Problematizando

A Irmã Krone, de The Promised Neverland, me incomoda

The Promised Neverland, além de ser uma das promessas da atual temporada, é uma série com uma proposta incrível que mistura Prison Break com Chiquititas. Antes de ver o anime eu já acompanhava boa parte do mangá original que serviu como base, e logo quando eu terminei o primeiro volume ficou uma coisa na minha cabeça: a personagem Irmã Krone me incomodou bastante.

Evitando ao máximo dar spoilers, embora boa parte da otakusfera tenha descoberto a premissa de The Promised Neverland, a Irmã Krone foi convocada pela mãe Isabella com o intuito de evitar que as crianças do orfanato conseguissem realizar o plano. Quando Emma, Norman e Ray estavam já entendendo toda a situação e prontos para colocar a estratégia em prática, a Mamãe trouxe um novo elemento que desestabilizou a segurança das crianças. Entendemos já a função dela na história, mas o maior problema da personagem pra mim, a ponto de me incomodar, é o visual.

A Irmã Krone se veste quase como uma cantineira, tal qual a mãe Isabella, mas seus traços são muito diferentes dos da Mãe do orfanato. Enquanto Isabella é sutil, suave e tem uma aura de pureza mesmo não sendo a pessoa com a melhor das intenções, a Irmã Krone tem traços exagerados, é expansiva e, segundo o desenho do mangá, é quase retratada como um monstro.

A imagem de capa dessa matéria já deixou isso bem claro, mas vale a pena repetir: a Irmã Krone é uma mulher negra, ao contrário da Mamãe que é uma mulher branca. Essa forma de retratar a personagem negra com feições exageradas e lábios extremamente grossos me incomodava pois eu me sentia vendo aquelas caricaturas de personagens negros que rolavam no passado, principalmente nos EUANão sou negra e obviamente não cabe a mim falar se isso é ou não racismo, ainda mais porque tenho conhecimento que a relação que os japoneses têm com afrodescendentes é bem mais distante que relação da América com a etnia, mas a personagem era retratada de uma forma que me incomodava.

O youtuber extremamente-autocrítico Leonardo Kitsune, do canal Video Quest, tem feito vídeos semanais falando sobre as impressões dos episódios de The Promised Neverland (gosto muito das análises dele, por sinal), e ele levantou a bola a respeito de como a Irmã Krone parece um pouco o estereótipo da “MAMMY”.

Para quem não conhece, essa caricatura de mulher negra mostra sempre uma mulher que trabalha como empregada e ama de leite na casa de uma família branca, sendo conhecida por cozinhar bem, lutar por sua família e ter traços exagerados (como lábios grossos em desenhos e alto IMC). Os dois maiores exemplos de “mammy” é a adulta responsável pelo Tom no desenho Tom & Jerry e a nossa Tia Nastácia dessa série de light novels brasileira conhecida como Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Cheguei nesse ponto do texto e já ouço comentários do tipo “Olhaí a blogueira gorda vindo problematizar, sai daqui esquerdista!“, mas eu sinto informar que essa visão sobre o mangá é tão real que isso foi modificado no anime. Quem assiste a The Promised Neverland após ter lido o mangá deve ter percebido que a animação suavizou muito a forma como a Irmã Krone é retratada, embora que ainda tenha sobrado alguma coisa que incomode um pouco. Mas é muito menos que o mangá.

Não tem qualquer declaração a respeito dessa mudança na internet, mas se for chutar algo eu diria que os produtores do anime, que não são bobos e sabem que The Promised Neverland tem potencial para fazer sucesso no ocidente, deu uma maneirada numa imagem que poderia soar ofensiva. Se retratassem a irmã Krone do jeito que é no mangá, possivelmente haveria reclamações no ocidente que afetariam diretamente os intere$$es dos donos da obra, então uma mudança de design foi uma saída para não dar chance de perder dinheiro. É o mesmo tipo de estratégia que rolou na mudança no design da Jynx em Pokémon.

