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Novo mangá da Mônica se aproveita de lacuna ignorada por editoras

Se tem uma coisa que não podemos falar de Maurício de Sousa é que ele não é um bom empresário. Além da proeza de ter feito dinheiro com quadrinhos em um país que está cagando para a leitura e arte, dez anos atrás ele decidiu colocar uns olhões grandes em sua Turma da Mônica para não perder seu público para os mangás. Agora ele ataca com um novo mangá, com selo novo e tudo, chamado Turma da Mônica – Geração 12, e o negócio surpreende.

Há alguns dias, a Maurício de Sousa Produções revelou que lançaria um selo de mangás (que já ganhou pontos por não ser cafona), e a revelação do primeiro título dessa linha aconteceu ontem: a Geração 12 é uma história muito mangá e ambientada num universo diferente, o que permite que se façam coisas diferentes com os personagens.

Com roteiro de Petra Leão e desenho (muito bonito) de Roberta Pares, nessa nova história todo mundo estuda numa escola tecnológica e o mundo vive alguma ameaça aí. Mônica é a típica protagonista de Pretty Cure que é atrapalhadinha, corre atrasada com torrada na boca e que vê sua vida mudar ao encontrar um bicho falante chamado Sansão. A partir daí, ela ganha poderes de uma mahou shoujo.

Por mais que se diga que Turma da Mônica Jovem era um mangá, eu diria que é apenas uma continuação bem óbvia do estilo da Turma da Mônica “normal”. Nem traço e nem temáticas eram tão mangás assim, provavelmente porque o próprio Maurício de Sousa deve pedir para ser desse jeito. O tal do Chico Moço é ainda mais tradicional com o material original. Já com a Geração 12, a autora tem espaço para brincar mais porque né… é um universo paralelo e nem tudo precisa ser igual.

O que chama a atenção, além do roteiro, é o traço bem mais mangá. Dessa vez a Mônica tem aqueles olhões detalhados de shoujo mangá, os demais personagens têm cabelos mais parecidos com o que veríamos numa escola de My Hero Academia, por exemplo. Tudo desenhado por Roberta Pares, que já apareceu aqui nos posts da Ação Magazine.

O golpe de mestre do Maurício de Sousa dessa vez, no entanto, não é ter emulado direitinho os clichês dos mangás. Ao fazer um mangá com protagonistas de 12 anos de idade (os da Turma da Mônica Jovem são mais velhos), ele está olhando para aquela faixa dos 10-13 anos ignorada pelas editoras de mangás, e enxergou nisso um nicho para ganhar dinheiro.

A própria Panini, que publicará esse mangá da Mônica, tem focado seus esforços no shonen de lutinha para adolescentes mais velhos, ignorando a renovação do público. Ou você acha que o público mais novo, que saiu de uma Turma da Mônica, vai pular direto para aqueles seinens psicológicos que os otakinhos adoram? Isso porque nem tô falando que quadrinhos japoneses protagonizados por mulheres são minoria por aqui.

A Geração 12 tem tudo para pegar essa fatia de público importante, mas abandonada pelas demais editoras. E como se trata de um selo de mangá, talvez tenhamos mais títulos da Mônica em universos diferentes para suprir esses buracos no nosso mercado de mangá saturado de shonen de lutinha.

O Turma da Mônica – Geração 12 ainda não saiu nas bancas, mas o volume zero em ebook está disponível na Amazon por zero reais, é só clicar aqui.

27 comentários em “Novo mangá da Mônica se aproveita de lacuna ignorada por editoras

  1. Nossa, que top. Quando eu tava lá pros meus 13 anos eu era viciada em TMJ, mas eu fui crescendo e o mangá passou a ficar sem graça, já que era tipo a Turma da Mônica normal só que mais caro e com um dramalhão romântico desnecessário e forçado (além do traço que passou por uma metamorfose de lagarta pra borboleta e de volta pra lagarta em poucas edições). Esse tá bonito, parece bem mais interessante e eu já tô vendo minha irmãzinha pedindo dinheiro pra minha mãe pra comprar essas daí.

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  2. Desde que bati o olho da capa o nome da Roberta Pares estava presente em minha cachola.

    Estou ansiosa para Geração 12 por vários motivos. Um deles é que talvez isso faça a TMJ perder as inconsistencias de “clima”, ja que muita criança comprava as revistas e eles não conseguiam tocar em certos temas sem sofrer criticas dos pais (como rola na Super Saga do Fim do Mundo).

    Então espero que o publico pré adolescente migre pra esse novo titulo, e a TMJ se torne um Chico Moço (que por ter um protagonista de 18 anos pode tocar em assuntos como bebidas alcoolicas e gravidez) só que mais light, já que a Turma tem padrão de 15/16 anos

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  3. Traço bonitinho, roteiro batido… Tem tudo pra fazer sucesso!
    Já quero um spin-off aos moldes de “Chi’s Sweet Home” protagonizado pelo Mingau.

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  4. Tomara que mantenham a arte consistente, porque na Mônica Jovem aconteceu um efeito redação, você começa escrevendo bonitinho mas nas últimas linhas você já tá de saco cheio e as letras ficam relaxadas… as revistas recentes parecem ter um ar de abandono.
    Será que também vão ficar prometendo desenho animado por anos e nunca sair, que nem Mônica Jovem?
    Venenos à parte (gosto da MSP, bato por amor <3), parece que vai ser uma revista bem decente pra sua proposta. Boa sorte pra equipe!

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  5. Alguém enxergou o público que acompanha a Ladybug. Isso é legal, acho que a Mônica pode ser a solução para chamar o público pro Choro Mangá. É uma possibilidade inesperada.

