Barraco

Atitude de Marcelo Crivella abre precedente perigoso para quadrinhos e mangás

Num belo dia, uma pessoa no poder olhou um conteúdo que não o agradava em um impresso encadernado e pensou: eu discordo disso, isso é uma afronta ao que eu acredito e isso deve ser proibido. Foi então que mexeu seus pauzinhos e ordenou que seus subalternos saíssem por aí conferindo o que podia ou não conter material supostamente sensível. Esse começo de parágrafo parece a descrição do que o prefeito Marcelo Crivella armou com o quadrinho dos Vingadores na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, mas na verdade eu tava contando sobre a grande queima de livros que rolou em maio de 1933 na Alemanha, quando o governo nazista saiu por aí atrás de todos os livros que julgavam inconvenientes ao regime.

Mas vamos voltar ao presente. Na noite de ontem (5), Marcelo Crivella lançou em suas redes sociais um vídeo no qual demonstra se preocupar com crianças que poderiam ter acesso a um conteúdo impróprio para menores em um encadernado dos Vingadores lançado pela Editora Salvat. “Precisamos proteger as nossas crianças”, diz o tweet em que denuncia a ABSURDA cena em que dois personagens homens se beijam.

Pois é, a tal cena perigosa e imprópria é apenas um beijo entre dois homens. Crivella, que às vezes se esquece que o Estado é laico, tem utilizado a posição política como um braço da igreja a qual representa. Tanto que precisaram explicar para o prefeito que não era uma atitude certa colocar fiéis de sua igreja para furar a fila do sistema de saúde. Quem nunca cometeu um equívoco desses, não é mesmo?

A Bienal do Livro se posicionou dizendo que não iria proibir a venda do negócio, e a resposta veio na tarde desta sexta-feira (6): agentes da prefeitura foram à Bienal do Livro com o objetivo de carimbar obras com conteúdo sensível ou impróprio (toda vez que você ler esse termo nesta matéria, saiba que estou falando de “material com gays”).

“Mas esse aqui é um site sobre mangás e animes, por que você está defendendo quadrinho dos Vingadores?”, dirá algum leitor. Bem, como se precisasse de algum motivo para ir contra qualquer tipo de censura promovida por fanáticos religiosos que usam “preocupação com crianças” como desculpa esfarrapada para preconceito e homofobia deslavada, vamos lembrar que ir de quadrinhos americanos para mangá é um pulo:

É literalmente o outro lado da estante que os fiscais estavam.

A proibição acabou causando alguns efeitos opostos: não só o tal quadrinho esgotou em 40 minutos, mas as outras editoras aproveitaram para lançar promoções em materiais de conteúdo LGBT. A própria NewPOP, que quase carrega a ala da diversidade em mangás nas costas, lançou uma série de tweets se posicionando contra a decisão do prefeito e sugerindo muitos títulos com beijos entre homens nas capas.

 

Embora seja um consenso a ideia de que “CENSURA É ALGO RUIM“, tem um pessoal que está dando uma relativizada nisso. Pessoas, inclusive do nosso adorável meio otaku, já se posicionaram em suas redes sociais contra uma possível falha de classificação do quadrinho dos Vingadores. Alguns dizem até que deveria haver uma indicação na capa dizendo que a história da Marvel tinha conteúdo impróprio, sensível ou mesmo LGBT.

Como sempre prefiro acreditar que as pessoas estão apenas reproduzindo desconhecimento, e não que estejam tomando posições burras e preconceituosas, vale uma pequena explicação aqui: um beijo não é conteúdo impróprio. Não é conteúdo sensível. Há décadas acompanhamos beijos entre pessoas de sexos diferentes nos quadrinhos, sem que precise colocar um selo de “conteúdo heterossexual” na capa. Um beijo entre duas pessoas não é impróprio, assim como não é um relacionamento, gente andando de mãos dadas ou uma troca de olhares.

“Nossa, o que as crianças vão pensar sobre isso?” é sempre o argumento levantado por essas pessoas que ignoram o quanto uma criança pode achar aquilo uma coisa normal se a ela for explicada que aquilo é uma coisa normal. Acredite: se uma criança age com repulsa a algo assim, ela apenas está reproduzindo comportamento que viu em casa ou aprendeu com pessoas preconceituosas. Isso porque não estou nem entrando no mérito ainda sobre homofobia (que é o nome dessa “preocupação) ser um crime, porque o negócio ainda está transitando nos órgãos competentes.