Estou falando que The Promised Neverland é uma aberração e deveria ser censurada em 24 territórios à minha escolha? Claro que não, gosto bastante do mangá e tenho curtido o anime, mas isso não quer dizer que sou obrigada a concordar com todos os elementos que aparecem na trama. Inclusive é muito saudável você não concordar com tudo em uma série, fora que discutir os assuntos controversos é sempre uma boa forma de refletir sobre as coisas.

(Inclusive uma leitura bem recomendada é uma matéria da Voyager sobre os estereótipos negros na mídia, tá aqui o link)

[Atualização] Esse tweet que recebi é bem pertinente também para a discussão:

35 comentários em “A Irmã Krone, de The Promised Neverland, me incomoda

  1. Boa matéria, gostei de ter apontado que a crítica se pauta mais no visual e tambem sobre a “suavizacao” dele na animação. Muitos ignoram o quão problemático a forma com que ela é desenhada focando-se apenas na excelente personagem que ela é, é geralmente são os que mais perpetuam o racismo na sua forma mais… (escancaradamente) velada.

    Curtido por 4 pessoas

  2. Já havia sentido esse incômodo e ele acabou sendo confirmado no Vídeo Quest da semana passada e agora na sua postagem. A irmã Krone, embora eu goste da personagem, de fato, reúne uma série de esteriótipos antiquados. E não estou falando do tipo de cabelo ou do formato do nariz e da boca, pois acho que são características comuns a indivíduos negros. O problema é a junção disso com uma representação quase bestializada, seja nas caretas muito exageradas (e feias), seja nas habilidade físicas quase sobre-humanas, seja nas proporções corporais… Ela é retratada, sim, de uma forma bem diferente dos outros seres humanos que apareceram no mangá até agora. Mas estou acompanhando pelo anime e espero que ela, a despeito de sua representação, pelo menos, se mantenha uma personagem interessante e com utilidade dentro da série.

    Curtido por 2 pessoas

  3. TÁ CERTA A INDIGNAÇÃO

    claro que a história é contada majoritariamente pelo ponto de vista das crianças, então faria sentido elas verem a krone como um “monstro” (tipo na cena do pique-pega). MAAAASSSS, não posso passar pano e dizer que não achei a personagem uma caricatura racista, mesmo na versão do anime.

    “ai mas é o japão a cultura deles é diferente nhénhénhé” tá, e é pra gente fazer o quê? engolir o que a gente vê de errado, ou no MÍNIMO levantar um debate a respeito?

    Curtido por 4 pessoas

  4. pelo menos isso é exceção.Tem vários animes com mulheres negras lindas e atraentes e sem estereótipo,mesmo animes antigos da década 80(onde isso seria mais “normal”)há exemplos como a Claudia de Macross/Robotech ou a Nadia

    Curtido por 2 pessoas

  5. Gostei muito da matéria Mara. A análise foi sucinta e muito de encontro com todas os meus pensamentos sobre. Sucesso e paciência neste 2019 :)

    Curtir

  6. A minha percepção é que por mais que o mangá exagere demais nos traços bizarros, me parece que o anime está dando um tratamento pior à personagem. O rosto foi suavizado, mas ela parece mais burra, mais escandalosa e mais desequilibrada. Tem uma conversa com a Isabela menciona como ela é máscula e monstra, e isso não é mencionado no mangá, porque já é mostrado. A Krone fala muito alto e muito encenado os planos dela pra ela mesma e ela tem mais dificuldade pra não parentar se abalar com as alfinetadas da Isabela.

    Ao meu ver, no mangá a Krone era uma personagem que podia estar acima dos esteriótipos que a personagem traz; mas no anime, ela me parece uni dimensional.

