Aleatoriedades

Uma imagem chocante

Os animes estão passando por uma fase muito boa no Burajiru. Ano passado tivemos a estreia de Dragon Ball Kai, a compra de Dragon Ball GT e Kai pela Band, o lançamento do DVD de Sailor Moon S e alguma ou outra coisinha relacionada a Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e Bakugan.

Sabendo disso, a imagem que eu vou mostrar a seguir é CHOCANTE.

Se você tem algum problema cardíaco, recomendo que sente (tem alguém lendo meu blog de pé?) e que tome um chá de vodka com Lexotan.

Sentou? Tá tranquilinho?

Então vejam a imagem do acervo de animes do canal chileno ETC.cl.

Mercado Brasileiro, tente dormir em paz.

(Dica do leitor @JulinhowBraga)

***

(@maisdeoitomil)

70 comentários em “Uma imagem chocante

  1. Não conseguirei dormir sem Sally la brujita no brasil…

    Outro dia eu vi os animes que passam na MTV num desses países…
    MTV, cara, até lá passa animes melhores nos gringos.

    Curtir

  2. Se comparar mercado de anime e mangá daqui com qualquer outro país da nisso: surra homérica.
    E olha que tu pegou o Chile. Se pegasse Argentina, valha-me Deus! D:
    Bom post Mara!

    Curtir

  3. Aff só tem coisa ruim : One Piece, Dragon Ball, Yugioh, Hunter x Hunter, Pokémon, Eyeshield 21, Super Campeões, Sakura Card Captor, aff só coisa ruim. Sou muito mais Ben 10 ‘-‘
    (Desligando Modo Ironia)

    Curtir

  4. Precisamos de um canal desse por aqui… e não falem do Animax, lá só passava os animes obscuros (até hoje, mal se encontra informações do escroto Genma Wars na net!) tirando FMA e HxH.

    Curtir

  5. Tirando o fato de que 70% desses animes são do século passado e uns 50% já passou aqui no Brasil entre 1990 e 2005, realmente, o mercado de animes brasileiro já era a muito tempo! Mas nem tudo são flores, afinal eles serão obrigados a assistir todos esses animes em ESPANHOL! Só esse detalhe já estraga tudo

    Curtir

  6. Eu queria, eu realmente queria entender a cabeça dos donos/diretores/administradores das emissoras de TV brasileiras. O anime está espalhado pelo mundo até nas ex-repúblicas soviéticas tem mais anime do que aqui!

    A única coisa concreta que descobri é que para a sacrosanta e poderosa Rede Globo, TODO desenho animado é para criança e portanto, não pode ter violência! Nem a versão ianque do One Piece, totalmente censurada, eles aceitaram! É soda…

    Curtir

  7. o post fica engraçado quando vc vê adaptações do tipo hajime no ippo – espiritu de lucha.

    Curtir

  8. Quanta coisa velha! xD

    Mas que é uma lavada tudo isso no MESMO canal, isso é.

    Curtir

  9. Não sei oque é mais surpreendente, o chile que com certeza tem um mercado menor que o do brasil ter mais animes que nós ou a mara ter publicado duas vezes no mesmo dia

    Curtir

  10. A maioria desses animes são antigos, inclusive já foram reprisados a exaustão nos países de língua espanhola da América Latina. Se bem que pelo menos eles tem anime na TV…

    Curtir

  11. Só por ser antigo não quer dizer que peque em qualidade. Tem muita coisa boa ae,tem anime nessa lista que por mais que reprise,ainda vai ter muita gente assistindo,sempre terá público. Sakura, DB, Dr. Slump, Hunter X Hunter, Gundam,One Piece, Sailor Moon, Ranma 1/2,Shamam King, Slam Dunk e até Pokemom. Qualquer um desses que citei ganha sem sombra de dúvida de muita merda que é lançada hoje em dia. E ainda por cima tudo no MESMO canal? É pra você ligar a TV e nao sair da poltrona o dia todo. Claro,se você for chileno.

