Desabafo

Panini esconde informação da imprensa (no mesmo dia que promete mais diálogo com a imprensa)

Aconteceu hoje (16) no Ressaca Friends a terceira mesa redonda dos editores de mangás em menos de um mês, provando que temos uma frequência maior de debate sobre o mercado editoral do que volumes de qualquer série de mangá. Não estive presente, mas acompanhei a sempre eficiente cobertura do Jbox e uma coisa me chamou a atenção.

Os participantes da mesa redonda, por algum milagre, chegaram à conclusão de que é importante apostar em alternativas de marketing. Levi Trindade, editor da Panini, comentou o quão importante será começar uma aproximação com sites, blogs e canais do YouTube para atingir mais pessoas. Ok, esse é o mínimo que esperamos e algo que já poderia ter começado há muitos anos… mas o melhor vem a seguir.

Lembram que a Beth Kodama, editora da Panini, havia prometido que no Ressaca Friends teríamos 3 anúncios de mangás? Pois é, a palestra acabou e Levi Trindade não falou nada para o público e nem para a imprensa sobre esses tais títulos. Seria um delírio de Beth? Uma alucinação coletiva dos otakus? Não, na verdade ele falou quais eram os três anúncios… para o canal Mangá Tube.

Em um vídeo publicado na noite de domingo, o canal Mangá Tube mostrou uma entrevista exclusiva em que Levi Trindade revelou os tais três mangás, apenas para esse veículo. Não estou aqui para criticar o conteúdo de um canal que desconheço, e sim a postura de um editor que escolheu um único veículo para divulgar uma informação importante e que havia sido prometida para aquele eventoOu seja, a galera que pagou pra ir no evento na esperança de um anúncio legal ou então a imprensa que se dignou a ir num evento de anime num domingo ensolarado ficou a ver navios.

É infame que, no mesmo dia que tenha sido dito a importância de uma aproximação com os demais veículos da imprensa, o mesmo editor tome uma decisão tão infeliz de revelar uma informação exclusivamente para um veículo, à sua escolha, ainda mais após o mesmo anúncio ter sido prometido para o público.

A gente faz piada aqui, mas tratamos esse mercado muito seriamente (se não fosse isso, nunca esse site teria mediado uma mesa redonda). Inúmeros sites correm atrás de informação por conta própria (e sem receber nada, claro) porque a empresa é incapaz de oferecer um checklist que preste, e o prêmio por toda essa divulgação gratuita é apenas descaso. Passa uma mensagem muito péssima para qualquer pessoa que escreve sobre essa área.

É totalmente desrespeitosa a atitude da Panini, mostra o puro descaso que essa empresa tem com a imprensa e, sobretudo, com seu público. Daqui a pouco vamos ter que tipo de absurdo, a Panini falando que precisa acabar com essa coisa do mangá ser coisa de nicho?

24 comentários em “Panini esconde informação da imprensa (no mesmo dia que promete mais diálogo com a imprensa)

  1. Gabriel Sarcosi isso nao é dor de cotovelo, é mais que justo reclamar disso, a gente nunca sabe nada da panini (se nao fosse pela Beth) e foi sim uma puta falta de respeito com a imprensa no geral.

    Curtido por 3 pessoas

  2. Olha vou mandar o q acho. Infelizmente a Panini faz isso pq o público deixa, simples assim. A culpa é nossa.
    Pq digo isso ? Pq a Panini pinta o cassete, desrespeita o consumidor, mas no final nós os trouxas pagamos a contia q for pelo produto.

    Simplesmente ela faz o q faz e ainda lucra, então pq ela vai se importa ? N tem motivo pra isso.
    A concorrência n é nada pra ela, o publico reclama, mas no fim paga.

    Pega os anuncios anteriores e vê a porrada de gente comemorando q mangá x veio e n importa se vai custar um rim. Pq então ela vai se importa ?

    Enquanto a Panini n sentir esse prejuizo no bolso, vai continuar assim . E no fim a gente financia essa merda.
    Espero q tenha ficado claro q n me excluo dessa equação.

    Curtido por 3 pessoas

  3. Ué. Mesa Redonda de Editores é lugar pra anunciar título de uma editora? Mal painel das próprias editoras teve. Acredito que qualquer um que tivesse chegado no Levi pedindo informações sobre lançamentos ele teria dado, como fez o Canal Mangá Tube. Quanto chororó, quando ele se aproxima de um canal menor, é choro, quando ele nao divulga nada, é choro. Tudo é choro. Algum outro canal ou midia tentou conversar com o Levi pós mesa de editores?!

