O final de ano está chegando e somos bombardeados por promoções não-vantajosas das lojas online e anúncios surpreendentes de editoras nacionais (alguém aí esperava que Hokuto no Ken e Jojo realmente seriam publicados por aqui? Eu tinha minhas dúvidas), mas essa é a época em que promovo o já tradicional Troféu Imprensa Especializada (pff), a maior votação popular da internet otaca brasileira (talvez porque não exista outro). Este é o quinto ano da premiação que julga os melhores na área de animes, mangás, personalidades otacas e os bons e velhos barracos.
Como acontece sempre, neste post teremos a apresentação de cada categoria. Caso você não lembre de algum episódio citado, basta clicar nos links que eles vão te redirecionar a matérias explicativas aqui dentro do Mais de Oito Mil (ou seja, eu ainda ganho mais visitações e melhoro meu media kit). Logo depois vocês terão o formulário para a votação (que durará 15 dias). IKIMASU conhecer os candidatos!
Aqui temos três barracos do bom. Primeiro teve a vez em que a JBC mandou emailzinho para um certo site de scans que cobrava dos leitores para que eles pudessem ler sem propagandas e o site ficou bem doído com a comida de rabo e mandou um textão de advogado. O segundo barraco da lista veio dos fãs de dublagem que ficaram bem pistolas com a decisão da Crunchyroll de dublar seus animes em Campinas no lugar de São Paulo ou Rio. E, por fim, a treta que deu quando divulgaram o plano de um documentário de Sailor Moon que rolou até acusação de plágio por outra pessoa que teve a mesma ideia.
Não teve outra, toda vez que o programa Em Revista inventava de homenagear a cultura japonesa era um programa obrigatório para se divertir na nossa televisão em HD, como não esquecer do dia que o representante da Toei entregou que seus filhos não curtiam Cavaleiros? Outro momento memorável foi quando a vilã da novela A Força do Querer teve um puta surto psicótico e imaginou ser perseguida por cosplayers assassinos. Melhor cena! E, por fim, o programa Tá no Ar fez uma ~homenagem~ aos tokusatsu na verdade falando que tudo é bem tosco e infantil mesmo.
Esse foi o ano para aprender a falar japonês, porque a Nova Sampa não tirou os caracteres de Pride – O Supercampeão tornando este um dos primeiros mangás bilíngues do Brasil. Logo depois, a Panini fez o mesmo com Inuyashiki e foi ovacionada pelo público porque… né… Bem, a Panini também apareceu de novo aqui por causa da patacoada de anunciar e desanunciar o One Piece Green, e para terminar temos a Alto Astral que cortou páginas de seus mangás porque achou que não acrescentariam nada aos leitores, praticamente uma curadoria de conteúdo.
Uma das premiações mais disputadas está de volta. Aqui temos apenas o filé dos filés da nossa Imprensa Especializada, apenas aqueles que conseguem cativar os leitores com seus belos olhares e um certo domínio do assunto. Concorrem este ano Leonardo Kitsune (do canal Video Quest), Capitão Onigiri (do canal de mesmo nome) e o Talles que escreve lá na Crunchyroll. LEMBRANDO QUE… segundo as regras que eu mesma inventei para a competição, se Leonardo Kitsune ganhar este ano (seria a terceira vez), ele deixa de participar das premiações seguintes e o troféu desta categoria passa a se chamar PRÊMIO LEONARDO KITSUNE DE BLOGUEIRO MAIS COLÍRIO.
Em um ano que tivemos Goku no horário nobre talvez muitos não tenham visto outros cosplayers globais, como quando Bibi Perigosa se vestiu de Ban na novela das nove ou então a cantora Pabllo Vittar encarnou Maximilium Pégasus na festa da firma do Faustão.
Aqui só entram aqueles que desapareceram e ninguém sabe o que rolou, ou seja, os anúncios feitos pela Newpop ainda em 2012, Inuyasha prometido pela JBC (e adiado eternamente) e o serviço Henshin Drive (que está na mesma geladeira dos mangás da Panini).
Um ano bem atípico, porque dois dos competidores do Requenta foram revistas que tomaram Phoenix Down e voltaram de suas tumbas. De um lado do ringue está a Animax e do outro a Ultra Jovem. E PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA, Digimon Tri concorre neste que é o requenta mais demorado da história da Toei.
Às vezes algumas editoras fazem alarde e lançam mangás… que ninguém se importa muito. Concorrem o shoujo Hal, o guia dos filmes de Ghost in The Shell e o mangá baseado num game que não vi ninguém comprando.
2017 também rolaram despedidas, e algumas vezes de mangás que não queremos nem lembrar que existimos. Concorrem esse ano Zetman, Bleach e o Usagi Drop para cumprir a cota do mau gosto.
Sabe quando vocês passam na banca e dão de cara em um mangá que você não sabe de ninguém que compra, então é sempre uma surpresa lembrar que ele existe e é publicado? Então, é essa categoria que ficou mega-confusa e vou tentar explicar melhor na próxima premiação.
As editoras sempre estão fazendo alguns anúncios, mas às vezes elas esquecem de lançar um ou outro. Eis três que estão na gaveta das editoras e ainda não temos prazo de quando vão sair.
Mais um prêmio novo dedicado a aqueles que trabalham duro e quase não são reconhecidos. Primeiro temos o Estagiário do Site dos Cavs que co-apresentava o Senpai TV e que sumiu na nova fase do programa, provavelmente se encontra lá na Sibéria. Também concorrem a estagiária dinâmica do Gyabbo e o estagiário do Mais de Oito Mil que também é meu kareshi e sósia do João Vicente.
