Começou a temporada de outono 2023 e a gente sabe o que isso significa: uma caralhada de animes sendo despejados nos nossos serviços de streaming. E como os demais influenciadores otakus estão ocupados cobrindo Frieren e outras séries famosinhas, quem irá gastar tempo para ver as mais desaplaudidas produções da Crunchyroll? Eu!
Adorava fazer matéria de começo de temporada lá na época do Omelete, então estou trazendo essa ideia pra cá: assisto ao primeiro episódio de várias estreias (ou seja, nada de segundas temporadas) e dou um panorama breve do que vi para você também saber qual anime merece sua atenção. Em cada anime eu explico a sinopse, falo de onde vem e até aviso se tem sakuga para quem se interessa por isso.
Então vamos à lista, que será atualizada à medida que for assistindo a novas estreias!
Firefighter Daigo – Rescuer in Orange (Megumi no Daigo Kyukoku no Orenji)
Criação: Masahito Soda
Tipo de História: Treinamento Militar + Bombeiros
Sinopse: A história começa com habilidosos bombeiros salvando sobreviventes de um prédio em meio a uma crise sem precedentes. Após o resgate e uma discussão de colegas de trampo, vamos para um flashback mostrando como o protagonista Daigo, o do título do anime, foi crescendo na corporação ao lado de seus amigos Shun Onoda e Yuki Nakamura. Basicamente um Time 7 do combate ao fogo.
Vai agradar sakugeiro? Um pouquinho só. Mas vão reclamar das escadas de bombeiro em CGI.
Opinião: Olha, achei bem legal esse aqui. Tem uma energia bem mais pé no chão que um Fire Force da vida, e os personagens são interessantes. A “reviravolta” com o Daigo no final do primeiro episódio me deixou curioso para avançar. Só não entendi o fato dessa série ser na verdade uma continuação de um outro mangá dos anos 1990, obra esta que nunca foi animada. Ou seja, é tipo ver um Dragon Ball Super sem ter visto o Z (que é o que acontece com parte do público, então…).
MF GHOST
Criação: Shuichi Shigeno, que é pai de Initial D e mãe dos animes em CGI
Tipo de história: Boruto dos drifts
Sinopse: Muitos anos após Initial D, existe no Japão uma organização chamada MFG que organiza corridas. Isso é um prato cheio para o gringo Kanata Rivington, que veio do Reino Unido para ser o melhor dos pilotos para orgulhar seu mestre, Ryosuke Takahashi (o protagonista de Initial D).
Vai agradar sakugeiro? Não.
Opinião: Hétero demais. Tudo aí emana aura hétero, do protagonista paumole à existência de umas garotas vestidas de anjinho fazendo a largada das corridas. Esqueça toda a tensão sexual entre os personagens de Initial D, agora todo mundo tem energia de camiseta polo. Não gostei.
O Berserker da Gula (Bōshoku no Beruseruku Ore dake Reberu to Iu Gainen wo Toppa suru)
Criação: Ichika Isshiki
Tipo de História: Fantasia medieval estilo RPG
Sinopse: Guardinha fraco e humilhado na verdade esconde um segredo, pois seu poder de sentir sempre fome na verdade faz com que ele seja uma pessoa especial e poderosa que pode absorver habilidades de quem derrotar.
Vai agradar sakugeiro? Não.
Opinião: Um saco. Chega até a ser bonito como conseguiram pegar um monte de clichês e construíram uma das tramas mais desinteressantes que vi nesses dias. O personagem principal é interpretado pelo mesmo ator que fez o Kirito e outros 30 protagonistas de fantasias medievais, então fica aquela impressão que você já assistiu a esse anime antes. E será mesmo que já não assisti antes? Nunca saberei, mas vai agradar aquele otaku acostumado a assistir trocentas variações de fantasias medievais com personagem tão injustiçado quanto o próprio espectador se enxerga.
Shangri-La Frontier
Criação: KATARINA, Ryosuke Fuji
Tipo de História: Sword Art Online, só que bom
Sinopse: Sunraku é um adolescente viciado em jogos ruins e decide, pra variar um pouco, encarar um game bom. E o escolhido é o Shangri-La Frontier, RPG online sucesso entre a molecada. Nesse mundo virtual ele tenta jogar da forma mais galhofa do mundo, vestindo seu personagem com apenas cueca e uma máscara de passarinho, mas quando Sunraku faz algumas coisas fora da ordem esperada pelos desenvolvedores o adolescente ativa algumas surpresinhas naquele jogo.
Vai agradar sakugeiro? SIIIIM!
Opinião: Sou suspeito pra falar porque sou fã de Shangri-La Frontier. Minha recomendação é você ir agora mesmo assistir ao primeiro episódio, que entrega tudo. Ou então ler minha matéria que tento te convencer com mais parágrafos a ver essa maravilha.
