Mercado Nacional

Toriko está praticando “ghosting” com os leitores

A cada dois meses, as seis pessoas do Brasil que compram o mangá Toriko da Panini chegam nas suas respectivas bancas favoritas para adquirir mais um volume com 200 páginas de músculos desproporcionais e história completamente enfadonha. Mas a rotina foi quebrada pela Panini, como podemos ver através dos tweets que o site Biblioteca Brasileira de Mangás garimpou na página oficial da Panini:

DEIXA EU VER SE A OTAKA AQUI ENTENDEU!!!!

Normalmente quando um mangá começa a vender mal na Panini a gente vê ele desaparecendo aos poucos na esperança que os leitores não sintam falta. Funciona basicamente como aquela pessoa que você saiu uma vez e vai desaparecendo pra não dar um fora, o chamado ghosting. Mas ao contrário do mundo real dos relacionamentos, quando alguém lembra que não sai volume do mangá há muitos meses, a editora pelo menos avisa que o título foi mandado para a geladeira. Mas não sem antes uma sementinha de esperança, afinal sempre falam que os títulos podem sair a qualquer momento do eletrodoméstico.

Muitos mangás já foram para a geladeira da Panini, por incontáveis motivos, e nunca vimos nenhum deles colocar a cabecinha pra fora (eu mesma não acho que Highschool DxD se encaixa nisso). Mas uma coisa é certa: nunca vimos um mangá da Shueisha, a dona da poderosa Shonen Jump ser cancelad…digo, congelado.

Mas assim como Goku que descobriu um novo nível de poder que nada mais é que a mesma coisa de todos os outros, Toriko também ganhou um novo estágio exclusivo de congelamento. Para o título, a Panini diz que estão “realizando um estudo de continuidade“, e que vão avisar os leitores o resultado. Torcemos apenas para que o tal anúncio aos leitores venha ao menos através de um post no Facebook, e não por uma resposta nos comentários. Porque se for assim, só o Biblioteca Brasileira de Mangás terá acesso à informação.

Mas é uma pena que Toriko esteja passando por maus bocados em vendas. O que será que esse título tem que ninguém se interessa em comprar?

Ah, entendi.

20 comentários em “Toriko está praticando “ghosting” com os leitores

  1. sou um dos 6 que ainda compra essa bagaça, e sei lá, esse mangá não é tao podre e ruim como dizem pois ja li coisa pior.

    já os traços do mangá não são nada atrativos, mas não compro esse mangá por esse quesito, alias se tem gente que acha shingeki bem desenhado toriko fica no mesmo nivel

    se realmente cancelarem acho que ficarei um pouco triste mas não vou xilicar, porém irei terminar de ler essa coisa por scans e cai naquela briga: scans estão ferrando o mercado de mangás ou é a unica alternativa para acompanhar uma obra?

    Curtir

  2. 07-GHOST tinha 10 pessoas no Brasil inteiro que compravam (by zoera de site da imprensa especializada PFFF), Toriko (que eu nem lbrava da existência) esta pior, que dó!

    Mas eu lembro que 07-GHOST terminou sendo uns 3 ou 4 reais mais caro que o normal da editora na época, mas terminou!! Isso que importa!!
    PS. Eu fui uma das 10 compradoras

    Curtir

  3. Consequência do inchaço que é esse mercado de mangás, o público não sustenta tantos títulos. Cada dia vai ser mais frequente títulos rodarem.

    Curtido por 2 pessoas

  4. “Consequência do inchaço que é esse mercado de mangás, o público não sustenta tantos títulos. Cada dia vai ser mais frequente títulos rodarem.”
    Concordo totalmente! Uma pena q bons titulos se perdem no meio a 18 republicações de cavaleiros, 7 de Naruto e 10 de Dragon Ball!

    Curtir

  5. Também estou comprando Toriko, tenho quase todos lançados, não podem cancelar! Se ta vendendo ruim tem outros mangás pra compensar não? E se for o problema lança com mais demora, que um dia termina. Melhor que cancelar. Cancelar tem que está fora de questão.

