O mercado editorial de mangás brasileiros é marcado por muitas datas relevantes, como o lançamento do primeiro mangá com leitura ocidental nas bancas e o dia em que Berserk publicou uma fanfic brasileira em que o protagonista ia num baile funk. Uma das minhas favoritas, no entanto, é esta que comemoramos no dia 19 de fevereiro, que é o aniversário da notícia do Jbox sobre a publicação do mangá Jobs no Brasil.
Há uma copa do mundo, o site Jbox (que na época ainda era só de notícias mesmo) deu uma notícia em primeira mão que pegou a internet de surpresa: o mangá Jobs, uma biografia em mangá do Steve Jobs desenhada pela Mari Yamazaki, seria publicada pela JBC no Brasil. IKIMASU ver o que eles falaram:
Ao contrário de notícias em primeira mão sobre a publicação de Noragami pela Panini, Knights of Sidonia pela JBC e até mesmo Hokuto no Ken, Jobs acabou sendo a única notícia do Jbox que NUNCA SE REALIZOU. Pois é, caro otaku, há quatro anos estamos esperando o Cassius Medauar fazer um anúncio bacanudo sobre essa biografia em mangá.
O que será que aconteceu para isso não rolar nunca? Bem, o autor dessa matéria na época foi Carlos Eduardo Moncken, então redator do Jbox e atual editor chefe da parte de jornalismo da Crunchyroll. Intrometida mesmo, fui atrás dele para saber o que rolou nessa história direitinho e consegui algumas respostas.
Ele contou que teve a informação de uma fonte segura que dava como certeza que a publicação de Thermae Romae abriu o caminho para Jobs. O editor da Crunchyroll ainda contou que a mesma fonte havia adiantado o lançamento de Sailor V, que o mesmo Jbox havia antecipado. “Vale lembrar que o JBox anunciou Densha Otoko uns cinco anos antes da JBC enfim publicá-lo“, acrescentou essa verdadeira Fabiola Reipert do jornalismo otaku.
O caso de Jobs ainda tem um agravante curioso: a própria autora “confirmou” o lançamento do mangá aqui no Brasil. O próprio Carlos Eduardo chegou a mandar um tweet para a autora, que confirmou que estava licenciado e estavam esperando apenas a aprovação de Walter Isaacson (que vem a ser o autor da biografia de Steve Jobs na qual o mangá é baseado). Infelizmente não dá para mostrar esse tweet porque a autora excluiu seu perfil na rede social de posts autodepreciativos.
Já sabemos o que se passou com o Jbox e até com a autora, mas e do lado da JBC? Entrei em contato com a editora para ver se conseguia descobrir algo e, até o momento, não obtive resposta ainda. Assim que me responderem, atualizo a matéria com mais uma faceta dessa incrível história que comemora aniversário hoje.
Bora arranjar um bolinho, uma piscina de bolinhas e festejar o níver de 4 anos dessa notícia de um mangá que gerou muita confusão sem nem ainda ter sido impresso.
quer apostar quanto que a jbc simplesmente ESQUECEU do mangá??? kkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
YAHAHAHAHAHHAHAHA!!!! Quem sabe com esse post a JBC n lembre que ia lançar isso. Engraçado seria se o material já tivesse todo pronto e alguem só esqueceu ele num canto pq tava relançando mais uma edição de cavaleiros do zodiaco.
CurtirCurtir
QUERO MEU JOB DE VOLTA TEMER
CurtirCurtir
tenho certeza que a jbc vai responder, que nunca planejou lançar jobs e que não tem previsão pra lançar o mangá.
CurtirCurtir
É melhor que InuYasha pelo menos?
CurtirCurtir
Steve Jobs saiu do hype, Thermae Romae nem vendeu tanto assim pelo que eu vi, passou a era dos anúncios infinitos, então acho que a obra está enterrada mesmo.
CurtirCurtir
“Vale lembrar que o JBox anunciou Densha Otoko uns cinco anos antes da JBC enfim publicá-lo“
Então tá confirmado o lançamento pra 2019 ou 2020.
CurtirCurtir
Mangás com traços realísticos é inconstitucional.
Descaracteriza muito o produto, cadê o poder da amizade, lolis, echhi e olhos gigantes?
CurtirCurtir
vc nao consegue abrir o perfil dela pelo google cached pages ?
CurtirCurtir
Então tô no lucro! Só estou esperando o segundo volume de Akira há quase dez meses…
CurtirCurtir