Aleatoriedades

Animes no avião comprovam suposta “lorota” da Toei sobre Sailor Moon

Há muitos e muitos anos, quando ter animes saindo na televisão e em DVD eram sinônimo de sucesso e prestígio, uma empresa produtora de CDs e DVDs chamada… CD & DVD Factory (que nome bacana) decidiu trazer aos otakus brasileiros um DVD de Sailor Moon. Contaram com ajuda dos fãs viúvos e tudo mais, e aí a empresa conseguiu finalmente lançar o disco com episódios… de Sailor Moon S, a terceira temporada do anime.

Não é preciso ser um Mestre do Capitalismo para entender que baixas chances de venda de um DVD com episódios da terceira temporada de um anime que não era exibido no Brasil há anos, mas por que veio essa terceira temporada e não a primeira? Na época, a CD & DVD Factory deu algumas declarações para a imprensa otaka e explicou a escolha da terceira temporada das sailors, e basicamente era: “a Toei falou que só tinha isso mesmo”. Mas como a própria produtora não tem mais as primeiras temporadas de suas séries, ainda mais ela que ama requent… digo, relançar seus produtos para alcançar lucros em produtos nostálgicos?

 

O que eles alegaram então é que haviam perdido a dublagem das duas primeiras temporadas. A primeira fase foi gravada nos estúdios da Gota Mágica nos anos 90 (com todas as cavzodiaquíces possíveis, como erros de tradução e vozes estranhas) e a segunda temporada ganhou uma versão anos depois na BKS, com todas as vozes trocadas e uma tradução igualmente equivocada. A partir desta, todas as outras temporadas foram gravadas no mesmo estúdio. Fazia até sentido perder aquela primeira dublagem da Manchete, até mesmo em Cavaleiros eles perderam tudo e precisaram fazer de novo, mas e das temporadas mais recentes? E por que só a segunda foi afetada do novo lote?

Após ouvir sobre essa suposta “perda” da Toei das versões brasileiras das primeiras temporadas, logo a gente assumiu que era uma lorotona mesmo e que estavam tentando enrolar a gente. Eu mesma defendi que as fitas estavam mofando no porão da Toei e estavam era com preguiça de ir atrás do material. Mas o tempo, pessoal, é implacável e voltou para falar que eu estava erradíssima.

Foi revelado hoje pela própria Toei em suas redes sociais que rolará uma parceria com a LATAM para a transmissão de episódios de animes dentro dos voos realizados na América Latina. Além de Cavaleiros do Zodíaco, a outra série escolhida foi… Sailor Moon S. Os dois animes estarão disponíveis tanto em espanhol quanto em português, o que nos faz pensar uma coisinha: seráááá que a Toei realmente não tem as fitas MESMO? A desorganização da empresa é real mesmo??? Afinal, se eles realmente tivessem em mãos as duas primeiras temporadas dubladas em português, não teriam optado por mandar para os céus latinos uma série a partir de sua terceira temporada.

Faço aqui meu pedido então de desculpas por ter desacreditado na palavra da Toei, então agora vou até acreditar naquele plano de trazer Sailor Moon para uma rede aberta de televisão no começo de 2019… espera….

12 comentários em “Animes no avião comprovam suposta “lorota” da Toei sobre Sailor Moon

  1. Eu lembro do Kitsune reclamando dessa desorganização de empresas japonesas com um certo mangá que ele tava traduzindo. Os responsáveis mandaram as páginas pra JBC num disco com a mensagem: “Não temos certeza, mas a capa do 4° volume deve estar aí”.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nisso, só lembro da VIZ Media soltando uma nota que a Toei fez um novo rolo de filmes pra DVD de Sailor Moon e eles PERDERAM o rolo logo depois da coleção japonesa completar e a VIZ teve que implorar pra Toei achar outro rolo inferior (que eles tiraram do próprio rabo pra ter a qualidade que tem) pra fazer o Blu-ray deles.

    Curtir

  3. Como é que perdem as coisas assim? Não é a toa que de vez em quando a Naoko bloqueia a porra toda. A Toei não sabe trabalhar!

    Curtir

  4. “anos depois na BKS, com todas as vozes dubladas e uma tradução igualmente equivocada.”

    Não seriam vozes trocadas?

    Curtir

  5. Foda mesmo foi a Toei Animation lá do Japão ter dado fim nas fitas com o áudio de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, supostamente por “falta de espaço”, o que é até plausível levando em consideração que eram 500 episódios só de Dragon Ball (na época). O que se encontra de áudio original em japonês (em material oficial) desses três animes é uma porcaria, os próprios fãs estão remasterizando o áudio, usando como base as gravações de VHS da época que a série passava no Japão, que tinham o áudio bom.

    Curtir

  6. Não tem um papo de que as dublagens da Gota Mágica tem algum perrengue por causa da Manchete?
    Quanto as fitas de Sailor Moon R, acho que a Toei jogou fora porque a Rini é muito chata!

    Curtir

  7. Um dia ainda vou entender como grandes empresas chegam a um patamar de sucesso fazendo esse monte de cagada. Serio a Toei é uma empresa conceituada e a gente só vê cagada por parte deles. Seja perda de materiais, animação ruim em animes novos, descaso com produtos e afins.

    Serio o universo tem q dá um jeito nessa locura da galera q “cai pra cima”. Incompetência pode ser recompensada n.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Tenho raiva desses mizeres de dublagens velhas, os caras perdem, sei lá, dublam qualidade merda. Isso da raiva. Descaso da porra.

    Curtir

  9. A tradução da BKS é MUITO mais equivocada que a da Gota Mágica. Acho que faz um tempinho que você não vê Sailor Moon dublado, Mara.

    Curtir

  10. Eles não perderam as fitas que continham as dublagens da GM e BKS o que eles queriam eram Manter um padrão de vozes e redublar a primeira temporada com as vozes da segunda temporada mas como o anime fracassou eles deram por perdido as duas primeiras temporadas.

    Curtir

  11. Já passou da hora de Sailor Moon ser relançado e redublado aqui gente, pelo amor de Deus. Eu nem me importo mais se é culpa da Naoko, da Toei, de distribuidora, só sei que é o anime com protagonistas femininas mais famoso MUNDIALMENTE, com personagens LGBT, e uma pegada SUPER progressista pra época.
    Eu nem tenho esperanças mais… depois daquela entrevista no JBox, já vi que é só conversa fiada.

    Curtir

Os comentários estão fechados.