Mercado Nacional

Crunchyroll vai exibir animes legendados no horário nobre na TV aberta, isso vai prestar?

Na tarde desta sexta-feira (13) a gente já esperava alguma notícia genérica vinda do vídeo semanal da JBC, mas fomos pegos de surpresa com outro lado otaku se manifestando. O site de notícias da Crunchyroll (aquele que fica bem escondidinho) revelou que o Brasil será pioneiro numa empreitada inédita no mundo: a Crunchyroll ganhará um programa de TELEVISÃO. Segundo a notícia, o bloco semanal de uma hora na Rede Brasil exibirá a partir do próximo dia 21 de abril os episódios de Re:Zero e Black Clover, garantindo a transmissão do grito do Asta em qualidade HD para todo o nosso país continental. Mas como apenas dois episódios de anime não preenchem uma grade televisiva, o resto do tempo será ocupado por Bia Purin e Malu Arantes, as duas apresentadoras da Crunchyroll no YouTube que terão a função de anunciar os desenhos e provavelmente falar sobre as curiosidades da cultura mais rica. Ou seja, elas serão as Mitsui da nova geração, antecipando as aventuras cada vez mais empolgantes dos heróis.

Bem, se fosse para ler a republicação do release vocês teriam ido em outros grandes sites da Imprensa Especializada (menos aquele famoso site que fala sobre animes, mangás e televisão que nunca pronuncia o nome Crunchyroll e fingiu que essa notícia nunca existiu), vocês estão aqui para ouvir algumas considerações a mais sobre a novidade, certo? Bem, minha opinião no momento é: uma estratégia muito boa, mas não sei necessariamente o quão funcional pode ser.

Eu explico. Do ponto de vista de marketing e grade de programação, parece uma ideia realmente muito boa. A ideia da Crunchyroll com isso é usar o programa televisivo para divulgar ainda mais sua marca e seu serviço e, como dona dos direitos da séries no Brasil, oferece essa “amostra grátis” televisiva para o público que pode vir a se interessar na ideia de assinar a Crunchyroll. É uma estratégia diferente de uma RedeTV estreando Pokémon, pois a ideia da emissora nesse caso era apenas conseguir bons pontos de audiência. Não havia qualquer plano comercial de retrabalhar a marca ou outra coisa. Nesse caso, a Rede Brasil ganha na audiência e a Crunchyroll na divulgação. Win-Win.

Mas fiquei encanada com a exibição dos animes ser em japonês com legenda em português. Embora seja um fetiche antigo dos otakus, que já falavam em comunidades do Orkut que a Globo deveria exibir animes legendados no lugar da novela das nove pra conseguir audiência, já tem uns anos que a televisão paga do Brasil descobriu que dublar a programação é algo que atrai muita audiência. Depois que a FOX fez isso e viu seus números subirem, Sony, Warner e demais perceberam que o público que deixava de ver coisa legendada era muito grande, e mandaram dublar toda a programação. Hoje em dia os números são melhores de tempos atrás. Se a gente considerar esse detalhe, pode parecer uma ousadia não dublar um anime que vai passar na TV aberta, certo?

ENTRETANTO, nesse caso esbarramos em algo que elogiei dois parágrafos atrás. Esse blocão de animes (que por uma incrível coincidência são os mangás anunciados pela Panini outro dia) serve basicamente para fazer propaganda do serviço Crunchyroll para os otakus, então exibir um anime dublado não seria meio como anunciar um produto que eles não oferecem (lembrando que são poucos os animes dublados no serviço)? Provavelmente. E isso seria uma estratégia ruim.

A exibição de animes legendados pode afastar o público, mas pode conversar com o nicho. Será que, no fim, o programa/propaganda vai pregar apenas para pessoas já convertidas? Não faço ideia (afinal não sou adivinha) e isso vamos ver apenas no decorrer das semanas pós-exibição. No momento eu só espero uma coisa:

TEM QUE TER FESTA DE LANÇAMENTO! ME CHAMEM, REDE BRASIL/CRUNCHYROLL!!!

23 comentários em “Crunchyroll vai exibir animes legendados no horário nobre na TV aberta, isso vai prestar?

  1. A Rede Brasil sequer cobre todos os estados do País! Nisso, ate se passasse na RedeTV o retorno seria maior. Ou seja, a unica coisa que tu colocasse como grande estratégia, não me parece de fato, num canal que é mais uma lenda do que qualquer outra coisa.

    Se o desejo era oferecer animes legendados pro “nicho Otaku”, tambem nao faz sentido algum, uma vez que nós podemos ver qualquer animes que quisermos, a hora que quisermos, onde quisermos, e com todas as gotas de sangue originais XD

    Não vejo sentido algum nessa historia, mas a Panini agradece!

    Curtir

  2. ” aquele famoso site que fala sobre animes, mangás e televisão” eles excluíram um comentário meu que falava sobre o assunto ksks

    Curtido por 2 pessoas

  3. Não irei dar um pingo de audiência a um bloco que já nasceu flopado, fala sério né anime legendado em tv aberta???, coisa mais ridícula e sem noção essa da Cruncyroll que nao deve ter grana para pagar uma dublagem decente do Rio de Janeiro ou São Paulo Capital neste animes e joga legendado e quer que a gente bata palmas ,fala serio não pensaram que tem muitos fans com problemas de visão que não poderao curtir estes animes , Odiei a iniciativa de excluir a dublagem

    Curtir

  4. Deve ter algum tipo de “rivalidade” ou alguma treta envolvendo um redator da Crunchyroll pra esse “famoso site que tem MTV no final do nome” até mesmo bloquear comentários envolvendo o site ou substituindo comentários escritos “Crunchyroll” por “CR”, rs

    Pois bem, essa parada de exibir legendado dá pra entender, porém acho que poderiam fazer o seguinte: usar o canal como um “premiere” de episódios dublados pra depois os transferir pro Crunchy, se possível disponibilizar até para usuários sem conta premium, já que estão exibindo os animes na TV aberta.