    Curtir

  6. O Mais de Oito Mil deveria falar também sobre o misterioso relançamento de Aoharaido que segundo a Panini está sendo mensal só que não aparece no checklist da editora e os volumes, que supostamente estão sendo relançados, também não estão disponíveis na própria loja da editora e nem em loja nenhuma.

    Curtir

  7. Minha impressão de Toriko sempre foi um Kenshiro fazendo cosplay de Naruto

    Nunca entendi como isso fez algum sucesso e nem o motivo de terem enjoado.

    Talvez porque o anime foi cancelado?
    Ou o anime foi cancelado porque ninguém mais lia o mangá?

    Curtir

  8. Jasque,
    O prob aconteceu com o anime sendo infantilizado DEMAIS! Isso acabou gerando propaganda negativa para o mangá… todas as mortes foram tiradas do anime, inclusive de personagens importantes (como o Ichiryu) fundamental para a hist… arrisco dizer q o anime derrubou o mangá pelo mundo… fizeram um anime pra ensinar crianças a comer e dizer itadakimasu… e não é isso o mangá… infelizmente acontece

    Curtido por 1 pessoa

  9. YAHAHAHAHA!!! Olha gosto da obra e até comprava. Mas grana n cai em árvore e minha atual situação financeira n me permitia adquirir os volumes de Toriko todo o mês. Tanto q ele entrava num esquema de q eu compro quando to com um saldo bacana no cartão pra ae pegar uns 5 volumes de vez. Mas com a crise, já faz meses q n compro um, a ultima edição que tenho é a 16 se n me engano. Po se cancelar é sacanagem demais, se n vendeu o esperado então pq n estudou melhor a situação do manga, visto q, como já falaram ae em cima, o mercado tá abarrotado de Shonen.
    Acho q chegou aquele momento q eu esperava de q o mercado de mangas vai ter de se atualizar pra segurar essas coisas, pois se for do jeito q tá isso ae vai ficar mais comum ainda.

    Curtir

  10. @Pedro Oliveira Vinland Saga ainda está vivo, mas muito próximo da publicação japonesa. Recentemente foi publicado o volume 19.

    Curtir

  11. Cadê o “Problematizando” sobre Darling in the Franxxx (é assim que se escreve o nome da bagaça? ), aquele anime machistinha de quinta série?! kkk

    Curtir

  12. o autor de toriko se formou com louvor na escola de mangaká Kuramada.

    atualmente faz pós-doutorado na Rob Liefeld New Way of Art Institute em Massachusetts

    Curtir

  13. @Pigona eita, muito obrigado, já sabia que a publicação brasileira estava próxima da japonesa (tenho até a edição 18), só que eu praticamente não vou em banca de jornal mais e comprava Vinland Saga pelo site da panini, só que lá, agora só tem até a edição 17 (e com vários furos no meio da coleção), ai eu não sabia se a publicação continuava ou não. O tenso é agora é achar onde comprar com um frete razoável

    Curtir

  14. @Pedro Oliveira

    Gato, a Amazon está aí pra isso.

    Só comprei alguns volumes de Monster no site da Panini e vieram amassados. Depois disso, site da Panini never more.

    Curtir

  15. @GazGabriel, por mais incrível que pareça, no momento, o único volume da edição brasileira de Vinland Saga que tem na Amazon é justamente o 19 huauhahuauhahuhua
    Mas é vendido por um terceiro, então…
    Já até entrei em contato com a Amazon há um tempo atrás quanto a isso, se eles podiam adicionar a edição brasileira de Vinland Saga ao estoque deles já que já vendem diversos outros títulos da Panini e inclusive a edição norte-americana de VS, mas me responderam que quem determina o que será vendido lá é a editora, eles (Amazon) podem até solicitar, mas até hoje nada :/

    Curtir

  16. Mais uma coisa pra Galeria se Imagens que Você Nunca Mais Poderá Desver: esses desenhos do Toriko são como se alguém tivesse prendido a cabeça de um boneco de super-herói a um… bem… membro masculino!

    Sinto muito por isso. Gomen nassai!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s