Aleatoriedades

Los Caballeros Sambando em la Cara de La Grande Nación Japonesa

Todo mundo sabe que a JBC colocou bordas no mangá dos Cavaleiros do Zodíaco, assim como colocou no Evangelion. Se você pensava que era apenas uma regra do tipo “todos os mangás que eram da Conrad agora terão que ter uma borda bizarra”, na verdade você se enganou, porque há uma desculpa explicação oficial.

IKIMASU ver o que apareceu no site CavZodíaco. Como o site já é muito citado, vou citar agora o Quiabo Gyabbo:

Deixa eu ver se a otaka aqui entendeu!

Segundo a JBC, a editora japonesa não tem mais a arte (SIC) do Kurumada, por isso se você quiser lançar essa capa no seu país, você é obrigado a escanear as imagens do original. Ah, e não pode editar NADA, não pode reconstruir no Photoshop e muito menos colocar um chifrinho no Seiya.

Se é assim, vocês otakus precisam parar de reclamar. Quanta frescura por uma simples borda, que eu particularmente achei que ficou até bonita, e que vai padronizar os volumes. Tá, não tem autorização para tirar essa faixa amarela horrorosa e reconstruir a imagem, aceitem isso. Entendam: a editora japonesa NÃO PERMITE DE MANEIRA ALGUMA que você pegue a capa original e edi…

…te… como fizeram… na Argentina

Del Greco, ainda dá tempo de pegar a regra que inventei sobre as bordas nos mangás que eram da Conrad!

(Um beijo para o Quiabo Gyabbo, que levantou essa polêmica)

***

(Me siga no Twitter!)

62 comentários em “Los Caballeros Sambando em la Cara de La Grande Nación Japonesa

  1. Só acho que sei lá… essa galera da blogosfera otaku brasileira tá tudo igual um bando de velho doente reclamão, não tem nada do que reclamar aí, tão achando pêlo em ovo. E claro, NUNCA vão reconhecer isso e essa é a primeira evidência de que é tudo mesmo gente louca.

    É tudo um bando de bebê chorão que mascara as birrinhas com o nome de “MEU DIREITO DE CONSUMIDOR”.

    E nem rola ficar falando muita coisa né, vai ser aquela mesma ladainha absurda de sempre, que esse pessoal AMA quando acontece, mesmo que esteja há anos se repetindo num ciclo sem fim. Isso não é coisa de gente normal.

    Eu sou otaku mas compro meus mangás e curto na minha, porque essa galera já chegou num nível de pedantismo que não tem mais volta. Só pego mesmo a minha pipoquinha e fico assistindo os babacas lutando contra detalhes mínimos que só incomodam na cabecinha esquizofrênica deles.

    Curtir

  2. E uma coisa que não tem a ver com o assunto do tópico, mas esse é um dos argumentos que mais falam SEMPRE:

    “ai mas a qualidade do mangá no país tal é bem melhor, podiam lançar aqui com o mesmo preço e com a mesma qualidade já que material impresso não paga imposto”

    Daí já da pra ver o nível de instrução da pessoa. É lamentável.

    Curtir

  3. Mark eu concordo com vc. Otaku vive num mundinho em que reclamam de qualquer coisa imbecil. Eh foda o editor do manga vir com mentira pra justificar a opcao deles de colocar uma borda no manga, mas nao eh desculpa pra ficar com mimimi porque queriam a capa no original.
    Quer que nem o original? Compra o japones entao e pronto!

    Curtir

  4. Tá, ele mentiu, mas mentiu por que?
    Porque ele sabe que sempre tem esse BANDO DE CHATOS DE GALOCHAS que se, o Marcelo falasse que colocou a borda pra não ter o trabalho de fazer grandes modificações, iam encher o saco dele DO MESMO jeito!

    Eu entendo perfeitamente o lado dele. Imagina um monte de gente chata enchendo teu saco todos os dias no facebook, se achando expert no mundo editorial? É bem mais fácil falar uma mentirinha pra se esquivar. Fez é certo, certeza que ele usa o pouco tempo que tem livre pra fazer algo produtivo, ao contrário desses blogueiros pseudo-revolucionários que gastam tempo com debatezinhos cheios de chorume. Pia pra lavar é o que não falta, galera.

    Curtir

  5. “Haruhi_chan_10 respondeu:

    Nós que gastamos grana nos mangás, temos mais é que reclamar mesmo.”

    Amor, ninguém tá de obrigando a comprar, não gostou não compra, oras. É INCRÍVEL como os argumentos fraquíssimos são SEMPRE os mesmos. Sério gente, como vcs conseguem??

    Curtir

  6. gente que fala mal da blogosfera mas lê e comenta em todos os blogs, tem que ver isso aê

    Curtir

  7. Concordo com o o Uke.

    Pior do que os blogueiros pseudo-revolucionários que inflamam as massas de seus sofás e camas são os pseudo-iluminados-que-conhecem-a-verdade-do-universo-e-entendem-todos-os-motivos.

