Foi anunciada na semana passada uma lista com várias empresas que o atual governo pretende privatizar, e uma dessas são os Correios. É até difícil encontrar pessoas 100% satisfeitas com o serviço, e muitas inclusive lembram do buraco negro de Curitiba (que, como já lembraram nos comentários, nada tem a ver com os Correios), mas uma privatização pode ter uns pontos negativos que muitos não estão levando em conta. Eu poderia simplesmente falar meus achismos como qualquer outra pessoa na internet quando quer fingir conhecimento em assuntos, mas fiz diferente. Procurei duas pessoas do meio dos mangás para saber como uma eventual privatização dos Correios vai afetar esse nosso pequeno nicho.
Do ponto de vista de quem produz mangás no Brasil, apenas um terço das editoras (ou seja, UMA) seria afetada por uma privatização dos Correios. Enquanto a JBC ainda não conseguiu fazer uma lojinha online (até uma LOJA FÍSICA conseguiu ficar pronta antes) e a Panini conta com dinheiro infinito, uma editora como a NewPOP depende dos Correios para distribuir sua mercadoria. Lembre-se que a NewPOP foi a primeira a pular fora da distribuição de bancas e passou a vender coisas apenas para livrarias, lojas especializadas e sua própria loja online.
Junior Fonseca, o dono da NewPOP, explicou ao site que normalmente já consegue custos melhores com os Correios por ter um contrato. Embora ele não saiba como ficarão os preços em uma eventual privatização, ele afirma que as distribuidoras privadas de encomenda têm suas dificuldades em executar o serviço. “As demais distribuidoras cobram valores maiores e nem entregam em todos lugares”, explicou.
Se por um lado a preocupação de uma privatização ainda parece distante, até por ser bem incerta ainda, para quem produz os mangás, a rede de distribuição já tem uma visão mais pessimista da coisa. Conversei também com Henrique Lanute, o dono da loja Capitão Onigiri, e ele avaliou de forma parecida à do dono da NewPOP. “Com certeza a precificação seria diferente”, e ao ser perguntado se o preço seria mudado para algo maior ou menor, rapidamente ele avaliou: “maior”.
Embora enxergue uma possível melhora no serviço atual com uma privatização, o lojista percebe que a abrangência deve cair. No fim, quem se ferraria mais são as lojas pequenas, que veriam um aumento nos custos, e os compradores de regiões mais distantes do país que encarariam um frete maior.
Muito se engana quem pensa que os Correios têm exclusividade nas entregas pelo país. Embora eles tenham monopólio na entrega de correspondência e no serviço postal militar, já existe concorrência para o envio de pacotes (modalidade usada pelas editoras de mangás). No caso a utilização dos Correios acontece por ser mais barato e ter uma área de atuação muito mais abrangente, sem precisar cobrar o preço de um rim ou de um primeiro volume de mangá raro.
Após um período de prejuízos, os Correios parecem ter se encontrado e passaram a dar lucros desde 2017. Uma saída para a empresa seria pensar em novas formas de negócio. “Pra ser sincero, os Correios estão bem mais tranquilos para se trabalhar. A melhora que espero seria em algum plano voltado para o e-commerce, com vantagens reais. Atualmente não oferecem muita coisa.”, finalizou o dono da Capitão Onigiri.
Vale lembrar que o buraco negro de Curitiba para encomendas internacionais existe por conta da alfândega e falta de funcionários, com concursos parados para corte de gastos desde 2017 (inclusive com quem passou não sendo chamado). Privatização de correios não interfere com alfândega que é responsabilidade da Receita Federal. Privatizado ou não, tudo continuaria no gargalo da alfândega.
CurtirCurtido por 2 pessoas
> É até difícil encontrar pessoas 100% satisfeitas com o serviço, e muitas inclusive lembram do buraco negro de Curitiba
Que é problema da alfândega e não dos correios.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Correios de uns tempos pra cá é um serviço que deixa muitos a desejar. Não só eu, mas muitas pessoas daqui da minha região por muitas vezes não recebem as encomendas porque taxam lugares como áreas de risco indiscriminadamente.
Já teve casos bizarros de encomendas de caixa postal não serem entregues:
CurtirCurtido por 3 pessoas
O tal “buraco negro” de Curitiba não tem a culpa dos correios e sim da receita federal que, por amostragem, retem as importações para taxações e averiguação de possíveis ilegalidades (trafico e etc..)..
CurtirCurtir
Sem contar que em muitos municípios os Correios são o único serviço de banco disponível; imagine a população tendo que viajar para sacar dinheiro.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Eu apoio a estatização de tudo TUDO.
CurtirCurtir
Vamo lá. Assim como muitos n sou fã dos correios? Pois simplesmente já passei e presenciei cada situação q era total culpa deles. Desde danos a produtos, roubo de mercadoria dentro da instituição e até mesmo n entrega de produtos. Muitos vendedores estrangeiros inclusive desistem de vender pra Brasileiros por culpa dos correios pq muitos alegam q de cada 5 encomendas enviadas 2 chegam ao seu destino. O resto se perde e o vendedor tem de arca com prejuízo dobrado.
