Aleatoriedades

Essa propaganda de Saint Seiya Awakening é meio bizarra e meio genial

Enquanto em mesa redonda de editoras ainda temos empresas que consideram como marketing certo colocar banner em metrô de São Paulo anunciando mangá, empresas de jogos eletrônicos já descobriram a mina de ouro que é a propaganda em vídeo. Quem nunca viu um trailerzinho de Gardenscapes enquanto esperava o contador de um app “gratuito” acabar? Um jogo que tem bombado aqui no Brasil é o Saint Seiya Awakening para celulares, e a empresa responsável por ele escolheu uma forma beeem estranha de divulgação.

Fui descobrir esses comerciais através de um post feito pelo Damiani, do Pipocando Games, em suas redes sociais. Ele viu uma propaganda de Saint Seiya Awakening entre um stories e outro no Instagram, e o negócio era tão bizarro que ele decidiu gravar e compartilhar para seus seguidores:

Nesse curto vídeo introduzindo um herói muito poderoso, Hyoga, vemos um suposto YouTuber/streamer chamado Johnny tendo tanta intimidade com o tema Cavaleiros do Zodíaco quanto nosso presidente falando de cinema nacional. Embora a legenda revele o texto que estava no roteiro para Johnny ler, o mago do improviso acaba cometendo alguns equívocos por desatenção ou desconhecimento do anime. Como disse Bruno Silva, do site The Enemy, nas respostas a esse tweet do Damiani, é como se a empresa que faz o marketing deste jogo tivesse encontrado “o único brasileiro entre 20 e 35 anos que não conhece Cavaleiros”.

Fiquei fascinada com a campanha de marketing, e comecei a ir atrás de mais informações. Em primeiro lugar, infelizmente não consegui descobrir quem é Johnny ou com qual tipo de jogo ele costuma trabalhar, todas as minhas buscas por Johnny e videojogos na internet acabaram caindo em streamers de GTA V ou Rocket League.

Encontrei também um vídeo em que um canal chamado Luderking Joga reage a mais alguns dos maravilhosos anúncios de Johnny para o jogo Saint Seiya Awakening, como um vídeo em que nosso herói freestyle confunde a palavra “armadura” com “arruda” e renomeia o golpe “Cólera do Dragão” como “COLEIRA do dragão“:

Também é possível ver um vídeo da campanha de divulgação de Saint Seiya Awakening, cujo protagonista é chamado toda hora de SÂNIA, nesse tweet compartilhado pelo Troca Equivalente. Sim, nem o protagonista do anime tem seu nome respeitado pelo jovem que nunca acessou o Site dos Cav na vida.

Eu sinceramente não sei o que aconteceu aqui, muitas hipóteses passaram pela minha cabeça. A princípio cheguei a pensar que Johnny seria um influenciador famoso cujo grande diferencial é trocar palavras, no entanto é mais fácil encontrar canal de YouTube falando de novela da Globo do que localizar o canal desse streamer de joguinhos de celular, logo descartei essa hipótese. Também me veio a alternativa da empresa responsável por lançar esse jogo no Brasil ter gasto o equivalente a três shonen de lutinha da Panini na publicidade, justificando um vídeo no qual o influenciador parece desconhecer totalmente o tema. Mas também descartei essa hipótese, afinal o mais provável pra mim é que essa campanha foi feita por gênios do marketing.

Normalmente ignoramos as propagandas de joguinhos que aparecem para a gente nas redes sociais ou aplicativos, então uma equipe formada por cérebros mais grandiosos que o de Washington Olivetto tiveram a sagacidade de criar uma campanha tão bizarra que seria compartilhada por aí e viralizaria. Veja bem, eles conseguiram uma divulgação gratuita em Twitter de influenciador grande na área de games, em canal de YouTube focado em jogos de celular e até neste site de polêmicas otakas que tem preferido não dar palco para maluco ignorante que fala merda sobre design de personagens!

Se isso não é ser genial, não sei o que poderia ser. Parabéns a todos os responsáveis!