    Oras, qualquer imbecil sabe que qualquer pessoa que entre em uma discussão apresentando de ínicio os argumentos mais provavéis a serem utilizados não quer discutir, mas sim impor sua opinião como verdadeira. Bom, as pessoas podem reclamar do que querem e do que não querem, da mesma forma podem reclamar das reclamações.

    Agora, perdão, achar que mentir ou utilizar desculpas padronizadas e não verdadeiras para justificar escolhas “pessoais” é absolutamente idiota. E, diga-se de passagem, muito pior do que os argumentos padronizados utilizados e apresentados de forma a enfraquecer uma das partes da discussão.

    Curtir

  8. Marcelo Del Graco é um enrrustido!! é o PRINCIPAL “homem intriguinha” da esfera mangática da net. os relatos de ataques (chiliques) são incontáveis.

    Primeiro ponto e principal: Só tem amadores no setor de edição da JBC, qualquer designer gráfico mediano consegue fazer capas melhores e diagramação descente. Eu como diretor de arte tenho VERGONHA de mostrar onde eu trabalho os mangás que compro.

    Segundo ponto; deram poderes a Fãs, de mal gosto alias, nas editoras e se passam por executivos mas na verdade são crianças que não cresceram brincando de fazer mangás e ganhando dinheiro fácil a custas dos outros (trouxas). O que eu vejo em qualquer empresa grande, são executívos estudados, treinados e com experiência em Gestão.

    Não se precisa ser “expert” em mangá pra se comandar uma empresa como a JBC, pra isso ele contrata (e bem) pessoas sérias pra isso, o que se precisa é entender como se faz um produto de qualidade, é o básico.

    Terceiro ponto: A briga solitária deste indivíduo em queer ser o melhor, superar sua ótima concorrente, e se tornar pop. famoso, podereso só estraga o nome de uma empresa que começou mto bem e com gente séria, uma hora esse poder de testa de ferro cai.

    O engraçado é que notadamente ele convocou sua tropa baba ovo para o defender, isso que é o mais baixo.

    Eu demito qq cara que use bordas assim por preguiça.

    Curtir

  9. Acho muito pior estar Edição Especial em Evangelion que a borda, essa borda não interfere, FATO.
    A tradução, letra, impressão vai tar ok? isso é o q mais importa.

    Curtir

  10. Se você compra algo você deve exigir um mínimo de qualidade e não engolir esses argumentos chulos.
    Como Produtor Editorial sei que é possível fazer algo melhor sim, mas o que mais trava nas editoras e no resto do Brasil é a falta de vontade e de não querer melhorar.
    Se você se contenta em ser um bitolado e ter o pensamento de que eu posso e os outros que se danem, meus pêsames.

    Curtir

  11. Boa Mara! 8D
    Vou comprar uma edição Argentina pra mostrar pro Del Greco quando ele aparecer em alguma palestra de qualquer coisa!
    A Pátria do Messi está melhor com mangás do que a gente!
    Quero ser argentino! D:
    -q -n

    Curtir

  12. Ri muito da tag “abordagem estranha” e do “tapa na cara” dado na JBC…

    Curtir

  13. não venham com essa de “não gostou, não compra”, pq isso aqui não é bala de iogurte, que dá pra comprar outra melhor!!
    se o mangá de cavaleiros tá ruim, a gente pode achar outro melhor pra comprar??

    Curtir

  14. ”…te… como fizeram… na Argentina”
    kkkkkkkkkkk cai da cadeira,
    Mas sério, a capa não está nem um pouco ruim ‘-‘ achei melhor até que da versão japA D:

    Curtir

  15. “gente que fala mal da blogosfera mas lê e comenta em todos os blogs, tem que ver isso aê”
    eu ri XP

    Curtir

  16. Talvez seja frescura das pessoas reclamar da capa, eu nem liguei muito pra isso mas se elas estão descontentes qual o problema de reclamar de um produto? Ou vai aceitar como é?
    Pergunta ao @Mark se você for em um restaurante e te servirem um prato frio, qual seria sua reação?
    Ou comprasse um computador e descobre depois que ele tem problemas com o leitor USB.
    Ou fosse na feira, comprasse um saco de tomate e quando chega em casa descobre que o tiozinho da banca colocou só tomates murchas.
    Espero que tenha entendido a idéia.

    Curtir

  17. “gente que fala mal da blogosfera mas lê e comenta em todos os blogs, tem que ver isso aê”

    Só me quotando:

    “Só pego mesmo a minha pipoquinha e fico assistindo os babacas lutando contra detalhes mínimos que só incomodam na cabecinha esquizofrênica deles.”

    Um dia vocês vão aprender que nem tudo que a gente lê é com o propósito de gostar e falar bem. Se fosse assim, não existiriam críticos. (é só um exemplo, não to falando que sou um)

    Aliás, um dia vocês vão aprender muita coisa que ainda tá faltando. Espero.

    Enfim, continuem aí com a revolução de vocês, como eu disse, só quero assistir mesmo, não curto dar murro em ponta de faca.

    Curtir

  18. Pessoalmente, acho a capa feia, mas ela não interfere em absolutamente nada o mangá. Fato. Mas o problema, Mark e compania, não é a borda, mas sim o que levou a borda a existir.

