mais um player no campo do streaming tem seus pontos bons e ruins. Pra começar, a Funimation tem um histórico de mandar dublar suas séries, o que é muito legal para o nosso mercado (a Crunchyroll até dubla alguns de seus animes, mas a quantidade ainda é muito abaixo das séries presentes no serviço), e ela pode trazer animes que não estavam em nenhuma outro streaming.

Já pelo lado negativo, vamos lembrar que se trata de maaaais um serviço chegando, com maaaais uma mensalidade, e que provavelmente vai retirar do catálogo dos serviços já existentes os seus animes (como My Hero Academia e por aí vai).

É sempre muito bom termos concorrência entre empresas, pois só assim algumas saem da zona de conforto (tem streaming aí que foi atualizar o player após anos de reclamações do público). Mas, ao mesmo tempo, aumento na concorrência fará com que o público já não muito endinheirado precise fazer escolhas sobre o que assinar ou não. Os resultados só saberemos no final do ano, quando lançar oficialmente a Funimation.

Vamos continuar acompanhando para saber as novidades desse novo streaming no Brasil. E, de preferência, que eles deixem a gente ler o release.