Mercado Nacional

O gerente enlouqueceu? Nova leva de aumentos da Panini tem reajuste de até 56%

O MERCADO ESTÁ EM CRISE. Papel está caro, dólar está caro, distribuição está capenga e as editoras são obrigadas a se virar como podem. Por isso, no último checklist da Panini, percebemos que alguns mangás sofreram reajustes em seus preços. Se prepare porque os aumentos estão mais cruéis que vilão de shonen de lutinha a 22 reais.

O mais absurdo, e que foi usado como extremo no título dessa matéria, é Yo-Kai Watch. O meio tanko, que custava 8,90, agora vai sair por 13,90. Sim, um meio tanko saindo por 13,90, e com um aumento de 56%. Já Mob Psycho 100 era 13,90 e agora passa a ser 19,90, um aumento de 43%.

Embora as pessoas imaginem que o aumento foi causado pelo preço do papel, vamos comentar que é impreciso afirmar isso. Dr Slump tinha o mesmo papel e preço de Mob Psycho 100, mas teve um aumento mais discreto: foi de 13,90 para 15,90. Já Naruto Gold, que de 18,90 foi para 20,90, nem ao menos usa papel jornal (é um papel péssimo, mas jornal não é).

E quem tá pagando o pato mesmo, além dos leitores, é essa grande obra shoujo shonen chamada Nisekoi. Como bem lembrou o site Biblioteca Brasileira de Mangás, esse é o TERCEIRO aumento de preço em questão de doze meses.

A JBC também aumentou preços recentemente, mas na teoria ela lança um monte de coisa a preço caro e diz “leitor, compre quando puder e quando tiver dinheiro“. Não é o que vemos pelo lado da Panini, que apenas vai escoando seus mangázinhos para a banca e o leitor que precisa comprar logo ou o negócio desaparece (tipo o último volume de Lovely Complex que saiu outro dia) sem qualquer chance de ganhar uma nova tiragem.

A impressão que fica é que, para a Panini, a palavra “crise” (seja ela econômica, de papel etc…) só existe na hora de aumentar o preço final para o consumidor. Porque, de resto, a editora continua lançando um mangá atrás do outro, como se tivéssemos pleno emprego e sem qualquer dúvida sobre o que pode acontecer com a Economia do país a partir do próximo ano.

16 comentários em “O gerente enlouqueceu? Nova leva de aumentos da Panini tem reajuste de até 56%

  1. TO VENDENDO VARIOS MANGÁS DA PANINI. valor em conta :*. se comrpar tudo, dou o MOB 1 de graça kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  2. Cara eu ja falei em outro post qual é o problema do relacionamento panini consumidor e como é pra resolver isso. Então n vou me repetir.
    Eu simplesmente vou parar de comprar, simples assim.
    E com certeza esses aumentos se refletem é na venda do produto, Mob deve ta vendendo mal por conta do traço e já subiram pra ferra o leitor, só q isso n ajuda a obra a vender e sim a ser um prejuízo cada vez maior. Eu compro mob psycho religiosamente toda vez q sai na banca, agora n compro mais. Menos um cliente.

    Curtido por 4 pessoas

  3. So pra comentar aqui o quanto sou feliz por me livrar do ebo que e colecionar manga.

    Desejo que o mercado piore mais.

    Feliz Natal.

    Curtido por 7 pessoas

  4. Mas esse Apo é um pé no saco mesmo. Nem tá envolvido direito no assunto e ainda quer dar um pitaco. Típico doutor de Facebook.
    (fora que eu também não desejo o fim do mercado ou que ele piore, apesar da Panini…)
    Agora, falando da matéria, de fato, isso é um grande absurdo, e isso atiça uma parte de mim que deseja que a Panini acabe e dê lugar a outras editoras (embora reconheça o impacto disso). Inclusive, eu já adotei a solução proposta do Ken e deixei de comprar da Panini, não só mangás, mas absolutamente TUDO dela. Para mostrar que, se esse troço não quiser falir, precisa aprender a respeitar o público.
    Fora que é bacana não ter monopólio de editora, então é bom que surjam concorrentes, de preferência os melhores possíveis, com bons títulos e transparência com o público

    Curtido por 7 pessoas

  5. Esse acontecimento devia concorrer na premiação ocorrida no blog nas categorias: Reviravoltas do ano (Afinal faltam 10 dias pra acabar o ano, podiam guardar essa bomba pra angariar clientes ricos em 2019) , Mangá Ostentação (autoexplicativo o motivo, meio tanko 13,90 de 4 em 4 meses – se não for mais) , Morte mais horrível ( a era do troco de 10 centavos dando uma nota de 10 reais se encerra, daqui a pouco virá o monopólio da nota de 20, dê uma e receba 10 centavos por um meio tanko- será?) e Reviravolta do Ano (quem diria que a panini guardou esse plot twist editorial para curitrmos o natal, EBA!). Fica a dica Mara, Panini tá investindo pesado em categorias do seu prêmio!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Bruno dps Anjos adorei seu discurso vazio. Como se eu nao colecionei manga na vida. Adorei sua especulacao do meu perfil pessoal. Muito obrigado.

    Curtido por 3 pessoas

  7. Eu ja comentei em outros posts aqui sobre “arrogancia e soberba editoriais” e “artistas e platéias que se merecem”, não?
    Então.

    Curtido por 4 pessoas

  8. Como leitora de mangás há 15 anos e compradora há 0 que tem coleção 90% segunda mão porque sem condição de gastar 15 reais por mês ou mais em papel que cupim devora sem contar as frustrações quando o papel é tão péssimo que não consigo ler de transparência, porque estraga na primeira gotícula de suor ou porque corta dedos e tal e sem contar curtir shoujo e josei que o mercado adora fingir que não tem um público

    Continuem assim, aguardo ansiosamente resultados ♥

    Curtido por 1 pessoa

  9. É preciso ser maluco pra querer colecionar mangás nos dias de hoje… sou leitor e colecionador desde os meios tanko da JBC e da Conrad. Hoje em dia, comprar algo nesse mercado Brasileiro é somente fazer papel de idiota para TODAS AS EDITORAS. Larguei mão de tudo e tb desejo que o mercado piore cada vez mais.

    Curtido por 1 pessoa

  10. As vezes, a vontade que dá é deixar a Panini mais de lado, e focar em outras editoras. Fico feliz pela NewPOP existir. Ao menos até o momento.

    Curtir

Os comentários estão fechados.