Aleatoriedades

NewPOP anuncia títulos através de gincana, mas é “enganada” por leitor

A maior contribuição da JBC para o mercado editorial brasileiro não é os vídeos semanais assistíveis e nem as antigas pintadas de zebra, e o uso de dicas como estratégia de marketing. Como se fosse um grande vídeo do Faustão perguntando sobre a Holanda, a editora JBC se especializou no ato de transformar otakus em especuladores desesperados através da divulgação de dicas para seus próximos lançamentos. E a NewPOP decidiu embarcar nesse filão pouco explorado.

Do nada, a editora de Junior Fonseca (o homem que não envelhece) soltou uma dica para dois novos títulos que a editora iria lançar agora em 2018 (com sorte eles saem antes dos títulos prometidos para alguns anos atrás e que até agora estão na lista de “um dia chega”). E mais: para divulgar ainda mais o rolê, a NewPOP prometeu que colocaria mais dicas no ar se o post tivesse um determinado número de compartilhadas no Facebook (mas SÓ no Face, afinal a NewPOP esqueceu sua página no Twitter num churrasco igual a Panini).

É dica da NewPOP, mas também pode ser exercício de simulado do ENEM

O post rendeu muito e as demais dicas foram liberadas em questão de minutos, tanto que o anúncio de Made in Abyss e Citrus saiu já na noite de ontem, no pouco convidativo horário das 23h30 (eu estava deitada vendo Batalha dos Confeiteiros da Record e fiquei sabendo só hoje cedo sobre os mangás). Isso quer dizer a editora detonou no marketing e fez um belo sucesso? Nem tanto, mestre, nem tanto.

Segundo print denunciado pela Biblioteca Brasileira de Mangás, o número grande de compartilhadas foi alcançado tão rapidamente porque um único leitor compartilhou o post nada menos que 57 vezes. Ao descobrir a “trapaça”, a NewPOP se explicou nos comentários e deu uma bronca no rapaz empolgado:

Garanto que essa tour foi mais divertida que o próprio anúncio. Inclusive depois que esse post foi ao ar, o Teke do Crunchyroll mandou um adendo importante:

Anúncios

7 comentários em “NewPOP anuncia títulos através de gincana, mas é “enganada” por leitor

  1. Minha única pergunta, seguida de mimimi:
    Cadê a continuação de Hansel e Gretel?

    O projeto foi anunciado em 2009, depois confirmaram que seria 2 volumes, o primeiro foi lançado em 2016. Nem nas redes sociais dos artistas e roteiristas envolvidos tem alguma menção…
    Acho que só daqui a mais uns 8 anos pelo visto.

    Curtir

  2. Talvez o melhor seja não fazer mais gincanas assim ou pelo menos mudar o formato pra evitar trapaças desse tipo.
    De resto, contente pelos anúncios. A Newpop não poderia ficar quieta quando as concorrentes fizeram anúncios de títulos importante (Hokuto, Lady Oscar, Jojo…).

    @ Frango: Talvez Hansel e Gretel saia esse ano, eu pelo menos espero que saia. @_@

    Curtir

  3. Prefiro aquela outra brincadeira das editoras, em que elas cadastram o título no ISBN e o Biblioteca Brasileira de Mangás faz um post anunciando as novidades.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Quanta frescura para anunciar um título. As editoras deveriam parar com essa bobagem. Chegou ao ponto que a editora leva essa gincana muito a sério, como se fosse fazer diferença no marketing do mangá.

    Que tal anunciar através de vídeo falando da obra? da qualidade do roteiro, da arte?

    Curtido por 1 pessoa

  5. “eu estava deitada vendo Batalha dos Confeiteiros da Record”

    ÊÊÊÊÊÊ Mara sua goLda petlalha, não perde um barraco por nada :D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s