    Curtir

  7. Mas sobre o assunto, a verdade é que um japonês quase não vê um negro, não existem negros andando por lá, os filmes americanos têm POUQUÍSSIMOS negros, isso fortalece muito a existência de caricaturas que vêm desde o Tezuka nos mangás (que por sua vez veio da Disney, pra variar). Não é diferente das caricaturas brasileiras de portugueses, indígenas, etc. Por outro lado, acho que falta reconhecer que houve um esforço do autor em desenhar várias raças, o Don e o Phil têm um quê árabe ou talvez indiano. Não acho que seja uma questão racista (que parte do princípio de que você se considera raças superiores e outras inferiores), mas uma questão de ignorância, falta de contato. Um autor que, num país onde ser o mais branco possível é o ápice da beleza, incluiu uma dezena de personagens de todos os tons de pele em várias posições do enredos é algo a se elogiar. Podemos, claro, criticar os deslizes dele, mas vamos reconhecer o esforço de trazer uma pluralidade de tons.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Talvez seja falta de empatia, mas não vejo problemas com essa representação. Pra mim é apenas uma representação caricata sem maldade alguma. Exagerada? Talvez. De mau gosto? Tão mau gosto quanto as “Fresh Prince’s like” que representava os “branquelos” como um bando de bocós.

    Aliás, a matéria citada usa o Morgan Freeman em “O Todo Poderoso” como exemplo de racismo… Sério? Quer dizer, se colocasse Anthony Hopkins é que seria bom?

    Curtir

  9. Como eu sempre digo, fomentar a discussão certa, mesmo que incomodando outrem é o caminho.

    Agora, pra mim nesse caso específico, “intere$$es dos donos da obra” é o real motivo da “suavização da personagem” na animação.

    Como eu reitero, debater e discutir de forma séria os assuntos sérios é o caminho, mas como já disseram alguns aqui, vários “produtores/criadores” japoneses não tem/desconhecem/ não fazem a menor questão de evitar certos “estereótipos”.

    Curtido por 2 pessoas

  10. Ela tem traços diferentes da Isabella porque ela simplesmente é uma personagem diferente, com personalidade diferente e com um propósito diferente dentro da história.

    Se a primeira coisa que você imagina quando vê um negro sendo retratado de forma vilanesca, caricata e/ou exagerada é que é porque ele é negro e não branco (fazendo um paralelo desonesto entre ela e a Isabelle), o problema é inteiramente seu e não da obra.

    Existe uma coisa chamada contexto social. Fazer uma caricatura de um negro nos EUA segregado dos anos 40 era uma coisa, fazer no Japão de hoje é outra completamente diferente. Até mesmo porque existem vários outros personagens negros e de pele escura no mangá.

    Eu, como negro e também como uma pessoa que não tem em mente esteriotipos ra.ciais americanos dos anos 40 quando tô consumindo meu entretenimento, não me incomodei nenhum pouco com a irmã Krone. Ao contrário, me diverti com a personagem dela e achei o arco dela umas das melhores coisas da primeira parte do mangá.

    Isso quer dizer que você é um va.gab.undo, esq.uer.dista que quer censurar meus desenhos através de esq.uerda.mentos? Não. Só quer dizer que você quer ganhar views provocando em cima de um assunto delicado e polêmico enquanto finge se importar com problemas sociais. Aliás, é pra isso que toda a série “problematizando” no seu blog serve, né.

    A problematização é um tipo de crítica preguiçosa em que ao invés de se fazer um esforço ao se analisar a obra de maneira racional, ponderada, justa, imparcial, o autor faz o oposto e critica baseado nos seus sentimentos e no que mais o deixou pessoalmente incomodado.

    PS. Eu duvido que a Krone tenha sido suavizada no anime e aposto muito mais que a A-1 simplesmente não teve budget pra animar todas as feições faciais louconas dela de maneira satisfatória.

    Curtir

  11. Eu postei com pontinhos entre algumas palavras porque da primeira vez que tentei postar deu erro e imaginei que tenha uma blacklist de palavras banidas.

