Animes

InuYasha e a difícil vida do otaku assinante do Amazon Prime Vídeo

Enquanto a Netflix faz ostensivas campanhas de divulgação para divulgar estreias de Cavs do Zodíaco e Evangelion, o serviço de streaming Amazon Prime Vídeo opta por uma campanha de marketing mais próxima das editoras de mangás: ou seja, NULA. Do nada, a plataforma colocou a série e os filmes de InuYasha, para a alegria do jovem otaku que acompanhava as aventuras do meio-youkai no Cartoon Network. A notícia, que poderia ser uma comemoração, apenas é uma síntese de todo o sofrimento do otaku moderno assinante do Prime Vídeo.

Sou assinante do Prime Vídeo há pouco mais de um ano e considero um serviço com catálogo muito bom, principalmente para séries de comédia leves, foi lá que em minha humilde residência tivemos contato com a totalidade de Community ou Parks & Recreation. Embora as séries próprias também tenham qualidade, às vezes superior às da concorrência, o foco desta matéria será o grande catálogo de animes.

Além de alguns animes de temporadas passadas, como Megalo Box ou Welcome to the Ballroom, o serviço da Amazon traz um simulcast parecido com a da Crunchyroll, com a diferença que os episódios aparecem uma semana após a exibição no Japão. Foi assim que os assinantes acompanharam Dororo, Banana Fish, Inuyashiki e agora Vinland Saga. Mas os elogios terminam aí, porque acompanhar animes pelo Amazon Prime envolve tanto estresse quanto quando a gente baixava no 4shared e precisava procurar o link sem vírus.

Para começar, a Amazon tem um jeito muito peculiar de dividir suas séries no serviço. Talvez para fingir ter mais conteúdo do que realmente tem, cada temporada das séries é considerada uma “série diferente”. E não pense que o conceito de “temporada” é universal e determinado pela série, pois a Amazon decide por ela mesma o que é uma temporada. A Lenda de Korra, por exemplo, tem quatro temporadas distintas, cada um com um arco de história próprio, mas não para a Dona Amazon: no Prime Vídeo, as temporadas são “agrupadas” para formar uma temporada maior de 26 episódios e pronto.

InuYasha, assim como outras séries da plataforma, ganha uma dificuldade maior de acompanhar: a série de Rumiko Takahashi não está completa no Prime Vídeo, apenas duas temporadas foram disponibilizadas. Até aí você, caro otaku paciente, pode dizer “ah, beleza, eu assisto até onde der e depois espero chegar o resto”. Porém, tem um detalhe importante, as temporadas disponíveis são a primeira e a terceira! Isso mesmo, existe um BURACO no meio da série.

A gente até entende que InuYasha não é uma série com tantos episódios importantes no meio, inclusive Rumiko Takahashi é conhecida por criar o conceito de “capítulo filler” nos próprios mangás, mas é no mínimo estranho que a empresa tenha negociado tudo, MENOS a segunda temporada. A gente até releva que não tem o áudio original porque né, pegaram os direitos da versão da Televix, mas como assim se esqueceram do meio da série?

Mas não pense que apenas decisões estranhas envolvendo licenciamento é o que vai tirar seu prazer de acompanhar animes no Prime Vídeo: a interface é muito ruim. Nesse caso não tenho como defender: o Prime normalmente se esquece onde eu parei as séries, muda de idioma como quem quisesse me estimular a falar alemão e tem uma das piores buscas de catálogo. Se você procurar por INUYASHA, digitando certinho, a série é a 26ª ocorrência da lista, aparecendo bem depois de Hora de Aventura, Inspetor Bugiganga, Johny Test e Inuyashiki.

É uma pena porque esse lançamento de InuYasha poderia dar uma forcinha para a JBC trazer logo o mangá (ok, sabemos que isso não vai acontecer), e porque em partes é um anime bem competente. A qualidade da animação é muito boa e a dublagem ora é bem feita e ora é tão ruim que diverte. Vide esse ótimo vídeo do Canal do Sahgo:

Como uma das grandes rivais da Netflix em streaming, e com muitos animes BONS no catálogo, falta à Amazon um esforço maior no que a concorrente vende como sua melhor qualidade: a facilidade de se assistir séries.

(ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE: Algumas semanas depois, o Prime Vídeo colocou a segunda temporada e agora tem Inuyasha completinho lá)

20 comentários em “InuYasha e a difícil vida do otaku assinante do Amazon Prime Vídeo

  1. Meu maior problema com o prime: não sei se o app da TV é bugado massss não tem legenda em BR de nenhum anime… Sério não tem em PT BR… No PC alguns títulos tem porém animes como noragami nem no PC tem

    Curtir

  2. Eu to vendo e curtindo, nunca tinha assistido, apenas tenho a coleção de mangás da JBC.
    A animação é boa e a dublagem também, mas a primeira abertura… mue dues, o cara não consegue acertar UMA nota no refrão hahaha

    Curtir

  3. “o Prime normalmente se esquece onde eu parei as séries” – confere, tanto que uso o app do SeriesGuide pra não me perder… mas ultimamente até que melhorou e ele tá lembrando

    “muda de idioma como quem quisesse me estimular a falar alemão” – por enquanto só tem acontecido em trailer pra mim

    “e tem uma das piores buscas de catálogo.” – isso é fato

    Curtir

  4. @jczf1994

    Tanto no PC quanto no app da TV as minhas legendas aparecem normalmente em PT-BR

    Curtir

  5. Outro ponto ruim é o marketing, o Facebook e o Twitter da página brasileira só posta de ano em ano. Apesar, assino e tenho muita coisa pra assistir lá, ainda mais que também uso o twitch prime para assinar um canal.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Cheguei a cogitar fazer uma assinatura da Amazon, mas como sua experiência foi detalhada, vou deixar quieto por enquanto.

