Animes

Os planos da Toei para One Piece e Sailor Moon no Brasil não fazem sentido

Ontem rolou o Henshin+ 2017 (falei do evento aqui) e uma das coisas que foram mais repetidas, além de Alita-CoinLaundyLady-Akira, foi que os japoneses são meio malucos e não entendem muito sobre mercado. Você pode até levantar agora e falar “mas não, a Grande Nação Japonesa é incrível e blablabla” mas é inegável que o pessoal de lá tem o pensamento meio atrasado em alguns tópicos, como no que se refere aos quadrinhos digitais. Mas hoje eu quero falar sobre outra coisa:  os planos da Toei para o Brasil.

Pera, mas que planos são esses? Não li nada sobre!“, você deve ter se perguntado. Bem, nossa Imprensa Especializada (pff) trabalha apenas com notinhas traduzidas do Anime News Network e não sabe procurar notícias de outros cantos, então preciso avisar que o site Jbox fez uma entrevista em duas partes com Luis Angelotti, que nada mais é que o representante da empresa que licencia as séries da Toei aqui para o Brasil. Em meio a muita punhetação para Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, ele comentou os planos para Sailor Moon e One Piece, e você vai se surpreender que o negócio não faz O MENOR SENTIDO. IKIMASU conferir:

O que a Toei quer fazer com One Piece:

Na parte dois da entrevista, Angelotti contou sobre o acordão feito para exibir One Piece no SBT em 2008. Como seria exibido no período da manhã, supostamente a Toei teria escolhido a versão censurada dos americanos que trocou o cigarro do Sanji por um pirulito e armas de fogo por brinquedos (obviamente o fato dessa versão já estar dublada e já ter sido exibida pelo Cartoon Network em 2008 deve ter ajudado um pouquinho a escolher isso). Segundo ele, o negócio não deu audiência e saiu do ar. Simples.

Mas o que ninguém esperava é que HÁ PLANOS PARA TENTAR FAZER ONE PIECE ACONTECER POR AQUI. Angelotti explica: “Todos nós sabemos quando a marca (One Piece) começou a estourar no Japão. Temos a primeira temporada, a segunda temporada e a terceira temporada. Aqui no Brasil já se estuda o resumo dessas temporadas para começar direto na terceira ou na quarta.”. Ou seja, a Toei está pensando em usar o bom e velho truque do “Dragon Ball Z” de começar a história lá pela metade e seja o que Kami-Sama quiser. Se o público vai ficar confuso com esse skip da mesma forma que nós lendo sobre One Piece dividido em temporadas, não sabemos.

Ok, entendo que One Piece deve ter mais episódios que a novela Chiquititas, mas me pergunto se realmente dá pra tentar emplacar a marca no Brasil quando ela não é aqueeeelas coisas nem em mercados como o americano. E antes que algum otaco venha falar que One Piece é o mangá mais vendido no universo e em mais 24 territórios à sua escolha, vamos lembrar que 99% das vendas dessa bagaça são apenas no Japão. Naruto e Dragon Ball conseguem ter mais êxito no ocidente.

O que a Toei quer com Sailor Moon:

Confesso que os planos da Toei para Sailor Moon são os mais surreais dessa matéria, e foram abordados na primeira parte da entrevista. Para começar, a maior pedra no sapato do mercado mundial tem nome e se chama Naoko Takeuchi. A criadora das marinheiras não é uma pessoa assim tão amigável, e durante muito tempo empacou a venda do mangá e do anime para o mundo inteiro.

Angelotti explicou que eles haviam vendido Sailor Moon R para a Record e que havia todo um planejamento que envolvia até a Eliana vestida de heroína e cantando uma música cafoníssima enquanto andava numa lua feita em computação gráfica.

Naquela época a Naoko deu seu famoso surto e mandou interromper o licenciamento de Sailor Moon no mundo todo (gostaria muito de acreditar que a proibição tenha vindo depois dela ter assistido ao clipe da Eliana). Resultado,  marca ficou bem empacada por aqui. Mas agora os tempos são outros, certo? O mangá até foi publicado por aqui pela JBC e o anime ganhou um reboot no Japão, o Sailor Moon Crystal, então existe até uma animação ~bonita~ para exibir por aqui, certo? Bem… os planos da Toei são outros.

“Conseguimos uma autorização para reintroduzir a série no mercado”, explica Angelotti no vídeo. “Sobre televisão, devemos voltar com as fases séries clássicas, pra depois entrar na Crystal”. Peraí… a Toei quer exibir as cinco fases cheirando a mofo na televisão pra só depois tentar emplacar o reboot teoricamente-mais-bonito-mas-que-é-feio-pra-caralho?

E a coisa é ainda pior do que parece: o licenciador conta que para firmar um negócio com a Toei para qualquer série leva cerca de um mês e depois leva outro mês para aprovarem produtos licenciados. Segundo o contrato com a dona Naoko, demora até UM ANO para assinar o contrato e até UM ANO para aprovar produto licenciado.