    Curtir

  12. SÓ ANIME VELHO MEU DEUS.

    não é nem questão de ser bom ou ruim, é só que existe uma caralhada de coisa nova, claro, nem todas são boas, mas a grande maioria dessa lista é dos anos 90, ainda tinha coisa boa pelo menos até 2004 (nem vou comentar dos que saem atualmente, odeio a onda moe).

    mas vem cá, sério mesmo que vocês acreditam que um canal desses faria sucesso no Brasil? gente, Locomotion e Animax não ensinaram nada pra vocês? porrãm.

    Curtir

  13. Não vejo problema em ser antigo. Sendo bom é o que vale.

    Faria sucesso com a minoria otaku talvez. Enfim,só com a minoria.A questão é o péssimo gosto da massa brasileira,a censura(não se incomodam com bundas e mamilos expostos em horario nobre na epoca de carnaval,mas se incomodam com gotas d sangue)e o tratamento de que anime = desenho = coisa pra criança = qualquermerdaviciante pras criancinhas assistirem. Uma pena.
    Enfim,o foco do post era apenas mostrar como um pais pequeno investe em animes,e o nosso Brasil ainda se mantém estagnado no Nickelondeon/Seriesemgraçadisney.

    Curtir

  14. O Locomotion fazia sucesso e sabia ter uma interação com o público ao contrário do extinto “canal robô” Animax, que tinha uma propaganda pior que a outra e reprisava as coisas a exaustão. O segmento de animes é bem promissor só que ele tem que ser bem trabalhado, talvez os animes não precisem ficar num canal 100% animes mas num canal jovem que tenha desenhos americanos e internacionais e mais séries divertidas. Ninguém vive só de animes. E o legal era fazer propagandas interessantes como o Cartoon Network antigamente fazia contanto uma história de algum personagem da série e essas coisas. O que me decepcionava no Animax eram as dublagens da Álamo que repetiam sempre as vozes em cada anime, já era praxe eu ficar identificando qual personagem tinha a voz igual a do outro. E eu não gostava tanto da mixagem de sons da Álamo, não sei explicar mas para mim é melhor um estúdio de Miami ou esses outros que atuam no mercado. Eu não quero um anime com mixagem de filme praticamente, eu quero de desenho animado mesmo.

    Curtir

  15. Vou falar a verdade pra vcs, isso tudo é uma conspiração da Igreja católica, com a entrada do novo papa ouve uma reforma ideológica e nisso cairão matando em cima dessas obras (animes e videogames), o brasil sendo o maior pais católico do mundo (76% da população) foi o primeiro da fila a sofrer co as medidas.
    Isso nada mais é do que uma estrategia para recuperar o publico infantil das igrejas, pois todos sabem que os padres adorão criancinhas.

    Curtir

  16. Não acredito!!!

    *Dr.Slump

    *El Jardin Secreto

    *Hello Kitty Paradise

    *Magical Doremi

    *Ninja Hattori

    Chile me espera! Chile me espera! Chile, lá vou eu!!!

    Curtir

  17. E daí que a maioria dos animes aí é do século passado? Sinceramente, os animes eram bem melhores naquela época, sem essas modinhas de hoje em dia (Ouvi zumbidos… É você, Naruto?). Brasil é uma putaria só, com certeza, e acho que não daria tanto destaque pros ainmes como esse canal aí. Não vou dizer que não queria esse acervo de animes aqui no Brasil, mas também não vou dizer que quero.

    Curtir

  18. Não entendo de onde virou senso comum que anime dos anos 80, 90 é ruim?

    Eu vejo Macross original e tenho vontade de dar um tiro em quem fez Macross Frontier.

    Fico triste de ver a molecada nova achando que mawaru penguim drum, black rock shooter bons………. pseudo-opiniões noobs.

    Não importa a idade, o que é bom é bom, o que é ruim é ruim, só isso.

    Curtir

  19. Eu leio seu blog plantando bananeira, obrigado pelo aviso.

    Nem dá mais para dizer que o Brasil tem um mercado, mesmo lançando toda temporada de sailor moon (acho que em 2100 termina) não muda o fato de que não se trás nada novo, logo a nostalgia de fãs move esse “mercado” de modo pífio.

