Mercado Nacional

A capa brasileira de Dr Stone é das mais pavorosas já vistas

Não tenho qualquer conhecimento sobre esse assunto, mas é nítido que o ocidente segue um estilo de design muito diferente do japonês.

Basta ver a Shonen Jump, que é uma suruba de imagens despadronizadas, fontes diversas e informações mil, uma Estação Sé do metrô em versão mangá. Lembro até de ver um vídeo (não sei onde, se alguém souber comenta aí) mostrando um designer da Shueisha mandando a capa. Pois bem, o ocidente tem uma tendência a fazer as coisas de uma forma mais “clean”, sem tanta poluição, e isso se reflete nas capas de mangás japoneses lançados por aqui.

Mesmo sabendo desse currículo japonês, quando divulgada a primeira capa japonesa de Dr Stone (um shonenzinho atual da Jump) a gente ficou um pouco assim porque a capa do mangá esbanjou mal gosto e compromisso com a breguice:

Essa aberração editorial deve ter causado praticamente um incidente diplomático. Enquanto as editoras especializadas em mangás desse lado do globo se preocupam em seguir fielmente o original japonês… fica difícil seguir quando a própria editora não colabora e enfia uns efeitos de textura dignos dos Word Art numa capa impossível de se ler o nome.

Por sorte, as editoras ocidentais tentaram consertar um pouco o mangá. A Viz nos EUA pegou uma ferramenta de Minecraft para tirar todo o exagero mineral da Shueisha:

Já a Itália partiu para uma composição própria na esperança de salvar essa bagaça:

Anunciado pela Panini no último Anime Friends, já fiquei curiosa como a editora faria a capa do mangá. A gigante já fez capas muito boas de mangás, como a de Jojo’s e as de Arakawa Under the Bridge, e mesmo as pouco inspiradas acabam tendo um estilo bem legal (alô, 20th Century Boys). Bem, pelo menos essa expectativa ficou até hoje, quando foi anunciada como seria a capa brasileira de Dr Stone.

Aviso!!! A capa contém altas doses de design ruim.

Ignorando qualquer tipo de estética, bom gosto ou chances do público conseguir ler o título do mangá, Dr Stone da Panini chegará às bancas e livrarias com ESSA capa. Curiosamente, a Panini até deu uma editada no número 1 que estava difícil de ler no original… já o título do mangá ficamos sem saber se é Ok Stone ou o quê (no japonês pelo menos tem um katakanazinho ali pra ler).

Nem nos tempos de Dragon Ball da Conrad com fundos psicodélicos tivemos algo tão horrível chegando nas bancas brasileiras. Fiquei tão revoltada que peguei a ilustração original dessa imagem e fiz uma capa em cerca de 5 minutos no Photoshop:

E o pior: comparada à da Panini, NÃO ESTÁ RUIM!

12 comentários em “A capa brasileira de Dr Stone é das mais pavorosas já vistas

  1. Todos os mangás lançados pela Panini desde que sairam da Mythos estão um lixo. Tiraram da editora que ja sabia fazer pra entregar essa bomba pra gente. Esse Dr Stone dá uma vergonha.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sua capa de Dr. Stone está 8 mil vezes melhor q a da panini!!! (Ñ podia perder a piada risos )
    Quem precisa da panini quando se tem a Mara icônica

    Curtido por 3 pessoas

  3. Só por essa capa zuada ja da pra ter certeza que não foi o pessoal da Mythos que editou o mangá, deve ter sido o novo setor da panini que fez boruto e DBS, eu até estava ansioso pelo mangá mas depois dessa compensa muito mais a versão da Viz

    Curtido por 4 pessoas

  4. a capa italiana ficou melhor mas Mara…..você acabou de lançar uma nova tendencia: criar capas alternativas pra qualquer coisa impressa na atualidade.
    eu mesmo já estou modificando as capas de toda minha coleçao de mangas do DBZ da conrad por sua causa.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Mara, por que você não cria um “Award” das piores capas? Seria algo tipo “Brasil Ugly Covers Award” (BUCA), onde os seus leitores votariam na pior capa (e a editora que a criou). Acho que tem tudo pra pegar. Sério. E, quem sabe, elas cuidassem um pouco mais da arte antes de imprimir aberrações como essa do Dr Stone, que aliás eu acompanho (via scans, claro) e gostaria de comprar (SQN, depois de ver essa matéria).

    Curtido por 3 pessoas

  6. Reza a lenda que a ideia é por trás desse design é as pedras irem diminuindo ao longo do volume, indicando uma evolução na historia. Eu olhei e parece bem random e feio.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Bem os otakus chatos deven ter adorado, pq se n segue o padrão japonês pra eles é praticamente heresia.
    Pra ser sincero caguei pra isso. A 22 conto quero q a panini se exploda.

    Curtir

  8. Por alguma razão que eu não entendo a PANINI tá se esforçando para entregar cada trabalho ruim, um atrás do outro. Meus parabéns, conseguem piorar cada vez mais. Essa capa de Dr. Stone parece um buraco numa parede mal rebocada

    Curtir

  9. Cheguei tarde pra comentar, mas será que a razão da escolha desse “desáine” não foi pra mostrar que havia um paredão de rocha e que o “Dr. Pedra” acabou de abrir um buraco nele, pondo o leitor em contato com seu mundo? Claro qu3e, se foi esse o caso, podiam ter usado menos pedra em volta dele (mas contornando toda a margem da capa), ou um boneco menor… Tem umas capas do Thor que usam essa proposta e que ficaram muito boas.

    Curtir

  10. Hrmm é realmente podia ser melhor, mas não achei esse fim do mundo não. Já vi muito manga tentando fazer capa diferentosa, acho até uma boa ideia. O problema mesmo pra mim é esse “Dr” ilegível.

    Eu lembro de ver a capa de Blue Dragon Ral Ω Grad brasileira e ficar bem mais incomodado. Aquele título podia ter ficado sensacional, e ficou horrível. (Sim, eu pesquisei “omega” no google pra ter o caractere e escrever o nome desse jeito legal)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s