Me Apaixonei pela Vilã (Watashi no Oshi wa Akuyaku Reijō)
Criação: Inori, a maior comentarista de lives da NewPOP
Tipo de História: My Next Life as a Villainess com pressão baixa
Sinopse: Garota adolescente vai de naninha no meio da aula e, quando acorda, descobre ter sido transportada para o universo do seu otome game favorito. Mas se o objetivo do jogo é sentar em um dos três boys de personalidade marcante, a protagonista deste anime quer mesmo é pegar a vilã de longos cabelos loiros e que ri com “HO-HO-HO-HO-HO”.
Vai agradar sakugeiro? Não.
Opinião: Eu teria me divertido MUITO se não tivesse assistido a My Next Life as a Villainess este ano. As histórias compartilham muitas características, como o fato de serem isekais baseados em jogos de namoro com uma protagonista gamer. E o problema é que My Next Life as a Villainess faz tudo melhor. A obra da Inori até é divertidinha e bobinho, mas se quiser algo mais substancioso recomendo ir para o My Next Life as a Villainess mesmo.
Informação importante: Está saindo já dublado, parabéns para a equipe da Crunchyroll pelo feito.
Overtake!
Criação: Funcionários da Kadokawa que não foram creditados na Wikipedia
Tipo de história: Corrida
Sinopse: Fotógrafo acompanha corrida de Fórmula 4, conhece um monte de gente legal, um corredor paunocu e se encanta com a categoria.
Vai agradar sakugeiro? Sim, mas o sakugeiro pode ter uma síncope quando ver os carros em CGI
Opinião: Que anime gostosinho! Gosto de histórias que trazem pessoas apaixonadas por um hobby, mesmo um que não me atraia como é o caso de corrida. Esses animes têm como objetivo explicar didaticamente todos os detalhes de suas devoções, e os personagens falam com tanta paixão sobre Fórmula 4 que você até tem vontade de ligar na Band num domingo e acompanhar o Verstappen correndo. Pretendo continuar, até porque aqui sim temos tensão homoafetiva em todos os personagens masculinos.
Migi&Dali (Migi to Dali)
Criação: Nami Sano (falecida autora de Sakamoto Desu Ga)
Tipo de história: Mistério/Thriller/Comédia (!?)
Sinopse: Casal idoso rico pensa “por que não adotar um adolescente pra curtir esses últimos anos de vida?“. Após visita a um orfanato eles se encantam pelo adolescente Hitori, que esconde um segrego. Na verdade Hitori são dois irmãos gêmeos, Migi e Dali, que ficam trocando de lugar sempre que necessário para realizar seus planos psicopatas de conquistar os pais adotivos.
Vai agradar sakugeiro? Não
Opinião: Achei fantástica essa mistura de Um Lugar ao Sol com o filme Parasita. O humor é totalmente Sakamoto, porém em uma história diferente, e a direção do anime sabe como pegar esses momentos cômicos e usar a seu favor, mesmo com a animação mais limitadinha. A forma como a autora mistura thriller com humor é divina, e fiquei bem interessado em saber qual o plano desses dois lunáticos.
Ron Kamonohashi’s Forbidden Deduction (Kamonohashi Ron no Kindan Suiri)
Criação: Akira Amano (a mãe de Reborn)
Tipo de História: Sherlock
Sinopse: Policial jovem e empolgado pede ajuda a detetive desleixado e observador de personalidade difícil para resolver crimes.
Vai agradar sakugeiro? Não.
Opinião: Se você já assistiu a qualquer série ocidental de detetive ou de investigação criminal você já viu o que Ron Kamonohashi’s Forbidden Deduction tem para oferecer. Akira Amano criou a história mais clichê possível para o gênero e sem criar nada de novo, com o típico personagem excêntrico que resolve crimes com observação aliado ao Watson da vez que é um tonto que sempre cai na manipulação emocional do detetive. Embora esse gênero de história não seja tão presente nos animes e mangás, o negócio pode soar um pouco saturado e básico para quem já viu qualquer produção ocidental sobre o tema.
SHY
Criação: Bukimi Miki
Tipo de História: My Hero Academia se o Horikoshi não fosse um autor limitado
Sinopse: As guerras acabaram nesse mundo com heróis, mas agora essas pessoas poderosas precisam salvar pessoas de eventos tradicionais como prédio em chamas e montanha-russa que quebra. Só que Shy, a heroína do Japão, é bastante tímida e não está muito pronta para lidar com o fato de que não poderá salvar todo mundo.
Vai agradar sakugeiro? Até que vai, tem uma direção criativa e uns momentos sem sentido de brilhos etc
Opinião: Eu achei esse bastante legal, e me deixou atento durante todo o episódio. Essa coisa de mundo com heróis não é nada de novo, temos My Hero Academia aí, mas SHY consegue colocar um tom dramático que o Horikoshi nunca conseguiria desenvolver. Acho que vale a pena dar uma conferida em mais episódios para ver como se desenvolve.