    Como já citado por outro leitor, boa parte é do politicamente correto, não se pode mostrar um episódio de Naruto na integra. Quem tinha acesso ao Animax via o rigor, todo anime tinha no mínimo recomendação 12 anos, 14 era comum, 16 não era raro.

    Quer ver anime, baixe um bom torrent, esse é o jeito.

    Curtir

  20. Eles já passaram tudo isso, mas nunca ao mesmo tempo, tanto que a programação atual não exibe nem metade desses animes. Basta entrar no http://www.etc.cl pra ver… Mesmo assim, ainda é um canal melhor que muitos dos que temos por aqui.

    Curtir

  21. @Mariana Busarello
    Olha, na minha humilde opinião, acredito que parte do motivo do Animax e Locomotion terem dado errado é que eles eram canais de pacote avançado. Será que fazendo parte do pacote básico ajudaria? Não dou tanta certeza mas acho que sim. Claro que estou desconsiderando as reprises e repertório do Animax.

    Curtir

  22. Mercado de animes no Brasil?Ri tão sadicamente aqui que vieram ver o que eu tava fazendo.É capaz de ter mercado em Abu Dabhi do que aqui,tudo funciona conforme o politicamente correto nessa merda,Locomotion mesmo com suas falhas,era um ótimo canal de animes,a única coisa que lançam sagradamente são os DVDS das temporadas de Naruto SÓ e quando saí um DVD como os rebuilds de evangelion custam os olhos da cara .-. tenho uma amiga que foi pra Argentina e disse que tem canal fechado só de animes e que até os mangás tem qualidade superior do que aqui -.-

    Curtir

  23. Brasileiro reclama demais!

    Alguém já reparou que temos o maior mercado de mangás da América Latina?

    No Chile só recebem mangás importadas da Argentina (Ivrea). No México a principal editora de mangás de lá faliu e sumiu da mesma forma da Savana, sem um pingo de satisfação… Só a Argentina tem alguns lançamentos.

    Em questão de animes, o Crackle foi lançado aqui antes e teremos ainda o Crunchyroll pela JBC. Invejar um canal que só passa reprise de anime velho é brincadeira…

    Curtir

  24. A questão é que aqui mal reprise de anime velho passa.

    E alguns desses animes são raros até de achar legendado, porque ninguém quer saber dos clássicos…
    Ao mesmo tempo que reclamam dos animes atuais, otaku é ranzinza por natureza.

    Curtir

  25. Ô essas velharias aqui em casa. Pode ser deslumbre da minha parte, já que o mercado brasileiro é tão rico, como a Mara mostrou no post. Perdeu o timing prá anime na tv, vamos ver se com o Crunchyroll as coisas mudam.
    Espiritu de lucha: me gusta.

    Curtir

  26. É…

    Queria entender porque animes não vingam nesse país que abre as pernas pra tudo quanto é porcaria do mundo (Amadorismo?). Nem discuto a lista, ao menos eles tem uma, já o Burajiru tem… É.

    Curtir

  27. Meus olhinhos de otaku oldschool brilharam com essa imagem *_*

    É…só me resta ficar no saudosismo mesmo.

    Curtir

  28. Indo pro Chile agora mesmo.
    Tantos, tantos animes que eu adoro num mesmo canal!!!!!!!!!!! Pra que mesmo eu fui nascer brasileira?

    Curtir

  29. @DJ
    Entendo sua argumentação mas o caso é que estamos discutindo animes. Mas de fato, nos mangás, o Brasil lidera fácil na América Latina (mas também, esperar o que quando se tem a Bolivia como vizinho). Porra, a gente até exporta para Portugal!

    Curtir

  30. Canal Chileno tem ONE PIECE!!! Por isso que este anime vai fazer sucesso mundial. E olhe a quantidade de animes bons! Slam dunk, dragonball, guerreiras magicas, digimon, hajime no ippo, shaman king, Doraemon

    HÁ MAIS ANIMES BONS DO QUE RUINS. FALANDO SÉRIO, 70% são animes ÓTIMOS!

