Mercado Nacional

Anúncio de Fruits Basket é um duro golpe na democracia otaka

Como acontece toda sexta-feira, a JBC colocou no ar mais um vídeo do Henshin Online, que é o programa deles para falar sobre lançamentos, hiatos e, às vezes, anúncios de novidades. O programa exibido hoje (22) trouxe várias coisas novas como uma caralhada de Platinum End chegando às lojas e a arrumação do mangá da estante que estava com as páginas dobradas. Porém, o público achou que a informação mais revelante do dia foi o anúncio do kanzenban de Fruits Basket, ou seja, o mangá vai voltar num formato bacanudo de luxo. Embora a shoujozada esteja feliz com uma novidade dessas, preciso chegar aqui com um balde de água fria para avisar que ISSO FOI UM GOLPE À DEMOCRACIA.

Eu explico! No primeiro semestre de 2016, a JBC decidiu abrir uma interatividade com o público: foi feita uma enquete para que os otakus decidissem qual seria o próximo mangá a ser republicado pela editora. O resultado foi uma vitória esmagadora de Inuyasha (que derrotou, na ordem, Shaman King, Cowboy Bebop e… Fruits Basket), e a JBC começou aí um projeto editorial que só não foi mais enrolado que o próprio arco do Inuyasha para aumentar os poderes da Tessaiga.

Inuyasha foi anunciado o vencedor da enquete, mas a editora não havia entrado em contato ainda com a Shogakukan para negociar o rolê. Ou seja, ninguém fazia ideia de quando ia sair. Jogando contra a JBC estava o fato do mangá ter mais de 50 volumes (algo bem impensado para um mangá na época) e também a nostalgia dos fãs por um título que eles nem conheciam.

Acredite, tem mais gente fã de Inuyasha do que gente que leu ou assistiu à Inuyasha (um fenômeno parecido acontece no mundo dos games com Shen Mue). E com a crise editorial, as chances de Inuyasha sair foram minguando de vez.

Pois bem, o anúncio de Fruits Basket (em parte impulsionado pelo novo anime que está prestes a estrear) é quase como a JBC falando que o voto do otaku naquela ocasião não valeu muita coisa, afinal no fim eles escolheram o quarto lugar e pronto. Isso sem contar que outras republicações furaram a fila nesse meio tempo, como Lost Canvas e Fullmetal Alchemist. Na matéria publicada aqui há três anos, cheguei a sugerir um impeachment para Inuyasha com o intuito de termos a publicação de Shaman King, mas nunca imaginei que o golpe dessa vez iria vir com a publicação do quarto lugar.

Mas, há males que vem para bem. Embora o voto do otaku tenha sido mais ignorado que a resolução dos problemas no final de Inuyasha, a publicação de Fruits Basket é o melhor negócio possível para a editora no momento. Shaman King tem um apelo incerto e… vamos ser bem sinceros… ninguém quer Cowboy Bebop ou Inuyasha.

Força aí para a Tohru e vamos ver qual será o formato bacanudo desse negócio.

22 comentários em “Anúncio de Fruits Basket é um duro golpe na democracia otaka

  1. É uma estratégia que entendo e faria o mesmo.
    Imagina se fosse relançar Futari H versão big bacanuda? Claro, iria ̶v̶e̶n̶d̶e̶r̶ ̶q̶u̶e̶ ̶n̶e̶m̶ ̶á̶g̶u̶a̶

    Curtir

  2. Sou um desses fãs que gosta mas nunca assistiu ou leu a obra kkkk
    Mas tô nem aí…
    “Toda magia de uma era antiga
    Os mistérios de uma jóia
    Tantos perigos uma grande intriga
    Uma velha história a se repetir”

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu votei para o Inu Yasha na época, amava quando criança, via no cartoon e pensei que seria a chance de comprar já que não queria o meio tanko. rs Uma pena…

    Curtir

  4. Vai custar o olho da cara, mas a gente vai poder ler sem que o negócio solte as folhas, as capas… AO contrário da 1ª edição que estou doida pra reler, mas com medo de desmanchar na minha mão. E olha que guardo bonitinho, no plástico. ç.ç

    Curtir

  5. Pra quem é fã é uma boa, formato bacana só pra 12 edições é tranquilo.
    Mas n é algo q me animou muito, pois pra varia a JBC vai jogando do promessas feitas pra baixo do tapete. Nesse role a galera já pode sepultar Inu Yasha e sinceramente n acredito a Hokuto no Ken irá sair, visto q a cada Henshin drive o negocio é esquecido. Esse é o foda da JBC acerta em uns pontos, mas acaba errando em outros.

