Aleatoriedades

Crunchyroll TV – como foi a primeira semana do retorno dos animes à TV

Se você acha que o Mais de Oito Mil estava em vias de acabar por causa do apocalipse editorial que se aproxima, sou obrigada a contar que tem muitas outras áreas otakas dando certo no país. Ou mais ou menos. Após conquistar os otakus com um catálogo invejável e uma assinatura mensal que custa menos que um shonen de lutinha da Panini, a Crunchyroll deu um novo passo na dominação nos meios de comunicação. Em vez dos dois animes exibidos semanalmente e com legenda, eles conseguiram uma programação DIÁRIA com animes dublados (e alguns legendados ainda) numa rede de televisão aberta.

E o que dizer sobre essa primeira semana? Podemos resumir as coisas com uma única imagem:

Após toda a zona que a Rede Brasil passou nos últimos dias quando a Igreja Plenitude, a arqui-inimiga dos otakus, comprou espaço na emissora desalojando os animes mofados clássicos remasterizados da Toei e o SenpaiTV. Da mesma forma que uma família precisa rever a divisão de espaços após a chegada de um tio para passar uns dias, a emissora fez alguns ajustes em sua grade para garantir a exibição dessa ambiciosa estratégia com personagens de olho grande. Sendo assim, a Crunchyroll TV ocupa meia hora diária nos dias de semana, sempre às 22h, e no final de semana fica com uma hora inteira.

A programação foi até divulgada nas redes sociais do serviço:

Caso você não tenha lido o tweet ilustrativo que linkei, a programação ficou basicamente dessa forma: às segundas, quartas e sextas os otakus podem passar raiva com Black Clover. Terça-feira é dia de Re:Zero, quinta-feira é dia de Bungou Stray Dogs, sábado temos uma dobradinha de Mob Psycho 100 e Maid Dragon (AQUELA da dublagem com honoríficos) e, pra terminar, domingão é dia de vários animes que são tão aleatórios que nem consigo formular uma piada: Nanbaka, How to Keep a Mummy e Ojisan & Marshmallow (todos legendados).

Entretanto, nem tudo são hanas (“flores” em japonês). A Rede Brasil parece uma residência em reforma, então nem tudo saiu como planejado. Sexta-feira, por exemplo, os otakus que ligaram a TV a fim de mais uma sessão masoquista com Black Clover deram de cara com Evê Sobral num chroma key falando com telespectadores por telefone. Já no sábado, outro problema: em vez de exibirem os animes às 22h como previsto, a Rede Brasil bancou o Silvio Santos e adiantou em duas horas a exibição, colocando Maid Dragon e Mob Psycho 100 às oito da noite.

Um dos possíveis motivos para o adiantamento foi devido ao cancelamento inesperado da exibição de Lost Canvas. Para entender melhor, fiquem com a nota emitida pelo Site dos Cavs, que aplicou com perfeição o jogo do contente da Poliana numa postagem informativa:

Tirando a estranheza de ver os animes numa mesma emissora que tem programas de artistas como Evê Sobral, Luciano Faccioli e o rei da jornada dupla Décio Piccinini, a iniciativa da Crunchyroll é uma das mais vantajosas para os otakus desde a finada tentativa da Rede 21 exibir animes todo final de noite lá pelos idos de 2004. A Rede Brasil até veio com a melhor das intenções ao trazer animes da Toei remasterizados, mas não muda o fato que se trata de uma reprise de algo exibido trocentas vezes por aqui. Agora temos a exibição de animes INÉDITOS. Cês têm ideia que Black Clover chegou dublado ao Brasil só um ano após a exibição no Japão?

Falta organização maior da Rede Brasil, um pouco de respeito ao público e, sobretudo, falta eliminar de vez Cavaleiros do Zodíaco da grade (esse é um desejo mais pessoal mesmo). Enquanto isso não acontece, vamos acompanhando. Foi uma primeira semana interessante.