Dito tudo isso, vale um apelo: tome MUITO cuidado com qualquer pessoa que venha apoiar esse tipo de operação. Tome também cuidado com qualquer religioso que pregue algum tipo de preconceito e ódio a alguém, em vez de promover o amor. A Censura é uma coisa muito séria, e é preocupante o precedente aberto pelo prefeito do Rio de Janeiro. Começa com um quadrinho dos Vingadores, pode chegar ao ponto de qualquer tipo de literatura que traz elementos inconvenientes às pessoas no poder ser combatida. Igualzinho falei no primeiro parágrafo.

 

36 comentários em “Atitude de Marcelo Crivella abre precedente perigoso para quadrinhos e mangás

  1. Arrasou Mara. A gente atualmente tá vivendo uma regressão humana. Hipocrisia é o que há. Beijo gay não pode, mas cena de sexo hetero na Malhação não tem problema 🤷🏻‍♀️

    Curtido por 3 pessoas

  2. Eu não moro no RJ, mas imagino que esse senhor deveria se preocupar com outras coisas BEM mais importantes, tipo procurar soluções para violência, melhorias pra saúde, etc. (que acredito serem problemas inerentes ao Brasil inteiro). Ficar se incomodando com uma cena de quadrinho não vai melhorar a vida de ninguém.

    Curtido por 4 pessoas

  3. Cara o Crivela é um grande merda e hipócrita. Quase foi deposto por lance de corrupção, cortou um monte de verba e deixou o Rio de Janeiro largado as traças. Mas ae vê uma tia escrota reclamando de material q els n curtiu e decidiu agradar o gado dele.

    Realmente ridículo ver uma falta de respeito dessas e ainda querendo promover censura e homofobia como algo aceitável.
    O pior de tudo é ver gente aplaudindo e falando q tinha q queimar as hqs. Brasil ta na merda mesmo.
    Ainda bem q ainda tem gente com bom senso, mas ta ficando raro.

    Curtido por 6 pessoas

  4. Imaginem se a JBC tivesse lançado TGitS com aquela cena do sexo virtual lésbico. Teriam feito uma fogueira! Pena que o próprio Shirow cortou de qualquer nova impressão do mangá

    Curtido por 2 pessoas

  5. Só lembrando Artigo. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Ou seja qualquer todo mundo é livre de expor sua arte. O que esse prefeito fez é inconstitucional.

    Curtido por 6 pessoas

  6. Censura já existe no brasil há tempos
    Vide proibição de propaganda infantil ou Sarney e ministro de stf censurando reportagem.

    Curtir

  7. Sou do Rio, moro aqui e digo que:

    Tem viadutos/passarelas tão deteriorados que, se caírem, podem matar uma ou várias crianças;
    Tem escolas minucipais caindo aos pedaços, sem professores, porteiros, merendeiras ou inspetores;
    Falta creches;
    Hospitais, postos de saúde e UPAs faltando tudo;
    Escolas sem sala de leitura/biblioteca;
    Ruas de terra e ou com esgoto a céu aberto;
    Crianças brincando no meio da rua porque a pracinha mais próxima é na PQP;
    Áreas com risco de enchente e desabamento que ninguém faz nada;
    Zonas Oeste e Norte com menos ônibus, apesar de ter mais passageiros, dificultando que crianças e adolescentes cheguem as escolas. Claro, SE o ônibus respeitar da gratuidade.

    Crivella não se preocupa com as crianças, ou com qualquer um aqui. Se preocupa com os votos que pode ganhar numa possível reeleição. E ainda tem babaca passando pano ou batendo palma. Daqui a pouco chegam os homofóbicos/incels/misógenos pra vomitar nos comentários aqui do blog. Porque só vão se revoltar quando atingir a p******eta deles.

    Curtido por 7 pessoas

  8. Dito tudo isso, vale um apelo: tome MUITO cuidado com qualquer pessoa que venha apoiar esse tipo de operação.

    Assim como seus posts de problematização e ataque a sensualidade feminina com piadas e situações do tipo.