ATUALIZAÇÃO DE 10/10/2023
Power of Hope ~ Precure Full Blossom ~ (Otona Precure)
Criação: Narita Yoshimi (a mesma das séries originais)
Tipo de História: Digimon Tri para fãs 30+ de mahou shoujo
Sinopse: Muitos anos após o final da série Pretty Cure 5 GoGo duas ameaças surgem para atazanar a vida adulta das antigas heroínas: aquecimento global e a vida adulta. Será que elas conseguirão resolver os problemas e ainda curtir uma cervejinha gelada após o expediente?
Vai agradar sakugeiro? Nem.
Opinião: Colocar essa série aqui na matéria é um pouco “trapaça” por ser uma continuação, porém como não assisti às séries Futari wa Pretty Cure Splash Star, Yes Pretty Cure 5 e Yes Pretty Cure 5 GoGo eu vou encarar como novidade e é isso. A princípio fiquei com medo de ficar perdido, tanto que fui atrás da sinopse das duas séries da geração “5” e vi as aberturas para entender a personalidade das garotas, e deu pra acompanhar bem a nova série. Não sei se vou continuar, quero ver pelo menos até o segundo episódio para ver se teremos transformações e lutas ou se é só amizade e derretimento das calotas polares. Mas confesso que me diverti com a protagonista tomando no cu achando que seus problemas se resolveriam com atitude e amor.
16bit Sensation – Another Layer
Criação: Misato Mitsumi, Tatsuki Amazuyu e Tamiki Wakaki
Tipo de História: Mercado de games e viagem no tempo
Sinopse: Protagonista sonha em ser uma grande artista de games destinados a garotas, mas ela tem um emprego fodido pintando costas de personagens em visual novels destinadas ao público punheteiro. Num passe de mágica ela é transportada para o começo dos anos 1990 e agora vai descobrir como o trabalho antigamente nesse meio era complicado.
Vai agradar sakugeiro? Não.
Opinião: Eu amo histórias de adultos viajando no tempo para uma época que eles achavam que era ideal, mas aí continuam tomando no furico porque a vida é isso mesmo. Se tiver ainda a protagonista cometendo erros criminosos e egoístas com base nos seus conhecimentos do futuro, vou gostar ainda mais. Quero continuar.
BULLBUSTER
Não confundir com: ballbusting
Criação: Hiroyuki Nakao
Tipo de História: Gundam com Construção Civil
Sinopse: Uma empresa é responsável por exterminar uns bichos que estão numa ilha com a ajuda de máquinas de construção civil enormes que funcionam como robôs gigantes. Um novato entra na empresa e precisa lidar não só com pavorosos montros em CGI como também com a burocracia da firma.
Vai agradar sakugeiro? Só até aparecer o monstro em CGI que é a coisa mais feia que já vi num anime desde Dinossauro Rei
Opinião: Não curto muito anime de robô gigante, mas esse aqui me encantou pelos personagens fora do comum. O protagonista é mala sim, mas tem um grandão fortão que é divertido, amei a senhora de cabelo rosa e temos representatividade baixinho com calvície acentuada, algo raro nos animes. Mas, nossa, o monstro é mais desagradável de ver que otaku discutindo teoria de One Piece.
The Yuzuki Family’s Four Sons (Yuzuki-san Chi no Yon Kyodai)
Criação: Shizuki Fujisawa
Tipo de História: Pega o lencinho porque você vai chorar
Sinopse: Após falecimento dos pais, os irmãos Yuzuki precisam se unir para sobreviver nesse mundo cruel. Hayato, o mais velho, precisa ser o “pai” para seus irmãos adolescentes Mikoto e Minato e o novinho Gakuto.
Vai agradar sakugeiro? Até que sim
Opinião: Fui atrás porque fiquei curioso com os elogios e, olha, que anime bonito. Normalmente histórias mais slice-of-life não me atraem, mas os personagens são tão bem trabalhados e a rede de segurança da família Yuzuki é tão forte que não tem como não se encantar com a história. Recomendado.
100 Namoradas que Te Amam Muuuuuuuuito (Kimi no koto ga Dai Dai Dai Dai Daisuki na 100-nin no Kanojo)
Criação: Rikito Nakamura e Yukiko Nozawa
Tipo de História: Komi Can’t Communicate da pegação não-monogâmica
Sinopse: Após enésimo fora, adolescente comum conversa com Deus do Amor que revela ter cometido um erro durante seu nascimento. Em vez de ter uma alma gêmea destinada, ele tem 100. E se não ficar e amar todas elas, elas vão morrer. Agora com essa desculpa ele vai poder roçar a calabresa em pelo menos 100 adolescentes que são completamente apaixonadas por ele.
Vai agradar sakugeiro? Hmm… não sei
Opinião: Eu lembro de ter lido o mangá e ter achado meio ruim e caótico. O autor tem boas ideias e um bom timing de humor, mas me pareceu bastante perdido na narrativa da história. Felizmente o anime deu uma consertada nisso, melhorou as piadas de quebra de quarta parede e deu uma segurada no fato do autor ser viciado em referências a outros animes e mangás. Entretanto está longe de ser uma história que me atrai atualmente, então é isso, segue em frente que tem outros troféu.
(A lista será atualizada à medida que assistir a novos animes, fique de olho no post!)