22 comentários em “Crunchyroll TV – como foi a primeira semana do retorno dos animes à TV

  1. Estou adorando os animes, apesar de já ter assistido a todos estes, é uma sensação diferente acompanha-los em rede aberta. Ainda mais Black Clover, que ficou mais suportável sem os gritos ultra exagerados do Asta.

    Curtido por 1 pessoa

  2. É aquilo: estão exibindo naquele esquema “vamos chamar público pro nosso serviço”. Quando isso não for mais vantagem, vão tirar do ar.

    Boa iniciativa, de fato. Mas não é uma garantia de que animes sempre estarão na emissora, continuamos com um intermediário trabalhando em cima do produto sem uma estrutura de marketing que não atende o básico – atrair os novos leitores para o mangá e talvez vender outros produtos relacionados. Além da maneira tortuosa que chegou ao canal, como a cara de algo sem nenhum planejamento, tacando produto legendado logo de cara…

    Gosto da ideia dos animes na TV ainda mais Aberta, mas sou realista.

    Curtir

  3. E eu tava vendo o episódio 3 de Black Clover legendado porque não ia conseguir ver sexta na TV. Bom, pelo menos vejo hoje sem os gritos. hehehe

    Apesar do que o Apo disse acima ser verdade, é muito boa essa iniciativa da Rede Brasil de trazer os animes de volta a um canal aberto (que não é tão aberto assim, pois na Net tem apenas em SP e eu, que sou do Rio, tive que ver pelo site; pelo menos é mais um motivo pra mudar pra Claro TV, o que eu já tava pensando em fazer). Vamos aproveitar enquanto durar.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Toda vez que vejo o Evê Sobral não consigo deixar de achar que ele teria lugar cativo naquele tumblr menwholooklikeoldlesbians

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ta.

    Mal planejado, desorganizado ao extremo, ultrapassado.

    Enfim, sou o chato da vez. Volto a repetir um comentário feito aqui numa matéria, também sobre a rede brasil:

    “Querer imitar nos mínimos detalhes as estratégias da finada rede manchete, hoje, é um erro, no mínimo bizarro.”

    Ok. Hoje a internet e a crunchyroll dão grandes possibilidades de “animes na tv aberta”. Mas isso só vai acontecer quando alguma emissora pegar pra valer e investir de verdade nesse mercado.
    O que a meu ver, nao vai acontecer tão cedo por aqui. Na TV ABERTA.

    Eu entendo o otimismo de voces e jamais criticarei a opinião que cada um tem. Minhas críticas serão sempre aos organizadores, criadores e licenciadores que algumas vezes acreditam seres os deuses do desejo de voces.

    Curtido por 1 pessoa

  6. PS: ja passei dos 30 faz tempo e acho também que já deu pra cavaleiros faz tempo.

    A mentalidade dos donos de tvs que foram crianças nos anos 90 não se renova nunca, Chessus!

    Curtir

  7. Eu entendo o otimismo de voces e jamais criticarei a opinião que cada um tem. Minhas críticas serão sempre aos organizadores, criadores e licenciadores que algumas vezes acreditam seres os deuses do desejo de voces.

    @Eddy esse é o problema, esse é o problema. Não dá pra criar expectativa com esse pessoal que está tocando o negócio, acho que tivemos muitos exemplos aí que fracassaram pra tomar na cara. Estou calejado pra essas histórias de animes na TV, porque no fundo estão repetindo o que se fez na TV desde sempre, e quem fornece isso (Japão) não ajudando o próprio produto que produz ou colaborando de maneira precária, não tem boa perspectiva.