As palestras costumam ser meio chatas e repetitivas, talvez por isso às vezes fui vista alcoolizada cobrindo esses eventos, por sorte temos esses campeões que animam as palestras. Marcelo Del Greco da JBC diverte imitando a surdez dos personagens de Cavaleiros do Zodíaco, Raphael Fernandes da Draco foi uma grata revelação ao dar vários coices gratuitos na mesa redonda da CCXP e por fim Beth Kodama da Panini que sempre nos encanta com sua franqueza (quando chega na hora).
Agora que otakice tá dando audiência, alguns sites começaram a investir em pautas desse gênero mesmo não entendendo muito bem. Daí nascem pautas clickbait que matam dubladoras brasileiras e traduções do Anime News Network que fazem menos sentido que as dos blogs da nossa Imprensa Especializada (pff).
E para terminar temos a categoria humor. A página O Mercado de Mangás que Deu Certo se especializou em mostrar as bizarrices do nosso mercado editoral, enquanto a No Batidão do Kawaii o que reina é o Desu temos a melhor página de memes da otakusfera brasileira. E aí chega o meu humilde sitezinho que todo ano concorre nessa bodega e sempre perde. Vamos ver se agora vai!
Capitão Onigiri meu corpo é seu
CurtirCurtir
(Fotos do Kareshi para avaliação)
CurtirCurtir
Caraca eu não sabia dessa da volta da Ultra Jovem hahahahahaha
CurtirCurtir
Eu voto no Pai do Augusto!
CurtirCurtir
já votei!! mas admito que em várias dessas categorias, fiquei em dúvida em quem votar kkkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aah, Zetman é tão legal, poxa. hahaha
Dragon’s Dogma deve ter sido o pior que eu li esse ano. Se rolar novamente aquela listinha de melhores e piores, sugiro incluir ele.
CurtirCurtir
Meu voto vai pra Karol
CurtirCurtir
Capitão Onigiri é tipo o Vasco do Prêmio Blogueiro Mais Colírio, né?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Premiação mais esperada do ano!!
CurtirCurtir
PRÊMIO LEONARDO KITSUNE AGORA!!!
CurtirCurtir
O dossiê Marcio Seixas devia ter entrado no barraco.
Ctz que a Mara não coloca o Judeu Ateu só pra favorecer o Kitsune (em quem votei, claro).
Até que a cobertura do JN não é tão ruim, é básica, mas não é sofrível.
Torcida forte pro menino Yuri Kakaroto son Goku.
DAIJOBU
CurtirCurtir
Usagi Drop é legalzinho… até chegar naquele salto no tempo. E não sou mente aberta o bastante pra aceitar aquele final amoroso *prontofalei
E barraco na internet é coisa de gente medíocre. Vão tirar pó dos móveis, cacete.
CurtirCurtir
Kitsune vai vencer de novo \o/
CurtirCurtir
Pena que a Mara não colocou a voz do Sahgo na categoria dos colírios, como sugeriram.
Se bem que é só a voz, então, acho que teria que ser na categoria Prêmio Cerumin…
CurtirCurtir
Não concordo com o Tokusatsu em “Vergonha alheia”
a cena foi feita na pura zoeira, não tem como comparar com Cosplayers assassinos na novela das 9 que é assistida por várias pessoas de idade que até hoje não entenderam a cena
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também senti falta do Marcio Seixas no barraco aí!
CurtirCurtir
Estou triste porque esse ano não teve Ash vs Red relevante para concorrer ao prêmio
CurtirCurtir
Não posso ser o único que realmente gosta de Ao no Exorcist, digo, o arco atual é muito bom, comparado ao começo, dá de 10 a zero
CurtirCurtir
Laran, por falar em Ash vs Red, “HAL – uma aventura distópica” já está em andamento:
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que honra concorrer a essa premiação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fale por vc sobre Zetman, sua necrosada forçada
CurtirCurtir
Pela primeira vez votei neste blog, vamos ver se vai agora!
MARA! MARA! MARA! <3
CurtirCurtir
Cade o Dossiê Márcio Seixas no Barraco do Ano?
CurtirCurtir
@Hosts: Márcio Seixas é otaku? Então, deixa ele lá no canto dele.
@ Post: Mano, novas categorias, é tudo que eu queria, te amo Mara, sua gorda do kokoro! <3
CurtirCurtir
Aliás! Alguém notou que a Alto Astral parou com os mangás? Pois é, pois é, pois é! x3
CurtirCurtir
Votado! o/
CurtirCurtir
Ja pensei em comprar muita coleção ruim só pra ter a chancr de papear com o Capitão Onigiri ahahahaha
Eu não chamaria o dossiê Marcio Seixas de barraco, tá mais pra merda no ventilador. O Marcelo que deve ter um super advogado ou uma grana bem boa pra pagar as indenizações depois, porque olha…
Menino kakaroto possuído da novela das 9 é a melhor coisa que ja aconteceu na televisão brasileira, já imaginei as mães que queimaram as roupas cosplay dos filhos…
CurtirCurtido por 1 pessoa
TODO MUNDO VOTANDO NA KAROL, ESTAGIÁRIA DO GYABBO!
CurtirCurtir
Que ano maravilhoso! Mesmo comprando Usagi Drop, tive que votar.
O prêmio requenta é o mais passível de receber candidatos a cada ano.
Senti falta de AshvRed e KiraDosMangás, que eles retornem com força total em 2018!!!
Bem que a festa de premiação poderia ser no “Em Revista” da Rede Burajiru. Sucesso!
CurtirCurtir