    Ora, é realmente muito mais fácil fazer aquilo com a borda do que editar a capa original. Também é muito mais fácil usar um papel transparente de qualidade duvidosa que provavelmente é mais barato e cobrar o mesmo preço do consumidor do que lutar para manter em equilíbrio qualidade verdadeira e preço. Muito mais fácil ficar requentando título mais velho que minha vó dizendo que é “Edição Especial” do que realmente dizer que é um mangá requentado.

    Então, eu continuo reclamando da borda. Novamente, não por causa da borda em si, mas porque o que há por trás da borda é o mesmo que há por trás de todas as merdas da JBC: preguiça, amadorismo e mentiras.

    Sou consumidor de mangás e tenho todo o direito de reclamar das empresas que cometem merdas, na esperança de que um dia elas escutem, tomem tento, mudem e aí eu possa voltar a comprar zilhares de títulos como antigamente, não por causa de preço necessariamente, mas por que gosto da história e sei que terei em mãos produtos de qualidade.

    No mais, Mara, excelente post. Chorei de rir =P

    Curtir

  19. Hahaha, padrão Del Greco de qualidade!

    Na real, eu caguei prá essa borda, já que não vou comprar esse mangá. Mas o desinteresse de alguns leitores não justifica esse serviço, não valida essa desculpa escrota, e muito menos com essa referência argentina prá comparação (e olha que lá a situação econômica não tá lá uma Brastemp).

    Tô vendo que hoje em dia tá fácil justificar qualquer coisa por causa da Toei. Ok, fez merda igual a DB Kai, mas desde a seleção das capas dos DVDs da Saga de Hades ela tá servindo de bode espiatório!

    Curtir

  20. E outra: se é um re-lançamento especial, prá corrigir o que tinha de errado na anterior (não sei como, já que um dos principais responsáveis pelos erros continua no comando), então quem for comprar tem mais é que exigir, mesmo! Foi justamente esse comportamento passivo de comprar o que tem disponível que permitiu que as editoras baixassem tanto o padrão, prá começo de conversa; nada mais justo que o consumidor tomar alguma iniciativa.

    Curtir

  21. Ah, tá…. Depois do “Não gostou, não compra” vem o que? “Faz melhor”?

    Esse preço absurdo que se paga por revista no Brasil te dá algum direito sim de reclamar de trabalho porco. E sempre sai porcaria em algum lugar.

    Curtir

  22. Caguei pro lance da borda, mas o cara vir mentir assim é muito feio.

    O fato é que a JBC anda muito amadora, ta na hora de profissionalizar essa birosca com alguém que manje de marketing e entenda tudo de ganhar dinheiro… Mineirinho para editor chefe da JBC!!!

    Curtir

  23. “Esse preço absurdo que se paga por revista no Brasil te dá algum direito sim de reclamar de trabalho porco. E sempre sai porcaria em algum lugar.”

    Mas aí tu tá reclamando pra pessoa errada, amigo. O que faz ficar caro são os impostos, e quem determina os impostos não é a editora, caso não saiba.

    A questão é, vocês querem reclamar? Beleza, reclamem, mas reclamem certo e façam certo então. A galerinha quer fazer boicote e isso e aquilo com tal mangá pra poder melhorar a qualidade. Sério, vocês não estão vendo que estão fazendo justamente o contrário?

    Peguem como exemplo o site do Submarino, que vira e mexe tá vendendo versões mais econômicas de livros por R$9,90. Essas versões têm capa com o mesmo papel dos mangás atuais e papel off-set. Sim, papel off-set. Não é a qualidade igual a dos livros no preço normal mas é superior a dos nossos mangás. Aí aparece um e diz “OH LÁ, A PANINI E A JBC QUEREM É SÓ COMER NOSSO DINHEIRO”. Não é assim. Sabe por que é possível vender à esse preço mais barato? Por que vende mais. E quando vende mais, obviamente a tiragem é maior, e quanto maior é a tiragem mais barato é o material. Isso vocês podem perguntar em qualquer gráfica. É fato.

    Agora, vocês querem deixar de comprar tal mangá como protesto pra melhorar a qualidade? Como? Estão contribuindo com a redução da tiragem e querem o mangá com uma qualidade melhor ou preço mais barato? TÁ TUDO ERRADO, GENTE!

    “Ah, mas eu vou sacrificar meu dinheiro pra comprar essa bosta então só pra ver se um dia melhora?” É. Se quiser realmente contribuir pra melhorar a situação gráfica dos mangás aqui, essa é a maneira mais efetiva de se fazer isso. Podem ter certeza. Não questão de “vc só pode reclamar se comprar”, é só que, tem gente que já ia comprar essa versão de CDZ e desistiram por causa da borda. Pera lá gente, fizeram uma merda MUITO MAIOR com a capa de Maid Sama! aqui e ninguém falou nada né. É só um exemplo.

