Mercado Nacional

Panini faz criativa campanha viral para promover Dragon Ball Ultimate

A editora Panini, sempre animada com a possibilidade de lançar shonens idênticos a preços impraticáveis, também tem seu espacinho para os grandes clássicos dos mangás. E acredite, Dragon Ball já tem idade para ser um clássico. Por isso, Levi Trindade, editor da Panini, anunciou em dezembro a publicação de Dragon Ball Ultimate no Brasil e, com o lançamento chegando em março, chegou a hora da editora colocar em prática uma das mais ambiciosas campanhas de marketing digital de um quadrinho japonês já feita no Brasil.

Se eu fosse dona de uma editora do tamanho da Panini e fosse publicar Dragon Ball em um formato luxuoso, certamente eu gastaria o máximo do meu budget (aposto que eles usam termos em inglês, como pessoas antenadas) em divulgação. Faria banners para metrô, ação com influenciadores digitais e gastaria uma grana em posts patrocinados no Instagram e Twitter. Mas isso, meus tomodachis, é mentalidade de gente pequena, que não enxerga empreendedorismo na arte de divulgar os próprios mangás.

Em vez de fazer um marketing tradicional, a Panini optou por transformar a experiência de descobrir detalhes do mangá em uma caçada digital. Eu explico: Dragon Ball conta a história do garoto Son Goku e de Bulma, que saem em busca das sete esferas que prometem realizar qualquer desejo impossível. Tendo em mente essa busca da história, a Panini transformou isso em um case único de publicidade e propaganda: todas as informações a respeito do título estão mais espalhadas que as próprias esferas do dragão.

Confira os prints divulgados pelo site Biblioteca Brasileira de Mangás:

Isso é muito genial. Em vez de fazer um post explicando todas as especificidades do mangá, a Panini espalhou as dicas em respostas de vários posts da última semana no Facebook para que o próprio leitor se aventure para unir informações básicas. Você vai se sentir como o próprio Son Goku… com a diferença de que, no final, o grande prêmio é desembolsar 60+ reais por um mangá que será publicado por pelo menos 9 anos.

Resta saber se depois desse caso de marketing brilhante teremos algum post oficial para confirmar as informações dadas. Vamos lembrar que, como já avisei no Twitter, nada impede que as informações sejam um delírio tipo quando a equipe colocou Nisekoi como mangá shoujo.

18 comentários em “Panini faz criativa campanha viral para promover Dragon Ball Ultimate

  1. Panini paninando. Vc n destacou a melhor parte, todas as informações dadas pelo Levi outra hora n são verdadeiras.
    O proprio twitter do Biblioteca Brasileira de Mangás mostrou q o manga n é full collor como ele disse, n vai ser 3 volumes em 1 como ele disse, disse q ia ser mensal e parece q n vai mais e n vai sair lá pro fim do ano como ele disse. Resumindo a unica informação certa é q ia relancar Dragon Ball.

    O mais impressionante é essa conta do facebook da panini ressucitar agora, depois de meses de reclamações na pagina.

    Agora 64,90 tá bem pesado, essa porra vai dar tanto problema quanto deu pra conrad, mesmo sendo Dragon Ball.

    Curtido por 3 pessoas

  2. O que custava esse povo fazer um posicionalmente oficial invés de responder um comentário no Facebook?! Deviam contratar aquele maluco do BibliotecaBrasileiradeMangas pra cuidar do marketing das redes sociais.

    Curtido por 3 pessoas

  3. Parece a vez em que anunciaram o cancelamento de Otomen e Full Metal Panic pelos comentários.
    Levando em conta que pelo menos a primeira edição deve esgotar logo, teremos garantia de reimpressão sempre que for necessário?

    Curtir

  4. A pan-pan precisa abrir os olhos porque (fugindo aqui do principal do blog que são mangás) tem um monte de colecionador mais velho, que compra muito hq deles e estão bem irritados com a política de preços e envio (ou não envio) de produtos pra quem compra por serviço de assinaturas.

    Vejo e recebo muitas críticas de gente irritada inclusive com o procon que já tá cheio de reclamações da Panini e não faz nada, descendo a borracha no facebook e cancelando assinaturas.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Por que do comentário acima?

