Há alguns dias, circulava em grupos de Facebook um print de WhatsApp que trazia a notícia de que a Panini iria romper com a Dinap, que no caso é a maior (leia-se “única“) distribuidora de revistas para as bancas. A princípio não acreditei, porque a única coisa confiável que circula por WhatsApp nesse país é o Gemidão do Zap, mas aí o site Universo HQ publicou uma entrevista com o presidente da Panini confirmando isso.
Vou explicar para quem é leigo: a Panini faz o seu mangá, mas quem distribuía para as bancas era a Dinap (que agora atende pelo nome de Total Express). E, segundo os editores sempre comentaram em palestras, a empresa de distribuição fazia um trabalho muito do porco e meio parcial (afinal, o monopólio é foi criado pela Editora Abril).
Na verdade, também não era a Dinap que pegava o seu mangazinho e levava até as bancas de todo o país: a empresa apenas distribuía para empresas de distribuição regional, que por sua vez passavam os mangás para as bancas. OUSEJE, a Dinap nada mais quera que o meio de campo do rolê. Assim, a Panini decidiu ela mesma levar a bola até o gol e agora a editora negociará direto com os distribuidores regionais.
Ok, mas você é apenas um otaku e quer saber o que isso vai afetar seu mangazinho cheio de honorífico, certo? Justo. Segundo a Panini contou na entrevista ao Universo HQ, os leitores não perceberão mudanças, talvez um ou outro errinho de logística no material do mês de agosto.
Vamos lembrar também que a Panini não foi a primeira editora de mangás a romper com a distribuição da Dinap. Há algum tempo a NewPOP fez o mesmo, mas foi algo mais radical: cortou a distribuição em banca e passou a vender apenas para lojas especializadas e direto para o público em seu site. A JBC, que sempre se diz primeira em tudo, nesse caso acabou ficando sozinha nesse harem mangá em que a Dinap possuía 3 waifus editoriais.
Agora o que eu, Mara do Mais de Oito Mil, acho disso? Bem, eu torço para que a Panini consiga suprir o público de uma forma melhor do que vem acontecendo (algumas regiões não receberam números de Naruto Gold até hoje) e com um atendimento melhor que o de seu sistema de assinaturas. A impressão que tive ao ler a entrevista é que o presidente da Panini falou bonito, mas deixou escapar alguns momentos em que aparentemente ele não fazia ideia do que tava dizendo. Tipo quando perguntaram quantas distribuidoras regionais iriam trabalhar com a Panini e ele soltou um maravilhoso:
Além de não fazer ideia ainda de quantas empresas vão distribuir seus produtos deste mês de agosto, ele ainda oferece a loja da Panini como opção para quem não conseguir comprar seus quadrinhos:
Esqueceu APENAS de falar que a pessoa precisa comprar CORRENDO, porque se esperar um pouco o volume esgota e ela fica a ver navios. Mas a melhor parte mesmo foi quando ele explicou sobre a distribuição para lojas especializadas e o editor do Universo HQ se viu obrigado a corrigir a informação:
Vamos dar uma estudada no relatório da firma antes de falar coisas em entrevista, amigo?
De qualquer forma, sorte para a Panini na nova empreitada sem o antigo namorado lixo.
Gemidão do zap já é patrimônio imaterial da humanidade reconhecido pela UNESCO
CurtirCurtido por 1 pessoa
Próximo capítulo da novela: otakinhos chorando por causa do trabalho ruim da Panini na distribuição.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lembrando que essa situação não é exatamente nova. Quando a Panini chegou no Brasil para assumir os quadrinhos Marvel e DC teve de utilizar a Fernando Chinaglia, pois se não me engano a Dinap era monopolizada pela Abril. Isso há mais de 15 anos. Foi o início das distribuições setorizadas pelo Brasil e desde então a logística de recebimento nas bancas nunca mais se endireitou totalmente. Hoje parece que a Abril incorpoou a estrutura da Chinaglia, então não sei nem se o efeito será necessariamente o mesmo. Mas é bom abrir o olho. Aqui no Norte a republicação de Lobo Solitário é praticamente trimestral. Quem sabe daqui a uns 15 anos termino de comprsr tudo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse presidente da panini deve ser tipo o Sílvio Santos, que “nunca pisou no banco Panamericano, nem sabe onde fica o prédio”
CurtirCurtir
Espero que eles consigam melhorar a logística comprar baratear os preços etc.
PS: achei o segundo paragrafo meio confuso :s
CurtirCurtir
AHSuhAUSHuAHUSHuAHUSHuAHUShauHSuahUShua
Boa sorte a Panini, mas o que todo mundo quer saber é, E QUANTO AS DISTRIBUIÇÕES DA NOVA SAMPA?
CurtirCurtir
Mara, teve um tempo que o Estadão e a Case Editorial faziam uma distribuição alternativa, a Edicase distribui a Ação Magazine, material da NewPOP e da Tambor.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/36762/distribuicao+concentrada.shtml
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/grupo-estado-encerra-distribuicao-de-revistas
Parece que ainda está com a NewPOP
http://www.edicase.com.br/site/clientes.html
CurtirCurtir
Está tudo de acordo com o keikaku da Panini, envolvendo o “deslançamento” de One Piece Green ( https://maisdeoitomil.wordpress.com/2017/07/25/panini-confirma-anuncio-de-titulo-que-ela-havia-desanunciado/#comment-56896 ).
P.S.: “Keikaku” significa plano.
CurtirCurtir
Mara vai falar da treta do Marcio Seixas? Tem material pra uma trilogia de pauta
CurtirCurtir
É a Mythos que ainda edita os mangás da Panini?
CurtirCurtir
Meu Pandora Hearts veio atrasado ;-; maldita Panini…agora vou ter que comprar pelo mercado livre e pagar 20 reais de frete. E o pior é que nem da pra assinar :(
CurtirCurtir