Mercado Nacional

Shueisha lança app gratuito de mangá e declara guerra ao shonen de lutinha de 22 reais

Estava eu pronta pra dormir e com uma matéria já escrita pra postar na manhã de segunda-feira quando a dona Shueisha, a editora responsável pela Shonen Jump, decidiu fazer um movimento editorial muito grande. Lembra que há algum tempo ela lançou um serviço de assinatura digital nos EUA pra galera lá ler os mangás via internet? Então… agora esse serviço foi lançado para o mundo inteiro. E de graça. Com algumas ressalvas, mas de graça.

O aplicativo Manga Plus (disponível em iOS e Android, para baixar é só clicar no link) garante que o usuário leia os capítulos simultaneamente com o Japão. Ou seja, mangás como One Piece, Boruto, The Promised Neverland e até mesmo aquela sessão de tortura conhecida como Black Clover estarão no app junto do lançamento japonês. É como scan, mas oficial (e por enquanto só em inglês).

Agora chega a parte das ressalvas: você só tem acesso aos capítulos mais recentes e os primeiros dos mangás. Segundo a Shueisha, esse “meião” que tá faltando será atualizado periodicamente. A estratégia é bem clara: a Shueisha quer competir pesado com os scans oferecendo um serviço melhor. É semelhante o que outras empresas fizeram para combater a pirataria, com uma boa taxa de sucesso.

E quem sai ganhando com essa história é o público brasileiro. Mesmo que venham a cobrar uma assinatura futuramente (nada foi dito, se não estou enganada), tudo parece mais barato que os shonen de lutinha a 22 reais que a Panini oferece. A JBC até tem o My Hero Academia, mas esse app contém boa parte do catálogo de novidades da Panini. Quem diria que a solução para a alta dos preços da Panini viria de uma campanha anti-pirataria pesada por parte da própria Shueisha???

Piadas à parte, é muito importante esse serviço ir bem porque ajudará as empresas japonesas a perceberem o interesse do público por serviços de streaming. Várias vezes foi dito que elas não acreditam na eficácia disso, e preferem métodos mais “arcaicos” como venda de volumes de forma digital (da mesma forma que a JBC e a Panini fazem desde pouco tempo atrás). Vide o ~~~adiamento~~~ do projeto Henshin Drive. Infelizmente o caminho ainda parece muito longo, pois a ideia principal desse app ainda é vender digitalmente os volumes dos mangás disponíveis, e ainda está restrito a quem sabe inglês. Uma versão em espanhol está prevista para os próximos meses, mas nada de Português ainda. Quem sabe no futuro, não é?

Ainda sonho com um app da Shueisha que funcione como um Marvel Unlimited, ou seja, que você paga uma assinatura bem módica e tem acesso a TODOS OS QUADRINHOS DA MARVEL, desde a inauguração da editora. Continuarei sonhando, afinal sonhar é de graça (assim como esse serviço da Shueisha).

26 comentários em “Shueisha lança app gratuito de mangá e declara guerra ao shonen de lutinha de 22 reais

  1. Dúvida: as empresas daqui (ou de qualquer outro lugar) que tenham as licenças de publicação não poderiam bloquear alguns títulos em suas regiões por causa de contratos ou algo assim? De qualquer forma, ótima notícia.

    Curtido por 2 pessoas

  2. @Flavio A Piori
    Não sei pq a Shueisha é a dona da porra toda. Se ela botar o pau na mesa a Panini e a JBC não tem mto o que fazer.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Fico muito feliz mas tbm impressionado em como demoraram a fazer isso, os japoneses são mundo mente fechada pra algumas coisas.

    Curtido por 3 pessoas

  4. shueisha claramente leu meus tweets reclamando que os gringos esquecem do público brasileiro e que nada mais me resta a não ser scanlation (já que grana eu não tenho)

    obrigada pelos mimos, shu 😉

    Curtido por 1 pessoa

  5. Pro pessoal que reclama da visão fechada doa japoneses, não é bem assim. Desde 2013 acho havia a Weekly Shonen Jump digital lançada com os mangás mais populares e vendida por 1 dólar semanalmente, além de já ter uma quantidade gigantesca de material digital, todos os mangás principais da Shonen já estão no formato digital.

    Tenho usado o App da Shonen Jump desde que saiu em Dezembro e a experiência é boa, mas era necessário um esforço pra baixar, já que não era mundial, esse Mangá Plus é sucesso imediato. Naruto por exemplo terá um capítulo novo por dia, de graça.

    Com os mangás da Panini valendo ouro, é melhor pegar o dinheiro, fazer um cursinho de inglês e partir pra Shonen Jump hahaha.

