Vergonha Alheia Televisionada

A reestreia de Pokémon na RedeTV bateu recorde… de fracasso.

Existem dois tipos de otakus atualmente no Brasil: 1- aqueles que não ficaram sabendo que Pokémon seria reexibido pela RedeTV 2- aqueles que são minimamente informados e souberam através de Jbox da vida que o anime ia passar de novo. O problema é que esse segundo tipo de otaku, aquele que daria audiência para a emissora, é uma minoria ainda menor que a minoria dos otakus albinos colecionadores de Futari H.

Após anos vendendo horários para igrejas, venda de joias e aqueles games que te fazem ligar para responder qual é a palavra que aparece no quadro, a RedeTV decidiu recorrer a um antigo sucesso para ver se melhorava sua média de audiência. Lá pelos idos de 2000 e tantos, a emissora conseguiu reviver sua programação exibindo as primeiras temporadas de Pokémon. O negócio deu TANTA audiência que o canal foi atrás até de temporadas que estavam com a Globo, além das temporadas recentes que estavam sendo exibidas no Cartoon Network.

Baseando sua estratégia de programação na ideia de que reexibir Pokémon magicamente iria atrair o público otaku nostálgico, a Rede TV fez uma divulgação quase nula e ainda adiou a estreia trocentas vezes. Reparem como esse post na rede social Twitter foi assistido por tanta gente quanto um vídeo daquele cara da Panini lendo release de mangás:

Estando no terceiro dia de exibição, podemos falar que o negócio é um FRACASSO daqueles que escrevemos em caps lock mesmo. Acho que nem quando a Band estreou o enfadonho Slayers no horário do extinto programa de pegadinhas do Otávio Mesquita vemos um anime passando tanta vergonha na TV Aberta. Pokémon tem dois horários de exibição, um às 9h da manhã e outro às 18h, exibido dentro do infantil Turma do Pakaraka. Se você não sabe o que é a turma do Pakaraka, essa imagem a seguir explica o que é:

Sim, o anime de Pokémon está sendo exibido dentro desse programa que é uma versão ainda mais assustadora de Madoka Magica.

Assim como qualquer mídia, a quantidade de otaku que pede alguma coisa é muito superior à quantidade de otaku que CONSOME essa mesma coisa. Embora muita gente pedisse que a RedeTV reativasse a exibição de animes, por pura nostalgia de Super Campões 2002, Fullmetal Alchemist picotado e Viewtiful Joe, a audiência tem sido vergonhosa porque simplesmente ninguém assiste.

Segundo o usuário Ricardo S, que sempre costuma publicar audiência de programas no Twitter, a estreia foi de uma vergonha alheia sem limites:

https://twitter.com/RickSouza/status/975844016045641733

Para se ter uma ideia, a audiência de Pokémon tem variado entre 0,1 e 0,2. Utilizando a medição média do Ibope, que arredonda a audiência, isso dá uma maravilhosa média de ZERO PONTOS, aproximadamente TRAÇO na tabelinha da audiência. Vale lembrar que cada ponto no Ibope equivale a cerca de 71 mil domicílios com televisor em São Paulo. Agora você pode praticar pro ENEM fazendo uma regra de 3 e descobrindo quantas residências ligaram em Pokémon.

Para se ter uma ideia de comparação, a estreia de Cavaleiros do Zodíaco na Rede Brasil (aquele canal que ninguém sabe que existe e frequentemente é confundido com o Canal Brasil, aquele das pornochanchadas) deu 0,4 pontos de média, o que no arredondamento deu meio ponto no Ibope. Até anime em emissora que as pessoas não sabem que existe deu mais Ibope.

A única saída possível para a RedeTV é pegar o antigo dono do horário, o Doutor Segurança, e gravar um live action dele de Policial Jenny. Daria mais audiência.

27 comentários em “A reestreia de Pokémon na RedeTV bateu recorde… de fracasso.

  1. Vergonhoso essa audiência, certeza que a culpa é desse palhaço de casaco vermelho que traumatizou a criançada. Olha a cara desse maluco!

