Aleatoriedades

Seria Dragon Ball Evolution um filme do Homem-Aranha com outra skin?

Talvez vocês otakus não saibam disso, mas quando se tem um relacionamento estável é bom dar uma variada nas coisas íntimas para manter o frescor. O importante é manter a chama da paixão viva. Digo isso porque esses dias decidi fazer algo diferente com meu kareshi, e tive a ideia de uma pequena sessão de sadomasoquismo: eu o amordacei, o amarrei na cama e parti para uma sessão de tortura de 1h40, também conhecida como o filme DRAGON BALL EVOLUTION que eu havia comprado numa locadora prestes a falir perto de casa. Sim, gosto de coisas bem pesadas.

Lançado em 2009 quando Akira Toriyama precisava de uma graninha extra para pagar o financiamento de sua décima casa na praia de Okinawa, o criador da série autorizou que a FOX Filmes adaptasse seu mangá Dragon Ball para um filme live-action. Muita gente começou a ficar com o pé atrás depois das primeiras informações divulgadas, mas Toriyama surgiu como um All Might dizendo que estava ali e que ele mesmo havia curtido. Infelizmente para a credibilidade dele o filme foi uma bosta sem tamanho, rejeitado por público e crítica e, anos depois, ele deu declaração falando que não tinha achado o negócio tão legal.

Se você ameaçar qualquer otaku na Liberdade com uma kunai e obrigar que ele lhe fale os motivos pelos quais não curtiu o filme Dragon Ball Evolution, as razões serão as mais variadas: história diferente do mangá, atores ruins, efeitos especiais feios e um Piccolo Daimaoh parecendo um vilão dos Power Rangers. Mas será que esse filme é tão ruim assim? Aproveitei que comprei o Bluray dele e dei mais uma chance para esse filme depois do hype negativo da estreia. Vai que ele é bom! Vai que ele é uma pérola que o passado não entendeu, como foi o filme do Speed Racer das irmãs Watcahcayefewfnajkzsky (este sim, o “Cidadão Kane” dos live actions americanos de anime)?

Uma sdd

Bem, Dragon Ball Evolution não é bom. Mesmo vendo tempos depois da onda de hate. Inclusive passa bem longe de qualquer parâmetro de qualidade conhecido desde a modernidade do ser humano.

Ok, é verdade que os otakus têm uma tendência a exigir filmes que sejam 100% fiéis aos quadrinhos (mas ao mesmo tempo amam os filmes da Marvel que costumam trazer reinterpretações das histórias já lançadas, tipo esse último Vingadores) e que isso é um pé no saco, mas há uma explicação que justifica esse filme não ter agradado: os produtores aparentemente pegaram um roteiro de filme do Homem-Aranha e colocaram a skin do Goku.

Explicando a história de “Dragon Ball Evolution” de forma extremamente genérica é uma forma de visualizar essa teoria: o filme é a história de um garoto forte que perdeu os pais e é cuidado por um parente mais velho. Ele é rejeitado na escola por todo mundo, é apaixonado pela menina mais bonita da turma que namora o jogador de futebol americano. Depois da morte do avô, que poderia ter sido evitada se ele tivesse feito algo, ele parte numa jornada em busca de algo que vai redimi-lo enquanto ele mesmo vai aprendendo a usar melhor seus poderes. Repare que essa sinopse pode ser tanto a do Dragon Ball Evolution quanto a de QUALQUER filme do Homem Aranha.

Goku, dessa vez um adolescente descolado com definido por um topete e a voz do Cake Boss, tem mais características de um Peter Parker que do alienígena loiro criado por Toriyama. Na verdade, é como se o personagem do autor tivesse feito um intercâmbio numa escola americana e tivesse adquirido o American Way of Life que envolve armários nos corredores da escola e dúvidas sobre quem convidar para o baile de formatura. Qualquer fato mais universal ou japonês da história original foi trocado por clichês de séries do Disney Channel.