    Foda.se.o.sistema

    Curtir

  12. Enquanto isso, My Hero Academia: Two Heroes chegara ao Brasil pela Sato Company. “Academia de Heróis: Dois Heróis” e a traducao do filme, que sera dublado (uhul!) e legendado (eeeeee)

    Curtir

  13. P.Q.P…
    Sério que você tá problematizando isso?
    “Não sou negra…” Então como um negro quase noite eu te peço, para de escrever bosta.
    Ela tem esse visual justamente pra dar o ar diferente e psicótico dela.
    Para com o mimimi

    Curtir

  14. Pra inicio de tudo, por ser uma questão de racismo, acho valido ressaltar que sou negra.

    Concordo que o jeito que a retrataram era realmente monstruoso, e bastante desconfortável, diferentemente da Isabella. Mas talvez isso seja por conta da personalidade da própria, que é mais enlouquecida e menos suave que a da Mamãe, mas retratar logo ela assim, tbm chega a ser “suspeito”.

    Porém, se realmente fosse uma questão de cor, não teriamos personagens negros tão legais na obra, como o Don -esse aqui é amigo de longa data dos protagonistas-, O Sandy, O Pepe, O Zack e O Phil (esse em questão até ficou na 4° posição de personagem favorito de Yakusoku em um ranking dos fãs japoneses -infelizmente não sei dizer de que ano foi esse ranking então talvez esteja desatualizado-, acompanhando o trio principal)

    Tendo isso em mente, eu agora penso que talvez o motivo dela ser tão diferente da Isabella, seja pra criar um conflito mais interessante com polares opostos, e não pra simplesmente retratar a Negra como a “mostro”. Mas mesmo assim acho que o Autor extrapolou um pouco na hora de mostrar a personalidade da Krone, o que faz ela ser interpretada como ofensiva aos negros por causa dessa caracterização exagerada.

    Então, como já tinha dito no inicio, não sei o pensar direito sobre ela. Mas pelo menos tenho uma ideia do que os japoneses acham dela, já que se manteve em um top 10 de um ranking (o mesmo que o Phil) mesmo que naquele momento ela nem aparecesse mais na trama.

    Curtido por 2 pessoas

  15. Curti essa parte: “Estou falando que The Promised Neverland é uma aberração e deveria ser censurada em 24 territórios à minha escolha? Claro que não, gosto bastante do mangá e tenho curtido o anime, mas isso não quer dizer que sou obrigada a concordar com todos os elementos que aparecem na trama. Inclusive é muito saudável você não concordar com tudo em uma série, fora que discutir os assuntos controversos é sempre uma boa forma de refletir sobre as coisas.”

    Até fiz um post sobre as problematizações nos animes: https://jmaruseru.blogspot.com/2018/02/problematizacoes-nos-animes-sera-que.html

    Curtir

  16. Caramba, nunca tinha ouvido falar nessa série…

    Infelizmente, é comum ver negros serem estereotipados na Ásia. Na Coreia do Sul, já houve várias polêmicas internacionais pela prática de blackface, que ainda é vista como engraçada lá.

    Mas é legal ver que pelo menos na adaptação pra anime dessa obra deram uma suavizada na caracterização da personagem – diga-se de passagem, ela tá inclusive bem bonita nas imagens do anime usadas nessa postagem. A do mangá realmente parece muito caricata (se bem que eu gosto de personagens doidos, então já amei ela por esses scans sem nem saber o que ela faz da vida).

    Curtir

  17. O Cômico é q branco pode ser retratado das formas mais exageradas possíveis e ninguém vai ligar para isso… aí que começa a divisão.

    Se a pessoa não percebe o quanto isso é ridículo, sinto informar q o racista é a pessoa que problematizar isso.

    A sociedade NUNCA vai evoluir enquanto não entender que o individuo é o único responsável por ser ruim. Se vc se acha ‘racista’ por conta do desenho, o problema é você ser um lixo humano e não conseguir pensar por si mesmo e achar que qualquer imbecil como você pode ser influenciado.