    Curtido por 1 pessoa

  2. A RedeTV praticamente nem divulgou esse anime. Só botou uma chamadinha no Twitter e nada mais. Além disso, tem gente falando que nem viu Pokémon passar por lá em algumas regiões do país. 10 anos atrás só deu certo porque a TV não era algo tão tedioso como é hoje em dia. E a RedeTV desde antigamente até hoje não colabora com a própria exibição: vi muita gente falando que Pokémon sequer passou pelo canal em algumas regiões, no lugar o canal exibia reprises desgastadas daquele programa de pegadinhas ou infomerciais. Na boa, não acho que esse tipo de reprise dá mais audiência que Pokémon. Se continuarem assim, já era.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Daqui a pouco alguém da Globo usa isso de desculpa pra não ter mais TV Globinho lá. Quero só ver kkkl

    Curtir

  4. Pra começar a redetv nem passa na minha cidade, e depois só fiquei sabendo da exibição de Pokémon pelos grupos do face,como falei não passa na mimha cidade então nem verei(infelizmente) e outra td mundo sabe que a RedeTV é uma fracassada e faz anos.

    Curtir

  5. Mara acredito que você confiou apenas no que o Ricardo tava falando, mas nos dados copilados de audiência ficou:
    Dia 1: média 0.2 com pico 0.5
    Dia 2: média 0.4 com pico 0.8
    Dia 3: ainda não temos dados.
    Não dá pra falar que é um fracasso total, depende é da galera assistir e divulgar, acho que só daqui a uma semana teremos certeza se vingou ou não. E vale lembrar que diferente da Rede Brasil a Rede TV é transmitida pela TV aberta na maior parte do país.

    Curtido por 1 pessoa

  6. A galera é muito barulhenta na internet, fora dela a historia é outra.
    Sem contar com que a molecada mais nova não curte como a galera de antigamente. E esses só se apegam ao fato da nostalgia, até porque ninguém tem saco pra depois de um dia de trabalho sentar a bunda na cadeira, ligar a TV e aguentar essa versão de IT infantil.

    Curtir

  7. Meu Kami-sama-pode-ser-cruel, como é que eles esperam alguma audiência colocando uns palhaços desses!? Isso espanta crianças e adultos! Patati Patatá não estava disponível?

    Curtir

  8. o melhor é a preocupação da rede TV com os fãs de pokemon antigos colocando num programa com um bozo genérico.

    falem sério

    Curtir

  9. Quem chilica não consome mesmo, mas não só no caso de Pokémon. Como por exemplo ativistas reclamões que reclamam de Shounem de Lutinha. O mercado se volta pro que vende.

    Curtir

  10. Eu acompanharia um Dr. Segurança se ele fosse roteirizado pela Mara.

    Curtir

  11. Aí Mara, pegando dados do Ricardo pra fazer matéria? Ele não é confiável, se você não sabe ele foi acusado de vazar um vídeo íntimo do Rodrigo Bocardi. Ele fazia parte de um fórum de televisão e foi expulso desse fórum justamente por mentir sobre dados de audiência.
    Apaga que ainda dá tempo.

    Curtir

  12. É uma realidade bem lamentável, mesmo.

    Um conjunto de fatores está fazendo essa empreitada ser um desastre:

    ► A pretensão: isto é, o fato da RedeTV! esperar resultados, e ainda por cima, em um espaço de tempo muito curto. Isso não aconteceu em 2008, porque naquela época, Pokémon era um tapa-buraco mesmo! Só estava ocupando horário enquanto estavam preparando um novo programa para ocupar o lugar. Agora, não. Eles tiraram horário do Operação de Risco confiando que pudessem conseguir resultados ainda melhores com Pokémon, mas o que está acontecendo é justamente o contrário.

    ► A falta de colaboração da RedeTV!: Ela não ajuda muito colocando as esquetes da Turma da Pakaraka para anteceder o negócio, sendo que os palhaços, embora simpáticos, não chamam audiência por conta do visual e as piadas bobas (onde o claque rola solto, e me parece que esses claques saíram das pegadinhas do João Kléber), e pra piorar, essas esquetes duram intermináveis 10 minutos, e aí fica complicado, não?! Eu sei que esses palhaços são coisa do Sidney Oliveira, que patrocina a empreitada. Mas o público não quer nem saber. Se o negócio é ruim, vão achar coisa melhor pra ver em outro canal, e a atração que realmente importa acaba sendo prejudicada. Além disso, embora houvesse um esforço pra se levantar a tag #PokemonNaRedeTV no Twitter, a RedeTV! insiste em manter a tag #TurmaDaPakaraka na tela. E claro, o fato da divulgação na TV estar sendo medíocre. Não que em 2008 a divulgação fosse melhor, mas a RedeTV! tinha que ter bom senso de que o negócio não vai conseguir público na base da adivinhação, uma vez que a reputação do canal hoje anda em baixa, e com exceção do A Tarde é Sua, Operação de Risco, O Céu É O Limite e Encrenca, a maioria sequer cogita em sintonizar a emissora, especialmente no horário em questão (onde a concorrência com as novelas da Globo e SBT e os policialescos da Record e Band já estão consolidados há tempos, e tirar a audiência desses programas é tarefa complicadíssima).