    Lembram e 2001, quando a JBC começou, como era a qualidade dos títulos deles? Evoluiu perto do que é hoje. E porque? Porque o público divulgou, os compradores aumentaram, possibilitando um aumento na tiragem e uma melhora na qualidade, não só nos mangás da JBC como da Panini também. Quando era novidade nessa época, qualquer mangá com a qualidade de Sakura era motivo pros otakus ficarem igual pinto no lixo. Mas os mangás deixaram de ser novidade e todo mundo começou a ficar mais exigente. Não que isso não seja bom e não seja normal. Mas ao mesmo tempo que todos ficaram mais exigentes, ao invés de contribuirem na divulgação positiva para a melhora da qualidade nas publicações, caíram de pau nas editoras. E esse pessoal da blogosfera que faz isso, querendo ou não têm uma grande influência na internet, que atualmente é o maior meio de divulgação dos mangás por aqui. Ou seja, começou toda essa revolta que não vai levar a lugar algum.

    E não tô falando só da JBC, tô falando da Panini também, que tem preços semelhantes e utiliza o mesmo papel que vocês tanto reclamam. A melhor maneira de melhorar isso é a divulgação positiva do trabalho delas, por mais que uma e outra acabe errando em certas coisas. Demora? Demora, claro. Mas é mais efetivo do que fazer birra no facebook do editor.

    Agora, só quero deixar claro que não incluo nisso a tradução que a JBC faz. Isso não tem como melhorar assim tão fácil. Nisso eu concordo que algumas coisas utilizadas nela são desnecessárias. Mas também não é isso que me priva de apreciar uma boa história, que é o de mais importante que eu busco em um mangá,

    Curtir

  24. mimimimimimimi
    nem li os outros comentários, só alguns, bom curti muito cdz quando eu era criança mas não acho que eu compraria de novo só porque estão “relançando” mas o que eu acho foda mesmo é o descaso da editora com os consumidores, poxa cara não que eu teja cobrando a retirada dessa borda escrota nem nada, mas o cara podia ter pelo menos dado uma boa explicação acho que se ele tivesse dito “a gente decidiu que vai ter borda porque eu quis muahahahah” teria sido melhor do que inventar uma desculpa tosca dessas mano de que geito que a editora japonesa não teria as artes originais?? isso não faz sentido nenhum, e sobre manga brasileiro, minha unica esperança é a L&PM que ta começando agora e já ta fazendo um trabalho muito melhor que todas as editoras nacionais juntas.

    Curtir

  25. @Mark

    Perdão, o que vc diz pode até ter alguma fundamentação. Qualquer imbecil com ensino médio sabe, ou deveria saber, o que é economia de escala, porém e a LPM?

    Não tem tradição em mangás e está lançando um ótima qualidade. Qual é a justificativa para as outras?

    E por favor, não utilize a velha justificativa de que eles possuem uma estrutura ou que eles não são editores de mangá e por isso possuem formas de ganhar dinheiro em outros setores e investir em mangá sem se preocupar pq isso não acontece. Diga-se de passagem, apenas se investe em um mercado que tem capacidade de gerar lucro, nenhuma empresa – pelo menos aquelas que tenham dinheiro para pagar 1 estágiario de marketing ou administração – entra em um mercado sem fazer uma análise antes (a mais básica sendo a SWOT).

    Então, se a LPM entrou no mercado de mangás ela provavelmente deve ter visto sua fraqueza – o fato de não ter tradição nisso – sua força – que é ser uma editora reconhecida – sua oportunidade – lançar em uma qualidade melhor, indo de encontro ao desejo dos fãs e podendo roubar o “market share” – e suas ameaças – um bando de marmanjo chorão que se achavam os fodas por serem os únicos.

    Enfim, a economia de escala é um dos fatores que deve ser levado em consideração. A economia de escala pode justificar o papel, mas não justifica tradução, não justifica escolha de títulos, não justifica distribuição, não justifica atendimento ao consumidor etc.

    Mark, acho melhor vc argumentar de forma mais apropriada ^^

    Curtir

  26. @Senseinoção

    Você é que não entendeu o que eu quis dizer. Existem publicações sendo lançadas com o material da LPM SEM ALTERAÇÃO DE PREÇO, e para isso acontecer com Panini e JBC, as vendas precisam aumentar, entendeu?

    A qualidade da LPM é infinitamente melhor que a das outras, mas o preço é R$15,00 contra R$11,00 das outras. A JBC e a Panini até poderiam fazer isso, mas também teriam que aumentar o preço, e pra eles não compensa, já que grande parte do público consumidor de mangás se mostra satisfeito com essa qualidade (tá, tem toda essa grande revolta, mas no geral, a gente aqui é a minoria). O negócio é que a galera sempre reclama de duas coisas: preço alto e qualidade do material. Para manter o preço e melhorar o material, só aumentando a tiragem. EU pelo menos não ligaria se JBC e Panini lançassem na mesma qualidade que a LPM e com o mesmo preço. Mas essa galera quer preço baixo E qualidade melhor, sem vocês se mexerem fica impossível.

    “A economia de escala pode justificar o papel, mas não justifica tradução, não justifica escolha de títulos, não justifica distribuição, não justifica atendimento ao consumidor etc.”

