Animes

Recomendação: Nanamaru Sanbatsu, a versão shonen do “Passa ou Repassa”

Muitas vezes já li que para se fazer uma série shonen de esporte basta seguir uma série de formulinhas. Basta colocar um personagem que desconhece um esporte e que tem um talento natural para isso, um rival que é um gênio, uma garota, um capitão de time que passa os conhecimentos e pronto, você consegue transformar qualquer coisa num shonen esportivo. Imagino que um belo dia a mangaká Iqura Sugimoto viu essa regrinha e pensou “pera, mas será que serve para QUALQUER COISA MEEEESMO?” e aí decidiu aplicar todos os clichês esportivos para escrever um mangá sobre quiz. Sim, Nanamaru Sanbatsu é um mangá que fala sobre competições de responder perguntas.

A série conta a história de um moleque completamente genérico (ou seja, pode servir como identificação para 95% do público) que vai parar no Clube de Quiz da escola, e lá descobre que tem um talento para isso e começa a participar de campeonatinhos entre escolas para ver quem é o japonês mais virg… digo, o que tem mais conhecimentos gerais. É só isso mesmo, não tem grande tramas, enormes conflitos psicológicos, é apenas um “Passa ou Repassa” versão shonen (e sem as tortas na cara).

“Porra, Mara, se é só isso porque você tá recomendando esse anime e não o MA-RA-VI-LHO-SO Gamers?”

Simples, em meio a dezenas de animes da temporada sobre escolas e clubes, esse foi o único que conseguiu me segurar na frente da televisão sem sentir vontade de cancelar minha assinatura da Crunchyroll. Ele realmente consegue passar toda a tensão de um Haikyuu ou um Slam Dunk, só que aplicando num esporte que parece a coisa mais imbecil do mundo. É aquele tipo te surpreende quando o episódio chega ao fim e você percebe que nem notou o tempo passar. 

E ao mesmo tempo que Quiz parece uma coisa tosca para se fazer uma história e que as pessoas que amam essa modalidade na série parecem um pouco bitoladas e doidas, a gente acaba se impressionando com a quantidade de modalidades que podem ser feitas com quiz. Indo desde simples testes de apertar o botão primeiro até mesmo gerenciamento de pontos para ferrar com adversários.

Os personagens são bem clichês e nenhum me marcou a ponto de eu decorar o nome (sério, acho que nem o do protagonista eu guardei), mas esse é o tipo de série que acaba se vendendo apenas pela temática muito legal e pelas divagações muito loucas que os personagens têm quando precisam responder as perguntas. E se você pensa que as explicações são chatíssimas, fique sabendo que eles seguem todo o padrão dos animes shonen de deixar tudo bem explicado de um jeito que não parece que estamos vendo horário político.

O nome Nanamaru Sanbatsu é algo como “7 acertos, 3 erros“, e tem a ver com uma modalidade comum do quiz que vence quem acerta 7 perguntas, mas se errar 3 é eliminado. Como esse nome é bem ruim e sem sentido fora da Grande Nação Japonesa, no ocidente ganhou o nome Fastest Finger First (“O dedo mais rápido ganha”, numa adaptação que tenta não transformar esse nome num título de filme pornô de preliminares).

A versão em mangá está com 14 volumes e vem sendo publicada lá no Japão (e com essa quantidade de tankos deve sair aqui no Brasil no dia de São Nunca). Já o anime teve sua temporada encerrada essa semana com apenas 12 episódios e está disponível lá na Crunchyroll. Lembrando que não estou ganhando um centavo para fazer essa recomendação e que até o dinheirinho para pagar a assinatura sai do meu bolso. Também não trabalho para a Crunchy e nem para o estúdio de animação, então não tô dando uma de joão-sem-braço em vocês elogiando algo que faço parte sem avisar, até porque isso seria meio desonesto com os leitores. Avisar isso tudo é meio óbvio, mas vai que, né?

De qualquer forma, Nanamatsu Sanbaru é recomendadíssimo!

9 comentários em “Recomendação: Nanamaru Sanbatsu, a versão shonen do “Passa ou Repassa”

  1. Mara, como tá recomendando esse anime e não o MA-RA-VI-LHO-SO Keijo!!!!!!!! Sério, é um anime com oito pontos de exclamação no título!!!!!!!! … e a premissa é basicamente a mesma. Pega um conceito ridiculo, adicione todos os cliches de anime de esporte, leve a porra toda muito a sério e… VITÓRIA!

    Curtir

  2. Passa ou Repassa seria um bom título se ganhasse uma localização BR, sem zoa, pena que não deve dar por questões de copyright (eu acho, vai saber).

    Curtir

  3. Teve 2 animes que acompanhei na temporada, os que achei mais diferentes, o outro apresenta algumas coisas diferentes (outras previsíveis). Gostei do anime, e eu fiquei pensando agora, não lembro o nome do personagem, mas assisti todos os episódios e gostei do anime.

    Curtir

  4. Talvez assista outro quando terminarem de lançar, por causa que fala do vaticano.

    Curtir

  5. Não duvido que esteja recebendo cachê mesmo

    Porque a mara raiz de antigamente iria dropar na sinopse e no character design chamando de genérico

    Curtir

  6. E eu só tava esperando o momento em que ela ia dizer que se tratava de um anime brasileiro…

    Curtir

Os comentários estão fechados.