    ► A falta de colaboração das afiliadas da RedeTV!: é um problema grave que todas as emissoras de TV tem, mas que na RedeTV! pode ser ainda mais grave, que é o desrespeito das afiliadas para com a grade de programação da matriz. Isso certamente é fruto de uma liberdade exagerada que a matriz dá, ou mesmo de uma maior rigidez no controle da qualidade da programação local por parte da RedeTV! Essa questão é tão complicada que inclusive envolve interesses por parte dos empresários que se afiliaram ou mesmo processos judiciais.

    ► A falta de colaboração do público (“otaku” ou não): a gente sabe que o público da TV Aberta em geral se acostuma com determinado tipo de programa ou mesmo com determinada emissora, até mesmo já sabendo o que vai assistir. Como já foi falado, Globo, SBT, Record e Band já estão consolidadas na faixa das 18h. Até mesmo a Cultura tem o seu público cativo nesse horário. E muita gente que em tese deveria se interessar por Pokémon na RedeTV! acaba ignorando justamente por causa do costume em ver a novela da Globo, as novelas da Televisa que o SBT exibe, ou os policialescos da Record ou Band, ou ainda os desenhos da Cultura. E mesmo os sites que noticiaram a respeito (JBox, ANMTV, Animation Info, AnimeXis, Obervatório da Televisão, etc.) ou as iniciativas nas redes sociais só conseguem captar uma pequena parcela do público. Não duvido que os 0.3, 0.4 pontos de audiência na Grande São Paulo sejam especificamente desse público que chamam de otaku ou fã. Só que pra chegar nos 2 pontos, vai precisar também da audiência de quem não assiste TV (prefere os serviços de streaming, mesmo os ilegais, e inclusive até assiste Pokémon dessa forma), quem não assiste TV naquele horário, quem não assiste TV Aberta (prefere ficar nos canais fechados, e pode ser que esse até mesmo assista Pokémon na Cartoon Network) ou mesmo convencer a criançada que assiste os desenhos da Cultura ou o pessoal que assiste os policialescos ou as novelas a sintonizarem a RedeTV!

    Agora, já falam que semana que vem o Operação de Risco voltará a ocupar a faixa que ele perdeu nesta semana.
    Como estão se baseando na programação divulgada no site, pode ser um alarme falso, uma vez que até às 15h do dia 19/03 ainda constava que o Operação de Risco seria exibido às 18h, mesmo as chamadas de Pokémon terem sido veiculadas dois dias antes.
    Mas não deixa de ser um alerta: se não chegar a 1 ponto amanhã, não vai ser surpreendente o anime não voltar na segunda.
    E o pior é que se isso acontecer, o TV Kids pode realmente ficar no passado, já que dificilmente vão apostar nesse conteúdo novamente.

    Curtido por 1 pessoa

  13. N tava nem sabendo, vi passando na tv enquanto zapeava canais e mesmo assim n parei pra assistir pq sinceramente acho essas 1°s temporadas de pokemon um porre. Agora como geral salientou ae, se n divulga n vai ter quem assista e sinceramente se tem criança q assiste isso (algo q sinceramente eu duvido), com certeza deve assistir no cartoon network q é mais jogo. Isso se n vê pela netflix. Alem de q sinceramente a rede tv tem de se ferra quando tava se dando bem com o TV Kids ao invés de financiar mais decidiram sucatear o negocio, agora já era. A chance de crescer já passou.

    Curtir

  14. Era de se esperar. Numa era de Netflix, que muita gente tem e inclusive a primeira temporada está lá, além de passar no Cartoon Network e Tooncast, óbvio que a audiência seria fraquíssima na RedeTV (que já é um canal flopado por si só). O fato de não divulgarem o anime e ainda deixar de exibir pra todo país ajudou ainda mais nisso LOL. Não acompanho muito essas coisas, nem assisto TV aberta, mas só gostaria de deixar minha opinião.