Logicamente n pensava em uma privatização do serviço, mas sim uma abertura desse mercado pra outros serviços para uma concorrência q obrigasse o serviço voltar a ser bom. Logicamente como n sou entendido do assunto n sei se só privatizando abriria essa concorrência, mas de uma coisa já vimos: vamos nos ferras em questões de preços. Lembrado q pra alguns lugares frete dos correios já era caro pra caramba.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ai agora já é impossível comprar mangá em cidade pequena, imagina se privatiza?
Acho que a única coisa que salvaria o mercado otaku seria uma “crunchyroll de mangás” e olhe lá…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não tem como não repassar aumentos, porque tudo vai pelas estradas e não temos malha ferroviária decente. Continuaria caro do mesmo jeito seja correios ou privatizado.
Melhor privatizar que ficar na mão desses funcionários que não funcionam.
CurtirCurtir
Só um detalhe, as assinaturas da Panini são enviadas pelos Correios. Eu assino o Ataque dos Titãs e Dr. Slump e eles são enviados pelos Correios como registro módico, acredito que todas as assinaturas sejam desse mesma maneira.
CurtirCurtir
“Após um período de prejuízos, os Correios parecem ter se encontrado e passaram a dar lucros desde 2017. “
Os Correios detêm o monopólio garantido por lei para entrega de correspondências pessoais e comerciais, além da emissão de selos. Em mercado monopolístico não teremos uma boa equação entre qualidade e preço. Mesmo com a exclusividade nesse mercado gigante, os Correios tiveram prejuízo anual de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos, lançaram um plano de demissões voluntárias e fecharam diversas agências, evidenciando a necessidade de privatização. Mas precisamos não somente privatizar; necessitamos de um mercado livre e aberto à concorrência. Somente assim teremos serviços mais baratos e melhores.
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2017/06/opiniao/569137-o-monopolio-dos-correios.html
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Eu poderia simplesmente falar meus achismos como qualquer outra pessoa na internet […]”, mas ao invés disso vou por o achismo de outras pessoas…
CurtirCurtir
Se precisam de um serviço estatal para existir, isso se chama controle de preços
CurtirCurtir
“Serviço postal militar”?! O que é isso? Carteiros entregando correspondências num tanque de guerra?
BTW, vai ter animê do Fofão? *_*
CurtirCurtir
Eu não vivo somente de mangas (e agora temos opção digital), compro varios outros produtos pela internet.
Então, essa privatização não me afetaria neste setor caso aumente.
Eu já pago cada vez mais caro por um serviço que continua ruim. Entao, não vejo como pode piorar sendo que já é horrível e apenas o sedex funciona com eficiência.
CurtirCurtir
Comentário 01 sobre Correios, que precisa ser explicado.
Antes de privatizar ainda demora um pouco. Tem que abrir o capital da empresa e transformar em SA senao não pode privatizar.
Tem que fazer revisão geral e total de custos, gastos, funcionários, patrimônio, rendimentos, dinero que entra e da onde entra e o que sai (o do ralo da propina tmb) e pra onde sai, seja por auditoria ou outro processo.
Na hora de montar o processo de privatização, tem que botar no papel coisas como:
“quem comprar pode demitir funcionários? Se sim, quais? Concursados, de carreira, elitistas, enfim”;
“Quem comprar pode escolher as “praças” (cidades, Estados, etc) de atuação dos correios ou o Governo é que decide e obriga o comprador a atuar em tais localidades”?
“Os correios e todas as suas operações serão vendidos inteiros (muito difícil) ou será desmembrado e vendido em partes ( como aconteceu com a telefonia brasileira no fim dos anos 90)”?
“O que acontece se não vender tudo?”
Enfim, é demorado esse processo e ele vai na câmara e no senado. Ano que vem é ano de eleição municipal e os deputados tendem a querer “ajudar” nas eleicoes de seus prefeitos e vereadores, então será demorado.
Enfim, é processo entre 01 e 03 anos no mínimo.
CurtirCurtir
Comentário 02 sobre correios:
Vai demorar um bom tempo, depois que privatizar (se isso acontecer) até “todas” as localidades do país serem atendidas pelo “novo” serviço prestado por quem comprar os correios.
É caro, é difícil, o País é enorme e o retorno é só a longo prazo.
BTU (transportadora Brasspress), TNT (transportadora, não o canal kkkkk) e RodoNaves já disseram que não tem interesse “neste momento” em participar como candidatas a comprar os espólios dos correios, então meus queridos, “querer e dizer que vai privatizar” é uma coisa, “organizar e bater o martelo” é outra.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Francamente. Já deu para perceber o viés ideológico da autora (como se o banner do site não deixasse isso claro). Usar mangá para defender um monopólio estatal velho e ineficiente, com funcionários que mais tiram greve do que trabalham e que pratica controle de preços e só traz prejuízo ao pagador de imposto é algo que chamam em inglês de “grasping at straws”, sinal de completo desespero e falta de argumentos. Privatizem TUDO e JÁ! Chega de viver no século passado.
CurtirCurtir
Site sobre mangás defendendo correios, só o que faltava kkk
CurtirCurtir
As pessoas tiram do cu que correios eh monopólio, pqp
CurtirCurtir