    BRASIL, ACORDA PRA VIDA!!!!!! ANIMES no Brasil, ESTÁ MORRENDo!!!!

    Curtir

  31. Pessoal tá pegando o ponto.
    Não é caso de ser velho ou novo, o caso é que no Chile EXISTE um mercado pra anime e mangá.
    Vejam só, ali na listinha do canal tem shounen, shoujo, tokusatsu, tem pra todo mundo!
    Tudo licenciado, oficial, sem essa de pirataria.
    Aqui no Brasil se tu não correr pro Fansubber, tá lascado, porque as distribuidoras não trazem nada de anime e dane-se o que os otakus acham e os fansubbers não tem a mínima intenção de virarem distribuidoras de home video.
    Lá fora, anime é tratado como um produto pra todo mundo, aqui no Brasil é essa coisa de nicho.
    E teve um cidadão aí que citou a Editora Ivrea da Argentina? Falou nosso mercado de mangás é o melhor?
    Te convido a repensar sua opinião:

    Aqui tem os mangás que estão saindo atualmente pela editora:
    http://www.editorialivrea.com/ARG/series_en_curso.htm

    Aqui tem os mangás terminados:
    http://www.editorialivrea.com/ARG/series_completas.htm

    Aqui tem os mangás one-shot:
    http://www.editorialivrea.com/ARG/tomos_unitarios.htm

    E sabe o que eu acho mais legal da Ivrea? Ao contrário da dona Panini ou JBC, eles dão espaço pra artistas de lá!
    http://www.editorialivrea.com/ARG/comics.htm

    Sem mais.
    O dia que nossas editoras fizerem algo decente eu comento, agora o cara comentar que temos o maior mercado de mangá da américa latina com uns mangás CAGADOS, MAL-FEITOS, COM PAPEL TRANSPARENTE, CAROS E SEM SUPORTE ALGUM PARA ARTISTAS DAQUI a gente conversa.

    @ Haruhi-chan 10: Ei, vamos embora juntos! Eles tem Nadja passando lá, achei legal esse anime! 8D

    Curtir

  32. vlw mara por ter feito o post. mesmo sendo animes antigos e mi mi mi, seria uma boa reprisar novamente, ou até memso lançar em dvds, já que boa parte são series curtas… mas, o que me faz pensar é como anda o licenciamento dessas series aqui no brasil???? ah e só pra constar, super doll licca chan vai passar nesse canal. kkkkkkkkkkk

    Curtir

  33. @The Fool
    A maioria desses mangás em andamentos da Ivrea estão em numeros muito mais avançados no Brasil. E não me venha falar de qualidade fisica porque os mangás argentinos estão no mesmo nivel que o brasileiro. Mas reconheço que essa apoio ao autor nacional é interessante.
    Temos SIM o maior mercado de mangá da América Latina, não tem como negar isso. Não frequento eventos a anos mas pelo o que me lembre há uma caravana de Buenos Aires para o Anime Friends.

    Curtir

  34. @ Houndurr: Olha isso aqui:
    http://www.editorialivrea.com/ARG/bleach/index.htm

    E note o comentário:
    —————————–
    PUBLICACIÓN EN CURSO – Cada número argentino ha sido editado en tomos idénticos a los japoneses
    —————————–
    Lá não existe essa de “meio-tankohon”, que tem por aqui.
    Eu não tenho nenhum mangá da Ivrea em mãos para fazer um comparativo com respeito ao que se publica aqui no Brasil, mas pelo que é mostrado aqui no Mais de Oito Mil, a qualidade conseguiu piorar com esses anos todos.
    Acerca de eventos, eu diria que seu parâmetro está equivocado.
    Não é porque vem argentino para evento de anime aqui que quer dizer que o mercado de mangá está bom.
    São duas coisas parecidas, mas não iguais.

    Curtir

  35. @The Fool
    Meio-tankohon existe sim na Argentina! Não sei como é hoje mas uns anos atrás fui pra lá e lembro de ter visto esse formato.

