Anime Friends · Eventos

Meu Deus, o que fizeram com o Anime Friends???

É hora de falar do novo Anime Friends (e do Ressaca). O autoproclamado maior evento de animes e mangás da América Latina (antes era só “evento nerd”, mas aí surgiu a CCXP) mudou de mãos nesse ano de 2017. Inesperadamente, um grupo de empresários que cuida do energético Font decidiu comprar da Yamato os eventos Ressaca Friends e Anime Friends. A empresa de bebidas decidiu adquirir os eventos bem em sua fase de declínio: o público já não se importa tanto com o encontro anual, a quantidade de dias foi diminuindo pelo desinteresse, faltava foco nas atrações e, a pior parte, surgiu uma dura concorrência de eventos especializados em glamourizar filas e atrações internacionais.

O Anime Friends já foi grande, mas ficou estacionado. Seu nascimento em 2003 revolucionou os eventos da época ao trazer grandes empresas e atrações internacionais como cantores e atores. Treze anos depois, a Yamato organizava o evento no automático: ainda tínhamos apresentações musicais internacionais, mas as empresas foram abandonando o barco. Já não víamos estandes da Comix com promoções de mangás, e mesmo editoras grandes como a JBC já não se fazia presente com um estande de vendas.

Muito curiosa para saber o que os novos organizadores fariam para salvar esse grande abacaxi no formato de evento, fui até o painel da Maru Division (o nome da empresa criada para organizar eventos) lá no evento Virada Nerd para conferir o que eles iam inventar para tentar salvar o legado Anime Friends. Me considero uma pessoa apta para julgar as novidades, até por ter frequentado quase todas as edições do evento (muitas a contragosto), então bora pegar essas memórias de evento alagando ou falta de banheiro e IKIMASU ver as mudanças anunciadas do Anime Friends como se fosse uma listinha do Buzzfeed!

#01. Área de Workshop

Estava eu e meu kareshi lá no Anime Friends 2017 fugindo de pessoas da Imprensa Especializada que eu não queria conversar quando… percebi que não tinha o que fazer naquele evento. A palestra que eu deveria cobrir iria começar só dali duas horas, e não tinha absolutamente NADA para fazer para matar o tempo. Aparentemente a nova gestão do Anime Friends pensou nisso e bolou a interessante área de Workshop.

Basicamente é o seguinte: da hora que o evento abre até o último dia, essa área terá pequenos cursos de muitas áreas abordadas no mundo da otakice. Pode ser um cosplayer profissional falando de fantasias, uma maquiadora ou até um tradutor de mangá falando sobre seu trabalho. Além desse clima de Feira de Profissões, o evento terá pequenos cursos de Japonês e Coreano. E tudo de graça (quer dizer, pagamos o ingresso né…).

#02. Aproveitar melhor artistas

A vinda de Hideo Kojima para a BGS foi uma case de sucesso sobre como se explorar um artista japonês até a última gota de saquê. Ele deu palestra, fez Meet & Greet, julgou cosplayers, foi em programas de entrevista sem-graça e muito mais. Segundo a nova organização, eles querem fazer com que os artistas internacionais tenham mais tempo para ficar aqui e serem explorados (e divulgados) pela mídia.

Além disso, eles comentaram que existe a possibilidade de outros artistas que não são músicos virem ao Brasil, o problema é mesmo a agenda. Vai que numa dessas eles conseguem trazer um Kurumada ou então o robô que a Shueisha implantou o cérebro do Akira Toriyama!

#03. Empresas sumidas voltando

Assim como alguns parentes nas festas de fim de ano, muitas empresas foram pulando fora do barco que é o Anime Friends por motivos de discussões e desentendimentos. Como trocar a gestão é uma forma de dar aquela mudada, algumas coisas voltaram para os eventos. Uma delas é a presença da Comix, que sempre foi uma atração nos eventos da Yamato oferecendo descontos em mangás e demais quadrinhos. Desde que ela abandonou o Anime Friends, os otakus sentiam falta se uma loja que unisse todas as tribos e agora a Camix tá de volta!

Quem voltou também foi o serviço de transporte gratuito para o evento. Mesmo o Anhembi sendo bem perto da estação Tietê do metrô, a nova organização prometeu que haverá uma linha de ônibus para o evento. Um alívio, depois daquele passeio da estação Santo Amaro até o AF2017 que fazia o Caminho da Serpente parecer uma caminhada de 15 segundos.

#04. Renovação

Essa categoria com nome de igreja é outra proposta bem interessante da nova gestão. Teremos o retorno das salas temáticas, mas eles querem evitar aquilo de todo ano ter as meeeeesmas salas fazendo as mesmas coisas (alô, sala medieval e fã clube de One Piece que imprimia o capítulo da semana!). Eles querem manter as atrações sempre frescas, então a maioria das salas temáticas de um ano não voltará na edição seguinte, para que outras pessoas com outras ideias tragam salas novas. O mesmo vai se aplicar para as bandas nacionais que se apresentarem. A ideia é a cada evento trocarem 60% das bandas para que mais gente tenha a chance de apresentar seu trabalho e que os otakus não tenham que ouvir The Kira Justice muitas vezes.

