Mercado Nacional

Lembra o preço caro dos novos mangás da Panini? Bungo Stray Dogs já ultrapassou

Atendendo a ~pedidos do público~, a Panini anunciou no último mês de julho (lá no Anime Friends) que seu novo padrão de mangás não seria mais aquele papel jornal custando 15 reais, e sim um robusto tanko com papel diferente custando 21,90, dificultando o acesso a mangás genéricos e apoiados por entusiastas da editora.

Como se essa katana no coração (e bolso) dos otakus não fosse o bastante, a editora ainda anunciou mais uma enorme lista de novos mangás, em sua maioria no novo formato padrão de 22 conto. Um desses títulos era Bungo Stray Dogs… e veja bem o que escrevi: “era”.

O site Biblioteca Brasileira de Mangás viu a notícia da Panini sobre a assinatura do mangá Bungou Stray Dogs e utilizou complicados cálculos matemáticos (como a divisão) para descobrir qual seria o preço unitário de cada volume. IKIMASU dar uma lida:

Basicamente ele pegou o valor da assinatura de seis edições e dividiu por seis, chegando à conclusão que Bungo Stray Dogs será lançado não por 21,90 como já prometido, e sim por 22,90. Ou seja, me menos de seis meses já temos um aumento no valor do recém-implantado (e caro pra cacete) mangá-padrão da Panini.

Se fosse em outros tempos isso talvez não repercutisse tanto, mas vamos lembrar que há um mês o padrão aumentou em sete reais. Por mais que Bungo Stray Dogs não seja um shonen de lutinha, e sim um seinen, lembre-se que num passado bem recente tivemos mangá de demografias mais adultas sendo lançado pelo mesmo padrão tanko 15 reais com papel jornal (alô Monster, alô Opus).

O que será que aconteceu? A licença é muito mais cara que os dos mangás genéricos para garotos? Será outro formato, ao contrário do anunciado no Anime Friend? A Panini quis acabar com o meme do shonen de lutinha a 22 conto aumentando o preço para 23 reais? A edição brasileira virá com páginas coloridas e uma corda de suicídio do Dazai? Só saberemos mais pra frente.

13 comentários em “Lembra o preço caro dos novos mangás da Panini? Bungo Stray Dogs já ultrapassou

  1. Eu creio que esse preço só tá acontecendo mesmo por que o mercado tá mudando muito rápido das bancas pras lojas online que oferecem descontos altos, não falo como algo ruim a questão dos descontos. O problema é aquele mesmo que já falaram aqui, que vai dificultar o acesso de novos leitores que chegam lá na banca, veem um titulo semi ou totalmente desconhecido por 22 ou 23 reais e não se prestam a pagar isso.
    Pra mim vai funcionar assim, eu só vou pagar esse preço em algo realmente excepcional ou clássico como Jojo.

    Curtir

  2. Pegarei o primeiro e depois só com 60% de desconto ou mais, se não tiver sem problema, não ligo pro flop.
    E você esqueceu que a maior atrocidade feita com um seinen foi a panini ter lançado “A cidade da luz” um ONE SHOT de um autor renomado no formato mais padrão possível sem nenhum tipo de extra, na época usaram a desculpa que os contratos eram feitos com antecedência e não dava para mudar, bem, hoje vimos mangás mudarem de preço e formato na semana antes do lançamento, parabéns panini.

    Curtir

  3. O complicado é que com esse novo padrão de preços, a gente não consegue mais arriscar nenhum título, não compra mais um volume pra conhecer a história e ver se vale a pena…só dá pra comprar o que já conhece um pouco melhor e sabe que vai curtir.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Primo Basílio matou a questão.