Curiosamente, a melhor reação sobre essas pequenas frescuras da Naoko pode ser expressa por um GIF da mesma Eliana que perdeu a chance de exibir Sailor Moon R:

Para assistir às entrevistas, basta ir no canal do Jbox no YouTube.

21 comentários em “Os planos da Toei para One Piece e Sailor Moon no Brasil não fazem sentido

  1. one piece: o q tenho a ver?
    sailor moon: OPA, aceito!! Vamo vê

    sinceramente, não sinto um pingo de vontade de assistir/ler one piece. passo.

    mas apesar de eu já ter visto sailor moon, eu tô querendo rever faz um tempo e definitivamente foi um dos animes de mais sucesso aqui no brasil. já que estamos “voltando às origens” (com dbz e cdz), nada mais justo que passar sailor moon também!
    Ou podiam até dublar sailor moon crystal, né non? ou eu tô viajando muito?

    sdds época que a eliana fazia cd sobre coisas que as crianças da época gostavam (lê-se: sailor moon e pokemon)

    EU NÃO CREIO QUE A TOEI QUER PASSAR 500 EPISÓDIOS ANTIGOS DE SAILOR MOON E SÓ DEPOIS DISSO TUDO A CRYSTAL SAPIJOSAUYTSADRSYAFSGTU EU TO BERRANDO
    ou um ou outro, gente!! eu tô enrolando pra assistir crystal justamente por isso: é um dbz kai, mas com sailor moon. até dá vontade de ver pelo desenho mais bonito e pelo corte de fillers, mas no final das contas a versão original é melhor mesmo :P

    se isso realmente der certo e crystal só chegar depois do fim da saga clássica, o povo não vai aguentar mais ver as sailors. PRINCIPALMENTE ver a usagi/serena virando sailor pela primeira vez de novo.

    Curtir

  2. Pra Toei o Brasil é “o país onde eles acham que Saint Seiya é bom”, então meio que justifica essa visão de “qualquer coisa pode colar lá”

    Curtido por 3 pessoas

  3. One Piece é sucesso tremendo na FRANÇA E ITÁLIA. Pelo menos nestes dois países tem vendas excelentes. Tem bastante fontes sobre isso por aí, inclusive no manga news ^_^ (otako fã do one piece detectado!). Mas voltando ao assunto do post….Da pra fazer sim com uma nova redublagem e com todo os episódios e passar direto sem sair do ar, certeza em que em um ano, faça um sucesso relativo.Mas difícil de acontecer este tipo de estrategia no Brasil, infelizmente.Torço muito que muita mais pessoas conheça esta boa obra.

    Curtir

  4. Sailor Moon=Animação Superestimada, Naoko Taukeuchi=Se acha a dona da cocada preta ( e acha que sua unica obra de sucesso[por milagre] é maior obras de todas e precisa de burocracia), Toei=Acha que alguma televisão vai querer exibir o mesmo episódio de um ‘maligna’ aparecer e ser morta pelas guerreir…ops só pela sailor moon em uma dança de bale mirabolante.

    Curtir

  5. Sailor Moon é meu anime favorito e me marcou muito, mas sendo realista, para dar algo certo comercialmente no Brasil só se a primeira temporada (pelo menos) estivesse disponível (preferencialmente redublada) na Netflix, que irá possibilitar que seja assistida por garotas crianças da geração atual, porque Sailor Moon tem potencial de ser um produto de massa e não só do nicho otaco. A série é divertida e com uma dublagem daria para ser atual (muito saudosista vai querer a Marli como Usagi, mas até a dubladora japonesa ficou sofrível dublando crystal) – que é um porre e mal desenhada até a terceira temporada. Eu acho difícil alguém se interessar por Sailor Moon sendo apresentado por Crystal, porque as personagens estão todas apagadas e é basicamente um jeito de ver o mangá em versão anime, muita coisa acontecendo e tudo atropelado.

    Escrito tudo de qualquer jeito porque tô com preguiça de revisão. Discuto redublagem de Sailor Moon desde 2005 no Orkut, já desisti de mim.

    Curtir

  6. Pelo pouco que acompanho do “mercado e dos fãs”, One Piece faz um hype da pohha por aqui, já tem uns anos, então acho justo passarem aqui sem aquele leeesho que a 4 kids fez.

    Já é uma noticia boa, porque gostaria muito de ter uma versão BR de One Piece, além é claro da SAGA DO GIL DA ESFIHA: https://www.youtube.com/watch?v=CsL87lp3zBk

    Curtir

  7. Bem o fato de até hj a gente ficar sugando de Dragon Ball e CDZ, n me espanta a Toei achar mais viável mandar a serie velha da Sailor Moon. N vi a entrevista ainda,então vou cagar uma regra, mas as vezes eu me pergunto se os licenciadores baterem um pouco de pé com os japas n teriam um resultado um pouco diferente. Principalmente com essas duas series q se vindo ou n pra cá n devem influenciar tanto o mercado.

    Quanto as ideias erradas com One Piece. N precisa ser o perito em mercado, marketing ou seja lá o q for pra saber q vai da merda.

