Mercado Nacional

Editora JBC prejudica mangás nacionais que não têm “Jaspion” no título

O Brasil é um país com uma produção cultural muito valiosa, mas as editoras sempre olharam torto para isso porque preferiam trazer um enésimo shonen de lutinha. Com o preço do dólar pouco convidativo, editoras como a JBC passaram a olhar com mais carinho às histórias feitas em moeda local e decidiram trazer ao público mangás nacionais de qualidade. Um dos próximos lançamentos é The Flower Pot, de Amanda Freitas, mas a editora não parece tão animada assim em divulgar o próprio mangá.

Os dois primeiros títulos brasileiros da recente retomada nacional da JBC sairão neste mês de outubro: O Regresso de Jaspion e o já-citado The Flower Pot, porém é visível uma diferença de tratamento entre os dois. Enquanto o primeiro vem sendo anunciado com muita animação, divulgação, releases para imprensa e entrevistas exclusivas, o outro foi esquecido numa gaveta e teve o marketing sabotado pela própria JBC.

Uma das peças promocionais do The Flower Pot era uma animação lindíssima feita com as ilustrações da Amanda Freitas, um vídeo que com certeza serviria para atiçar a curiosidade das pessoas. No entanto, esse vídeo foi jogado dentro de um JBC Bits (aqueles programas semanais da JBC lançados quase na madrugada de sexta-feira para sábado) e pouco se falou sobre ele, seja em outros vídeos quanto nas redes sociais. Jaspion, por outro lado, ganhou todo o destaque por parte dos editores, que faziam questão de mostrar cada etapa do processo editorial para os leitores.

O descaso com a animação de The Flower Pot foi tamanho que o site Lacradores Desintoxicados baixou o vídeo no YouTube da editora, cortou e começou a compartilhar por conta própria nas redes sociais, já que a própria editora JBC parecia desinteressada em divulgar seu material:

Por sorte não foi só a chata aqui que percebeu o descaso da JBC, mais gente reparou:

As novidades finais sobre o The Flower Pot apareceram só no JBC Bits de ontem (9): o título será impresso por demanda, também chamado POD, e custa R$54,90 + frete na Amazon. Já a versão digital sai por R$24,90. O valor e a estratégia estranha de POD com certeza devem virar pauta para debate em breve.