    Curtido por 2 pessoas

  8. É incrível como essa Rede Brasil é tosca, despreparada e tem tanta falta de profissionalismo. Eu juro que eu não entendo como um programa anuncia um quadro de horários, e em menos de 48 horas num programa o Evê Sobral anuncia uma mudança repentina, sem comunicar nas redes sociais, sem comunicar a Crunchy, sem dar a menor explicação. Como eles atropelam um contrato desse jeito? No grupo da Crunchy BR uma funcionária disse que o que eles fizeram foi uma “sacanagem”, e que eles passaram por cima de um contrato sem mais nem menos, atrapalharam todo o planejamento da Crunchy (já tinham 13 programas gravados, que vão ter que ser inutilizados já que o terceiro episódio de Black Clover seria exibido numa sexta, e agora vai ser segunda).

    Eu realmente não consigo entender isso. Não faz o menor sentido. Uma coisa é o público ser o último a saber, a galera da Crunchy foi pega de surpresa tanto quanto nós.

    Curtido por 2 pessoas

  9. Cara eu até agora n entendo bem essa da Rede Brasil, creio q ela n veja o real potencial dos animes da tv aberta (se é q há). Meio q só pegaram e pronto. O lance com o Crunch só reforça isso, pois eles fecham um acordo com os caras e depois cagam pros malucos dando moral pra Igreja. E a Crunch realmente se esforçou com a parada, fez dublagem e tal e o resultado ta ae.
    Sinceramente espero ta enganado pra porra, mas do jeito q tá deve durar uns 2 anos só.

    Curtido por 2 pessoas

  10. Mais um artigo sobre a relação tortuosa da nossa “querida” RBTV com os animes…não vou mentir, estava me perguntando se e quando vc escreveria algo sobre o assunto conforme eu acompanhava os animes novos. Então pra fazer um “resumo” da ópera desses ultimos meses no canal:
    >RBTV reprisa os dois primeiros animes do bloco depois de 13 eps;
    >sai CDZ e DBZ, entra Igreja Plenitude;
    >DBZ volta, mas RESETA pela milésima vez (o que deixou eu e alguns outros fãs p da vida, por seria a primeira vez q veriamos a saga Majin Boo dublada sem (ou com menos) cortes (e o apresentador super profissional do Senpai TV insistia em dizer no programa q o horario mudou pra 20h30 kkkk wtf)
    >CR TV estreia varios animes novos, e dublagens pros anteriores e pra alguns dos novos tbm.
    >CDZ volta, mas ninguem queria essa volta, pq todo mundo queria mesmo era o Lost Canvas.
    No aguardo de novos capitulos dessa novela (pro meu post n ficar mto comprido, vou postar minha opinião SUPER relevante *#sqn* dos animes q estreiaram essa semana em outro)

    Curtir

  11. Bem, estou gostando mto de poder ver tantos animes passando na tv, mas eu meio compartilho da opinião mais realista de alguns outros q comentaram aqui. Então estou usando o bloco mais como um “Menu Degustação” mesmo, pra ver quais animes vou correr atrás pra ver o resto quando o bloco for pro saco (acho q n dura até o fim do ano :( ) e quais n dou a minima.
    Gostei mto: Re:Zero (esse n vjo mais na TV, a voz do Subaru, meldels q horrô) Nanbaka, Bungo Stray Dogs e MobPsycho
    Se tiver ou n tanto faz (“ok”): Black Clover e How to Keep a Mummy
    Tira esse treco daqui pqp: blablabla Dragon Maid e blablabla Marshmallow (nome de tres linhas cada tbm, acha q vou lembrar?)
    Eu podia jurar q vi num post antigo (no da dublagem da Dragon Maid) o Apo (acho q foi ele…) comentando qual o criterio de seleção q a equipe da CR usa pra escolher os animes pra passar na tv. Talvez usaram esse line-up pra diversificar e n ficar saturado de shonen (*cof*Panini*cof*), mas n deixo de estranhar algumas escolhas…(incluo nessa ate o Nanbaka, apesar de ter gostado)

    Curtido por 1 pessoa

  12. Afinal Dbz resetou de novo? E ta em qual horário? Simplesmente bizarro os caras venderem espaço pra canal religioso do nada. Melhor assistir meus torrents de tokusatsu de 1900 e carne de porco mesmo.