    Anyway um casal gay se agarrando e se beijando pega tão mal quanto um casal hétero fazer isso em público. Tem locais para se fazer esse tipo de coisa.

    Aguardando lágrimas após este comentário.

    Curtir

  9. Apo, não vai haver lágrimas pois esse é exatamente o tipo de comentário que se espera de você.

    E o post deve ter te acertado em cheio, dado o comentário extremamente fora da realidade de que beijo hétero pega tão mal quanto beijo gay em público.

    Chora no travesseiro que é lugar quente.

    Curtido por 4 pessoas

  10. “Num belo dia, uma pessoa no poder olhou um conteúdo que não o agradava em um impresso encadernado e pensou: eu discordo disso, isso é uma afronta ao que eu acredito e isso deve ser proibido. Foi então que mexeu seus pauzinhos e ordenou que seus subalternos saíssem por aí conferindo o que podia ou não conter material supostamente sensível.”

    Curtir

  11. Ai que burro dá zero pra mim mesmo, enfim tentei colocar algo bonitinho e me dei mal, pra resumir, esse primeiro paragrafo também serve quando esse mesmo site atacou uma cena de estupro em goblin slayer, ou então a roupa de uma personagem de Boruto, ou então sobre o Meiodas e seu comportamento com a Elizabeth. Você tem o direito de condenar algo que acha absurdo, com a mesma desculpa que não é conteúdo que deveria ser apresentado ao público. Imagina se você tivesse o poder de mandar tirar de circulação os conteúdos acima como esse Crivella fez. Acho que realmente deveriamos repensar nossas atitudes e fechar o site para procurarmos paz interior.

    Curtido por 2 pessoas

  12. Bom, não gosto nem concordo com a atitude desse referido Sr. Crivella. Na verdade odeio esse homem. O bispo deveria é se preocupar com suas coisas. Mas hoje vou bancar o advogado do diabo.

    Proibido não, que isso é loucura, é censura, é inaceitável. Agora que as classificações etárias fosse respeitadas, aí sim. Mas isso vale pra tudo, pra violência, pra sexualidade, uso de drogas ou bebidas, etc.

    O que não dá é pra relativizar, um lado dizendo que X coisa é inaceitável (erm, o Apo já fez o favor de citar o caso deste blog) e o outro dizendo que é Y, e cada um lutando com as armas que tem para poder moldar as coisas e produtos que os OUTROS CONSOMEM a SEUS GOSTOS e caprichos.

    Não me interessam as justificativas pra nenhum dos dois lados. Acha impróprio? Poe na classificação indicativa mais adequada e se não for do que gosta, não tem pra que meter o bedelho, é muito simples. Os artistas tem que ter liberdade artística o os consumidores o direito de consumir.

    Qualquer coisa além disso é censura.

    Curtido por 1 pessoa

  13. O que não dá é pra relativizar, um lado dizendo que X coisa é inaceitável (erm, o Apo já fez o favor de citar o caso deste blog) e o outro dizendo que é Y, e cada um lutando com as armas que tem para poder moldar as coisas e produtos que os OUTROS CONSOMEM a SEUS GOSTOS e caprichos.

    Esse é o ponto. Choradores choram quando jogo isto na cara deles. Ainda querem reverter e fazer controle de danos. Sou a favor de uma classificação indicativa mais explícita nesses produtos vide os mangás hentai da JBC e publicações desse nível no passado. Ninguém é obrigado a ver promiscuidade pega feio pra quem pratica. Ninguém precisa fazer da sua vida uma novela tudo tem hora e lugar.

    Curtir

  14. O blog faz críticas. Críticas aceita quem quer. Nem a Mara e nem ninguém aqui tem poder de cancelar anime ou o cacete que for, só criticar.
    O que Crivella fez foi censura: mandar recolher os gibis efiscalizar estandes, na tentativa de achar um caralho dum beijo gay. Tudo em nome da religião dele. Governos tem poder para censurar produção cultural, mas censura não é algo concebível em uma democracia, senhores.
    Até quando vão falar merda em nome da defesa da punheta de vocês, bando de incels?