    Sobre esses fatores eu deixei bem claro que eles deixam a desejar. Tem MUITO o que melhorar? Tem. Mas não é por isso que eu deixo de comprarm

    Curtir

  27. Queria mesmo era essa revolta toda quando colocaram aquela borda horrenda nas capas de Gentleman’s Alliance Cross da Panini. Aquilo sim é tenebroso, comprometer o traço maravilhoso da Arina Tanemura.

    Daí vem JBC e coloca uma borda em CDZ e todo mundo fala que a editora cagou em cima. O mangá por si só já é todo cagado, amigos, borda não faz diferença nenhuma.

    Curtir

  28. Então temos que engolir lixo para que as editoras possam crescer e melhorar? Por favor, né.

    Se o público evoluiu a ponto de reclamar de erros que aceitava antigamente, as editoras precisam evoluir também. Eu desisti de comprar mangás no Brasil, pelo menos esses de banca de jornal. De vez em quando compro alguma edição mais bem tratada e com preço mais alto da NewPOP e só. Não faz sentido pra mim comprar um produto se a qualidade dele não me satisfaz e depois ir reclamar na internet que as páginas caíram, que a tradução tá cagada. Fiz um favor a mim que foi gastar dinheiro com entretenimento que não me deixe com raiva. Se for pra eu ter na minha estante toneladas de papel ruim e tradução ruim embaladas com “lindas” capas que até eu faço melhor e folhas caindo cada vez que eu abro pra dar uma folheada eu prefiro não ter nada ou juntar o dinheiro de uns 3 ou 5 volumes desses e comprar um livro com qualidade física decente.

    Você acha mesmo que as empresas se importam em melhorar no futuro? Enquanto tiver fácil ganhar dinheiro fazendo tudo do jeito que elas fazem, de forma amadora e de qualquer jeito, elas não vão mexer uma nádega pra mudar a situação. O mercado editorial que se exploda. E que surjam mais editoras como a L&PM.

    Curtir

  29. É incrível como as pessoas fecham os olhos pra certas coisas né?
    Se todo mundo fosse como o Vinícius e o Senseinoção que parecem não se importar em pagar mais caro por uma qualidade melhor seria ótimo, MAS PELO AMOR DE DEUS GENTE, PRESTEM A ATENÇÃO:

    PRA CONTINUAR PAGANDO ESSE PREÇO DE R$10,90 PELA JBC E PANINI E CONSEGUIR QUALIDADE MELHOR SÓ VENDENDO MAIS. É ISSO QUE EU QUERO DIZER, POR FAVOR, LEIAM.

    PRA AUMENTAR A QUALIDADE SEM PRECISAR AUMENTAR AS VENDAS, SÓ FAZENDO UM PREÇO MAIOR, QUE É O CASO DA NEWPOP E DA L&PM. ENTENDERAM???

    Curtir

  30. Eu não ligo pra preço maior, assim como um ou outro ali, mas a maioria SIM, LIGA. A princípio podem até falar que não, mas imaginem Panini e JBC lançando todos os seus títulos à R$15,00. É fácil comprar Bouken Shonen ou Solanin que são títulos curtos por esse preço. Mas e CDZ, que tem 28 edições? E One Piece que já passa das 60? Muita gente reclama pois não tem dinheiro pra isso.

    MAIS UMA VEZ, o que eu quis dizer, é que SE houvesse um aumento nas tiragens, seria mais fácil manter o preço nessa casa atual e melhorar o material. É um processo lento e não é garantido, MAS É A´UNICA MANEIRA pra quem quer pagar R$11,00 num mangá com qualidade L&PM. Fim,

    Curtir

  31. O mangá por si só já é todo cagado, amigos, borda não faz diferença nenhuma.

    Hahaha, nisso eu concordo!

    Sobre o “equilíbrio” do preço, penso que tem MUITA gente comprando pelo que as editoras estão porcamente oferecendo. Não dá prá contar com um up nas vendas como “ato de boa fé” nessa altura do campeonato.

    Curtir

  32. pra que por uma capa bonita se o conteudo que esta dentro alem de não colorido é deformado ?
    aonde está a mentira agora hein LOL LOL

    Curtir

  33. a capa da argentina ficou bem mio que a japa. isso é um fato que so vi uma pessoa assumir em maisd e 30 comentarios. isso mostra que o povo tem magoa da argentina pelo futebol. pensei que otakurio so via anime LOl lOL LOL LOL LOLLLLLLLLLL

    Curtir

  34. Bom, a minha opinião é que o melhor seria lançar tudo numa qualidade superior mesmo sendo mais caro, com o preço da L&PM, por exemplo. Mas aí é que tá, não é todo mundo que pode pagar por isso, a maioria não pode, então a gente cai na situação atual (vejam bem, falo da qualidade do material e do preço, que é do mais reclamam), que não adianta espernear, não depende das editoras.

    Curtir

  35. mark escreveu:
    “não depende das editoras”

    claro que não, isso depende de você seu trouxa
    é cada uma que leio aff

    Curtir

  36. Bom… Eu acho que é sacanagem fazerem isso com a capa.. Mas reclamar tanto assim já é um exagero. Deve-se preocupar mais com o que vem dentro.