Por mais que a jornada do filme remeta ao primeiro arco do mangá, aquele no qual Goku viaja atrás das esferas e conhece um monte de gente meio doida, isso no filme não serve para absolutamente nada no roteiro. Me diga, por exemplo, qual a função da Bulma e do Yamcha nesse filme (além de servir como os clichês de mulher-gostosa-com-uma-arma e imbecil-saco-de-pancadas-alívio-cômico)? Na metade do filme, todo o elenco é deixado de lado quando Goku reencontra Chichi (a Mary Jane deste rolê errado) e parte para enfrentar o Duende Verd…. quer dizer, o Piccolo Daimaoh.

Dragon Ball Evolution é uma deturpação como adaptação de Dragon Ball, mas talvez funcionasse se não fosse Goku, Bulma e outros personagens característicos. Talvez – MAS SÓ TALVEZ MESMO – se o filme fosse protagonizado por Peter Parker ou talvez por algum adolescente em fase de autodescobrimento o filme poderia ter feito um sucesso entre o público mais jovem (só ver as tranqueiras que eles curtiam na época, Dragon Ball Evolution era melhorzinho). Como filme que usa a skin do Goku no personagem principal, é apenas um erro que preferimos que fique no passado ou em sessões de sadomasoquismo.

12 comentários em “Seria Dragon Ball Evolution um filme do Homem-Aranha com outra skin?

  1. Psquisas mostram que a melhor forma de s fazer amigos é falando mal de algo ou alguém. Mara deve estar carente de novos amigos! kkkkkkkkk

    Curtir

  2. “Toriyama surgiu como um All Might dizendo que estava ali e que ele mesmo havia curtido” EU DEI UM BERRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    toriyama é o all might mais mentiroso do mundoooooo

    socorro, eu nem lembrava de 80% do filme, de tão ruim que é. tô vendo as fotos e me imaginando como que alguém em sã consciência achou que daria certo?????
    O PICCOLO DE DUENDE VERDE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SOCORRO

    agora: comprar blu-ray desse filme? coragem, mara.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Como assim as pessoas não gostam de speed racer? Filme todo coloridão, corridas muito loucas e uma família de protagonistas linda demais!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu sempre vi essa versão de Piccolo como um Megamente shiny e pelo amor de Madoka, aquela cena do carro é digna de novela do SBT/Malhação.
    Filme tosco, bom que não fui ao cinema pra ver esse. ~cof cof estréia de cdz a lenda do santuário pagando inteira cof cof~

    Curtir

  5. O mais importante vc já disse, esse filme é ruim e ponto. Independente de ser uma adaptação fiel ou n, ele é horroroso.
    Agora esse descrição do filme n é só do homem aranha em si. Qualquer história mais clichê de um herói adolescente do EUA tem esses parâmetros.
    Agora o Speed Racer é um puta filme injustiçado, ele tem ótimos personagens adaptados, bons momentos dentro do filme e principalmente as doideiras do anime e manga tão ali.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olha Mara nunca você deu voltas e voltas nesse seu post e… ME CONVENCEU!!

    Aliás vou mais alem!! Ouso dizer que esse Dragon Ball Evolution é um filme do homem Aranha MELHOR QUE os 4 últimos filmes lançados do cabeça-de-teia!!

    Sim!! Ele é melhor que Homem Aranha 3, os dois homens aranha do Andrew Garfild e esse último filme bosta da Marvel!!

    Agora Homem Aranha 1 e 2 do Raimi são os melhores filmes de super-herois de todos os tempos. E Obrigado Akira Toriyama, não teve Bulma pelada nesse filme, mas foi uma ótima adaptação do aranha

    Curtir

  7. Eu lembro quando anunciaram (e mesmo após o anúncio o Peixoto insistia que era mentira) e sequer vi o trailer.

    Farei isso hoje.

    Curtir

  8. Gente, e a pérola chamada Dragon Ball: The Magic Begins, uma versão Xing Ling…

    Curtir

  9. Eu “vi” esse filme na Sessão da Tarde. Um dia que não tava passando A Lagoa Azul. Dormi nos primeiros 20 minutos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s