    Curtido por 2 pessoas

  15. Aqui faz ativismo descarado e pretensioso de certa forma, critica tendenciosa a uma visão de mundo e ainda ataca os fãs de algo que ele não gosta. Logo recebe aquilo que planta. Você colhe o que semeia.

    E todo o ativismo e afim de por uma censura vide as reações do autor nesse blog e no twitter de coisas em obras que ele não gosta.

    Espero que esse gosto do próprio veneno ensine ele e a muitos que censura não é legal.

    E continuem a chorar porque meu balde não chegou nem a metade.

    Curtir

  16. “O prefeito que lacrava livros”. Parece que esse não fez muito sucesso na Bienal…

    Mas que bom saber que não tem problemas no Rio de Janeiro, a ponto do Crivella poder dedicar seu precioso tempo se preocupando com a página de um gibi. Aposto que se perguntassem aos cidadãos cariocas qual deve ser a prioridade do prefeito, todos diriam que é fiscalizar quadrinhos, afinal, quem liga para saúde, educação e aquelas outras baboseiras?

    Curtido por 2 pessoas

  17. Uma cena de estupro não pode ser descrita nem dramatizada agora? Um ato vil não pode ser feito que alguns doentemente interpretam como apologia, os doentes no caso são outros. Contanto que isso seja feito em obras para o publico adulto, não é nada demais assiste quem quer.

    Acho legal essa mania de querer cagar regras agora. Mostra o quanto vocês são censores quanto o prefeito do Rio de Janeiro.

    Continua porque tá pouco.

    Curtir

  18. Tem diferença entre uma cena de estupro feita pra ser o que é de fato, algo vil e desprezível, e uma cena de estupro sexualizada feita pra fanservice, pra ser algo pra marmanjo bater punheta, o que era o caso de Goblin Slayer. Também tem diferença nesse segundo caso sendo posto numa doujinshi/mangá hentai e sendo posto em uma mídia pra massas, um anime da temporada que um monte de piá tem acesso. Se pra ti é tão difícil entender isso, eu sigo na dúvida se é burrice ou mau caratismo, mas começo a crer mais na segunda opção.

    Curtido por 3 pessoas

  19. Quando o autor do blog (ou algum dos leitores do mesmo) não curte algo e faz uma crítica, ele tá apenas manifestando uma opinião. Não tá impedindo as pessoas de consumirem o material, igual esse doente do Crivella. Não tem cabimento colocar os dois em pé de igualdade.

    Curtido por 3 pessoas

  20. Ninguém te obriga a ver um anime de temporada todo você pode deixar de assistir quando quiser. Fazer chilique e atacar quem assiste é uma tentativa de coibir uma expressão de alguém. Não importa se é certa ou errada. Assisti Goblin Slayer e não se compara ao estupro que acontece no filme Vingança de Jennifer (este censurado em diversos países).

    O fatoé assiste quem quer. Lê quem quer.

    Curtir

  21. Estupro envolve sexo, filho. Nenhum adulto se torna estuprador por assistir cena de estupro assim como nenhum adulto vai se tornar gay ao ver dois homens se beijando.

    Vocês são moralistas de sinal trocado.

    Curtir

  22. Só fico imaginando se o Rio de Janeiro não tem nenhum problema com violência, educação, saúde, transporte público ou coisas do tipo… Porque só assim para o prefeito não ter com o que se preocupar, estar no tédio e aí mobilizar essa força toda só pra cuidar de gibizinho.
    Afinal, dois caras se pegando num quadrinho é mais importante do que resolver os problemas da cidade.

    Curtido por 2 pessoas

  23. O blog faz críticas, queridinhos e queridinhas? Então também está exposto a levar críticas. É tudo muito simples: quem fala o que quer, ouve o que não quer. AInda mais na internet. Só coloca a mão numa arma de fogo para atirar quem está preparado pra tomar tiro também, sem exceções, então pensem bem antes de externarem suas opiniões.

    Eu mesmo acho as críticas daqui do blog muitas vezes não muito bem fundamentadas (o Apo chama de ativismo, eu chamo só falta de senso comum mesmo), mas não estou promovendo nenhuma apologia a nada (seja a estupro, sexualização de menores, beijo gay, nada), tampouco venho aqui pedir censura desse blog. São críticas minhas apenas.