    Curtir

  37. mas o que vem dentro é um pedaço de contrangimento alheio, pior que a capa. comofaz ?

    Curtir

  38. Sacanagem também é fazer isso:

    E isso:

    Disso ninguém reclamou. E também a qualidade da história não mudou por causa disso. O mesmo vale pra CDZ, não é por causa de uma borda que o mangá em si vai deixar de ser uma grande bosta.

    Curtir

  39. A questão nem é a maldita borda azul, mas a falta de moral que atinge toda a JBC cada vez que o Del Greco fala ao público. Dá pra levar à sério?

    Quem dera que o problema da editora fosse só uma borda… Ela é só o mais recente deles.

    Curtir

  40. Bom… Eu acho que é sacanagem fazerem isso com a capa.. Mas reclamar tanto assim já é um exagero. Deve-se preocupar mais com o que vem dentro.

    A capa é a ponta do iceberg, amigo. Em outros posts já comentaram sobre a má qualidade de papel, impressão, até tradução.

    Sacanagem também é fazer isso: (…) disso ninguém reclamou

    Só porque não virou pauta; eu mesmo não leio isso… :P

    Mas tá errado também, e um erro não justifica o outro.

    Curtir

  41. É muita inocência pensar que só a tiragem influencia no preço, ele é um fator importante, sem dúvida, mas todos os gastos da editora desde pessoal até manutenção do local de trabalho influenciam e um escritório na vila mariana não é dos locais mais baratos de se manter.
    O erro está nas escolhas dos gestores que são péssimos em comunicação e tem argumentos chulos, além de que as editoras buscam no mínimo 100% de lucro. Só para terem uma noção de valores do 100% do preço da capa, 50% é da editora, 30% é da distribuição e 20% do ponto de revenda e praticamente todos trabalham com uma faixa de lucro de 100%, ou seja, os mangás poderiam ficar de 30% a 40% mais baratos se as editoras diminuissem sua margem de lucro e poderia ser até maior caso tivessem distribuição própria, ou vocês acham que a Comix consegue fazer um evento como a Fest Comix porque é boazinha? Muito pelo contrário, como distribuidores e revendedores eles tem o mesmo lucro que as editoras e um corte de gasto considerável ao longo do ano.
    As editoras no brasil precisam mudar, a LPM mostrou uma alternativa, mas que pede um público mais de livraria mesmo que lance em bancas. JBC, Panini, Conrad e NewPop precisam melhorar sua equipe, velocidade demais não é qualidade e lentidão é tão ruim quanto, rever as decisões que são tomadas internamente e também com seus parceiros principalmente as gráficas. O papel é importante, mas os que ovacionam a LPM hoje com seu papel Offset se esquecem que a Conrad utilizava o mesmo papel nos seus mangás, até resolverem mudar. A Panini não é nenhuma perfeição, erros ela tem como qualquer outra, mas comprar de qualquer forma que for é coisa de gente bitolada e já encontrei algumas nos comentários por aqui.

    Curtir

  42. Só sei que nessa história toda a Panini levou para casa todas as vendas do ano que vem, enquanto que o Malcel levou só uma borda que ninguém quer. Prêmio de perdedor.

    Curtir

  43. O problema principal não é nem a qualidade ou falta de uma ou de outra ou de todas.

    Eu não compro muito mangá, mas quando compro infelizmente reparo na falta de qualidade de alguns casos. Por meu português ser pobre, acabo mais reparando na qualidade do acabamento, papel, impressão.
    O que eu percebi comprando mangás recentemente foi que a qualidade caiu sim. Por mim, tanto faz a tradução da Panini ou JBC. A JBC exagera um pouco nas adaptações regionalistas, mas mesmo pegando leve sempre vai ter alguém do norte ou sul para reclamar e isso está além do controle dela nesse país continental. Tirando isso, até gosto da adaptação.

    Só que… comprei mangás das duas editoras. De um lado temos uma capa feia, que não é a original como acontece por exemplo com Dorothea da Panini, de outro temos metade da capa e uma tarja exageradamente grande na JBC.
    Isso não é algo simples que poderia melhor? Claro que é, então vou falar, “podem fazer desse jeito que eu acho melhor?” Muita gente compartilha a mesma opinião, e por gente entenda consumidor. Se os consumidores estão sugerindo algo para melhorar a qualidade, por quê não a editora pensar nisso e mulher sim?

    O que fudeo tudo foi o papel e impressão.
    Nunca me incomodou, comprei mangá desde o início.
    Só que, o preço aumentou bastante, e a qualidade diminui. O aumento do preço não deveria para manter a qualidade do papel e tinta? Se diminuiu a qualidade dos dois para economizar, o que justifica o aumento do preço? A resposta para isso é o que o Del Greco nos fala: meter a faca.
    Ele mesmo falou isso na já lendária entrevista. Inflaciona o preço dos mangás para compensar baixa venda do mesmo e de outros. Pelo menos isso no caso da JBC.

