Aleatoriedades

O Inosuke de Demon Slayer está participando dos protestos no Chile

Enquanto os fãs de Demon Slayer aguardam ansiosamente o filme que contará o Arco do Trem, um certo país da América do Sul está em chamas por uma onda de protestos causada pelo preço do transporte sobre trilhos. Se você é uma pessoa minimamente informada deve saber que está rolando uma confusão enorme no Chile, praticamente uma revolta social, mas talvez você não saiba que um dos mais queridos personagens de Demon Slayer, o Inosuke, vem sendo usado como mascote informal da manifestação.

As manifestações no Chile começaram, originalmente, por causa do aumento de 30 pesos no preço da passagem do transporte coletivo. Os protestos começaram com pessoas saltando as catracas e, atualmente, o negócio ganhou uma proporção maior: com o slogan informal de “não é só 30 pesos(onde será que eu vi algo parecido?), o pessoal aproveitou o empurrão para protestar também sobre o elevado custo de vida e a enorme desigualdade social.

Para se ter uma ideia, entre os países da OCDE (aquela “Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico” que o presidente Bolsonaro puxou muito o saco pra conseguir entrar, mas ficou a ver navios), o Chile é o local com maior desigualdade econômica entre a classe mais rica e a mais pobre, maior que países como México e Estados Unidos. E pra piorar eles ainda estão com uma crise previdenciária, pois a escolha pela previdência privada no país não está fazendo as contas fecharem.

Beleza, dei o contexto da manifestação, mas o que o Inosuke tem a ver com isso? Bem… ninguém sabe. Até há uma teoria sobre Inosuke ter sido usado em vários cartazes, fazendo referência à cena do amigo de Tanjiro achando que o trem é uma criatura gigante, mas a verdade é que ninguém entendeu como isso começou, apenas que está muito legal.

Inosuke aparece em cartazes, pichações e artes na internet, sempre lutando contra policiais, pedindo a saída do presidente e incentivando os protestos. São imagens tão criativas que esse é um dos raros casos em que nem precisei criar uma montagem para a capa dessa matéria, usei uma imagem já pronta feita pelos manifestantes.

Confira uma pequena galeria:

Usar personagens em protestos não é algo inédito. Recentemente, a Mei de Overwatch tem sido usada nos protestos de Hong Kong (principalmente para provocar a Blizzard após a decisão ridícula deles no caso de Hearthstone), e não podemos esquecer também o uso de palhaços infláveis gigantescos em manifestações realizadas no Brasil.

15 comentários em “O Inosuke de Demon Slayer está participando dos protestos no Chile

  1. desculpa, mas “Demon Slayer” é a cabeça da minha pika! none ridiculo do kralho. oni não tem nada a ver com demônio.

    Curtir

  2. @Apo

    A Mara colocou link de uma matéria que mostra a relação da previdência chilena com a desigualdade e a crise lá.

    Não confunda sua falta de leitura do que tá no texto com mau caratismo da autora.

    Curtir

  3. @Apo

    Se aqui o povo tem “medo” da previdência quebrar, lá a coisa já está a fio. Os aposentados recebem em média 80% do valor de um salário minimo (lá o salário minimo equivale a R$ 1200, ou seja recebem por volta de 1000 reais de aposentadoria), porém por ser regime de capitalização o montante varia, e os menores valores de aposentadoria são 40% de uma salário minimo. Ou seja tem gente que por lá recebe a incrível quantia de R$ 500 reais de aposentadoria. E o pior lá, a previdência está quebrada!

    Aqui os protestos de 2013 tiveram como estopim a alta do transporte, mas as reais causas foramos altos gastos da Copa, das Olimpíadas e a Crise Hídrica do centro-sul. Ninguém queria pagar mais pelo preço da condução, além de ter eletricidade e alimentos aumentando. A LavaJato e as eleições de 2014 foram reflexos e foram o tiro de misericórdia que criou a crise econômica aqui no Brasil.

    Se aqui os protestos meio que se esvaziaram depois da queda de uma presidente eleita, lá a tendência é o caos se perdurar por mais tempo.
    Afinal, fazer milhões de aposentados receberam mais sem ter dinheiro de onde tirar vai ser impossível. Isso não é problema político ou de corrupção, é social.

    Curtido por 1 pessoa

  4. @Fantasma Renegado.

    Bicho, tudo começou com a desculpa de um aumento na passagem do transporte. Aí os “protestantes” começaram a quebrar tudo, incendiar… O aumento foi suspenso, mas isso resolveu algo? Claro que não. Chegaram a MATAR GENTE no meio da revolta. Requintes de terrorismo mesmo.
    Detalhe que é uma parcela ínfima da população que está inflamada por ideias “controversas” (vou colocar assim para não ter melindre), mas com a intenção real de fazer o país parar, chegou a bater toque de recolher, exército na rua, e etc… Depois usar a narrativa de que as “ideias contrárias ao governo estão sendo reprimidas”.
    É um movimento estilo Black Bloc, notadamente. Não precisa nem ter o lé e o cré falando a mesma língua pra ver isso. A previdência no Chile mudou em 84 se não me engano, eu tenho certeza que 90% dos encapuzados não tinha nem nascido.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Bicho, tudo começou com a desculpa de um aumento na passagem do transporte. Aí os “protestantes” começaram a quebrar tudo, incendiar… O aumento foi suspenso, mas isso resolveu algo? Claro que não. Chegaram a MATAR GENTE no meio da revolta. Requintes de terrorismo mesmo.
    Detalhe que é uma parcela ínfima da população que está inflamada por ideias “controversas” (vou colocar assim para não ter melindre), mas com a intenção real de fazer o país parar, chegou a bater toque de recolher, exército na rua, e etc… Depois usar a narrativa de que as “ideias contrárias ao governo estão sendo reprimidas”.
    É um movimento estilo Black Bloc, notadamente. Não precisa nem ter o lé e o cré falando a mesma língua pra ver isso. A previdência no Chile mudou em 84 se não me engano, eu tenho certeza que 90% dos encapuzados não tinha nem nascido.

    Curtir

  6. Inousuke nunca levou desaforo pra casa.
    Os protestos no Chile são um acontecimento bem interessante se considerarmos o IDH do país e o crescimento constante do PIB. Apesar da violência, seja ela por parte da polícia ou dos manifestantes, é ótimo ver a mobilização da população.

    Curtir

  7. 23:59: *debocha de quem acha ruim misturar personagem de anime com política*
    Blizzard bane jogadores que protestam a favor de Hong Kong utilizando a Mei de Overwatch como símbolo
    00:00: ala o otário que perdeu conta dizendo que vai boicotar a empresa kkk

    Curtir

  8. Quando a otakusfera br ficou tão zumbi comunista?

    Pqp, vontade de mandar todos praquele lugar.

    Curtir

Os comentários estão fechados.