Mercado Nacional

Chama o encanador que tá vazando mangás na Panini!

O mercado de mangás do Brasil ganhou seu próprio caso dos papéis do Panamá. Só que em vez de denúncias de crimes de políticos que estão até hoje com seus mandatos intactos, o vazamento da vez se refere apenas aos nossos mangázinhos do dia a dia.

Nada menos que CINCO títulos da Panini foram vazados na Imprensa Especializada (pff) muito antes da própria editora divulgar o anúncio do título. Para se ter uma ideia, nessa nessa sexta-feira (15) foram TRÊS mangás diferentes (e grandes) que estão na posse da Panini! Mas como que esses títulos foram descobertos? Quem será a Fabíola Reipert otaku que tem tirado esses anúncios do armário? Para entender, precisamos explicar uma tática editorial importante.

As únicas formas de um site especializado descobrir um título antes da editora divulgá-lo (e sem ser inventar) são apenas duas: conseguir a informação de alguém do meio editorial ou então rastrear pelo ISBN. No caso da Panini, todos os 5 vazamentos vieram dessa segunda forma. O ISBN é um sistema de registro de livros, e para se publicar qualquer coisa no país é necessário cadastrar o título nesse serviço. Acontece que os sites especializados descobriram que é possível fuçar no site do ISBN para descobrir os títulos que as editoras cadastraram lá, e algumas vezes dá para descobrir semanas antes de uma posição oficial. Agora chegamos aos vazamentos da Panini.

Nada menos que cinco mangás foram divulgados dessa forma: Fire Force e The Promissed Neverland foram os primeiros, semana passada, e agora teve a revelação de Boruto, Dragon Ball Super e o mangá da Liga da Justiça desenhado pela autora de Cavaleiros do Zodíaco Lost Canvas. Desses, a Panini confirmou apenas os dois primeiros (num super controverso formato de VINTE E DOIS REAIS) e os outros devem ser “anunciados” em breve, mas todos são títulos de grande chance de venda (o mangá de Dragon Ball Super é muito legal, inclusive).

Mas antes que o otaku chatão do rolê venha falar que os sites estão prejudicando as editoras, repare que o cadastro do ISBN e o anúncio em sites especializados (pff) acabam tendo um efeito de divulgação grande, tanto que a Panini tem optado por divulgar esses lançamentos sem fazer muito circo. Os vazamentos parecem ter um alcance entre a fanbase otaka maior que a própria publicação da editora oficial dias depois, mostrando que na verdade o ISBN é uma empresa de marketing mais competente que a editora em si. Podemos até começar as teorias da conspiração de que eles deixam isso de propósito para conseguir marketing gratuito de nós, pobres sites especializados.

Para os amantes da boa e velha surpresa, não se preocupem. Informações primordiais sobre o mangá  não são divulgadas pelo ISBN. Ou seja, você ainda vai ter a tão desejada surpresa quando a Panini divulgar o preço. E se seguir a linha do Fire Force e do Promissed Neverland, será uma surpresa difícil de esquecer.

15 comentários em “Chama o encanador que tá vazando mangás na Panini!

  1. Diminuir a quantidade de grana que poderiam gastar com propaganda deixando sites trazerem “furos” através do site do ISBN…
    Olha, isso faz mais sentido do que deveria…

    Curtido por 3 pessoas

  2. O mercado brasileiro mudou depois daquele post sobre o mercado mexicano. O Mais de Oito Mil não é a blogsfera que a gente precisa, mas o que a gente merece!

    E esse mangá da Liga da Justiça é o mais fraco dentre os anunciados.

    Curtido por 2 pessoas

  3. N sou manjão dos papel, mas me pareceu q DBS vai ter um acabamento melhorzinho (eu espero), bem vou arrisca ae nos 22, se tiver uma merda eu espero baixar na Amazon e tá tudo certo.
    Mas ta ficando foda comprar manga no BR, e foda-se o marketing da Panini tem mais q vazar mesmo pra editora larga de fica dormindo no ponto.

    Curtido por 1 pessoa

  4. DBS e Boruto já foram confirmados nesse formato com papel offwhite a 22 reais.
    Por enquanto, acho que só vou pegar The Promised Neverland.

    Curtir

  5. Vou comprar DBS e Boruto quando sair uma promoção. O mangá de DBS é ótimo e Boruto tá ficando interessante.

    Curtir

  6. Promisse Neverland É FODA!! E to vendo o pessoal da panini MARCANDO TOCA e recomendando o mangá pro público infantil, depois de terem lido SOMENTE A METADE DO PRIMEIRO CAPITULO:

    “Olha só esse nosso novo mangá, cheio de orfãos fofinhos que passam o dia todo brincando”

    Curtir

  7. Agr a pergunta que não quer calar nessa época de copa…
    Captain tsubasa ou Inazuma eleven?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s