Mercado Nacional

“É pra acabar logo”: edição de luxo de Dragon Ball será mensal por enquanto

Dragon Ball é um fenômeno editorial. Não importa quantas vezes uma editora coloque nas bancas, em todas essas vezes ele venderá muito bem, e isso porque é uma série que está no imaginário cultural do país, tal qual Cavaleiros do Zodíaco ou o ET de Varginha.

Sabendo disso, e querendo um dinheiro fácil, a Panini anunciou que lançaria a edição definitiva de Dragon Ball, que nada mais é que o kanzenban igual àquele cancelado pela Conrad, só que com capa dura. Custando uma bagatela de 65 reais, ao menos os fãs poderiam respirar aliviados porque seria um lançamento bimestral. SERIA…

Quem acompanha aquele arquivo PDF pouco prático que a Panini chama de Checklist já deve ter notado que o terceiro volume de Dragon Ball Edição Definitiva estava previsto para ser lançado um mês após o segundo volume, que por sua vez foi lançado um mês após o primeiro. Isso não bate com a periodicidade bimestral, então um leitor fez uma pergunta sobre esse caso para Levi Trindade, editor da Panini, durante a palestra da editora no Anime Friends.

Levi explicou que o mangá será “mensal por enquanto“, ou seja, ele continuará saindo todos os meses até as vendas começarem a cair. Isso fará com que o mangá termine o mais rápido possível, o que (segundo ele) é uma ajuda para o público nesse tempo de crise e dinheiro mais complicado. É isso mesmo que você leu: para evitar os efeitos da crise no bolso do leitor, a Panini optou por lançar mensalmente um mangazinho de 65 reais.

Levi Trindade disse que essa ação é para “acabar logo”, só faltou avisar que o que vai acabar é o dinheiro do leitor, não o mangá.

11 comentários em ““É pra acabar logo”: edição de luxo de Dragon Ball será mensal por enquanto

  1. Eu falei no outro post q esse asno ia falar um monte de merda. Olha ae a prova.
    Só pode ta de brincadeira, pior w se olhar na amazon o volume 1 esgotou e o 2 e 3 tão no top de vendas nesse momento, q mostra q a Panini tá tirando uma grana. Bem leitor q é maluco vai comprar mensal mesmo. O q n é vai rezar pra n acabar e comprar quando der.

    Curtido por 4 pessoas

  2. Os editores da Panini vivem em um ambiente privilegiado demais pra pensarem desse jeito e falarem essas asneiras tão abertamente

    Curtido por 2 pessoas

  3. Quem ainda compra mangás nesse país merece isso mesmo. O produto em si já é caro e o pessoal vende o rim pra não ficar sem. Qual a diferença a periocidade de uma publicação? Pra alguns títulos não faz diferença.

    Curtido por 2 pessoas

  4. “Só pode ta de brincadeira, pior w se olhar na amazon o volume 1 esgotou e o 2 e 3 tão no top de vendas nesse momento, q mostra q a Panini tá tirando uma grana.”

    Se brincar, foram os especuladores de quadrinhos brasileiros que compraram de monte pra depois venderem pelo dobro ou quem sabe o triplo, o céu é o limite, do preço. Estratégia arriscada, com os 1os volumes esgotados, acho que uma parte do público vai largar a ideia de fazer essa coleção. Claro que isso é uma hipótese, tem verme que vai comprar por qualquer preço que vendam. Na boa, o custo benefício dessa mangá só seria razoável/bom se ele tivesse 2 ou 3 ediçoes por encadernado. Panini deve estar desesperada pra combrir o rombo que a Saraiva fez no bolso deles.

    Curtido por 2 pessoas

  5. A Editora faz essas coisas porque sabe que as pessoas vão respirar fundo e vão continuar comprando.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu não vejo problema do mangá sair logo ou por “blocos” como adotado pela JBC, em tempos de aumentos abusivos pode até garantir que o mangá não suba de preço, visto que a tendência é o interesse do público cair com a demora do material em mãos, mas problema mesmo é não garantir que sempre terá estoque e reimpressão do material, porque mangá da Panini depois de 2, 3 meses lançado já está esgotado e sendo especulado pelas comic shops enquanto a editora fecha os olhos para a situação.

    Curtir

  7. Pena não ter condição de pegas essa edição linda(mas que odeio a lombada, tem nada a ver com a obra, formula 1?).

    Curtido por 1 pessoa

  8. Pior ainda é que se as vendas mensais caírem eles podem subir mais ainda o preço pra justificar q não está vendendo

    Curtir

Os comentários estão fechados.