    No fim, o que fez toda essa situação chegar a esse ponto e repercurssão não é a qualidade dos mangás, não foi um mangá sendo chutado por minha pessoa, foram as mentiras.
    Que as empresas PRECISAM lucrar, todos sabemos, mas quando se oferece um produto e serviço, você deve satisfazer minimamente seu consumir e é imprescindível não deixar o consumidor saber das suas estratégias “malignas”. E esse é justamente o ponto, não apenas conseguimos ver as estratégias fraquíssimas do Del Greco como ele próprio as revela com seu estrelismo.
    Nosso problema não é com a qualidade dos mangás em si, é com a mentira. Se ficasse calado as pessoas apenas discutiriam entre si os motivos supostos da baixa qualidade mesmo com o aumento dos preços. Alguém diria que é “a crise” e ficaria por isso mesmo, mas o Del Greco nos dá o privilégio de sua sabedoria. Suas respostas e mentiras descaradas superam as teorias mais loucas. É a Navalha Cega de Occam aplicada no nosso mercado nacional de mangás. Sabotagem industrial? Maias? Panino? Não… é só o Del Greco e colaboradores fazendo um trabalho nas coxas, lucrando alto e cuspindo na nossa cara.

    Como eu disse esses dias, a hastag #VergonhaJBC agora deve mudar para #VergonhaMarcelDelGreco.
    A equipe da JBC, tirando seus apadrinhados, é tão vítima quanto nós.
    Aproveito para mandar logo o Raphael Soma tomar no cu e vir acertar as contas dele pessoalmente comigo, nem precisa marcar hora, me envia um mail ou tuíter.

    Curtir

  44. “Cuspindo na nossa cara” é muito mais plausível do que essa conversa mole de “impostos”.

    Curtir

  45. Essa historia toda me lembrou bons tempos em que a Conrad colocou em todas as revistas um anuncio explicando e jusitificando um aumento de um real. Parece que hoje as editoras não dão uma foda para o consumidor.

    Curtir

  46. Mark, meu querido, deixa o titio Fire de explicar direitinho a situação, tá.

    O problema não é a bordinha azulzinha, o problema é a tomada de decisões erradas. Você sabe qual é o salário de um “estagiário” na área de TI? (minha área)

    Cerca de R$800.

    Supomos que JBC tenha um “estagiário” para fazer as capas, já que quando a editora quer, faz um trabalho decente.
    Custava o Marcelo dar um tapa na nuca do “infeliz” quando viu aquela joça pronta? Se o cara ganha 800 contos, o mínimo que se espera é que faça o trabalho dele.
    E a bem da verdade, o cara só “cortou” um pedaço da capa original, jogou na borda do Evangelion e fez um logo nas coxas usando o Paint. Como vai vender um produto assim?

    Essa edição de CDZ contrasta flagrantemente com as edições de Negima (da mesma editora). Meu, os caras fazem um trabalho muito bom nas capas de Negima, eu comparo sempre com as capas originais e as capas br não ficam devendo em nada. E quando tem as edições intercaladas (já que a publicação br é meio-tanko) sempre usam cenas especiais ou de artbooks o que deixa a capa linda (com exceção de uma ou outra, mas dai até nas originais o Aka bebe de vez em quando); Um exemplo é essa daqui:

    Porra, ficou foda! Os caras tiveram a sacada de colocar um pôster com toda a Ala Alba de capa, não sei da onde saiu essa imagem, mas eu amaria ter ela na parede.
    E em todas as edições de Negima tem a borda branca e isso nunca comprometeu a arte da capa no total.

    Pegando mais uma vez Negima como exemplo. O papel usado nas primeiras edições não era la muito bom (em alguns casos vinha amarelado), e eles demoraram um pouco pra se acertar nas traduções, mas conseguiram melhorar o papel (na medida do possível), conseguiram fazer uma tradução decente, botaram os extras (pois sem eles, muita coisa na historia não faria o mínimo sentido), em fim, fizeram um trabalho legal e que se consolidou.

    È esse tipo de cuidado que os consumidores estão cobrando nos casos Kobato e CDZ (se bem que eu achei o papel de Kobato 2 bem melhorzinho que o da ed 1).
    O pessoal da JBC pode manter a tal borda azul (sei lá por quais motivos, talvez seja a cor favorita do Del Greco) com tanto que o resto seja melhor trabalhado. Com tanto que a tradução deles seja do mesmo nível ou até melhor que a da Conrad, com tanto que o papel tenha a qualidade mínima aceitável (a de Negima ou Naruto ta otimo), e poderiam também botar as paginas coloridas para dar um diferencial da versão Conrad.

    Ta certo que fazer isso no caso de Negima é mais fácil, já que o Ken Akamatsu desenha milhares de vezes melhor que o Kurumada, mas uma melhoradinha de leve, um empurrãozinho não custa, foi essa a intenção da Mara ao mostrar a capa argentina. Usaram a capa original e continua uma merda, mas os ermanos deram um zoom legal no rostão feio do Seiya, deram uma cor pro coitado não parecer um fantasma Michael Jackson, colocaram um logo bunitinho mas ordinário, mudaram a cor do Pegaso e realçaram a cor do….da…. bem….daqueles trecos que parecem flashes de luz….verde…….limão, tiraram a tarja amarela horrorosa e por fim dá até pra ver os cabelinhos do “Cavaleiro de Barata”. Ficou uma merda? Ficou. Mas é uma merda não fedivel, a editora e o “estagiário” que fizeram isso deram o seu melhor, e o resto é culpa do japonês bebum que é o autor daquela birosca.