    Já na questão daqui dos quadrinhos… Aí que tá, cada um vai achar o que quiser.

    Se alguém não gostar de beijo gay e achar inadequado pelo motivo que ele quiser, ele tá no direito de achar isso. Se alguém não gostar de sexualização exagerada em algum mangá, pelo motivo que quiser, também tá no direito disso. O que não dá é para permitir é censura, nesse caso condeno a postura desse maluco do Crivella.

    A Mara tá livre pra criticar a postura do cara, tem que fazer isso mesmo, eu mesmo critico e condeno. Agora que a Mara vá sabendo, que há pessoas com o pensamento dela em posições que eles podem ter o mesmo ideal só que mais poder, mas cometer censura “pro outro lado”, o que vai ser igualmente inaceitável. Então de novo… Não vou questionar os MOTIVOS dele, vou apenas criticar sua ATITUDE, que é inaceitável. Não é justificável, é uma atitude descabida e exagerada. E só.

    Se os quadrinhos estiverem descumprindo alguma lei que obriguem a alertar que conteúdo eles tem na capa e tal, tem que cair pra cima da editora mesmo, não importa qual seja o conteúdo lá dentro (De novo: NÃO IMPORTA O CONTEÚDO), você goste, ache bonito, inofensivo ou não. Nem adianta relativizar. É só seguir as leis e classificações indicativas que podemos ter certeza que vamos ter nosso produto disponível sempre.

    Curtido por 1 pessoa

  24. Matéria excelente e muito bem abordado o tema. Isso que aconteceu é um absurdo e jamais deve acontecer. Muito menos aceitarmos passivamente.

    Curtido por 1 pessoa

  25. Pelo visto tem muito otakinho apoiando a censura a essa HQ, argumentando que isso não tem nada a ver com os mangás. Mas isso é um grande erro, pois tanto HQs quanto mangás, fazem parte da chamada cultura pop e, portanto ao invés disso, deveriam estar se opondo a essa situação arbitrária. É preciso entender que, ao contrário do que diz o senso comum, defender a liberdade criativa de conteúdos LGBT não significa apenas que você apoia esse tipo de conteúdo, mas que você apoia que todo o tipo de conteúdo deve circular livremente, e nisso, não deve haver exceções. Ironicamente, é só observar que a reação mais contundente a essa situação arbitrária veio de um homem hétero. Um hétero!

    Curtido por 1 pessoa

  26. O problema é que as pessoas que se revoltam com simulações de estupro e qualquer violência cometida em obras ficcionais pouco se importam com elas realmente acontecendo. Mesma coisa quem se choca com o ato homoafetivo. Ninguém tá nem aí. Tentar censura ou criticar o ato e especular que quem consome aquele material é um maníaco sexual ou vira gay – ambas falácias do declive escorregadio – é passar de bom mocismo pra beneficiar um grupo seja com a exibição ou não daquele ato.

    Essa atitude do prefeito veio em boa hora para repensarmos nossos posicionamentos.

    Curtir

  27. Quanto comentário de gente com masculinidade frágil.

    Discordei apenas no trecho que fala em “adorável meio otaku”. Todo mundo sabe que o meio otaku é o mais preconceituoso que existe….
    (OK, pode ser ironia tb, faz mto tempo q não acompanho mais o MdOM)

    Curtido por 2 pessoas

  28. Masculinidade Frágil? Quem surtou porque censuraram o beijo gay foram os LGBT. Aliás, quem não aguenta nada que vá contra a opinião deles são os próprios LGBT. Tente novamente.

    Curtir

  29. Povo aqui é hipócrita demais, tão aqui chorando por censura contra LGBTs mas querem censura em personagens com aparência loli/shota.

    Curtir

  30. Chora pedófilo acima, shotacon e lolicon são coisas de gente doente. Você devia ser preso.

    Curtir

  31. Depois vão censurar a pornografia toda, proibir palavrões, piadas sujas e botar coleiras pra impedir de termos pensamentos impuros.

    Até, “ELES” surgirem pra impedir a lei do cinto de castidade…

    😏SOX😏

    Curtir

Os comentários estão fechados.