    Curtir

  8. Quando falo que a Naoko é mais preguiçosa que o marido dela, ninguém entende o porquê…

    Curtir

  9. Nem me lembrava mais de Sailon Moon. XD
    One Piece assisti até um trecho da Saga Water 7 há muuito tempo atrás. Agora vez ou outra leio o mangá. Mesmo assim é legal acompanhar as notícias e participar.

    O que o Luizão não deve ter sacado ainda é que a xenofóbica Naoko (flame war? XD) tá dificultando a parada esperando a desistência dos interessados:

    https://maisdeoitomil.wordpress.com/2012/07/31/trajetoria-do-odio-por-que-naoko-takeuchi-odeia-estrangeiros/

    Aquela cena do filme “A grande aposta” que o chef Antony Bourdain explica sobre finanças resume bem o que querem fazer com Sailor Moon:

    Ou seja, os caras querem requentar a parada, fazer um sopão com a versão clássica e com o remake e dar aos otakinhos brasileiros. Boom!

    Já One Piece, versão censurada e truncada nem se fale. Com certeza vai ser cancelado novamente pelo mesmo motivo…

    Isso me lembrou desse post hilário:

    “O ano é 2045, One Piece está no arco final, Eiichiro Oda fica muito doente. No seu leito de morte ele diz suas ultimas palavras: ‘O final do meu mangá? Você pode ler se você encontrar! Eu deixei tudo naquele lugar!’
    E ASSIM SE INICIA A GRANDE ERA DOS PIRATAS!”

    fonte: https://twitter.com/homembarata

    Curtir

  10. Com o capeta na xereca soa mais brasileiro, mas sei não…isso não combina com a Takeuchi, ela é super tímida. XD

    Curtir

  11. Então, Orelha, tava pensando aqui… o Angelotti tem pinta de macaco velho malandro, tem o dom abençoado dos pastores de convencer os fieis na conversa. Ele é um ótimo profissional, super afiado, sabe o que diz, mas melhor não se deixar levar pelo raciocínio rápido e dicção perfeita, isso serve pra não te dar tempo de tomar uma decisão racional. (e olha eu desviando do assunto do post XD)

    Curtir

  12. A gente, nao é por nada mas OP é mais famoso no oriente em geral e também na europa. Só nas américas mesmo que Naruto dá uma surra em OP.

    E sendo franco eu estou bem feliz com a noticia de One Piece, tudo que eu mais queria é ver a serie sendo popularizada entre as crianças por aqui. Pena que com esta jogada a bola vá novamente parar no balde de lixo :/

    Sailor Moon fudida. Só lamento pelos fãs. Minha irmã de 13 anos esses dias tava querendo ver mas a versão antiga não ajuda pois é “datada” né? Ela nao vê animes mas acha as marinheiras bonitas. E acha OP interessante mas não gosta de ler nada, nem livro de youtuber. Enfim.

    Curtir

  13. Nada disso importa. Estamos em 2017, já quase 2018… Quem ainda assiste anime na TV??? E, principalmente, estamos no Brasil, terra com a maior concentração de Jack Sparrows do mundo… Quem espera anime ser licenciado pra assistir???

    Curtir

  14. Eu até entendi a tática de Sailor Moon… É porque Crystal é tão ruim que vai matar as chances da franquia emplacar no Brasil imediatamente. Não adianta nada ser mais atual se diverte muito menos (ou melhor, não diverte nada). É tipo aquele reboot de Chaves que tentaram fazer com Celso Portiolli e Lívia Andrade…

    Agora convenhamos, otakus falando que Sailor Moon foi um dos animes de maior sucesso no BRASIL ou é veterano deixando nostalgia falar mais alto que a memória ou nem era nascido nos anos 90 e confunde o saudosismo dos fãs antigos com sucesso. Apesar de ser um dos mais bem lembrados e ter um fandom brasileiro grande hoje, ele nunca realmente emplacou em audiência nem na Manchete e nem na Record. Lembro que até Rayearth tinha mais produto licenciado e divulgação na época. Olha, Toei vai ter de se esforçar

    Curtir

  15. sinceramente tenho medo do que eles vão fazer com a dublagem destes animes Sailor Moon e One Piece sao duas séries que precisam/merecem uma redublagem urgênte porém em estúdios de qualidade como Unidub, Dubrasil, Vox Mundi , Sigma e Tv Group com toda a qualidade que estas séries devem ter , porém me desanima um pouco que venham animes dublados para o Brasil depois da polemica/Péssima dublagem que os animes da Cruncyroll e alguns da Netflix tiveram em Campinas que deixou muita gente que adora dublagem de cabelo em pe com a qualidade 1.99 das dublagens apresentadas …

    Curtir

  16. Queria mais tiger Mask no Brasil, peguei a geração do Tiger Mask W, seria legal ter a obra localizada no brasil, seja anime dublado / mangá traduzido e publicado aqui, pouco me importo com Sailor Moon e One Piece e Dragon Ball e etc…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s