Barraco

Ensinando o que é PLÁGIO através de personagens de Sword Art Online

Por algum motivo que pode ou não estar relacionado ao famoso caso da YouTuber que fez um vídeo, aí descobriram que o vídeo era idêntico a outro vídeo, fizeram um vídeo comparando os dois, aí a YouTuber lançou vídeo falando que não foi plágio pois os dois pegaram da mesma fonte, decidi deixar um pequeno legado para os jovens otakus que estão entrando agora nessa de produzir conteúdo (mas serve também para a galerinha que está acabando de entrar na faculdade).

Isso mesmo, minna, decidi explicar o que é PLÁGIO, um dos piores CRIMES da internet (porque roubo, mesmo de ideias, ainda assim é roubo). Para que o texto não fique chato, meu estagiário me sugeriu que fizesse de forma ilustrada com personagens de Sword Art Online, assim fica acessível a todo mundo. IKIMASU aprender o que é plágio?

PERGUNTA #01. O que é plágio?

PERGUNTA #02. Usei o mesmo tema de outra pessoa, isso é plágio?

PERGUNTA #03. Usei a mesma fonte de outra pessoa, isso é plágio?

PERGUNTA #04. Usei a mesma linha argumentativa de outra pessoa, isso é plágio?

PERGUNTA #05. Usei o mesmo tema, a mesma fonte, a mesma linha argumentativa e os mesmos exemplos de outra pessoa e não falei que veio de outro lugar, isso é plágio?

PERGUNTA #06. Todo mundo usa ctrl c + ctrl v na escola, isso é plágio?

PERGUNTA #07. Usei ctrl c + ctrl v na faculdade, isso é plágio?

(Asuna presa por plágio)

PERGUNTA #08. Eu sou obrigado a ter minhas próprias ideias sempre? Não posso me inspirar em ninguém?

Agora mandando bem a real, existem dois tipos de pessoas que cometem plágio:

1- pessoas que não sabem que copiar algo de outra pessoa é crime, e acham algo natural. Nesse caso faltou alguém lá atrás pra avisar que isso é tão errado quanto roubar um chocolatinho das Lojas Americanas.

2- pessoas que fazem na caruda mesmo sabendo que estão erradas. Normalmente as pessoas com um teco a mais de cérebro se dão ao trabalho de mudar a ordem das coisas e usar palavras diferentes, isso dificulta e muito encontrar um plágio.

Tem uma matéria muito boa da USP sobre o assunto, aliás. Espero ter ajudado qualquer dúvida de vocês, coleguinhas, até mais!

20 comentários em “Ensinando o que é PLÁGIO através de personagens de Sword Art Online

  1. Copiar material alheio e ser pego é muito errado. Por isso se esforce na busca de conteúdo e honre seus leitores fazendo de tudo para não ser pego.

    Curtir

  2. ela nao copiou….apenas traduziu o original para portugues. e np fim daqui a algumas semanas ninguem vai lembrar dessa tretinha

    Curtir

  3. Só acho estranho o blog que mais copia matérias de outros sites sem citar fonte fazer uma matéria sobre plágio. Acho que é hipocrisia que fala, né?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Só lembrando que o artigo que a youtuber postou, foi publicado 1 ano depois do vídeo do Mother’s Basement. No mais, ótima matéria, como sempre.

    Agora olhe o primeiro comentário da matéria 😁
    Isso é plágio, Arnaldo?

    Curtir

  5. Um dos melhores textos da Mara.

    O que acontece no Brasil, é que quem produz conteúdo acha que o público é burro (vide o carinha da IGN) e não assiste mais nada em outros idiomas. É bem normal ver conteúdo plagiado dos americanos.

    Eu já vi plágio de francês, mas como francês é bem menos difundido que inglês, as repercussão não foi tão grande.

    Curtir

  6. Me lembro que olhei esse vídeo dela, mas não conhecia ela e nem assisti. Agora vou assistir. Kkkkkkk

    Curtir

  7. Achei que seria um post sobre Noruto ter copiado descaradamente HxH ou de Fairy Tail ter copiado One Piece, mas fui surpreendido por mais uma daquelas fofocas monstras que alegram nosso dia!!!

    É justamente por isso que acesso esse site, não é pra saber de mangás e animes, mas pra ficar por dentro das tretas e barracos desse meio :D Mara sua gorda, você é a Sonia Abrão que merecemos :P

    PS* sempre que faço menção ao MaisDeOitoMil no superamiches, eu coloco os devidos créditos

    Curtido por 1 pessoa

  8. Esse Anonimo é tipo a “”Keiko”” que vinha nas áreas de comentários defender o Mineirinhozu

    Curtir

  9. @samurandre E não avisou a ninguém que se tratava de uma tradução nem qual era a fonte? Aham… Faz outra matéria disso, Mara, porque tem coleguinha aqui que ainda não entendeu.

    Curtir

  10. Plagiar ou não plagiar? No mais, ficou óbvio que é uma mina pegando carona nesse negócio de Cultura Nerd, que aliás encheu de pós moderno poser que de nerd não tem nada. Ela queria se aproveitar da ignorância da fonte ser de outro país pra fazer fama rapidamente. O que sempre ocorreu por aqui. O que mais tem é gente pegando material de outro e deixando subentendido que é seu. Só que essa incrível descoberta se deu porque era uma Youtuber usando a imagem para isto, ela achou que poderia ser aliviada.

    Vi alguns vídeos dela, dá pra notar que é forçado. Mas taí: tá cheio de gente forçada no meio nerd/geek/otaku. Gente que nunca entendeu nada, que produz conteúdo com script mal feito, gente que quer lacrar no meio nerd de maneira descabida como se o nerd fosse um monstro e culpa das mazelas da sociedade.

    Se eu for citar problemas piores que o caso dessa menina plagiadora, ficaria horas aqui. Melhor deixar quieto.

    Curtir

  11. Grande coisa… isso acontece até na industria como o compositor do FFXIV que plagiou uma música do Powerman 5000. O que me incomoda mesmo é ver brasileiro indo no canal do gringo xingar o próprio país. Parem de virar latas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s