Vergonha Alheia Televisionada

Corrida inédita de Fórmula 1 atropela tokusatsu da Band, quem diria

A pandemia de Covid-19 trouxe não só o fim das partidas esportivas como também abriu uma vaguinha na faixa dominical da Band. Para ocupar espaço enquanto as partidas da série B do futebol não eram retomadas, a emissora paulista escalou as séries Changeman, Jiraiya e Jaspion, e o resultado foi visto de forma muito positiva. A emissora estava no quarto lugar no horário, tags em destaque nas redes sociais e os tokukus não poderiam estar mais felizes. Mas a felicidade do pessoal se transformou em tristeza com um ronco de motor: a Fórmula 1 voltou a ter corridas inéditas.

Na manhã deste domingo (5) a Globo exibiu o GP da Áustria no mesmíssimo horário que os heróis requentados enfrentavam monstros de borracha, e o resultado não foi muito bem para os otakus. As três séries, que sempre davam mais de 1 ponto de audiência e se aproximavam dos 2 pontos, ficaram com índices decimais. Mesmo o Jaspion, exibido após o término da corrida, sofreu pra conseguir uma audiência cheia.

Já a divulgação levantada pelos fãs nas redes sociais foi ofuscada pelo nome dos corredores e de menções ao GP. Segundo o canal Tokudoc, foi a mais baixa audiência já conquistada pelos tokusatsu, e a presença nos assuntos mais discutidos do Twitter também foi bem miada.

A queda na audiência apenas prova um ponto que estava óbvio para todos: quem está assistindo aos heróis japoneses não são as crianças, e sim os adultos. E sabe o que o público adulto gosta há tempos? Esporte inédito nas manhãs de domingo! Curiosamente, a Fórmula 1 não foi um estouro para a Globo. Segundo o jornalista Gabriel Vaquer do UOL, a emissora deu a mesma audiência das semanas anteriores.

Enquanto os tokukus se perguntam se as séries requentadas são apenas distração enquanto os esportes não voltam, vamos continuar acompanhando os novos desdobramentos dos tokusatsu e da Band.