    Curtir

  18. Posso discutir horas sobre racismo, começando com império mouro. No final todo mundo chega na mesma conclusão.

    Curtir

  19. Ridículo isso, muito ridículo e desnecessário… vocês estão criando problema onde não há. Parem de querer meter um preconceito em tudo só pra lacrar com essa merda.

    Curtir

  20. Muito bem ! Vamos fazer um personagem negro, mas ele tem que ter características de branco tá, porque se não, vai ser preconceito

    Curtir

  21. Por mais pertinentes que sejam alguns questionamentos abordados nessas “problematizações”, eu fico me perguntando se o autor dessas discussões leva em conta o país e a cultura de onde estão saindo essas obras e do quanto é inútil ficar divagando sobre essas problematizações em um espaço minúsculo como esse blog, não é possível. Se quer discutir direito, problematize mas ajude a entender porque isso acontece ao invés de ficar só apontando “isso aqui tá errado”, que nem alguns comentaristas como a Rose estão complementando, isso aqui já tá um verdadeiro porre.

    Curtir

  22. assumindo a caricatura para essa personagem, parece uma reafirmação dos esteriótipos. narrativamente pode ter sido intencionalmente criado para incomodar, mas ao não fugir do mesmo discurso racista, acaba sendo.
    mesmo com a presença de outros personagens na história, só por ter essa, acaba desviando as coisas boas dos outros personagens.

    Curtir

  23. Digo e repito: você, Mara, é uma das melhores pessoas da internet. Vendo o anime, não tinha percebido a questão da Krone ser bem próxima da Mammy, mas é sempre válido levantar isso.

    Curtir

  24. “Não sou negra e obviamente não cabe a mim falar se isso é ou não racismo”

    Imagina viver preso a uma mentalidade dessas, onde se não consegue defender o que acredita sem ter vergonha ou medo de ofender alguém.
    Mas é pra fingir, né? Kkkkkkkkkk, lacrou Mara

    Curtir

  25. Vendo a tropa dos babacas fazendo alto malabarismos argumentativos pra defender a obra querida, atacar a blogueira Mara e de quebrar “num pode falar de racismo em entretenimento porque estraga a diversão”

    Curtir

  26. Lá vem o ataque dos perpetuamente incomodados, que agora vão querer caçar racismo em desenho japonês. Já está tão suavizado no anime, mas por que ainda insistem em reclamar?

    Não estou dizendo que a gente tem que gostar de tudo que vê numa franquia. Mas orra, gente, cês parecem que não sabem que nem tudo é pra gente gostar mesmo? Que tem coisas que são propositalmente feitas para incomodar?

    Que estereótipos existem e sempre vão existir e que eles são justamente os que dão algum senso de reconhecimento e familiaridade aos personagens sem ter que passar 10 volumes de monólogos internos do mesmo?

    Gente, na boa, já estão procurando pelo em ovo demais. Se liguem, vão procurar o que fazer, ao invés de ficar trazendo guerrinha cultural dos mimimistas para os animes também. Tem tanta coisa legal que pode ser discutida, até desse próprio tema, de outras formas e em outros aspectos…

    Curtir

  27. Muito boa a matéria, esse foi um dos motivos que me fez não continuar assistindo o anime na crunchyroll. Vi o primeiro episódio e desisti.

    Curtir

  28. e tao dificil de entender, que o mundo que eles vivem no manga, e totalmente diferente da vida real e ”foi parado no tempo”? o resto e encontrar polemica onde nao tem… ”policamente correto”.

    Curtir

  29. Hoje em dia japoneses são colocados como minoria no ocidente, e muita gente se esquece que eles tem uma cultura extremamente racista. São muito fechados a outros povos, e sua história de racismo é tão intensa que se aliaram com os nazistas na segunda guerra, sendo considerados na época a “raça pura” do oriente.
    Esse tipo de percepção racistas de outros povos não é exceção.

    Curtir

Os comentários estão fechados.