Mercado Nacional

One-Punch Man #19 e o dilema do porco espinho da Panini

Uma grande polêmica vinha rondando a cabeça dos otakus que compram o One-Punch Man da Panini, e olha que nem estou me referindo ao pessoal que assina mangás da editora e não faz ideia se vai receber alguma coisa ou se enviarão um volume repetido. Yusuke Murata, o desenhista do mangá, sempre fez muitas brincadeiras com as capas, criando desenhos que funcionam quase como obras 3D quando se abre o mangá e deixa a orelha meio aberta. Assim:

Tudo isso funcionava muito bem na edição brasileira, que manteve as orelhas da edição japonesa, mas o Murata fez uma coisa diferente a partir do volume #19. Os mangás no Japão costumam vir com uma sobrecapa, item que é considerado apenas em mangás de extremo luxo aqui no Brasil (tipo alguns recentes da Panini ou então Ancient Magus Bride da Devir), e o Murata desenhou uma grande capa horizontal que aparece quando se desliza a sobrecapa para cima. O efeito que fica é esse:

Legal, né? O problema é que seria um efeito impossível de ter na edição brasileira, afinal One-Punch Man é publicado aqui sem sobrecapa, pois na época de lançamento isso não era comum. Ou seja, logo veríamos posts enormes em grupos de mangás no Facebook com uma galera exaltada alarmando que A PANINI VAI DESRESPEITAR A OBRA ORIGINAL e muitos xingamentos. Mas não tema, jovem otaku, pois a editora pensou em você:

Dih, um dos editores da Panini, usou sua conta pessoal no twitter para avisar à galera que a Panini lançará a 19º edição de One-Punch Man com uma sobrecapa, ou seja, vai rolar o mesmo efeito aqui:

Dih ainda disse que “começa neste volume”, dando a entender que a sobrecapa virá também no volume 20, que repete esse efeito. Ou seja, a Panini realmente pensou nos leitores e trouxe a experiência mais próxima do original… PORÉM com isso ela acabou criando um dilema do porco espinho, fazendo com que o mangá seja fiel ao original e irrite o público ao mesmo tempo.

Otaku colecionador ama tudo padronizado, e tem uma galera que chega a trocar volume na banca se a lombada não se alinha perfeitamente ao mangá anterior. A dúvida que fica é: como esse público colecionador vai lidar com uma mudança de formato a partir do volume 19? Por um lado a editora está trazendo um negócio igual ao original e, do outro, está despadronizando todos os outros volumes. Como ficará a cabeça do pobre otaku colecionador, chegará no ponto de reclamar de algo… igual ao original?

Nesse caso é ponto para o time da Panini, pois ao mesmo tempo fez algo legal e ainda vai estragar a estante dos lombadeiros! Ansiosa para acompanhar o desenrolar disso.

[ATUALIZAÇÃO] O Dih explicou no Twitter que a sobrecapa não será usada como justificativa para um novo aumento:

14 comentários em “One-Punch Man #19 e o dilema do porco espinho da Panini

  1. Pra mim lombadeiro tem q se ferra.
    Sobre esse caso eu n vejo problemas, mas a gente sabe q esse agrado ae é pra meter preço alto no rabo do consumidor. Então nem vem com essa de agradar leitor, pois a panini ja desistiu disso a tempos.
    Agora só no aguardo dos erros porcos q viram nessas sobrecapas, já q a panini parece n supervisiona nada na parte grafica do role e sempre vem erros bizarros nos mangás e hqs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. A minha maior dúvida é se a moça do cabelo verde vai vir com a coxa duplicada, pra manter uma padronização com a capa do volume 10.

    Curtir

  3. Vesshhhhh a unica solução certa vai ter q ser… TOCA FOGO NA ESTANTE e aguardar uma republicação com sobrecapa a partir do vol 1.

    Zueira a parte, contanto q o preco nao suba (ainda mais) quem liga

    Curtir

  4. Lombadeiro que se lasque! Quero saber se vão usar de desculpa pra aumentar ainda mais o preço. É bom que não o façam. Já aumentaram muito o preço e sem melhorar o material físico.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Do jeito que o editor aí falou até parece que estão fazendo um favor pra gente e de quebra vão curar o câncer. Se tem uma coisa que detesto na Panini é fazer alarde por besteira.

    Quanto ás lombadas despadronizadas que sugam toda a vontade de viver dos lombadeiros, eu particularmente não estou nem aí. Eu não coloco em estante mesmo…

    Curtido por 1 pessoa

  6. DE QUANTO VAI SER O AUMENT—?

    Ah, tá. Que legal a iniciativa da Panini.

    Curtir

  7. Editor diz q n vai ter aumento né? Vamo ver daqui a uns meses. Panini já falou isso varias vezes. Inclusive falavam q tanto OPM como Lobo solitário n teriam aumentos pq eram de outros contratos. Resultado: Uns meses depois os mangás de 18 reais passaram a custar 25. Desculpa ae, mas n tem como confiar na Panini. O descaso dela com o leitor me deixou cético em relação a ela.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Lombadeiro que se foda, mas se a Panini resolver tentar agradar todo mundo, ou vai juntar as duas coisas e ficar uma bosta, ou lançar dois volumes diferentes do mesmo, um fiel ao Japão e outro como sempre foi.

    Curtir

Os comentários estão fechados.