Mercado Nacional

NewPOP cria clube de vantagens que é quase o “Tesouro Direto dos mangás”

Se você é um pequeno investidor e já pensa em formas de garantir uma renda extra nesses tempos em que é mais fácil esperar pelo final de Berserk do que se aposentar, provavelmente já deve ter esbarrado com o nome “Tesouro Direto” por aí. Investir no Tesouro Direto é, falando um português bem claro, é você cidadão emprestar dinheiro para o Governo e depois receber de volta com juros. E inspirada nesse modelo tão querido, a NewPOP anunciou numa live realizada ontem (3) como funcionará seu Clube de Vantagens para que os otakus ajudem a editora com dinheiro e recebam em troca… vantagens.

O tal do NewPOP Club é uma página no Catarse na qual o otaku pode pagar um valor mensalmente para ter uma série de vantagens. Segundo a editora, o objetivo é levantar um dinheirinho para bancar novas licenças e reimpressões, já que a NewPOP levou um considerável calote de algumas livrarias em processo de recuperação judicial. Ou seja, basicamente você está emprestando dinheiro para a NewPOP para depois receber vantagens em troca (no caso, vantagens otakas como brindes ou uma possível licença que te atraia). O plano da NewPOP é manter o Clube de Vantagens por três meses como teste e ver o que rola.

Há várias faixas de valores mensais para apoio, indo desde 5 reais até 500 reais. Entre os benefícios oferecidos estão descontos na loja virtual, descontos em serviços, participação em sorteios e um grupo de Facebook para você encher o saco diariamente para o Júnior Fonseca publicar o mangá de given no Brasil.

Todas as explicações podem ser vistas neste pequeno infográfico, cuja complexidade garantiria a presença numa questão interpretativa no ENEM:

Piadas de empréstimo à parte, o tal clube de vantagens da NewPOP parece bastante com o que acontecia no mecenato, lá no período renascentista. Na época, pessoas incentivavam financeiramente os artistas para eles poderem produzir suas artes sem sofrer com os boletos da época, e em troca recebiam… bem… a produção das artes.

Se o NewPOP Club é bom ou se é ruim, fica a seu critério pois cada um dá seu próprio valor ao dinheiro e sabe o quão vantajoso seria receber tais vantagens. Embora seja admirável a transparência da editora, ao deixar claro para o público o baque causado por calote, também podemos perguntar o quanto isso será realmente efetivo para ajudar a conseguir novas licenças ou bancar reimpressões.

Acho que depois desses três meses de teste podemos avaliar melhor a ideia, principalmente se outras editoras seguirem a ideia. Quem sabe uma Panini criando um clube de vantagens no qual oferece uma assinatura de mangás sem dor de cabeça pra quem pagar mais?

5 comentários em “NewPOP cria clube de vantagens que é quase o “Tesouro Direto dos mangás”

  1. Newpop balançando pra não cair.

    Também, investindo em boa parte do seu catálogo em títulos nicho do nicho era de se esperar.

    Curtido por 2 pessoas

  2. “Você já ouviu falar na Conrad? Não? Então participe do nosso clube de vantagens para que a próxima geração de otakus não responda o mesmo sobre nós!”

    Curtido por 3 pessoas

  3. É… Agora eu sei pq n reimprimiram Dororo 1 ainda…
    Negócio tá feio, bem q a iniciativa ajude.
    @Guilherme Yahahahaha!!! Boa cara, essa foi foda. Yahahahaha!!!

    Curtir

Os comentários estão fechados.