    Curtir

  36. @ Houndurr: Meio-tanko pela Ivrea? Mas bem, tu viu lá o site? As publicações dos caras não são mais meio tanko.
    Mas assim, tu tem algum mangá da Ivrea aí? tem como mandar as imagens das páginas deles?
    Se sim, de repente a Mara poderia até fazer um post novo em cima disso.
    Até mais!

    Curtir

  37. O Brasil possui classificação indicativa, que é uma censura na prática porque, se for identificados certas características, o governo tabela que a produção específica é apropriada para uma tal idade e só pode passar em certos horários. Normalmente violência faz com que o anime vá pro horário das oito da noite.

    Curtir

  38. @The Fool

    Comentei em tamanho de mercado, não qualidade. Mas como você não tem um mangá da Ivrea de onde tirou esse argumento? Moro perto da fronteira com a Argentina e já tive contato com os mangás da editora, a qualidade não foge do que encontramos aqui no Brasil. Aliás, se for para ver apenas qualidade e não quantidade, o nosso país ainda é melhor, pois a L&PM fez um ótimo trabalho com Solanin.

    Quantas editoras de mangá temos no Brasil e quantas tem na Argentina? Faliu a Ivrea adeus mangá para nossos hermanos, igual o caso que citei no México. Ainda falando na Ivrea, ela é tão boa que importa a versão espanhola de seus mangás, quem fala espanhol sabe muito bem que é como se aqui a gente fosse ler edição portuguesa de algum livro.

    Quanto a dar espaço para artista nacional, o que tem relação com mangá? Se for para levar isso em conta temos até a nossa Shonen Jump, a “Ação Magazine”. Parece até argumento de pessoa que acha que desenha e sonha em virar mangaka… Acorda, mesmo seja considerado mangá fora do Japão, cadê os bons? Holy Avengers é um lixo e Turma da Mônica Jovem é de chorar.
    .
    Alguém me diga que não li que mercado de anime e mangá não tem relação. Tipo, WTF?! Anime tem relação com o que, Bob Esponja? É cada uma…

    Não retiro minha afirmação, temos o maior mercado de mangá da América Latina e chorar por canal com reprises é foda. Quer invejar algum país? Então vamos fazer com coisa boa, como França e Itália.

    Aposto que quem fala que esse é melhor canal do mundo era a mesma pessoa que reclamava das reprises do Animax e não gosta de anime dublado.

    Curtir

  39. Caras, cês não tão entendendo a lei da gravidade.
    Esse canal tem tudo isso e NÃO É ESPECIALIZADO EM ANIMES. Agora, imaginem o canal que é especializado.

    Curtir

  40. Poxa, o que tem se os animes são velhos, novos, inéditos ou reprisados? Nada disso diz se ele presta ou não! Novidades são bem vindas, mas qual canal daqui teria grana pra bancar só o “pão quentinho” do Nihon?

    O ponto é que os chilenos tem acesso a uma variedade de animes, dane-se se são da era das costeletas. Enquanto isso, a gente depende de fansub e dvd pirata se quiser ver alguma coisa. Licenciamentos são poucos, raro o caso em que não termina em merda, e a tv tá cada vez mais se adequando à uma “ética” que não exige do povo grande esforço pra pensar, basta cortar tudo que venha a ofender à moral que ele não tem.

    Já sobre mangás, não tenho como comparar com outros mercados. Só acho uma putaria o preço médio ter aumentado tanto em dez anos, se até hoje a gente tem meio tanko, adaptações sofridas, impressão porca, distribuição falha, propaganda nula e pouco ou nenhum contato entre editora e consumidor, dentre outras coisas. E não acredito que isso se restrinja ao Burajiru, então…

    Curtir

  41. Eu não tenho nada contra anime dublado.
    Inclusive até defendo a dublagem de Naruto, que todo mundo odeia pelos motivos errados.