    Curtido por 2 pessoas

  4. Acabei de ver os anúncios no Biblioteca Brasileira de Mangás. Nenhum me interessa, mas espero que o pessoal que gosta descubra que vão sair. Porque esse é nosso maior desafio: saber quando uma publicação da Panini será lançada.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Essa postagem é totalmente desrespeitosa com o canal Manga Tube. Se fosse uma entrevista pelo JBox todos estariam enaltecendo porque é trabalho jornalistico como foi na entrevista com o cara da Toei nessa semana. Se fosse pelo Crunchyroll tambem pode porque é profissional. Agora um canal pequeno decide correr atrás do Levi e tentar informações e é falta de respeito com consumidores? Faça-me o favor e pare de hipocrisia.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gabriel Sarcosi, acho que você tá levando isso pro lado pessoal sem necessidade (você trabalha no Mangá Tube?). A Mara não está atacando o Mangá Tube, muito pelo contrário: ela está dizendo que o editor da Panini escolheu apenas um veículo para soltar a informação em vez de enviar para todos os outros, ou pelo menos para parceiros antigos, por exemplo. Em nenhum momento ela caçoa de quem foi escolhido, e sim levanta a questão de que foi um vacilo da Panini, porque ou eles não foram claros no anúncio de novo tipo de relacionamento com novas mídias ou eles simplesmente zoaram o barraco mesmo.
    E eu duvido bastante que a Mara deixaria uma coisa dessas passar se apenas o JBox tivesse tido acesso à informação.
    Agora me diga: como você sabe que o Mangá Tube foi atrás de informações? E se eles foram mesmo atrás disso, rolou ou não rolou um pedido de prazo de divulgação da info? Ficam as perguntas no ar.
    Abs!

    Curtido por 3 pessoas

  7. Oi, aqui é o Joey do canal MangáTube. Obrigado por ter citado o canal (já que nao conhece, depois da uma passada lá haha). Até eu me surpreendi com os anúncios, não esperava e não tinhamos combinado nada, eu só puxei ele ali depois do debate e começamos a falar. O intuito era só falar de Dragon Ball. Mas fiquei feliz que ele confiou no canal para passar essas informaçoes. Acho que independente do meio escolhido, o importante é passar a informação. Na internet as coisas se espalham muito rápido. Que o canal nao seja o primeiro, que essa atitude se espalhe com outros meios. Pelo menos pra mim, o importante é deixar o público informado. Mais uma vez, obrigadom

    Curtido por 9 pessoas

  8. A Panini tá só aquele meme do Silvio Santos “o que estou fazendo com a minha emissora?”
    Mas, fazer o que? Para quem tomou um calote de pouco mais de 1 milhão de reais, e ainda se dar o luxo de fazer um acinte desses, é porque a dívida é dinheiro de pinga.

    Curtido por 2 pessoas

  9. Pleno 2018 e a Panini pensando em estratégias que funcionavam no mínimo 10 anos atrás.

    Basta pensar, quanto % dos compradores de manga correm atrás de lançamento? A Panini ao invés de facilitar o acesso aos lançamentos, dificulta

    Como tem a cara de pau, de falar em mirar fora do nicho, se assim mora em um nicho ainda menor?

    Curtido por 1 pessoa

  10. Pleno 2018 e a Panini pensando em estratégias que funcionavam no mínimo 10 anos atrás.

    Basta pensar, quanto % dos compradores de manga correm atrás de lançamento? A Panini ao invés de facilitar o acesso aos lançamentos, dificulta

    Como tem a cara de pau, de falar em mirar fora do nicho, se assim mira em um nicho ainda menor?

    Curtir

  11. Que piada. Essas mesas redondas de mangas agora parceria com canais de nicho. Mas ao menos acho graça de ver vocês da imprensa (pff) especializada tomando toco. Quero mais, viu.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Falta de ética total. É vergonhoso como a Panini não acerta uma. A JBC tem seus defeitos, mas uma coisa que não reclamo é de como a JBC se empenha em divulgar seus mangás e manter a galera informada. A Panini não tem a dignidade de fazer nem o básico. Lamentável.

    Curtido por 2 pessoas

  13. Um canal com um número de inscritos relativamente pequeno e que há alguns meses anunciou de forma bem equivocada o cancelamento de alguns títulos.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Estava na Mesa redonda e gostaria de colocar uns fatos que SÓ QUEM ESTAVA LÁ PODERIA VER.

    1 – A Mesa Redonda estourou o horário, o Levi pediu a palavra no final umas 3 vezes para o Host, Grave, que não percebeu e pediu palmas para os editores e deu a palestra como terminada. (Não ouve tempo para se despedir e nem pro Levi sortear os kits que levou.

    2 – Realmente todos foram embora, e somente o canal citado foi falar com o Levi (não tenho nada haver com o MangaTube) e com sorte ganhou a exclusiva. Nada diferente do JBox correr atrás da Toei e conseguir uma entrevista com várias “exclusivas”

    3 – Só achei errado por conta da Panini de não postar em nenhuma rede social os anúncios, e sim deixar por conta do canal apenas. Como achei errado a Toei não mandar reliese pra imprensa e deixar tudo por conta do JBox.

    Quero deixar claro que não estou exaltando o MangaTube e nem estou diminuindo o JBox, e sim a Panini e a Toei que foram pouco profissionais e claro, alertando ao fato que poucos se atentaram no fim do evento.

    Curtir

  15. “a postura de um editor que escolheu um único veículo para divulgar uma informação importante e que havia sido prometida para aquele evento”

    Então, no futebol e na imprensa esportiva de um modo geral, isso é muito comum e até normal.

    Então, se preparem porque não será a última vez….

    Curtir

Os comentários estão fechados.