    Outro exemplo é a capa da próxima ed de Negima (no 63 BR), é uma capa fora de contexto e feia pra dedeu. Mas isso não é culpa da JBC, e sim do Akamatsu que exagerou na cachaça antes de aprovar.

    Eu acho que agora deu pra neném entender qual é a real reclamação do pessoal, né Fofucho?

    [ na imagem: Mark Fofucho-kun depois de uma noite de bebedera com Aka-Sensei e Kuru-Sensei ]

    Curtir

  47. USAHUSAHSUAHSHUAH

    eu ri pra kct no fim do post.

    ai ai, otaku brasileiro é um lixo mesmo …

    Curtir

  48. Meu Deus como chora, como chora!

    Não importa como façam, vocês vão reclamar. Se não fosse a capa seria não sei o que.

    Só sabem reclamar e reclamar e reclamar.

    Por isso que editor precisa inventar alguma desculpa, porque vocês reclamam até do que não tem do que reclamar.

    Nem que tivesse colocado a borda porque quiseram e acharam bonita, isso não faz diferença alguma.

    O negócio é o seguinte.

    Gosta? Compra e lê.

    A capa incomoda tanto assim? Então não compra e pronto, caralho!

    Que retardo mental isso, ficar chorando por causa de MANGÁ.

    É muito retardo mental, é doença isso.

    Não vem com papo de direito de consumidor. Ninguém está te enganando, o produto ta lá para você avaliar. Compra se quiser.

    Ninguém te obriga a comprar e você não tem DIREITO algum a ter mangá do jeitinho que você quer.

    Você só tem o direito de escolher se quer ou não o que o mercado oferece. SÓ.

    Quer dar sua opinião? Tudo bem, manda um e-mail para a editora e fala que você não gostou.

    Mas ficar revoltadinho é retardo mental.

    Manda sua opinião para editora e decide se quer continuar comprando.

    Pondera o quanto isto está te incomodando e decide.

    A capa incomoda tanto assim? Então não compra e SE VIRA para ler o mangá de outra forma.

    Pode ficar com os da Conrad, pode comprar os da Argentina. Pode aprender japonês e ler os originais, pode juntar um grupo de amiguinhos e fazer uma versão pirata que fique do jeito que você quer. Sei lá, faz o que você quiser.

    Mas não seja retardado mental de ficar reclamando.

    Não gosta da capa mas isto não interfere no quanto você se diverte lendo o mangá? Então faz sua parte dando sua opinião para editora. Se ela acatar sua sugestão, ótimo. Se não acatar, foda-se, continua lendo porque o que importa é o conteúdo.

    Que se dane se o Negima ficou bonito e os cavaleiros ficaram feios. Compra o Negima então e não compra o cavaleiros. Avisa eles que você compra o Negima por causa disso e não compra o cavaleiros por causa daquilo, quem sabe eles ouvem.

    E se não ouviram, foda-se. Eles fazem o que eles quiserem, se vai ter consumidor ou não é outra história. Mas quem faz o produto são eles, compra quem quer.

    Se ninguém comprar eles vão falir, problema deles.

    Mercado funciona assim, oferta e demanda.

    Se tem demanda para a oferta, a oferta faz o que ela quiser.

    Se tem tem mais oferta que a demanda, a demanda faz o que ela quiser.

    De qualquer jeito, VOCÊ faz o que quiser. Compra ou não compra, decisão sua.

    Não importa quanto gosta do mangá. A decisão de comprar ou não é sua.

    Mangá não é um direito, é um privilégio.

    Direito você tem é a saúde, educação e segurança. Estes direitos você tem e pode ir reclamar no lugar certo com as pessoas certas.

    Agora produtos de entretenimento para consumo é privilégio. Você compra se quiser, se estiver satisfeito e se tiver condições.

    Se comprou algo que não está satisfeito, problema é seu. Se fudeu.

    O produto estava lá para você ver. Ninguém te enganou. Não veio com uma embalagem fechada falando que tinha capa sem borda mas a hora que abriu veio com borda.

    Se quer comprar algo mas não tem condições, problema seu. Se fudeu.

    Você sabe que vem com borda, compra se quiser. Você sabe qual é o preço, compra se puder e se quiser.

    Não importa se quem fez a capa é um estagiário que ganha 800 ou mais de 8 mil reais. Isso é problema da editora.

    Se você acha que podia pagar 20 real para um zé ruela fazer o mesmo trabalho, parabéns pela capacidade de enxergar oportunidades. Abre sua própria editora, lança coisas boas com menos custo e fica rico.

    Use seu senso crítico para algo útil então.

    Chorão do caralho, otaku retardado, doente.

    Curtir

Os comentários estão fechados.