    Curtido por 2 pessoas

  15. Po, mas não tem como competir

    O Lordello ganharia até se passasse o programa mostrando as fotos surpresa do twitter.

    Curtido por 1 pessoa

  16. A edição noturna ta variando ente 0.3 e 0.4 com picos de 0.7 a 0.8, enfim é uma pena que só emissoras pequenas investem em animes ultimamente, como a Rede Brasil que é menor ainda se Dragon Ball e CDZ marcam 0.1 la não é um fracasso e sim um fenômeno hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  17. Pra começar, é horrível ver o anime nesses programas de palhaços, tenha dó. E segundo, é pokemon… já dropei a tempos, foi bom na infância mesmo, hoje é ruim demais. Não faço a menor questão de ver.

    Curtir

  18. Se eu fosse criança e ligasse a TV (como se alguma criança assistisse TV hj em dia) e visse esses palhaços preferiria voltar para o meu minecraft.

    Curtir

  19. 99% do colegas que aqui comentam são jovens adultos e já mais teriam o mesmo olhar de uma criança ou de uma pessoa que realmente se preocupa com as criancas. Ou até mesmo de um pai preocupado com os conteúdos das tv abertas.
    Percebe-se que os que criticam, de forma negativa, a iniciativa da rede tv, sao em, sua grande maioria, fãs de animes e não estão nem aí para programas realmente infantis.
    O programa é bom sim… oferece os mesmos formatos que o antigo trapalhões, chaves, o gordo e o magro, viva o gordo e Chico Anysio. São esquetes e piadas d3dicadas ao público infantil e familiar e NUNCA nenhum dos colegas aqui dariam nem a chance de assistir e se permitir entender o propósito do programa e da rede tv.
    O programa só tem 1 semanas e o pokemon agora que está em seu 4° dia de exibição. A rede tv tem “alto falante” bem menor que as demais emissoras e por isso seus conteúdos e programa são sempre visto de forma negativa por você e seus seguidores.
    TV é hábito…. Se colocar um pokemom ou uma turma da pakaraka no SBT ou na globo seria diferente … a critica seria outra. Na época do Patati Patata todos vocês criticaram reclamaram e a dupla se tornou um grande fenômeno dando uma patata em vocês.
    É óbvio que um apaixonado por animes ou um bloguieiro defensor de tal conteudo NUNCA é JAMAIS concordará com.estes tipos de programas.
    O novo programa na rede tv é sucesso entre as crianças e quem conhece audiência sabe que a realidade na maioria das vezes é diferente.
    Primeiro sejam neutros! Vejam a televisão com os olhos do mundo em geral . ANIMES encontramos hoje livremente e gratis na internet e programas infantis nao. E quando se fala em crianca … procurem ver… assistir estudar e entender os conteúdo antes de simplesmente puxar as críticas a favor de seu blog e de seus seguidores fascinados por animes. Assim como você odeia programas infantis, outros odeiam os formatos agressivos dos animes
    Assina:
    Um pai feliz com uma emissora que resolve dedicar um tempo de sua programação para as crianças.

    Curtir

  20. Concordo Raimundão. O blog aqui é de animes e sempre irá defender os animes. Não é objetivo aqui criticar de forma positiva programas infantis que não seja os que exibem apenas animes.
    Come tem razão.

    Curtir

  21. O que teve menos audiência na tv: a novela Vitória da Record ou a nova reprise de Pokémon na Rede Tv? Mistééééério

    Curtir

  22. Sinceramente, é bem óbvio que isso não ia dar certo, primeiro porque a emissora não ajuda a divulgar, sem falar na desorganização da programação (falaram que de 9h seria o horário de SP e de 18h o horário nacional, ironicamente eu só consegui assistir as 9h e nem moro em SP) e sem falar que esse negócio dos palhaços realmente é bem trash e bem zoado mesmo, eu nem conseguia entender o que eles tavam falando, mas além de tudo isso, a gente tem que aceitar que animes/desenhos em geral não fazem tanto sucesso quanto faziam há uns 8, 10 anos atrás porque todo mundo hoje em dia tem internet pra ver o que quiser, então eu realmente não entendo a insistência do pessoal em pedir animes de volta na TV

    Curtir

Os comentários estão fechados.