    Bem pelo menos tá melhor q a panini q so faz cagada.

    Curtir

  6. A desculpa da JBC pra esquecer o relançamento de InuYasha no churrasco era que não tavam encontrado o formato ideal pra publicação, justamente porque o mangá tem mais de cinquenta volumes. Quando disseram que iam anunciar o novo kanzenban da editora, eu pensei: “Será que agora vai?” Afinal, esse seria o formato perfeito pra resolver de vez esse imbróglio. Mas não. O terceiro kanzenban a sair no Brasil, ao lado de sucessos absolutos como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball… é esse negócio aí! Desgosto.

    Curtir

  7. Gente acorda…
    JBC cometeu um erro de editora amadora, lançou uma enquete sem sequer ter perguntado as editoras japonesas um “iai, se a gente quiser relançar seu mangá, rola?”.. E foi assim que começou a bola de neve, inuyasha venceu a votação, porém na hora deles irem la pros japas procurar formato, contrato e os caramba, a editora disse não.

    Aproveitaram o hype do remake do anime de Fruits, tem uma versão kanzenban super atual (lançaram em 2015 no japão) e pronto… jogaram inu pra escanteio e seguiram na cara dura.

    Curtir

  8. Como fã de carteirinha de Shaman King (quem me segue no Twitter sabe), eu devo dar o braço a torcer que o lançamento do kanzenban de Fruits Basket é uma excelente estratégia editorial da JBC.

    Como foi falado, o mangá (que já era um clássico cult do mercado shoujo BR, que é difícil de achar nos sebos) ser relançado no hype do remake do anime, baseado num kanzenban recente, e relativamente curto (doze volumes, comparados com 27 de Shaman King e 56 de InuYasha), é do ponto de vista mercadológico um investimento extremamente seguro.

    Se tem alguém chateado com esse anúncio, é obviamente alguém que não consegue imaginar a possibilidade de que existam outras pessoas que gostem de coisas que ela não gosta.

    Curtir

  9. Uma excelente estrategia ediorial pra uma editora na corda bamba. Provavelmente os custos para o Inu Yasha seri impraticavel eo reflexo das vendas desse na versao meio tanko nao valiam a pena, apesar da expressiva votacao de pessoas que se interessariam na versao gourmetizada dela.

    Vitoria do Choro Manga ao menos, porque sera mesmo qie se nao houvesse o novo anime do Cesto de Frutas ele seria lembrado? Zei naum.

    Curtir

  10. Não foi golpe!
    Furuba era vice na chapa shoujo (InuYasha é shoujo já que foi escrito por uma mulher e tem romance, ao contrário do mangá de Cowboy Bebop) e todo mundo sabe que quando o mais votado tem algum problema, o vice assume a vaga.

    Curtir

  11. Ai vão lançar esse fruit sei lá o que que ninguém gosta… porra.

    Curtir

  12. Gente, o maior objetivo da editora no momento é sair da crise que quase a fez fechar as portas. Fruits Basket estará em alta pelo lançamento do anime e irá vender mais que InuYasha, uma obra já então “esquecida”( não me levem a mal, InuYasha é minha paixão). O erro da editora é apenas não se pronunciar a respeito do abandono do lançamento.

    Curtir

  13. Eu votei em Furuba, e a manobra está sim prevista no regimento da casa!
    Portanto, foi legal! Muito legal!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Pow Dilma Rousseff em primeiro lugar tô achando umas mensagens subliminares nesse site

    Curtir

Os comentários estão fechados.