Anime Friends · Mercado Nacional

Estoque de papel e editores quase dormindo? O que rolou na Mesa Redonda do AF2017

Se você estava num local bem iluminado e com uma oferta decente de banheiros, você com certeza não estava no Anime Friends 2017. O tradicional evento otaco esse ano foi realizado perto de onde Judas perdeu seu Dakimakura da Rem, na distante província de Santo Amaro, e na tentativa de parecer uma CCXP acabou cometendo alguns erros que afetaram tanto o humor das pessoas quanto suas bexigas.

Mas não é para reclamar da ausência de banheiros que estou fazendo esse post (embora essa seja a terceira vez que cito esse contra), e sim para comentar a também tradicional mesa redonda dos editores de mangás. Como acontece em todo evento da Yamato, esta é a atração em que os editores da JBC, Panini e NewPOP são jogados num palco para digladiadas violentas na base das indiretas, coices gratuitos e tentativa de cooptar o público.

 

Talvez inspirados pela presença da Crunchyroll e pela atual saga boa de Dragon Ball Super (falei dela nesse post aqui), a mesa redonda dessa vez foi feita no estilo do Torneio da Sobrevivência do Universo. Ou seja, cada um dos editores estava lá usando suas forças para fazer com que sua empresa não fosse eliminada (da memória do público).

Após um pequeno atraso, o anfitrião Graveheart subiu ao palco com sua mochila (provavelmente para gerar uma identificação com o público otaku) e chamou os combatentes. Do universo JBC veio Cassius Medauar, do universo Panini estava Beth Kodama e, por fim, Junior Fonseca estava lá para representar o universo NewPOP. Porém, como não temos uma quarta editora para preencher os dois sofás de dois lugares que a Yamato comprou, acharam de bom tom convocar mais um lutador para o universo JBC, Marcelo Del Greco.

Dessa forma desigual que começou a luta. Os guerreiros do universo JBC já usaram logo de cara a técnica mais poderosa que tinham, o nome Akira. Porque, né, após uns dois anos de anúncio e um arco bem arrastado para publicar, os editores usam o mangá de Katsuhiro Otomo como se fosse o Exodia da editora. Infelizmente para eles, Beth Kodama já se introduziu no combate com uma arma ainda mais poderosa:

SIM, BETHINHA USOU O DINHEIRO INFINITO DA PANINI!!!

O debate entre as editoras então prosseguiu com a Editora JBC fazendo um interessante balanço do primeiro semestre do ano, levantando os prós e contras de seus principais títulos e promovendo uma análise crítica sobre as falhas apontad….CLARO QUE NÃO, FOI MAIS OU MENOS ASSIM:

O mediador tentou tirar leite de pedra, e fez perguntas relevantes sobre pirataria e sobre a crise que o país passa. Os convidados, entretanto, preferiram usar o espaço para propagandearem suas próprias decisões editoriais e para praticarem a nova modalidade olímpica que é a Interpretação Sincronizada de Meme:

Como a palestra estava com pouco público e sendo assistida apenas pela Imprensa Especializada (pff) que não conseguiu fugir pro show do Asian Kung Fu Generation, os próprios palestrantes perderam a energia para o combate valendo a sobrevivência do universo e passaram a fazer qualquer outra coisa que não participar da mesa redonda. Marcelinho Del Greco, por exemplo, começou a interagir com as pessoas nas redes sociais e responder perguntas NO MEIO DA MESA REDONDA:

Cassius Medauar preferiu acompanhar sua timeline e interagir com publicações sobre futebol:

Se o Universo JBC estava ocupado no twitter, Junior e Beth se uniram e começaram a POSTAR SELFIES NO MEIO DA BAGAÇA!!!

E após o completo desinteresse do público (que estava no show) e dos convidados, Graveheart anunciou o fim da palestra. Claro que rolaram algumas pérolas interessantes, como Junior Fonseca revelando que estoca papel, o estagiário gato do Mais de Oito Mil perguntando sobre mulheres no mundo editorial e o leitor que chamou a JBC de JBS. Entretanto, a morosa mesa redonda do Anime Friends 2017 está aí pra mostrar que o formato precisa de uma sacudida. Talvez seja a hora de sorteio de temas, tempo contado e uma torta na cara. Sim, porque uma torta na cara resolve qualquer problema de marasmo.

Aliás, alguém aí está querendo ir ao banheiro?

Anúncios

15 comentários em “Estoque de papel e editores quase dormindo? O que rolou na Mesa Redonda do AF2017

  1. Q isso!!! Pensei q teriamos lutas emocionantes e a Beth entrando em uma nova forma pra dar patadas mais poderosas, mas o q tivemos foi uma desatenção forte. E por já apagaram o universo da Nova Sampa no torneio.

    Curtir

  2. Fraca a palestra, esperemos que a palestra de fim-de-ano no Ressaca seja melhor, porque olha… os caras mexendo em rede social e deixando o Graveheart ali foi foda, com o perdão da palavra. -_-

    Curtido por 2 pessoas

  3. Como assim nas tags não tem banheiro?
    Outra coisa, o show do akfg vale mesmo a pena?
    Tô com a grana curta e eles vêm aqui pro Sana nesse fds…

    Curtir

  4. Deviam ter chamado a Draco pra mesa redonda também. Ia ser interessante um debate dessas publishers aí com uma editora não apenas publica, mas realmente faz trabalho de editoração de conteúdo com mangás nacionais e anuniciaram 3 novos mangás no anime friends.

    Curtir

  5. Tinham que convocar a Mara pra mediar a disputa, vestindo uma máscara do Vegeta e um alterador de voz.

    Aí eu até pagava a passagem pra ir assistir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s