    Curtir

  42. Caralho, aquela lagriminha de pesar saiu do meu olho ao ver a lista. Será que sai caro um curso de espanhol (já que eu vou de carona com um caminhoneiro para o Chile)…

    Curtir

  43. @ DJ: Realmente, após uma pesquisa vi que o mercado de mangá argentino não é tão grande assim quanto eu pensava CONTUDO achei um artigo que pode ser muito interessante sobre a editora Ivrea.
    Cá ele: http://www.kotatsu.com.br/wiki/doku.php?id=ivrea
    Percebe alguns trechos, a editora começou mal, mas havia uma demanda lá por mangá por causa dos animes.
    Exatamente como ocorre aqui.
    A qualidade técnica ERA ruim. Melhorou com o tempo até chegarmos nas edições atuais.
    Agora, olha aqui no Brasil. Em especial a JBC e Panini: Conseguiram PIORAR as edições com…
    10 anos de mercado, oi?
    Como assim?
    Mas é como tu disse, temos sim mais títulos, mas quantidade é diferente de qualidade técnica.
    Pra constar, olha a lista de mangás da Panini aqui:
    http://www.kotatsu.com.br/wiki/doku.php?id=panini

    E da JBC: http://www.kotatsu.com.br/wiki/doku.php?id=jbc
    Perceba, Anime e Mangá são normalmente comercializados e difundidos juntos ou quase juntos, mas aqui no Brasil temos a pachorra de termos mangás ( tecnicamente ruins ) enquanto que a base de mercado que deveria estar ocupada por distribuidoras está ocupado por fansubbers.
    Ou seja, o Brasil conseguiu entortar um modelo de trabalho funcional.
    E o que esse modelo de trabalho gera? Ele acaba a longo prazo com o nicho otaku. Mangá e anime são coisas para todos, não para um nicho de fãs.
    Populariza a coisa, torna ela menos estranha.
    Faz as pessoas se ACOSTUMAREM COM ELA, ASSIMILAREM ELA.
    Note que na Ámerica latina em geral tem um povo que faz quadrinhos em estilo mangá e as editoras abraçam esses caras. Publicam, dão chance.
    Aqui se não fosse pelos sites de quadrinhos online, era roça pra todo mundo e foda-se.
    Coisas de Brasil.
    Agora, pega o ponto do tópico, a Mara mostrou um canal chileno que passa anime.
    De todo jeito, todo tipo, passa até tokusatsu.
    Olha como a mentalidade chilena é diferente da mentalidade brasileira.
    Lá fora os caras querem que os animes se popularizem, querem que as coisas vão pra frente.
    Aqui, num dos carros-chefes da América latina, a gente vive de nicho.
    O tamanho do país é inversamente proporcional à cabeça de quem vive nele, é isso?
    Faz favor!

    Curtir

  44. @The Fool

    O Brasil, infelizmente, é um país de nichos.
    Enquanto nos EUA, Canada, Reino Unido tem-se batalhas de Rapers transmitidas na tv e com stramming ao vivo, aqui no Brasil quem curte Rap está relegado a algumas boates ou quando muito a batalhas em estações de metro (a segunda opção é para os que tem sorte.
    Enquanto no Japão, EUA, Coréia, campeonatos de Yu Gi Oh são cobertos pela imprensa, com direito a matéria em jornal e telejornal. Aqui, se algum infeliz quiser ser duelista, tem que acampar em eventos, por que temos poucas lojas de cards e nem salas de duelo temos aqui (uma das poucas que tinha, na loja Shinozaki do bairro da Liberdade, foi fechada sumariamente a anos atrás e ninguém fez nada).
    Isso foi só dois exemplos random, tem muito mais, mas a verdade do Brasil é essa:

    “Se você não for, Evangélico, Católico, Funckeiro, Pagodeiro e Forrozeiro (tudo em um), você não tem o direito de fazer nada a não ser que sofra pra cacete”

    Tudo é dificil conseguir aqui se não for parte da vertente “povão”, dês de livros e dvds até empregos.

    Curtir

  45. eu adoro ver esses adolescentes e gente que mora com os pais revoltados com o país porque não passa desenho japonês na televisão, mas passa bunda e carnaval. Classe média sofre mesmo :(

    Curtir

  46. Ah, eu tenho esse canal. Sailor Moon Classic o tempo todo~ Muito bom. Fora Dragon Ball, etc. Tinha que vir pra cá…

    Curtir

Os comentários estão fechados.