Eventos

Sou um otaku e estou na BGS 2018, o que posso fazer aqui?

Desde o aumento da relevância deste site (ou queda na relevância da concorrência, vai saber), tenho feito cobertura de diversos eventos em toda a capital paulista. Anos de vivência em eventos de otakus pelos quatro cantos da cidade já me fazem ter uma overdose de lojinha de funko e plaquinha de gente oferecendo abraço de graça, mas e os outros tipos de evento?

Bem, nessa semana começou a BGS 2018 – Brasil Game Show, o maior evento de games aqui do estado, e ele promete várias atividades para os aficionados em joguinhos. Mas um otaku teria o que fazer lá dentro? Preparei esse guia (com nome de Light Novel) com coisas bem otakas para se fazer lá no pavilhão do Expo Center Norte.

#01. Convidados da Grande Nação Japonesa

Enquanto outros eventANIMEFRIENDSCOFCOFCOF preferem trazer apenas artistas japoneses da área musical, a BGS foi até o outro lado do mundo trazer uma seleção muito competente de game designers.

Yoshiaki Hirabayashi (produtor de Resident Evil 2), Michiteru Okabe (produtor de Devil May Cry 5), Fumito Ueda (diretor de jogos do Team ICO), Masanobu Tanaka (fez umas coisas nos jogos do Team ICO), Yoshinori Ono (produtor de Street Fighter e fã de um bonequinho do Blanka), Katsuhiro Harada (produtor de Tekken) e, claro, o incrível Shota Nakama (compositor com nome piada-pronta) são todos os convidados desse ano, e participam de bate-papo em vários momentos do dia, em vários lugares diferentes (no estande da Twitch, na arena cosplay… tem em todo canto, confira a programação).

É uma chance de fazer perguntas, ouvir bastidores sobre jogos, pegar autógrafo ou simplesmente constranger Shota Nakama perguntando se ele sabe MESMO o que significa seu nome aqui no Brasil.

#02. Venha ver Cosplays com painéis da Nintendo

Após muito tempo ausente no Brasil, a Nintendo deu as caras. Não, ela não mandou um estande, ela está patrocinando a área cosplay. Basicamente é um concurso cosplay, mas com um painel de Super Smash Brothers Ultimate no fundo. Cosplay com a Nintendo, não necessariamente de personagens Nintendo.

Mas a empresa aproveitou também para divulgar que seus jogos serão lançados no Brasil!!!!…. em cartões tipo aqueles para colocar crédito na Steam. E com preço de jogo cheio físico. Para um console que não foi oficialmente lançado. Bem, pelo menos eles já estavam disponíveis para compra na Lojas Americanas…. sem qualquer tipo de desconto.

O que esperar de uma empresa que nos obriga a fazer um chat com voz usando um celular à parte, né?

#03. Seja um samurai ou um garoto participando de uma grande fanfic unindo Square-Enix com Disney

Claro que uma feira de games tem muitos jogos para as pessoas. Alguns, como Assassin’s Creed Odyssey, estão em tantos lugares que deve ter um game desses para cada 10 visitantes do evento. Mas não se preocupe, se jogos ocidentais AAA não te agradam, vários jogos de empresas japonesas (ou com temáticas orientais) estão disponíveis por lá.

Um dos destaques, presente no estande da Sony e da Activision, é o Sekiro. Apresentado anteriormente como mais um Dark Souls da vida, na verdade ele é um Tenchuzão gostosinho com um personagem que usa um arpão parecido com as teias do Homem-Aranha. Um conceito ótimo e com uma fila grandinha para experimentar (no caso da Sony, você precisa baixar no seu celular o app Experiência PlayStation para reservar hora nos jogos).

Se quiser uma fila menorzinha, pode tentar o igualmente divertido Devil May Cry 5, escondido em uma quina no estande da Microsoft. Mas se seu lance nesse tipo de evento é ficar horas numa fila para algo que não corresponde ao tempo gasto, pode ir direto encarar o Kingdom Hearts 3, presente tanto no estande da Sony quanto da Microsoft. Mas leve pelo menos metade de um volume de Hunter x Hunter pra ler: você vai ficar horas esperando.

#04. Coloquei personagens na Jump na Unreal Engine e veja como ficou!!!!

Todos os jogos citados são apenas vagamente japoneses, seja pela equipe de produção quanto pelo tema, porém existe um jogo lá que é o mais puro creme dos shonens de lutinha a 22 reais: o Jump Force. Mesmo sem estande próprio, a empresa japonesa Bandai Namco espalhou seus games por todos os estandes, realizando uma romaria involuntária para o público otaku dentro da BGS, e Jump Force é o equivalente àquela parte da romaria que estamos com os pés cansados.

O jogo de luta reunindo os guerreiros da Shonen Jump está lá com uma demo bem recente, tanto que tem o Gon, Hisoka e o Barba Negra de One Piece. A única coisa não muito presente é uma física coerente, porque tudo parece flutuar. As colisões também parecem estranhas, e os personagens caem no chão numa velocidade que parece replay dramático. Mas o povo parecia gostar.

#05. Estandes comuns em eventos otakus

Mas se nada disso te convenceu, saiba que tem estandes familiares para te deixar como num Anime Friends. Tem estande pra venda de card game de Pokémon, lojinha de Funko e até mesmo lugar com touquinha otaka e plaquinha para pedir abraços. Procurando bem dá pra achar até loja vendendo mangá.

Serviço – BGS 2018

Quando: 10 a 14 de Outubro

Onde: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Horário: 13h às 21h

Ingressos

Individual (meia-entrada) – R$ 59 (ingresso individual para 01 dia de evento aberto para público – sábado já esgotou)

Individual Fast Pass (meia-entrada) – R$118 (ingresso individual para 01 dia de evento – sábado já esgotou)

3 comentários em “Sou um otaku e estou na BGS 2018, o que posso fazer aqui?

  1. Jump Force é algo q poderia ser muito bom, mas ta sendo de uma maneira tão errada q chega a ser triste. Cheguei a defender o jogo na época do anúncio, mas agora n dá. É algo q nem sequer trás características dos mangás.
    Bem o evento parece ser maneiro, dois amigos foram, só q essas filas é meio foda.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s