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  6. Combina com a idade mental da Petra, considerando o comportamento dela nas redes sociais :P

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  7. @Shizuo

    O selo de mangás da MSP é um Bidu de olhinhos vesgos, que a Mara parabenizou por ser menos cafona que esse q vc citou

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  8. @Apo acho que a Mônica pode ser a solução para chamar o público pro Choro Mangá.

    Isso até começarem a problematizar que shoujos são machistas, heteronormativos, só tem menina magra de cabelo liso (porque isso certamente não representa a japonesa média) e não faz critica social e política com frases genéricas.

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  9. Será que esse selo vai dar a oportunidade do Emerson Abreu terminar a Supersaga do Fim do Mundo? A coisa mais frustrante foi essa história (de longe a melhor coisa que saiu da TMJ) entrar em hiato por anos e sem ter qualquer perspectiva de retomada…

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  10. Otaco nem é gente

    O importante é vender e ser palatável para o público e principalmente bonecas pela Baby Brink dos personagens com o mesmo rosto, esse pessoal pode cagar a regra que quiser contanto que fique no seu cantinho confortável sendo sumariamente ignorado.

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  11. Verdade mais de oito mil, o maurício de souza é soberbo e egoísta > Deveria dar opotunidades a novos autores e não nessas hqs de turma da mônica que está ficando chato , e mauríçóla tá envolvido com mutretas , fraudes na lei-rouanet para financiar estas hqs com dinheiros bilhionários !
    No japão, o osamu-tezuka lançava mangakás no mercado local, a dupla fujiko-fujio lançava mangakás no mercado-japonês , mitsuteru-yokayama também!
    E este ignorante do maurício numca lançou ou deu oportunidade a autores nacionais!!
    Olha a miserabilidade do maurício!!

    Ele deveria apoiar e não destruir o mercado nacional de quadrinhos e ser inimigo do mercado brasileiro do segmento!!

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  12. Verdade + de 8 mil, o maurício de souza é soberbo e egoísta > Deveria dar opotunidades a novos autores e não nessas hqs de turma da mônica que está ficando chato e muitos sonhos são mortos por causa do egoísmo do maurício , e mauríçóla tá envolvido com mutretas , fraudes na lei-rouanet para financiar estas hqs com dinheiros bilhionários e fora que ele teve ajuda da dona rede-globo e jornais paulistas chapas-brancas chatos !
    No japão, o osamu-tezuka lançava mangakás no mercado local, a dupla fujiko-fujio lançava mangakás no mercado-japonês , mitsuteru-yokayama também!
    E este ignorante do maurício numca lançou ou deu oportunidade a autores nacionais!!
    Olha a miserabilidade do maurício!!

    Mercado brasileiro de hqs tem que se renovam mais para o segmento infanto juvenil , e não em imitação de super-heróis americanos ou no mercado estrangeiro!!

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  13. Pois , + de 8 mil , o mercado de quadrinhos legal de bancas e livrarias quebra por causa do monopólio e egoísmo dos autores do sudeste!

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  14. Esta faixa etária já tentou ser fisgada várias vezes com títulos como Super 11 e outros – isso vai fazer sucesso porque é Turma da Monica e tudo da turma da monica faz sucesso, até aquele gibizão de mil reais.

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  15. Olha só tenho elogios ao trabalho do Maurício e sua equipe, sou desenhista e lembro sempre de tentar mandar uma mensagem positiva no trabalho que desenvolvo por conta de tudo que li deles, sonho com um dia poder ter um crossover entre nossos universos HQ (vai que né?)

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  16. Gostei bastante da arte, o novo estilo dos personagens é bem cativante e agradável para os olhos, infelizmente não faz muito o meu estilo, mas acompanharei de longe, quem sabe me surpreenda e eu acabe pegando?
    Também tenho que destacar o potencial hentai desta nova encarnação da personagem, que já estou apelidando de “Mônica lolizinha”, estou só esperando algum artista usar os novos designs em algum “doujinshi”, talvez algo no estilo daquelas histórias “yuri” da Sakura e da Tomoyo, mas, desta vez, com três lolizinhas, porém não descarto os “clichês” como tentáculos ou um negócio mais vanilla estrelando o Astronauta.

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  17. “E este ignorante do maurício numca lançou ou deu oportunidade a autores nacionais!!”

    Como assim?? E as graphic novels com os nomes dos autores aparecendo grandes na capa? Vários deles têm seus próprios projetos de quadrinhos que acabam ganhando visibilidade com as graphic novels da Turma da Mônica, vide o Vitor Cafaggi.

    O Mauricio pode ter vários problemas, mas dizer que ele não dá oportunidade pra novos autores é injusto; o cara é talvez quem mais dá oportunidade pra novos roteiristas e desenhistas no Brasil. Quem poderia dar MUITO mais oportunidade pra esses profissionais seria a dona Panini, que monopoliza o mercado de quadrinhos no Brasil e, em vez de dar espaço pra publicações nacionais (sem precisar ser pelas graphic novels da MSP), fica acomodada publicando as revistas da Marvel, DC e mangás japoneses.

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  18. Ela têm tudo para fazer sucesso sim, bola dentro do MSP. Já não têm quase nenhuma revista na banca (se têm é com um periodicidade horrível) ele vai acabar dominando as bancas e criando uma geração que só lê MSP praticamente.

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  19. Cara não sei nem oque é mais suerreal, esse mangá, ou a Mara falando bem de um mangá nacional! (mas deve ser mais pela lacração que pelo mangá em si)

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  20. e sério, mahou shoujo, não cafona? Isso é meio que impossível de se dizer numa mesma frase, já que que mahou shoujo bebe e respira o auge da cafonisse!

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