Só Tô Querendo Ajudar

Por favor, salvem a Mesa Redonda de Editores de Mangás

Nesse último final de semana rolou o Ressaca Friends, o primeiro evento realizado pela nova Maru Division depois que ela comprou o decadente encontro anual de otacos. Com uma realização bem feitinha (tirando o pecado mortal que foi colocar o auditório AO LADO da caixa de som do palco principal), uma das grandes atrações (pelo menos para a imprensa que não estava lá pedindo para o ranger preto Walter Jones morfar na frente de jornalistas trintões) foi a mesa redonda de editores de mangás. Este tradicional evento foi criado ainda na gestão Yamato, e consiste apenas em colocar editores de mangás na frente de um público para que eles se digladiassem em troca de popularidade e memes.

Nas edições anteriores a Mesa Redonda já rendeu momentos maravilhosos, com discussões acaloradas e disputas de anúncios de mangás, mas com o passar do tempo ele foi ficando… automático. A do último Anime Friends, por exemplo, foi mais triste que assistir a “O Túmulo dos Vagalumes”: enquanto a plateia morria calada mergulhada em tédio, os próprios palestrantes estavam ocupados postando no Twitter ou tirando foto para o Instagram.

Cabou-se o conflito, eles apenas estão cumprindo o protocolo. A Mesa Redonda do Ressaca Friends até contou com uma novidade de última hora que foi a participação da editora Devir, mas não mudou o fato que os convidados estão tão na zona de conforto que ficamos até agradecidos que foi só uma hora.

A coisa é seguinte… não podemos deixar essa grande atração morrer dessa forma. Os romanos já se divertiam ao jogar cidadãos para os leões, precisamos desse coliseu pós-moderno em que trocamos gladiadores por editores de mangás e leões por perguntas sobre o lançamento de Jojo no Brasil. Por isso, tenho algumas propostas para reanimar as próximas mesas redondas. Fique de olho, Maru Division!

#01. Sorteio de Temas

Por mais que o Graveheart do Genkidama tem sido um bom mediador nas Mesas Redondas, os editores de mangás adquiriram com o tempo a habilidade ninja de soltar uma bomba de fumaça numa discussão e partir para um outro tema mais favorável. Perguntam sobre a transparência do papel ou a péssima distribuição e o editor começa um papo político sobre os grandes lançamentos do ano que passou. O ideal é se colocassem sorteio de temas, de preferência sugeridos pela imprensa especializada (pff) que acompanha mercado nacional. E se for pra ter mais diversão, sugiro um sorteio de castigo caso o editor fuja do tema sorteado. As prendas podem ser desde coisas leves do tipo vestir um colar havaiano até mesmo castigos mais pesados do tipo mandar o editor ficar lendo Toriko no canto. Cruel, mas delicioso de assistir.

#02. Perguntas da Imprensa

Nada contra a parte de abrir para perguntas da platéia, até porque às vezes aparece umas pérolas maravilhosas. Só que seria legal ter algum momento em que jornalistas da Imprensa Especializada (pff) pudessem fazer perguntas específicas citando notícias dos últimos meses. Claro, seria interessante contar com participação de sites que realmente têm o que perguntar, e não de YouTuber que compra todos os mangás publicados no Burajiru e fala que tudo é lindo e maravilhoso para puxar saco.

#03. Mais variedade de participantes

Vamos concordar que Beth Kodama (da Panini), Cassius Medauar (da JBC) e Junior Fonseca (da NewPOP) já tiram de letra a participação nesse tipo de evento. Precisamos de mais editores de mangás de outras editoras, até para que sirvam como alívio cômico involuntário igual Eduardo Jorge ou Luciana Genro nos debates eleitorais. Queremos representantes da desaparecida Nova Sampa, da Devir, da Alto Astral e, obviamente, da Draco que foi o responsável pelas melhores indiretas na mesa da CCXP. Vale também colocar grandes nomes alternativos dos mangás, como o Kira dos Mangás e o dono delusional da MangásPROJECT, para que sejam confrontados pelos detentores dos direitos autorais. 

#04. Torta na Cara

Não tem como um evento com torta na cara decepcionar o público.

Aguardamos mudanças, por favor.

 

8 comentários em “Por favor, salvem a Mesa Redonda de Editores de Mangás

  1. YouTuber que compra todos os mangás publicados no Burajiru e fala que tudo é lindo e maravilhoso para puxar saco.

    O que mais tem é puxa saco nesse meio, nem vai adiantar muito

    Curtir

  2. A Draco animaria essa mesa, com certeza. O Raphael é ótimo em falar merda. Abraço, Rapha, adorei te aloprar no Twitter!

    (Mara, a blogueira sensível sem cabelo, nãosabebrincar)

    Curtir

  3. como você burro cara!!

    eu não consigo te entender porque você fala de uma maneira burra

    Curtir

  4. Estou me perguntando quantos graus tem os óculos do Junior.
    Puta merda, a lente deixou os olhos dele gigantescos.

    Curtir

  5. Como a Beth Kodama fica bem em todas as fotos?
    São os cosméticos comprados com o dinheiro infinito?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s