Mercado Nacional

Panini banca o Thanos e “elimina” personagem de Nisekoi

Durante um tempo, era bem comum encontrar aqui no Mais de Oito Mil postagens sobre erros em mangás nacional, como traduções erradas ou erros de revisão. Hoje em dia não temos mais isso por um motivo simples: embora os erros continuem acontecendo aos montes (inclusive em mangás caros e de luxo… alô Ayako), perdeu a graça falar desse tipo de coisa pequena. Decidi focar apenas nos erros bizarros, e foi isso o que aconteceu com o Nisekoi da Panini.

Segundo a página Nisekoi BR (que imagino ser um fã clube do mangá, preciso apurar melhor essa informação), a edição de número 11 do mangá veio com uma alteração no mínimo curiosa. No quadrinho mostrado abaixo, a personagem Onodera (uma das principais do mangá, segundo a Wikipedia… não vou nem fingir que leio esse mangá em respeito a vocês leitores) foi simplesmente DELETADA do quadrinho. Passaram a borracha mesmo:

(Caso tenha dificuldades em jogos do sete erros, o gabarito é esse: a menina sumiu do canto inferior direito. Fizeram até vídeo no Facebook mostrando isso)

Normalmente as editoras limpam os textos japoneses do balão para colocar a tradução, mas essa é a primeira vez que vemos uma personagem inteira ser deletada do processo. Será que ela foi confundida com um intraduzível kanji? A página que denunciou esse rolê até tentou explicar, alegando que existe algum fã da personagem Chitoge na Panini disposto a tudo para sabotar a presença da adversária.

O equívoco foi digno de nota no Mais de Oito Mil, mas fiquei decepcionada porque é algo que passaria batido numa leitura mais ligeira. Sinto falta dos erros tipo quando a JBC apagou o rosto de um personagem na republicação de Yu Yu Hakusho (que virou até concurso cultural aqui no site).

8 comentários em “Panini banca o Thanos e “elimina” personagem de Nisekoi

  1. o pior nem é o troll apagar a menina, é o mangá passar pela “revisão” E NINGUÉM PERCEBER IISSSOOOOOO

    será que a personagem é tão insignificante que ninguém liga mesmo??? kkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  2. No pouco tempo q mexi com scan esse erros rolavam por pura falta de atenção do editor, normalmente o cara ta distraído e apaga sem nem percebe. Mais esse ae foi meio foda.
    Alem de apagar só metade da personagem, pois ainda da pra ver parte da cintura dela ali, ele levou o ombro e metade do braço do moleque q é protagonista da história..
    Pior q ai vemos q aparentemente revisor é só pra conferir balão, pois pelo jeito cagaram pro quadrinho.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Boatos que teremos um mangá spin-off contando a infância da personagem e a Netflix tá doida pra adaptar isso, num filme nada fiel ao material original.

    Curtir

  4. A culpa seria da Mythos, não? Não são eles que editam os mangás da Panini? Pelo menos eram quando eu era trouxa de comprar essas porcarias.

    Curtir

  5. É tipo aqueles erros propositais em postagem de blog só pra testar se ainda tem gente consumindo.

    Curtir

  6. Pessoal, chega de pessimismo, vamos enxergar o copo meio cheio: o Brasil tem uma versão exclusiva de Niseikoi. Tem a versão do diretor, agora temos a versão cagada do editor.

    Curtir

  7. Ahhhh jovens dinâmicos.

    Imagina se comparassem a primeira publicação pela abril de guerras secretas da marvel com o original.

    Apagaram a vampira e pintaram o starfox de azul para parecer o fera.

    bons tempos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s