Aleatoriedades

Novo álbum de figurinhas do Naruto rebate o “método Toei de licenciamento”

Em tempos de vacas magras na imprensa especializada (pff) em mangás, resta aos sites correrem atrás de qualquer release minimamente interessante para manter a editoria viva. E isso aconteceu essa semana no nosso adorado site Jbox, que publicou um release do novo álbum de figurinhas de Naruto com o MELHOR título possível nas redes sociais:

Um detalhe chama a atenção do fã mais atento (na verdade de qualquer otaku com o mínimo de discernimento): é um álbum sobre as primeiras temporadas de Naruto, exibidas pelo SBT daquele jeito há mais de uma década. Nada de Boruto ou do Naruto grande recebendo um vídeo do Orochimaru em seu casório, mas sim o jovem ninja que repetia “Tô certo” e comia lámen entre as lutas mais arrastadas da animação japonesa (pelo menos até o One Piece pós-Marineford).

Sabemos que a Panini é uma empresa que visa o lucro, então se ela cogitou lançar um álbum de figurinhas de Naruto criança em pleno 2018 ela sabe que tem público pra isso. E mais: ela tem certeza que vai vender mesmo o anime fora de qualquer televisão há MUITO tempo.

O motivo é que Naruto alcançou o status de clássico de um Pokémon, ou seja, as pessoas reconhecem a marca e compram os produtos mesmo sem acompanhar necessariamente as animações. Curiosamente, isso é o oposto do que parece acontecer com as séries da Toei.

Na tentativa de licenciar camisetas, quinquilharias e… claro… álbuns de figurinhas na Panini, a Toei precisou enfiar Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z em qualquer canal que topasse a empreitada para tentar vender as coisas nas lojas. Após a estreia na Rede Brasil (numa época na qual ela exibia suas animações em sua plenitude), choveu produtos licenciados… mas sempre me perguntei se o público alvo realmente assistiam às séries no canal ou se já as conheciam de outros carnavais.

Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball são séries que, assim como Naruto e Pokémon, transcenderam os animes. Eles não são conhecidos por serem animes, e sim por serem… Cavaleiros, Dragon Ball, Naruto e Pokémon. É o tipo de série que até uma mãe de otaku consegue reconhecer e identificar.

Talvez os fãs poderiam entender isso também e aceitarem que um anime datado e arrastado de trocentos anos atrás não precisa ser exibido em 2018 para que seus produtos façam sucesso. Algumas séries se garantem por elas mesmas sem a ajuda de televisão.

13 comentários em “Novo álbum de figurinhas do Naruto rebate o “método Toei de licenciamento”

  1. Não falo nada que teve uma época aí que foi lançado um terceiro álbum do Cavaleiros do Zodíaco em que o anime nem era exibido por nenhum canal.

    Agora marketing com animes e mangás sempre foi esse caos. Olha só tu vê que o produto era pra ter sido lançado lá na época que o anime era exibido no SBT e Cartoon.

    Não é preciso falar mais nada.

    Curtido por 3 pessoas

  2. Pow lançaram um album do DBZ agora faz poucos meses não ficaria surpreso de um do naruto CLÁSSICO kk e sabe o mais engraçado? Eu colecionei um álbum do naruto clássico quando era muito mais novo ehuehue será que é o mesmo?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pô eu perdi de colecionar quando sairam os albuns de CDZ e DBZ. Pena eu não sei mais criança e ter tempo de sobra pra sair de banca em banca comprando figurinhas.

    Curtir

  4. Gente, memória afetiva nao vende nesse caso.

    Naruto é clássico, nostalgico, bla, bla, bla, mas tudo tem limite. Um jogo de videogame, uma sandalinha infantil, uma mochila, ainda podem ter um certo apelo. Agora album de figurinhas da primeira temporada…….

    Putz, tsc, tsc, tsc…

    Boruto já ta ficando adulto e a panini só consegue licenciar o pai dele criança….

    É dose pra mamute…

    Curtido por 1 pessoa

  5. queria um album de figurinhas do avô da Pam quando criança … hmmmm pode dar errado isso, melhor não

    Curtir

  6. Pior de tudo é q na época do anime no SBT, a panini tbm lançou um álbum dessa fase do Naruto. Então a panini fazendo o de sempre e mandando aquele efusivo foda-se pra estratégia de mercado ou pesquisa de publico.
    Ae quando falo pra um amigo q essa porra n tem planejamento, o cara quer da chilique.

    Curtido por 2 pessoas

  7. “Choveram”, Mara?!

    Você é uma das poucas que escreve corretamente no país, mas realmente, vez ou outra uma escapadela acontece.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s