Outra coisa que foi renovada foi o Artist Alley, que é aquela parte em que artistas brasileiros expõem seus trabalhos e que ninguém dá muita bola. Depois de um AF2017 com uma dúzia de corajosos quadrinistas nacionais, o próximo evento terá nada menos que 40 artistas apresentando suas obras. Nada mal, heim?

#05. Preço do Ingre$$o

Nesse último ano a Yamato tentou CCXPzar seu evento e o resultado foi só um ingresso caro que garantiu um evento sem banheiro e sem ter o que fazer lá dentro. O plano da Maru Division é oferecer benefícios para quem apostar no evento, então a venda de ingressos será feita com MUITA antecedência para o pessoal se planejar melhor e pagar barato nos primeiros lotes. E quem fizer essa aposta de comprar o ingresso logo no começo será recompensado com brindes que tornarão o preço ainda mais atrativo. Além de traqueiras que juntarão pó em casa como baldes de pipocas, eles prometem um kit que inclui mangás e até vouchers de frete grátis para compras na Amazon.

Tudo é muito interessante até o momento e são ótimas propostas. Gosto como a Maru Division parece mais acessível que a Yamato e gostei principalmente que eles não querem transformar o Anime Friends numa BGS ou CCXP, mas ao mesmo tempo não quer fazer tudo de forma amadora como antes. Vamos ver se a nova gestão vai conseguir fazer um Ressaca Friends bom e cumprir essas promessas. Até o momento, acho que vale o voto de confiança.

24 comentários em “Meu Deus, o que fizeram com o Anime Friends???

  1. Espero que eles cumpram essas promessas. Uma das piores coisas do anime friends foi a saída da Comix, prq as vezes eu só ia no evento pelo stand da comix, pra completar minhas coleções cm um desconto amigável, saia cm a bolsa cheia de mangá. Nos últimos que fui era uma baita caçada pra achar os mangas q queria e voltava pra casa cm quase nenhum da lista, uma tristeza.
    E sempre reparei nesse problema de não ter oq fazer entre atrações. Passei por isso no ultimo evento que fui, e acho essa adição de workshops mt boa!

    Por eventos com mais banheiros! O/

    Curtir

  2. fazia mais sucesso naquela época, tudo espremido…parece até que o povo gostava de uma suruba com cosplays seminuas. (niele do animecon, eu lembro de vc dragão)
    Lembro do tempo que juntava galera de fórum de desenhista pra passar workshop lá. Meus workshops eram uma bosta, mas só de ver a galera junta era muito legal.
    Mas é isso mesmo, da última vez que fui (isso foi em…dois mil e…não lembro) lá no Mart Center fiquei com tédio e frustrado por ter gasto o dinheiro da coxinha à toa.

    Curtido por 1 pessoa

  3. “A ideia é a cada evento trocarem 60% das bandas para que mais gente tenha a chance de apresentar seu trabalho e que os otakus não tenham que ouvir The Kira Justice muitas vezes.”

    lol parece até que esse Maru lê seu blog

    Estou surpreso, algumas ideias muito boas

    Curtir

  4. pensando aqui…tá mais pra furry.

    Falando sério… li em algum lugar que a menina não é feia não, é que ela enrrugou a cara de nervosa numa tentativa de não ser estuprada pelos otakus punheteiros que nunca foram à praia.

    Sei que nesse dia eu tava nos estandes dos fanzineiros e tinha umas moças morrendo de inveja dela.

    “NIELE ANIMECON 2010

    Essas são fotos um pouco melhores da Niele que abalou o animecon 2010. quanto a descrição de outra foto dela no fotolog de aniki_sfnjr dizendo que ela era feia, bom, sou amigo dela e digo que muitas fotos tiradas no evento não fazem jus ao seu rosto, dada a monstruosa confusão e assedio dos visitantes e fotógrafos de plantão. essa situação inesperada, fez com que ela ficasse assustada a tal ponto, que não conseguiu esboçar uma expressão bonita ou um sorrido decente.
    o alvoroço e fleches foram tais, que ela levou quase uma hora para passar pelo pátio principal e chegar até as escadas. quase metade do tamanho total do local (que era bem pequeno).”

    http://www.fotolog.com/yomiyoukai01/

    Curtir

  5. ok, olhando agora estou um pouco arrependido de não ter me aproximado dela. (e esse foi o sub-post parasita do tio SKY)

    Curtir

  6. Isso tb me intriga, Apo… começo a achar que não é um site de humor. Vamos ver se a Mara melhora isso se eu não zoar nos comentários. falou!

    Curtido por 2 pessoas

  7. Eu tenho uma explicação filosófica pra isso: teria a ver com visão de mundo e umas outras coisas com fundamento ideológico. O fato é que aqui perdeu um pouco daquele feeling que antes tinha.

    Curtir

  8. MARA, VOCÊ DEVE FAZER UM POST DOS MELHORES COMENTÁRIOS/POSTS DE LEITORES DO BLOG. ESSE SKY TEM FUTURO.

    FAZ TIPO BUZZFEED COM TÍTULO BEEEM CLICKBAIT, MIGA <3

    Curtir

  9. Alguém aí, por favor (quase… pelo amor de Deus) tem informações sobre ONDE podemos encontrar as fotos do anime Friends 2017? Tô numa caçada pra encontrar determinadas fotos que sei que foram tiradas! Valeu gente!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s