    Curtido por 5 pessoas

  6. Adorei essa ideia! Será que no futuro eles vão disponibilizar os capítulos do meio por algúm tipo de assinatura “premium”? Vai saber…
    Tem um serviço de mangás digitais chamado Renta! (voltado mais para o público feminino) que disponibiliza alguns capítulos de graça de alguns mangás do acervo , mas pra ler o resto vc pode comprar ou alugar capítulos ou volumes inteiros.
    Não vai ser da noite pro dia, mas acho que com o tempo, a internet vai encher com esses tipos de iniciativa. Aí as editoras ou acordam pra vida, ou se afundam na lama mesmo, pq meia dúzia de otaku ostentação não pode sustentar eles pra sempre kkkk

    Curtir

  7. Curioso para ver quais as desculpas “criativas” que vão surgir para continuarem apelando para a pirataria… (dizer que não tem em inglês não é desculpa criativa!)

    Curtir

  8. Ia ser legal se isso fizesse a Panini abaixar os preços dos mangos pra 12 reais no máximo
    Mas sei que não vai acontecer. =/
    O lado bom é que não costumo gostar de shounen de lutinha \o/
    E queria que tivesse uma pesquisa pra saber o perfil do público otaco comprante de mangás licenciado no Brasil, se a maioria lê em inglês e compra os mangos por dó, se a maioria prefere ler em pt-br, se compra porque importação é mais caro ou o quê
    Posso estar sendo inocente mas os shounens de porradaria costuma ter scan em tudo quanto é idioma e mesmo assim as editoras continuam licenciado. Por que um app poria tudo a perder? =p

    Curtir

  9. Comentei semana passada sobre napster, spotify e netflix.
    Olha só que coisa. Ignorar a tecnologia e não usá-la, é burrice.

    Agora, sobre esse papo de “leis, scans e pirataria”, vou parafrasear um cantor conhecido:

    Hipocrisia, eu quero uma pra viver!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Eu ainda acho que pra streaming de quadrinho avançar, precisamos de uma tecnologia de e-reader melhor e mais acessível para consumi-lo, pois o que temos hoje em dia ainda não é o ideal. Eu consigo facilmente deixar de comprar livros físicos para ficar só no meu Kindle, mas com quadrinhos a coisa é diferente, odeio ler em uma tela com luz (cansa demais a minha visão) e na tela do próprio Kindle: 1 – Ele não possui cor, então já se torna inviável para HQs coloridas e 2 – o tamanho da tela é muito pequeno, possuindo campos que fica impossível a leitura fora não poder apreciar uma arte mais detalhada.

    Acho muito válido e positivo o investimento em plataformas digitais pois com certeza uma hora ou outra elas irão substituir os físicos, pelo menos em quantidade de vendas, mas ainda vou esperar melhorar essa questão de como iremos consumi-lo para aderir ao formato.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Fala assim de Black Clover não, o mangá tá até legalzinho atualmente kpoaskaoskoa

    Curtir

  12. Muito interessante mesmo, já baixei e estou no aguardo dos capítulos novos.

    Digo, não vou mentir, eu ia preferir uma assinatura estilo Netflix pra ter tudo liberado, mas desse jeito também tá legal, espero que vá pra frente!

    Foda que eu apresentei esse app pra uns amigos meus, e eles falaram que preferiam Scan, mesmo que eles saibam ler em inglês. Espero que esse tipo de pensamento se torne cada vez mais incomun com a popularização de apps como esse.

    Curtir

  13. A minha desculpa para nao baixar Manga Plus nem e o ingles, e sim a opcao de download. Nesse caso e melhor eu continuar com o meu MangaBird mesmo (e de graca). E la que eu baixo os capitulos semanais, mensais, e periodicos de One Piece, Boruto (pff), One Punch-Man (WebComic tbm), Hunter X Hunter (infelizmente), e os mangas que eu leio sempre que to com vontade, vide; Yu Yu Hakusho (fiquei traumatizado com a traducao das Scans), Berserk (coisa do capeta), Jujutsu Kaisen (so depressao) e The New Gate (sem comentarios).

    Por ultimo (e tambem nao tao importante assim), eu queria pedir para voces votarem no Gustavo. Sei que combinar votos pega mal com a galera do MdOM, mas fazer o que, ne? #TimeHana kkkkk

    Curtir

  14. Qualquer pessoa fala inglês hj em dia e outra, Espanhol da pra ler de boa. E o Português se vier será o Europeu.
    Meu sonho é um dia eles lançarem em Hieróglifo , aí vai ser um desafio em tanto, fala ae?

    Curtir

  15. @Flávio A Priori

    Os títulos não estarão em português, logo não há razão para bloquear mesmo se pudessem.

    Curtir

  16. Ideia muito boa, e esse meião faltando é um incentivo pra comprar as versões físicas.

    Curtir

Os comentários estão fechados.