    Curtido por 2 pessoas

  13. @Hahaha, DBZ agora é exibido de segunda a quinta às 22:30…bem tecnicamente 22:45h , tem Senpai TV antes (e com direito a intervalo no meio, como assim?)

    Curtir

  14. PSII: chega de DB classico, véi!
    Ou, na boa, desde 1995 acompanhamos tudo e mais um pouco de DB. Chega ne?!

    Se nao fez dinheiro antes agora já deu ne…

    Pessoal quer coisa bacana, nova, bem feita. Manda DB Super.
    Eu nem sei quantas sagas sao, porque eu juro por deus que nunca consegui acompanhar pq vida adulta é loucura ( kkkk), mas sei que fora um erro ou outro, uma falha de animaçao ou outra, todo mundo gostou.
    Entao, repete a primeira saga, sei la, a primeira temporada, enfim…. DBS é só um exemplo que to usando dentre muitos.

    Curtir

  15. “ah mas é dificil licenciar Eddy, é caro, etc, etc, etc”.

    Véi, na boa. Por acaso cavaleiros e DB clássico é barato? Ta bom….. Aham.

    Pode até ser caro, mas focar os esforços em animes mais “atuais” desses medalhões ainda seria muito melhor do que ver pela quatricentésima vez as pessoas “felizes” por ter “saga do santuário” na tv aberta.
    Isso é enganação e filha-da-putice com os fãs.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Eu não entendo essa “tara” pro animes na tv aberta! Naruto, Bleach e One Piece sempre foram sinônimos de q o sucesso independe da tv… são animes que explodiram por aqui só com a internet no meio dos anos 2000… NINGUÉM precisa da tv pra divulgação hj em dia… internet sempre teve MTO mais alcance… é ridiculo… que se dane a RBTV e os animes na tv… afff

    Curtido por 1 pessoa

  17. @Eddy eu começo a achar q as licença de DBZ e CDZ são baratas sim, pois nada justifica um canal com tão pouca visibilidade e q simplesmente destrata essas compras por horarios de igreja se isso n custasse pouco. Serio n acredito q a Rede Brasil tenha grana de sobra e o descaso com as obras já mostra q o gasto n foi tão grande, se duvidar montar o estudio do Senpai Tv deve ter custado mais.
    Sobre passar DB, creio q vc se refera a fase Z, acho q se passasse o Clássico com o Goku guri, muita gente ia curti, mas é aquilo né.

    Curtido por 2 pessoas

  18. @Ken, clássico que eu digo é tudo o que é mais antigo, antes de dragon ball super.

    Pra mim, até o “remake” do DB Kai já é clássico, antigo, velho, por ser só um remake mesmo. Assim como cavaleiros ômega que, mesmo sendo aquela desg….. tranqueira toda, é mais recente do que a saga do seiya de pegasúúú…

    E, talvez sobre “preços”, de licenças, voce pode ter razão mesmo.
    Mesmo assim, nao me conformo…

    Curtir

  19. O problema da internet pra animes é que só se torna conhecido para um seleto grupo, a massa ainda fica meio boiando. Outras mídias são necessárias como games até mesmo o mangá dá aquela força. Mas difundir a marca é preciso de veiculação de massa. Se fosse assim, era para estarmos num mercado de mangá um pouco melhor, mas claro que o fator descuido das editoras com o produto não deve ser descartado.

    Curtido por 2 pessoas

  20. Fora que semana passada voltou Dragon Ball Z desde o primeiro episódio pela quarta vez, nada de exibirem a saga Buu remasterizada.

    Curtido por 2 pessoas

  21. Porcaria isso! O único que queria assistir nem passou!!! Mob Psycho 100 não foi exibido! Quando era 20:00 e pouco no Sábado zapiando pelos canais me deparo com os animes passando em horário q nem foi anunciado. Assisti o DragonMaid e depois…. cade? Não exibiram o Mob… Só se passaram antes? Se foi isso foi uma tremenda palhaçada!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s