    Lendo suas matérias sempre tenho a sensação de ler um comentário com aquele humor britânico

    Curtir

  7. Atualmente só assino o Amazon Prime (foda-se o Netflix com esse aumento escroto com esse monte de serie merda) e realmemte o negocio é complicado. O conteúdo é muito bom, mas como vc mostrou a interface e as proprias licensas são um porre.

    Terminei de ver Commmunity a pouco tempo e presenciei algo bizarro. Das 6 temporadas só a 1° tava dublada e n era todos os eps. As outras 5 estavam legendadas, mas com alguns ep dublados no meio. Tipo numa temp de 22 eps os caras me enfia só 3 eps dublado. Isso n faz sentido, ninguem dubla só 3 episodios de uma temporada é tudo ou nada.

    Espero q o serviço melhore com o tempo, pois o catálogo tem ficado cada vez mais robusto, mas ainda tem uma caralha de problemas.

    Curtir

  8. @jczf1994
    Pra mim todos tem legenda. Tanto no pc quanto no ps4 (meio q mais uso pra assistir). Terminei de assistir Jashi-chan Dropkick e foi de boa. Inclusive eles tinham um ep q n foi pra Tv.

    Curtir

  9. Não tenho problemas com o APP do prime vídeo, e nem na TV. Os dois lembram perfeitamente de onde parei, e tudo tem legendas normalmente. Sobre cada temporada ter sua própria página, Realmente isso existe, mas mesmo que vc escolha a primeira temporada, é só vc clicar em temporadas e mudar pra qualquer uma que vc quiser sem
    Problemas.

    Vcs estão fazendo muita tempestade em copo d’água.

    Curtido por 1 pessoa

  10. @Vinland

    Aqui se especializou mais em chilique do que em humor mesmo faz bastante tempo.

    Quanto a serviço de streaming se continuar com essa balcanização só vai aumentar a pirataria. Ate mesmo a Neideflix não alcançou a projeção de assinantes que desejava esse ano.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Que mata é ser versão censurada, nem é buraco nenhum o pior ai. Na verdade, como diria o falecido Jailson Mendes, pior é o “oco” da censura. kkkk

    Curtir

  12. Mara, tem um episódio da segunda temporada que deu defeito (o episódio 86). Não sei se é no áudio ou no vídeo. Mas o Looke (site de streaming que adicionou Inuyasha também) me disse que estão aguardando a distribuidora resolver o problema. A Amazon provavelmente já fechou o contrato e já resolveu botar no ar tudo que tinha enquanto o problema na segunda temporada não é resolvido.

    Curtir

  13. EEEEUUUUUU TE DOU UM BEEEEEEEIIIJOOOOOO GOSTOSO

    E FAÇO UMA CARA DE SAAAAAANNNNNTIIIINHAAAAAAA

    Curtir

  14. Primeiro, Hora de Aventura (com aquele humor negro, ácido e lindo) e Inspetor Bugiganga (desenho) são muito melhores do que InuYasha.

    Que inclusive, eu assisti na band. E depois, em algum momento a mais de 10 anos, assisti nos links suspeitos de vírus, postados nos vários grupos do anime no Orkut, diga-se de passagem.

    O serviço da amazon ainda engatinha em alguns pontos sim, mas aos poucos eles começam a acertar a mão, até porque quando a primeira versão da “neideflix” saiu, putz, como era ruim.

    Curtido por 2 pessoas

  15. Inuyasha tem acho que uns 90 epis pelo menos no youtube e em HD. Caso não alguém não tenha o Amazon e queira rever só checar lá. Eu me divirto muito na minha Smart TV.

    Por sinal, a Netflix ta fazendo um bom investimentos em animes. Os originais continuam uma bela bosta, mas trazer Angel Beats, Anohan, Hellsing e Ergo Proxy mostram um bom entendimento do público otaku. 2 “com certeza vou chorar” +1 cult e 1 que as pessoas costumam achar foda. Por enquanto só vi Anohana. Bom, não me fez chorar, mas é bom, e consegue fisgar até o público não otaku. Parabéns, Neideflix, como diz o amigo acima kkkk

    Curtir

  16. Colocaram a segunda temporada algumas semanas depois. Ficaria feliz se ela fosse ativa nas redes sociais alertando a chegada de novas séries…

    Curtir

  17. Não sei se já comentaram aqui, mas não tem o anime inteiro não. Só tem as temporadas 1, 2 e 3. Além de que o ato final também não está disponível.

    Curtir

  18. Fiz uma pesquisa rápida e vi que não tem todos os episódios. Você tem certeza que está completo?

    Curtir

Os comentários estão fechados.