    Como eu já disse aqui no MOM, “se tá ruim pra galera do HQ, pensa pra vocês que consomem Mangás da panini”.

    Abram o olho pois esse DB pode ser o prenúncio da derrocada final para os “clientes consumidores” da panini.

    Curtido por 3 pessoas

  6. Já vi muito formato estranho de mangá aqui no Brasil, mas papel couché pra PB é novidade.
    E com esse preço, sem chance de eu comprar um volume sequer.
    Vou ficar com a minha coleçãozinha tanko papel jornal mesmo, obrigado.

    Curtido por 3 pessoas

  7. E novamente, uma editora toma uma atitude errada, fazendo o público se afastar cada vez mais. Os aumentos de preço fazem com que o mercado se torne inviável. E vamos combinar uma coisa: Esse Dragon Ball está com as informações confusas. Disseram que seria colorido, depois voltaram atrás. Iriam lançar no meio do ano, voltaram atrás. Seria bimestral, agora não é mais. Aí o mercado entra em crise, a empresa fica no vermelho e de quem a culpa? Sim, do cliente, que na visão deles deve ser obrigado a consumir um produto de qualidade duvidosa, a preços exorbitantes.

    OBS: Quem acertou o valor que iria sair esse novo Dragon Ball vai ganhar algum prêmio?

    Curtido por 3 pessoas

  8. Aposto que até o final da coleção o volume já vai estar custando uns R$100+. Por enquanto está com o preço “aceitável” por ser o mesmo de CDZ Kanzenban, mas de qualquer forma, satisfeitíssimo com os tankos lançados pela própria Panini.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Eu acertei o prêmio do preço no concurso cultural, “hj acaba o ciclo de azar de uma corrente que não repassei no orkut, daqui pra frente é só sucesso” Sincera, Nazaré – 2019.

    Curtir

  10. Acho justo. Se nem o Levi tem informações concretas do Dragon Ball Ultimate, por que os leitores deveriam ter?

    Curtir

  11. Acho justo!
    Se nem o Levi tem informações concretas sobre o Dragon Ball Ultimate, por que os leitores deveriam ter?

    Curtir

  12. Será que a panini está sem pessoal pra cuidar das páginas dela? Vou mandar meu currículo. Com sorte eles me pagam em mangá

    Curtir

  13. Mais uma vez Panini fazendo cagada (tenho que concordar com o Apo dessa vez quando ele disse que era a nova Conrad…)
    Além das informações confusas, isso me faz perguntar: que p*rra de formato é esse? Papel couchê para mangá Preto e Branco em sua maioria? Prefiro o Lux Cream da JBC com o Cavs…
    Felizmente, as outras editoras do mercado do mangás/quadrinhos tão mandando bem (ou menos ruim, dependendo da interpretação). Bye Bye Panini…

    Curtir

  14. “E acredite, Dragon Ball já tem idade para ser um clássico”

    Acho muito curioso como obras tipo Dragon Ball e Saint Seiya são sempre tão ‘presentes’ pra gente que esquecemos o quão velho o negócio é. Ninguém contestaria, por exemplo, que Hokuto no Ken seja um clássico e ele é só um ano mais velho que Dragon Ball. City Hunter, que também é visto como um clássico velhão, chega a ser um ano MAIS NOVO que Dragon Ball.

    Curtir

  15. Acho que a Panini não precisa de mais comentários negativos além dos que já foram trazidos aqui: as más práticas da editora dispensam qualquer tipo de comentário. Apenas pra reforçar que qualquer boicote será merecido, vejam uma comparação com a versão espanhola de DB Definitivo: https://www.casadellibro.com/libro-ps-dragon-ball-n01-195/9788416401925/2595227

    A coleção foi publicada por lá em 2007 e pode ser encontrada hoje a 8,95 euros por volume (mais ou menos 40 reais). Pra completar, o primeiro volume se encontra em oferta a 1,95 euros (9 reais), como forma de estimular os novos leitores a iniciarem a sua coleção. A gente já percebe que as atitudes da editora são completamente anti-profissionais, mas ao comparar com ações como essa o abismo só aumenta.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Ah, vou continuar com meu meio-tanko da Conrad mesmo que releio a cada 3 anos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s