    Eles já dublaram muito conteúdo em inglês para home-video, por que não fazer o mesmo aqui pelo menos para TV? Querem marketing, façam marketing.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Cara isso ae deve ter sido uma permuta da boa, se duvidar ninguém deve ta gastando nada. Rede Brasil dá o horário, Crunchyroll os anime e o que vier é lucro. O ponto chave é que o alcance da Rede Brasil é quase nulo. Sobre o afasta, acho q nem rola muito, pelo que vi vai ser exibido Sabado a tarde e nesse horário ninguém ta fazendo nada.

    Curtido por 3 pessoas

  6. Não sei no resto da cidade, mas na parte do Rio em que eu moro não pega a Rede Brasil. Só com Claro TV e SKY se consegue essa proeza. Mas vamos ver. Vai que dá certo.

    Curtido por 3 pessoas

  7. Não tinha reparado na “coincidência” com os lançamentos da Panini. Será que a editora tirou o escorpião do bolso, já que deve ter entrado muito dinheiro no caixa graças ao álbum da Copa, e resolveu patrocinar um programa para otakus puristas realizarem o sonho de verem animês em horário nobre e COM LEGENDAS (sem dublagem brasileira para “estragar”), em troca de propaganda das suas novidades? Afinal, sabemos que não basta ser shounen de lutinha da Jump para ser um sucesso de vendas (abraço, Toriko!).
    Provavelmente, não!
    Quanto a exibir animês dublados, além dos Cavs, que já passa na Rede Brasil, a Crunchyroll dispõe de três títulos no catálogo. É só fazer um teste e ver se é isso que os otakus querem (a não ser que eles não tenham licença para exibir isso na TV, ao contrário dos outros dois… ou se minha teoria absurda da Panini patrocinar isso tiver algum fundamento!)

    Seja com for. a Rede Brasil não pega por aqui (até tentaram dar uma de malandros, mas a ANATEL deu uma lacrada neles, literalmente xD), então não vou poder ver (e ouvir) o Asta gritando na minha TV =/

    Curtir

  8. Parei de ler em ” Segundo a notícia, o bloco semanal de uma hora na Rede Brasil…”

    Não, não vai dar certo :p

    Curtir

  9. Mercadologicamente é algo válido, mas parando pra pensar seria mais interessante uma parceria com o finado Animax pra isso. Claro que com uma melhor iniciativa de deixar com canal mais em evidência na época.

    Mas vamos nos posicionar ao que a Rede Brasil está fazendo: parece-me tudo um tiro n’água porque convenhamos: TV Aberta não tem tanta relevância, TV Brasil é um canal problemático por si só que não sei como conseguiu manter CDZ e DBZ até agora, a não ser que estejam vendo ele como canal azarão, mas que reside algum potencial.

    De todo caso, assistirei. Não me interesso ao Crunchroll por conta da qualidade e de pessoas envolvidas nesse negócio não me descerem, assim como a maioria desse mercado nacional de animes e mangás.

    Curtido por 1 pessoa

  10. A Rede Brasil já passa aqueles filmes cult legendados para hipsters… por que não animes legendados para otakus?

    Curtido por 2 pessoas

  11. Rede Brasil É A MELHOR EMISSORA DA VIDA!!!

    Os caras passam desenho sem direitos autorais (piratão), passam anime legendado, só falta fazerem streamem do youtube :P

    SE ELES PASSAREM ONE PIECE AI VAI SER MASSA.

    Curtido por 2 pessoas

  12. Preferia que fossem dublados os animes, legendado nem vou perder tempo, até por que já vi no streaming deles, a muito tempo.
    Seria melhor dublado e com legendas assim todos saíriam bem

    Curtir

  13. Eu acho essa atitude do Crunshyroll um tiro no pé porque:
    1)A Rede Brasil não tem afiliadas em todo o país. Se tivesse se conveniado com a Band ou a Rede TV!, teria um retorno melhor. Aliás, seria um sonho ver animes no lugar dos cultos do bispo RR Soares nos dois canais.
    2)Em tv aberta, anime tem de passar DUBLADO. Qualquer programa legendado tem audiência nula, a não ser em canais premium de filmes ou séries.
    3)Como disse, o Crunshyroll deveria usar o programa para promover o site e usá-lo como a versão “premium” do programa. Assim ajuda a entrar mais grana nos cofres.
    4)O próprio site deveria ter mais opções de animes dublados. Conheço muita gente que odeia assistir qualquer coisa legendada.
    5)Para o colega acima, devo informar que a Rede Brasil é um canal e a emissora pública TV Brasil é outra coisa (na sua faixa infantil só priorizam animações educativas e nacionais).

    Curtido por 1 pessoa

  14. Você sabe muito bem que o ANMTV não pronuncia o nome do Crunchyroll porque o teu bonde (JBox e companhia) excluíram eles do rolê na época que o Crunchy chegou aqui rsrs

    Curtir

  15. O problema é que atrai ver Animes na TV é os adolescente e criança, não ter dublagem vai afastar esse publico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s