Mercado Nacional

Panini termina namoro com distribuidora e é flagrada feliz caminhando no Leblon

Há alguns dias, circulava em grupos de Facebook um print de WhatsApp que trazia a notícia de que a Panini iria romper com a Dinap, que no caso é a maior (leia-se “única“) distribuidora de revistas para as bancas. A princípio não acreditei, porque a única coisa confiável que circula por WhatsApp nesse país é o Gemidão do Zap, mas aí o site Universo HQ publicou uma entrevista com o presidente da Panini confirmando isso.

Vou explicar para quem é leigo: a Panini faz o seu mangá, mas quem distribuía para as bancas era a Dinap (que agora atende pelo nome de Total Express). E, segundo os editores sempre comentaram em palestras, a empresa de distribuição fazia um trabalho muito do porco e meio parcial (afinal, o monopólio é foi criado pela Editora Abril).

Na verdade, também não era a Dinap que pegava o seu mangazinho e levava até as bancas de todo o país: a empresa apenas distribuía para empresas de distribuição regional, que por sua vez passavam os mangás para as bancas. OUSEJE, a Dinap nada mais quera que o meio de campo do rolê. Assim, a Panini decidiu ela mesma levar a bola até o gol e agora a editora negociará direto com os distribuidores regionais.

Ok, mas você é apenas um otaku e quer saber o que isso vai afetar seu mangazinho cheio de honorífico, certo? Justo. Segundo a Panini contou na entrevista ao Universo HQ, os leitores não perceberão mudanças, talvez um ou outro errinho de logística no material do mês de agosto.

Vamos lembrar também que a Panini não foi a primeira editora de mangás a romper com a distribuição da Dinap. Há algum tempo a NewPOP fez o mesmo, mas foi algo mais radical: cortou a distribuição em banca e passou a vender apenas para lojas especializadas e direto para o público em seu site. A JBC, que sempre se diz primeira em tudo, nesse caso acabou ficando sozinha nesse harem mangá em que a Dinap possuía 3 waifus editoriais.

Agora o que eu, Mara do Mais de Oito Mil, acho disso? Bem, eu torço para que a Panini consiga suprir o público de uma forma melhor do que vem acontecendo (algumas regiões não receberam números de Naruto Gold até hoje) e com um atendimento melhor que o de seu sistema de assinaturas. A impressão que tive ao ler a entrevista é que o presidente da Panini falou bonito, mas deixou escapar alguns momentos em que aparentemente ele não fazia ideia do que tava dizendo. Tipo quando perguntaram quantas distribuidoras regionais iriam trabalhar com a Panini e ele soltou um maravilhoso:

Além de não fazer ideia ainda de quantas empresas vão distribuir seus produtos deste mês de agosto, ele ainda oferece a loja da Panini como opção para quem não conseguir comprar seus quadrinhos:

Esqueceu APENAS de falar que a pessoa precisa comprar CORRENDO, porque se esperar um pouco o volume esgota e ela fica a ver navios. Mas a melhor parte mesmo foi quando ele explicou sobre a distribuição para lojas especializadas e o editor do Universo HQ se viu obrigado a corrigir a informação:

Vamos dar uma estudada no relatório da firma antes de falar coisas em entrevista, amigo?

De qualquer forma, sorte para a Panini na nova empreitada sem o antigo namorado lixo.

Anúncios

10 comentários em “Panini termina namoro com distribuidora e é flagrada feliz caminhando no Leblon

  1. Lembrando que essa situação não é exatamente nova. Quando a Panini chegou no Brasil para assumir os quadrinhos Marvel e DC teve de utilizar a Fernando Chinaglia, pois se não me engano a Dinap era monopolizada pela Abril. Isso há mais de 15 anos. Foi o início das distribuições setorizadas pelo Brasil e desde então a logística de recebimento nas bancas nunca mais se endireitou totalmente. Hoje parece que a Abril incorpoou a estrutura da Chinaglia, então não sei nem se o efeito será necessariamente o mesmo. Mas é bom abrir o olho. Aqui no Norte a republicação de Lobo Solitário é praticamente trimestral. Quem sabe daqui a uns 15 anos termino de comprsr tudo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Esse presidente da panini deve ser tipo o Sílvio Santos, que “nunca pisou no banco Panamericano, nem sabe onde fica o prédio”

    Curtir

  3. Espero que eles consigam melhorar a logística comprar baratear os preços etc.
    PS: achei o segundo paragrafo meio confuso :s

    Curtir

  4. AHSuhAUSHuAHUSHuAHUSHuAHUShauHSuahUShua

    Boa sorte a Panini, mas o que todo mundo quer saber é, E QUANTO AS DISTRIBUIÇÕES DA NOVA SAMPA?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s