Mercado Nacional

Sem loja virtual, JBC ressuscita assinaturas de mangás nessa quarentena

Uma saída que as editoras têm pra levantar dinheirinho sem depender de Amazon nesse período de pandemia são os pontos de venda próprios, ou seja, você faz a compra direto com a editora e isso é muito mais vantajoso pra ela se comparada a uma venda feita pela Amazon. Tanto a Panini quanto a NewPOP têm suas lojas virtuais próprias, mas a JBC até o momento tem apenas uma loja física (que, claro, está sem operar na pandemia). Para se virar nesse tempo tão horrível, a editora ressuscitou o esquema de assinatura de mangás para o público otaku.

Durante muito tempo o público cobrou uma loja online da editora JBC, e os pedidos se intensificaram quando ela parou de distribuir seus títulos para as bancas. Ela sempre prometeu uma loja online para o futuro, e continuou apostando em mandar mangá para livrarias e lojas especializadas. Depois de muito tempo a JBC anunciou a Japorama Store, porém ela tinha um detalhe: era apenas uma loja física instalada próximo do metrô Santa Cruz.

Mesmo assim os otakus insistiam sempre que possível em pedir uma loja online da JBC, e receberam… uma reforma na loja física, que se transformou em uma “loja conceito”. Infelizmente a editora ter focado na loja física não contava com a chegada de uma pandemia que levasse os estabelecimentos não essenciais a fecharem suas portas, e assim a loja conceito precisou ficar conceitualmente fechada, prejudicando as vendas diretas.

Para dar uma driblada nessa falta de loja online, a JBC ressuscitou o esquema de assinatura. Para você que é muito novo e não sabe o que é uma assinatura, funciona dessa forma: você paga um valor e, sempre que sair um novo volume daquele mangá, ele é enviado para a sua casa. No passado, no tempo em que era comum combinar ida ao Anime Friends no Orkut, eram comuns as assinaturas semestrais e anuais.

Nesses novos tempos a JBC foi por outro caminho e criou pacotes específicos. Há um pacote de assinatura para os mangás My Hero Academia – Vigilante e That Time I Got Reincarnated as a Slime, assim como um pacotão com os volumes finais de The Seven Deadly Sins. Mais pra frente outros títulos também ganharão assinatura, como Hokuto no Ken. Todas as assinaturas e planos podem ser conferidos neste link.

Segundo a própria editora informou no programa online JBC Bits, vai rolar um desconto para quem assinar dessa forma, frete grátis para todo o Brasil e brindes exclusivos. E, ao contrário das assinaturas do passado, agora a pessoa receberá o código de rastreio. Mais informações no vídeo:

Entendo que a burocracia envolvida para uma loja online funcional seja algo complicado, mas os recentes acontecimentos acabaram sendo cruéis com o fato da JBC ter deixado a loja online de lado, né? Ao menos a assinatura é uma oportunidade vantajosa para os otakus garantirem seus mangás e não ficarem reféns de fretes de grandes lojas online.