    É exatamente isso e digo mais: algumas editoras também sangrarão e até fecharão as portas, mas outras conseguirão sobreviver…

    Curtir

  5. Cara o pior é q esse preço pode já se enquadrando no famoso reajuste de fim de ano q as editoras(Panini principalmente) sempre fazem, logo n só o Bungou Stray Dogs vai vir com esse preço, mais todos os outros titulos tbm (Como Dragon Ball Super e Boruto). O q pelo q lembro já tinham dito q esse preço alto garantia um tempo sem esse maldito reajuste, mas pelo jeito né…
    Cara assim como ja foi mencionado acima o q vai rolar é o mercado se adequar a isso, com o resultado de muito menos titulos vindo pra cá.

    Bem eu ja tracei meu plano econômico em relação a panini vou terminas as coleções q já sei q tem final e tem os valores entre 13,90 e 18,90 resando q esse preço n mude e depois só vou comprar JoJo e DBS (esse pelo simples fato de ser um verme muito fã) e de resto é agradecer a panini por me fazer poupar dinheiro e me focar de novo nos scans.

    Curtido por 5 pessoas

  6. Ken, prevejo as beths kodamas da vida, reclamando muito no twitter da “pirataria” dos scans, que estao “roubando” o mercado editorial, barará barará, etc, que é “uma puta falta de sacanagem”, etc…

    E a tendência é que mais pessoas tenham o mesmo pensamento que vc tem sobre scans, que eu nao acho errado de jeito nenhum, pelo contrário…

    Curtido por 3 pessoas

  7. Isso mostra que há um problema de gestão nas editoras de manga do Brasil, principalmente na Panini e na JBC. Primeiro a Panini elevando o preço nas alturas achando que o problema das vendas era por causa do “papel”. Depois a JBC achando que a solução para distribuição é diminuir os mangas impressos, investir no digital e continuar refém da Saraiva e da Comix ao inves de distribuir mangas para as grandes lojas do varejo online (Ponto Frio, Americanas, etc).

    Curtido por 2 pessoas

  8. @Eddy pior q sempre incentivei as pessoas q tem contato comigo a comprar mangás, fazia indicações e tudo e sempre fiz questão de comprar obras na banca, mas como tava comentando com uns amigos, cara a situação tá tão merda e o desrespeito tá tão grande q agora só vou indicar scan pois a situação n tem cabimento. A falta de planejamento a uma crise a eles mesmo já sabiam q tava vindo é simplesmente algo totalmente imbecil.

    Curtido por 4 pessoas

  9. O mercado que está e a Panini querendo ainda lançar coisa…

    Acho engraçado é que o título até é bom porque tá tendo aquela divulgação na Crunchroll. Porca, mas tá. Assim como o Black Clover.

    Aí quando eu falo que esse pessoal não entende merda nenhuma de marketing é por isso.

    O mercado vai se adequar com muito menos títulos? O mais provável, mas junto com isso vai vir muito cancelamento de títulos, ou migração deles pro formato digital. Precisa de ter alguém muito competente pra poder tocar esse barco. Porque essa transição vai ser tensa.

    Curtido por 2 pessoas

  10. Pelo visto esse não vai fazer parte da minha coleção… Sinceramente sempre gostei de comprar nas bancas, mesmo com os descontos da amazon dava preferencia pelas bancas, mas pelo visto terei que mudar meus padrões de consumos. Só rezo para que esse preço não chegue ao pokemon, porque manga infantil de 15 anos a 23 conto é potaria.

    E Stray Dogs é tão seinen quanto Death Note.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Já li muito scan e já comprei muito mangá físico, mas nesse último caso não valeu a pena. Comprei principalmente os da JBC, que se desfaziam ao abrí-los, o que me fez deixar o físico de vez. O que acontece lembra quando a MTV agonizava, lutando em vão contra a debandada de espectadores que ela mesma ajudou a migrar para o YouTube. Quanto mais ela se debatia, interrompendo os vídeos ou colocando molduras pra ninguém copiá-los para o YouTube, mais as pessoas iam assistí-los no YouTube, onde podiam vê-los na forma integral. Talvez seja simplesmente o fim da era dos mangás físicos. E nós temos que aceitar isso. A natureza agradece.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Quem comprar nesse preço é tão retardado quanto simpatizante de político, e encarem os fatos o futuro está nas midias digitais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s