Entrevistas · Mercado Nacional

Entrevista EXCLUSIVA com a página do Facebook da Panini

Não cheguei a fazer qualquer coisa parecida com publicidade na faculdade, mas aposto que o curso tem a ver com todo o estudo feito para que a mensagem chegue a um maior número de pessoas de forma inteligente, gerando um lucro cada vez maior etc. Enquanto algumas editoras brasileiras de mangás se comunicam muito bem com o nicho, como é o caso da JBC com seus vídeos semanais e a NewPOP com seus posts sincerões sazonais, a Panini se especializou em um tipo muito específico de divulgação.

Se você entrar em qualquer notícia recente sobre a editora Panini lá no Biblioteca Brasileira de Mangás, Crunchyroll Notícias ou JBox, verá que 80% das informações divulgadas pelos sites vieram de respostas dadas pelos social media do perfil do Facebook da Panini. É de lá que vazam preço, títulos brasileiros, formatos, quantidade de páginas coloridas e respostas que não conseguiríamos nem se eu pressionasse a própria Beth Kodama, editora-sênior da Panini, a caminho do trabalho.

Essa estratégia, que alguém pode chamar de “personalizada até demais“, opta por responder apenas pra uma ou outra pessoa, deixando as milhares de pessoas que acompanham a página sem saber sobre as novidades da editora. Se você quiser descobrir os próximos lançamentos, precisa cavucar nos comentários do Facebook para encontrar respostas dadas para os outros.

Mas, afinal, por que a Panini faz isso? Não seria mais inteligente fazer grandes posts para todo mundo saber das coisas? Cumprindo essa minha função social de jornalista de otakices, fui atrás das informações onde as respostas estavam. SIM! Me aventurei pela página do Facebook da Panini em busca de uma entrevista com essa entidade digital. Para conseguir respostas, deixei perguntas espalhadas em posts recentes, que foram prontamente respondidas por quem comanda a página.

Confira a curta entrevista, que tem informações que queríamos descobrir:

AUMENTOS DE PREÇO DIFERENTES PARA CADA MANGÁ

RESPOSTAS PERSONALIZADAS NO FACEBOOK

NOVIDADES PARA O FUTURO?

Piadas à parte, agradeço à Sra. Página da Panini no Facebook pela simpatia e prontidão em responder perguntas do público. Muitas páginas poderiam aprender com essa dedicação em responder às pessoas. Por outro lado, é também necessário avisar que cuidar de uma página não funciona no esquema “tapa aqui, descobre ali”: é necessário também fazer posts e informar o máximo possível do público com as novidades.

14 comentários em “Entrevista EXCLUSIVA com a página do Facebook da Panini

  1. Nem pra responder no dia ela serve… Tem comentário q ela repsokde 5, 10 dias depois
    Fora aqueles q ela responde, ai vem alguém comenta logo em seguida e é ignorado, dias depois a pessoa é respondida, aconteceu comigo varias e varias vezes
    E isso acontece constantemente
    E provavelmente vai continuar a acontecer

    Curtido por 1 pessoa

  2. A resposta da segunda pergunta parece piada. Primeiro, porque no fundo não responde à dúvida, parece relativa a outra pergunta qualquer, gerada no automático. Segundo, porque o expediente de responder via comentários de facebook não soluciona o supracitado problema de indexação que eles mesmos relatam. Já desisti do bom senso da Panini quanto a isso, estou acendendo a segunda vela para não interromperem Lobo Solitário antes do fim, programado para a próxima era glacial

    Curtido por 2 pessoas

  3. Que piada essa Panini…não gastaria 1 centavo com eles nem que eu ganhasse na Mega-Sena, se eu voltar algum dia a colecionar a mangás (o que acho muito pouco provável), vou ficar só na JBC e NewPop mesmo!

    Curtir

  4. O grande problema é o seguinte: Se o aumento de preço viesse junto a redução de problemas e melhoria no atendimento, não haveriam reclamações. Veja meu caso: Comprei no início de Março um volume de Slam Dunk, que veio com a “revolucionária” ideia de colar diversas páginas de cabeça pra baixo e fora de ordem. Liguei ao SAC, que afirmou que me enviaria um um voucher para envio via Correios. Não recebi nada até hoje.

    Curtir

  5. Bom dia Maria, estou convidando a senhorita pra participar de um debate no Em Revista com Evê Sobral na próxima quarta. O Em Revista é um dos mais respeitados programas de entrevistas onde o grande comunicador Evê Sobral discute os assuntos que marcam a sociedade de forma dinâmica, jovem, inovadora e radical, com a presença de ilustres convidados e os maiores DJs da garotada.
    Aguardamos sua presença,
    Atenciosamente,
    Evê Sobral – apresentador, ator, diretor, modelo
    Em breve novas audicões para o Spa TV Fantasia, uma sitcom com elenco internacional e nossa maior audiência!!!

    Curtir

  6. Mara maravilha, vc poderia fazer um “problematizando a transfobia em Yu Yu Hakusho”, lá naquele episódio 24 com a Miyuki

    Curtir

  7. Responde meia duzia e deixa o resto a ver navios. Eu mesmo já perguntei lá pq caralhos o ultimo volume de Pluto só saiu pras bancas de SP e n do resto ? Até agora nada.

    Pior q se cavucar mais encontra respostas q se divergem uma das outras e ainda há aquelas respostas maravilhosas q n respodem a pergunta q foi proferida.

    O pior q esse ser se faz de sonso, pois visivelmente a proporção de reclamações é maior q a de elogios, mas o sujeito ae finge q tá tudo muito lindo e maravilhoso.

    Curtido por 1 pessoa

  8. AI amiga muito triste ser fã de um anime que ninguém da a mínima. Diamond no Ace vai estrear a terceira temporada agr em abril e esses otakus fedidos só ligam pra anime de gente gigante. Idai que é anime de beisebol? É MUITO bom, por isso vai ter terceira temporada dps de 2 anos. O que me resta é esperar que crunchyroll transmita, se não vou surtar com geral.

    Sobre o seu artigo? Não li, vou ler agora, jaja comento sobre

    Curtir

  9. E o cara que perguntou sobre MPD Psycho e a panini respondeu sobre Mob Psycho kkkk que editora debochada…

    Curtido por 1 pessoa

  10. É uma estratégia que apela para a nostalgia de quando éramos jovens otakus e frequentávamos fóruns…
    As respostas por si só muitas vezes eram melhor do que o próprio tópico criado kkkk

    Curtido por 1 pessoa

  11. E o Dragon Ball Full Color (que não é full color), 3 em 1 (que não é 3 em 1), trimestal (que é bimestral), que foi anunciado como Ultimate, vai se chamar “edição definitiva” – conforme a capa divulgada pela panini.

    Curtir

  12. Mara sua gorda, você é homem? Qual sua idade? faz a barba de quanto em quanto tempo?

    me responde aqui please, nunca te pedi nada :/

    Curtir

  13. O nome é disso é pura e simplesmente sair pela tangente. Impressionante, queria uma vez só rastrear como as informações tortuosamente chegam de quem as tem (se não é a Beth) até as redes sociais, valeria um post da série Investigations.

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão fechados.