Eventos

5 pequenas dicas para fazer um bom evento para sua editora de mangás

Outro dia estava na fila do self-service, colocando aqueles sushis suspeitos no meu prato, e fui abordada por um fã deste site: “Mara, meu sonho é ter uma editora de mangás, você tem alguma dica para que eu faça um evento especial para anunciar novos títulos de mangás sem que as pessoas fiquem irritadas com um eventual mal-planejamento?“.

Como achei a pergunta muito pertinente, fiz um pequeno guia para ajudar você que tem uma editora a fazer um bom evento de anúncio de mangás. Observação importante: qualquer semelhança com qualquer evento real, tipo o Henshin+ Pocket que rolou nesta sexta-feira (23) no Shopping Center Norte, é pura especulação de você leitor. Vamos às dicas!

#01. Não marque o evento com pouca antecedência

Se você quer fazer um evento de sucesso, não é bem legal que você avise ao público uma semana antes. Pelo menos umas duas semanas é legal para você deixar o público planejar se vale a pena dar uma passada lá.

#02. Não realize seu evento em plena hora do rush

A maioria das editoras está localizada em São Paulo, então é sempre muito pertinente levar em conta como a capital paulista funciona. No passado, editoras como Panini, JBC e Newpop marcaram seus eventos próprios aos sábados durante a tarde, até para facilitar a ida por quem trabalha e estuda. Não marque um evento às 18h de uma sexta-feira, é um pouco difícil se teleportar numa cidade caótica. 

#03. Escolha um dia em que muitos funcionários não estejam de férias

Acidentes acontecem, então não dá pra prever quando o editor da sua empresa fica adoentado e não pode comparecer ao evento. Porém, chega a ser estranho se você marcar o evento no período em que outros funcionários, que costumam aparecer em palestras, estão de férias. Sorte que editoras, como a JBC, têm assistentes muito carismáticas que segurariam um evento caso essas coisas aconteçam. 

#04. Arranje boas desculpas para rolar o evento

Eventos com anúncios precisam ter uma boa justificativa. Aniversário da editora, lançamento de título muito esperado… Não caia no erro de inventar um evento comemorativo para o lançamento de, sei lá, uma quarta edição de um mangá já publicado.

#05. O final é importante! Não guarde para o final um anúncio que todo mundo já sabe

Evento de editora precisa seguir as mesmas diretrizes de uma conferência na E3: primeiro as empresas divulgam tudo o que as lojas já vazaram antes, e sempre deixe para o final um título inesperado (mesmo que seja apenas um logotipo com lançamento previsto para dali 3 anos). O impacto do anúncio final pode ser perdido se for algo que todo mundo já sabe e até já perguntaram durante a palestra.

(Agradecimentos ao Lucas Nascimento pela ideia do post)

9 comentários em “5 pequenas dicas para fazer um bom evento para sua editora de mangás

  1. Yahahahahaha!!! Coitada da Mara, sexta feira e um frio do cão e ter de ir ver esse evento irrelevante da JBC.

    E Sr. Marcelo tem uma “sorte” do diabo em. Fica doente justo num evento irrelevante desse q com certeza cairiam em cima dele por isso. N sou fã , mas desejo melhoras…

    De resto eu realmente aprecio o trampo da Mara (e tbm de outros membros da imprensa especializada [pff] ) de simplesmente suporta isso ate o fim em uma sexta a noite q poderia ser aproveitada com algo mais produtivo, tipo ver mato crescer. Eu já teria pulado fora no anuncio do spin off de Fairy Tail.

    Curtir

  2. Tenho que admitir que quase caí na historia do fã perguntando como se faz um bom evento mas então caiu a ficha de toda a história

    Curtir

  3. Certeza que não é uma indireta ao evento da JBC?
    Enfim, pelo menos “desequivocaram” a Sakura. Agora é aguardar o problema chamado preço.

    P.S.: Esse banner do “presidente Borsalino”… xD

    Curtido por 1 pessoa

  4. Seria legal se aproveitassem o desengano com Sakura Clear Card pra renovar o estoque dos volumes da última edição de Sakura. Ou pelo menos mandar pras outras lojas, porque não vou pagar passagem de busão ou avião Rio-São Paulo pra ir na Japorama só pra isso.

    Curtir

  5. N só Sakura @vivibarbosa. Os numeros se FMA tão se esgotando na Amazon e meio q nem sinal de uma reposição. Volumes 23 e 24 sumiram.
    Meu maior medo desse novo comando do Del Greco é exatamente o abandono de reimpressões, pois o mesmo numca foi etusiasta da pratica e ainda pode usar isso pra vender o digital.

    Curtir

  6. Vocês reclamam demais o evento teve como apresentadoras duas mulheres. Viva o empoderamento feminino! Isso é que importa, esqueçam esses promenores.

    Curtir

Os comentários estão fechados.